29/06/2017

Fogueira de Espelhos ou Alquimia do Cais - Johniere Alves Ribeiro


Título: Fogueira de Espelhos ou Alquimia do Cais               Autor: Johniere Alves Ribeiro
Ano: 2016                                                                                                    Editora: Penalux
Páginas: 108                                                                                               Compre aqui: Loja Penalux
Exemplar cedido pela editora.


Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha de um livro que recebi em parceria com a Editora Penalux, estava afoita vendo esse lançamento incrível do Johniere e por felicidade minha recebi esse mês, então não via a hora de trazer a resenha para vocês.



Fogueira de espelhos e alquimia do cais nos traz a simplicidade e raridade ao mesmo tempo por entrelinhas, Johniere não poupou palavras para expor a realidade, são tantos momentos de tensão que quando paramos para ler esse livro, traz uma calmaria como se estivéssemos na beira do mar, são esses tipos de livros que nos marcam a vida, que traz a paz que muitas vezes procuramos e assim encontramos na escrita.

STALAGEM
porta invisíveis
moram em mim
cobram aluguéis
e tudo
não aceitam barganha
nem tão pouco poema
querendo dinheiro
vivo
com quem rouba
contos e rimas
pago-lhes tudo
como quem cata
feijão e flores.
Pág. 41
São poemas escritos de formas diferenciadas, algumas até meio tortinhas, mas tudo para desenvolver a nossa criatividade e assim trazer a inovação de compreensão desses poemas, as pessoas raramente procuram saber sobre poemas desenhados dessa maneira, mas repito e digo: Depois que vocês os conhecem nunca mais irão querer o normal, o padrão de todos, são essas linhas dedilhadas de forma única que Johniere nos trouxe que deu vida a cada página que é lida.



É nesse momento que percebemos como conhecer um novo autor assim nos agrada, ele soube expressar bem as suas palavras, trouxe a pureza das palavras e até mesmo em alguns poemas meus olhos encheram de lágrimas, diante de sua intensidade, desejo ler sempre poemas assim, raríssimos, únicos e especiais de um modo que levarei a diante e até mesmo mostrarei que nessa parte da literatura existe uma exceção.

"A liberdade é um dos mais preciosos dons que os homens receberam dos céus." Pág. 52
Essa foi uma obra que esperava menos, mas me tocou fortemente, não pensei que fosse trazer tanta importância assim para minha vida porque de certo modo, o diferente muita das vezes no dá medo e nos receia de pensar se devemos ir em frente ou não, então recomendo que leem esse livro e enfrentem cada poema como se fosse parte de sua vida, porque querendo ou não, nos esbarraremos com as situações nos quais foram citadas, tanto no passado e no futuro.



A edição está incrível, as folhas são amareladas e grossas, com as letras em tamanho grande, a diagramação está bastante caprichada e não pensaria duas vezes a não ser reler mais e mais vezes, fico contente de ter essa obra em meu acervo que assim está tendo um lado separado apenas para as poesias, no qual me acompanham em todos os momentos que leio.

A minha maior felicidade foi não encontrar nenhum erro na escrita, assim não me causou nenhum desconforto ao ler, essa é uma obra que emprestarei para que meus amigos possam ler e assim contar-me o que acharam, pois deve ser emprestada para que todos conheçam essa peculiaridade.


Sobre o autor:
Formando em Licenciatura Plena em Letras (UFCG). Doutorando em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB). Mestre em Literatura e Interculturalidade (PPGLI/UEPB). Professor de Literatura e Produção Textual. Lecionou em especializações e graduações em IES em Campina Grande e na Paraíba.


Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

33 comentários:

  1. Bom dia, Morgana!
    Que resenha mais linda! Tão linda quanto o livro.
    Adoro poemas, e esses parecem ser muito criativos e bem pensados.
    Quando um livro nos marca de verdade, temos certeza que é ótimo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Tenho que concordar que realmente a edição está magnifica, cada detalhe feito e bem colocado, e amo tanto livros com as folhas amarelas. Olha, realmente em outras resenhas eu li e acabei que esperando menos do livro, não foi algo que me atraiu tanto, porem,em sua resenha deu para sentir as vibrações e sensações do livo, adorei.

    ResponderExcluir
  3. Que resenha linda! Amei as fotos! Não é meu tipo de leitura, mas vou com certeza indicar para as amigas que curtem! Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Poemas, poesias, sonetos e adjascências não fazem parte de meu repertório literário. Não gosto muito.
    Mas adorei sua dica. É sempre bom estar por dentro das novidades.
    A capa do livro é muito bonita e ao ver imagens da página, vi que realmente os poemas são apresentados de maneira bem diferente.
    vou anotar a dica.
    beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Heiii, tudo bem?
    Ainda nao conhecia o livro "Fogueira de Espelhos ou Alquimia do Cais", mas vejo que foi uma obra de mta beleza e bem poetico.
    Achei muito interessante os pontos que expôs sobre o livro, acho que vai é um grande presente pra quem gosta de poemas.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Oii, linda. Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, adorei a diagramação, é bem diferente. Não curto poemas, mas esse com certeza vai pra lista, ainda mais depois de ver que você disse que que ajuda com a nossa criatividade. Realmente é um livro que merece ser lido por todos, adorei saber que vc quer emprestar aos seus amigos para conhecer essa obra incrível <3
    Dica mais que anotada *-*

    ResponderExcluir
  7. OI, MOrgs
    O diferente às vezes assusta mesmo. Eu gosto bastante de livros de poesias e confesso que não conhecia esse. Só pelas fotos já adorei algumas.
    Se você gostou e recomenda, eu leria com certeza. Gostei da dica.

    Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  8. Nossa que edição maravilhosa, achei a diagramação incrível dá um diferencial no livro. E eu adoro poemas, já vou por na lista.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. oiii tudo bem ?
    ainda não conhecia esse livro mas dessa vez ele não me chamou atenção então irei passar mais quem sabe mais pra frente me interessa, obrigado pela dica :)

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de poemas mas esse livro não me interessou. Pela capa, eu achei que fosse um livro de terror (vai entender kkk) mas me surpreendi ao ver que é uma obra de poemas.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Tão bom quando a obra é mais que a gente esperava né?
    Não é o tipo de livro que me atrai, mas essa capa está linda.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Morgs! Tudo bem?
    Eu não me interessei muito pelo livro, porque eu não sou muito fã de poemas. No entanto, fiquei feliz de ver que a leitura foi tão tocante para você. É tão bom quando descobrimos um novo autor e ele nos surpreende com uma escrita tão sensível e emocionante, né?
    Dessa vez não vou aproveitar a dica, mas adorei ler sua resenha e tenho certeza que é uma ótima indicação para quem gosta de poemas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Não é um gênero literário que aprecio, mas é sempre bom ficar conhecendo das novidades, afinal pode ser que um dia eu queira dar uma chance, não é?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bem?

    Ê tão bom quando uma resenha passa a empolgação que o resenhista sentiu a escrevê-la!

    Eu sou muito fã de poemas, mas tem tempo que não me dedico a ler um livro somente sobre eles.

    Se a sua resenha não estivesse tão bem escrita, com certeza eu passaria direto. Mas ela me tocou e me deixou com vontade de realizar a leitura!

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Morgana,
    Achei a capa desse livro muito bonita, eu ainda não o conhecia, não é bem o tipo de obra que me anima a ler no momento, apesar de gostar de poesia, não ando com muita vontade de lê-las, mas desejo sucesso ao autor. Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oii, amore. Como vai?
    Vi no Facebook quando a resenha saiu e achei muito bacana a ideia do livro, super criativo. Muito bom saber também que ele estimula a criatividade, é um livro que eu compraria pra mim e adoraria dar de presente. A diagramação também é linda e criativa, com certeza vou comprar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Nossa quanta inspiração em sua escrita. Parece muito bonito mesmo e delicado.
    Diagramação belíssima. Repassarei sua dica, já que não sou apreciadora de poemas.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  18. Oie
    que legal a capa, adorei, achei bem criativa. Não conhecia o livro ainda mas bateu uma curiosidade, muito legal sua dica

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Morgs! Que resenha linda! Você passou toda a emoção que você sentiu ao ler os textos. Achei o trabalho gráfico lindo, é um livro bonito aos olhos. Gosto de poemas e é sempre bom receber novas indicações de livros do gênero. As fotos ficaram lindas! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas adorei, mesmo eu não curtindo poesia, admiro demais quem escreve, porque pra ser poeta tem que ser uma sensibilidade fora do comum. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Confesso que não tenho costume de ler poemas, mas não posso deixar de comentar que esses que mostrou são lindos!
    E ainda tem a diagramação que é perfeita!
    Adorei essa dica! Já sie para quem vou indicar!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  22. Ou Morgs sua resenha foi daquelas que terminamos de ler e queremos conhecer o livro para sentir as mesmas emoções de quem leu. Não conhecia o livro e já estou anotando a dica.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Achei muito legal a ideia do livro de cada poema ter a sua particularidade na forma de ser expressa.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  24. Oi Morgs, não conhecia o livro, mas é tão bom quando não esperamos muita coisa do livro e acabamos nos surpreendendo. Vou deixar a dica aqui anotada para uma leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  25. Oi!!
    Gostei da capa.
    Nossa eu preciso começar a me dedicar a ler alguns livros de poema, tem tantos textos lindos por aí, vários livros interessantes.
    Adorei a dica.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  26. Oiii!

    Eu não conhecia a obra pois não tenho o costume de ler esse tipo de obra, mas adorei conhecer e saber que é bem escrito e tão envolvente. Adorei ver as fotos e a diagramação, acho que é muito importante para esse estilo de obra!
    Dica anotada.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  27. Quando vi a capa do livro, me remeteu a um romance de época, se não fosse sua resenha, passaria direto, agora, quero ler.

    ResponderExcluir
  28. Achei que o livro era outra coisa e me surpreendi com a resenha. Fiquei bem curiosa.

    Bjos

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser um livro acalentador mesmo. Não sou muito fã de poema, mas a capa, primeira folha e a diagramação chamam bastante atenção. De fato é enriquecedor conhecer novos autores né? Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Olá Morgs, tudo bem?
    Owmm que linda essa resenha, eu estou boquiaberta por não conhecer esse autor que é meu conterrâneo e seu trabalho maravilhoso. Me encantei pela capa e depois que li sua resenha preciso comprar essa obra. Fiquei muito feliz pela valorização que você deu ao autor e conhecendo o seu blog a um tempo eu posso afirmar que, se você indicou é porque a obra é realmente boa.
    Parabéns e obrigada por compartilhar conosco as suas lindas impressões de uma obra que parece tão linda quanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oii,
    Nao gosto de livros de poesia e a capa nao me chamou a atenção, por enquanto deixo sua dica passar

    Apesar disso, ameeeei seu blog! Super lindo, parabéns
    Bjs, Janini

    ResponderExcluir
  32. Oiie Morg!!

    Fiquem bem curiosa!!! Se dá vontade de emprestar, imagino quão boa deve ser! Dica anotadissima!

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Confesso não ser muito fã de poesia, mas adorei os trechos que trouxe para nós.
    A forma como eles são apresentados realmente parecem ser únicas, peculiares e intrigantes.
    Fiquei curiosa para encontrar a paz que você diz que a obra proporciona de uma forma tão delicada e sutil. Desconhecia a obra e adorei a dica.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR