Título: Vovó nos Protege Editora: Penalux
Páginas: 66 Compre aqui: Loja Penalux
Autor: Wellington Pereira
Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha do livro que solicitei em parceria com a Editora Penalux, este não é um dos seus lançamentos recentes, mas quando vi disponível não resisti e sei que vocês gostariam com toda certeza.
O autor procura trazer uma grande inovação de personagens e enredos, com temas abordados diferente do que costumamos ler, como o subtítulo nos diz: “Histórias de crianças para gente grande”.
Vovó nos protege não é nada a mais que uma breve homenagem a todos avós do mundo, com amor e dedicação ela sempre acabava nos salvando de belas encrencas na nossa infância não é mesmo? Sempre nos fazia ver as verdades das coisas, mesmo com suas palavras tão doces simples, vó pode-se dizer que é um anjo que veio para nos alegrar e nos dar doces saborosos e conseguir nos fazer felizes quando o dia não está tão agradável como gostaríamos.
"Ela que protege, que corrige, que pune, mas que liberta e, enfim, tece as malhas do afeto e se increve como porto seguro."
Além disso, podemos nos encantar com a leitura desse livro pequeno, pois são diversas aventuras que em cada conto é trazido, entre jogatinas de futebol e até mesmo brincadeiras básicas que brincávamos todos os dias, pular amarelinhas, a ter pesadelos ruins e a vovó sempre ia lá nos acalmar com seus chamegos, o autor procura trazer que a vó é além de ser parente, é algo único, nem todos temos vó de sangue, mas de coração que nos guarda e cuida.
Por entre os contos, Wellington procurou diversidade. Trouxe alguns que envolvia a pequena e encantadora Virgínia Woolf, falando sobre seu dia a dia e seus pais, cheio de detalhes e aconchegos, sem esquecer que a vó sempre acaba aparecendo e os ajudando, nesse conto é possível perceber o surgimento de novos conhecimentos a se desenvolver. Já em outro, traz a história da guerra, onde as crianças desde de cedo aprendiam que iriam e usariam uniformes e obedecer regras.
"-Ana, os Peixes são peixes, os Homens são homens. Não chore! - disse a avó."
E agora, não ia deixar esse conto de lado, sei que vocês iriam amar! “Edgar e o Corvo” esse vocês já devem imaginar de que Edgar estou a falar, Poe é uma criança nesse conto e está a descobrir sobre o corvo, a avó aparece de uma maneira diferente e surpreendente, quem é fã e acompanha o trabalho de Poe, irá adorar. Em si, encontrei-me maravilha ao ler, nos revela que desde novos a criança sabe o que é certo e errado, basta o adulto saber aceitar e conviver com tais decisões.
A obra está um encanto pessoal, as folhas são amareladas, creio que seja aquelas recicláveis, se for, ganhou belos pontinhos a mais para comprarem! A cada troca de capítulo uma ilustração surge, e ao ladinho são diversas folhas que enfeitam a obra, impossível não ficar encantado.
A escrita do Wellington é maravilhosa, tive a oportunidade de ler e gostaria de conhecer seus outros trabalhos, não é sempre que encontramos livros assim para a compra. É peculiar, rápida e objetiva, não fica a enrolar em nenhum momento, mas por entre as linhas podemos perceber até um tom de ironia, quando o conto é engraçado.
Este foi uma das obras que até o momento foi a que mais gostei, não pensei que fosse ser tão forte meu sentimento a ela, mas falar sobre vó e trazer contos, é a mesma coisa que voltar ao passado e trazer lembranças ótimas.
Recomendo esse livro para todos com toda certeza! Independente da sua idade, leia, vai ficar impressionado diante da obra e não vai querer soltar mais, viu?!
Sobre o autor:
Wellington Pereira é professor da Universidade Federal da Paraíba. Campus de João Pessoa, lotado no Departamento de Mídias Digitais da UFPB. Graduado em Jornalismo – Mestre em Literatura Brasileira pela UFPB – Doutor em Sociologia, título obtido na Universidade Paris V (Sorbonne) – Wellington leciona na Pós- Graduação em Sociologia e no Mestrado em Comunicação.
Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima!
Olá!
ResponderExcluirAaaahh estou precisando desse livro! rsrs
Tenho lido livros infantis pra minha mãe que é portadora da doença do Alzheimer, e isso acalma muito ela e a leva para um mundo único, mesmo que por apenas alguns minutos de leitura. Mas, surte um efeito muito positivo cada leitura que fazemos juntas. Adorei conhecer essa obra. Anotei já o nome pra futuramente adquirir.
Abs
Nizete
Cia do Leitor
Olá tudo bem?
ResponderExcluirNossa eu amo livros assim rápidos e que trás uma lição .
Acho que quando ler também irei refletir em muitas coisas e voltar no tempo.
Olá Morgs, tudo bem?
ResponderExcluirNossa que máximo, apesar de ser uma obra curtinha deu pra perceber que é um livro maravilhoso. Certamente uma leitura que faria e farei assim que tiver uma possibilidade.
Amei a sua resenha.
beijos
Oi Morgs, não tinha visto este livro ainda, mas parece ser muito amor...
ResponderExcluirPelo que vi nas suas fotos, diria que as folhas são recicladas mesmo, o que demonstra mais amor ainda. Estou anotando sua dica.
Bjs
OMGGG que mimooo... já sou fascinada por livros infantis, ainda mais com a temática vó, já quero ler essa belezinha. Dica anotada!
ResponderExcluirBeijokas!
amei a referência a Poe *--*
ResponderExcluirdeve ser um livrinho maravilhoso, só com a resenha já fiquei aqui na maior vontade/curiosidade pra ler... espero ter a oportunidade algum dia...
bj,Morgs :D
Aaaaaah que livro mais lindo <3
ResponderExcluirAmo livros assim, que nos trazem um lição e de leitura gostosa <3
dica super anotada <3
Já achei o título lindo, me fez recordar de minha avó, que já morreu, mas sempre esteve ao meu lado. Eu achei o livro bem legal, não tenha dúvidas que quero ler.
ResponderExcluirAhhhh, que amor! Já me encantei e quero muito ler para os meus filhos. Será um mimo para eles.
ResponderExcluirObrigada pela dica!
Beijos
Cássia Pires
Oi, Morgs!
ResponderExcluirQue coisa mais linda esse livro, Me lembrou muito minha infância.
Fora que é algo tão diferente e fofo.
Certo que vou querer ler <3
Nossa que gracinha de livro <3. Tô apaixonada, não conhecia, mas agora com certeza vou ler. Parece um abraço na alma haha
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
Olá,
ResponderExcluirNão conhecia a obra, mas que bom que li sua opinião, confesso que só por essa capa eu não daria uma chance ao livro, porém saber que é de "criança para gente grande" me deixou curiosa. Vó é uma pessoa tão maravilhosa né, eu mesmo amo as minhas e tenho sorte de ter convivido com elas. Anotei a dica!
Olá, tudo bem? Nossa Morg, que coisa mais fofa esse livro. Sim, avós sempre traz lembranças de infâncias, de aconchego, então um livro que traz isso sempre será ótimo para qualquer ideia. Adorei a diagramação e a apresentação do livro, está lindíssima e chama bastante atenção. Adorei!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com
Oiii, que livro lindo.....amei a homenagem às vovós, elas merecem pois são segundas mães, obrigada pela dica. beijos
ResponderExcluirOlá Morgana! Muito boa a sua resenha, sem contar que este livro parece ser uma fofura e eu simplesmente adoro essas histórias de criança para gente grande.
ResponderExcluirumreinomuitodistante.blogspot.com.br
Que legal esse livro kkkk! Eu achei que era quadrinhos kkk! Olha, achei uma reaenha muito boa pra um livrinho tao pequeno kkk! Gostei muito!
ResponderExcluirInfinitoparticulardoslivros.blogspot.com
Olá ! Que indicação de leitura mais fofa. Amei a resenha, as fotos, a temática. Com certeza, uma leitura que vale a pena conhecer e compartilhar. Espero ter a oportunidade de ler também, bjoo
ResponderExcluirQue livrinho lindo, já quero! Amo contos, ainda mais se trazem a temática das avós e ainda tem referências a escritores consagrados. Muito obrigada pela dica de leitura!
ResponderExcluirOi, Morgana!
ResponderExcluirQue fofura de livro e ainda com ilustrações. Sou muito fã do Poe, então adorei a ideia de trazer esse ícone da literatura mundial para o universo infantil. Certamente irei presentear minha mãe com esse livro.
Beijos!
Gatita&Cia.
Oiee
ResponderExcluirAinda não conhecia o livro mas sua resenha me fez ficar muito encantada por ele. Parece ser lindo demais!
Realmente vovó sempre nos remete a coisas boas e não duvido q esses contos trazem muito conforto, assim como colo de vó.
Realmente parece ser folha reciclada pela foto. Tomara q seja mesmo.
Amei o post e já anotando a dica para mim e meus pequenos.
Bjo
Olá Morgs, tudo bem?
ResponderExcluirMas que livro amorzinho! Achei muito fofa a premissa e leria com certeza!
Um beijo.
Não sou muito de ler esse tipo de livro, mas quando se fala em ilustração fico muito curioso para saber como que é a obra... Anotadinho aqui para um dia poder conferir essa obra. :D
ResponderExcluirAtenciosamente Um baixinho nos Livros.
Oi!!
ResponderExcluirQue capa fofa. Eu não conheci nenhum dos meus avós, quando nasci já tinham falecido, mas tive uma vó que era minha vizinha e sempre que precisava corria para ela.
Essa é com certeza uma leitura encantadora e eu gostei muito da dica é certo que leria se tivesse a chance.
Beijão!
Bom dia! Amei a ideia dessa narrativa mais rápida em crônicas e amei a ideia do livro. Muito bem pensado e cheia de significado! Guardei a dica e pretendo ler em breve! Parabéns!
ResponderExcluirEsse livro parece ter uma lição incrivel e eu com certeza compraria! Anotada a dica, homenagens assim deixam a vida de quem le e quem escreve mais especial 💜
ResponderExcluirAdorei o blog
Bjs
Oi Morgs,
ResponderExcluirQue graça esse livro!! Fiquei super curiosa pra ler o conto sobre o Edgar Alan Poe, deve ser lindo!! <3
Além disso o livro me fez ficar com vontade de voltar à infância, me lembrar dos bons momentos com a minha avó e dos carinhos dela.
Beijos
Blog Relicário de Papel
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas achei ele com uma temática bem interessante, enaltecendo a figura da avó. Eu não tive muito contato com minha avó paterna... não a ponto de ela passar as tardes lendo para mim. Minha avó materna faleceu quando minha mãe entrava na adolescência, mas sei que ela faria isso para mim. Uma grande pena não tê-la conhecido.
Vou anotar a dica e repassar para as mães de duas amigas.
Beijos
Oi, Morgs!
ResponderExcluirEsse livro parece ser bem fofo! E eu adoro livros com ilustrações.
Parece um livro para se ler e relaxar de tão leve e fofo. <3 Com certeza darei uma conferida. ^^ Obrigada pela dica!
Beijão!
http://www.lagarota.com.br/
http://www.asmeninasqueleemlivros.com/
Oe, tudo bom?
ResponderExcluirQue livro fofo, adorei as ilustrações das fotos. Parece ser uma leitura bem gostosinha e leve. Adorei a resenha!
Até mais o/
Oie, tudo bem!?!? Que livro lindinho!!! Tão legal ver que as editoras têm investido inclusive nos livros infantis e trazendo obras que realmente vão despertar o interesse e o amor pela leitura.
ResponderExcluirAvó é tudo de bom!!!
Bjs
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirNão é um livro que eu leria, mas ele é bem fofo e dinâmico!
Bjs
ooi, Morgs!
ResponderExcluirQue livro mais amorzinho!!!
Só pelo título começaram a vir as lembranças...
Parece ser um livro realmente tocante e encatadora. Dica anotada!
Como não convivo com crianças, dificilmente me ligo em livro infantis, mas esse parece ser uma gracinha. Não leria, mas não posso negar que para uma criança é algo bem interessante e instrutivo.
ResponderExcluirRaíssa Nantes
Que lindo! Eu tenho avós tão Queridas (os)!
ResponderExcluirAcho que eu ia amar.
Adoro livros para crianças e para adultos!
Olá!
ResponderExcluirAchei essa antologia de contos maravilhosa!
Ainda não conhecia, mas as ilustrações estão lindas e achei bem interessante essa inspiração na Virgínia Wolf.
Beijos.
Oi, Morgs!
ResponderExcluirQue livro mais fofo! Amei sua resenha, suas fotos, tudo está perfeito! Além disso, fez eu voltar no tempo, pois saí de casa muito nova para morar com minha avó e passei boa parte da minha vida com ela. Hoje, ela já está descansando na eternidade, mas vai sempre morar no meu coração, por isso a história me tocou tanto e porque vó é coisa muito boa e só quem teve contato com a sua pode calcular o bem que ela faz na vida de um(a) neto(a). Muito bom! Amei! Abraços,
Drica.
Ah... ia me esquecendo de falar que nem tinha idéia que o Wellington Pereira era aqui da UFPB (moro em João Pessoa e não o conhecia). Muito bom poder conhecer gente daqui através de outras pessoas que conhecem o seu trabalho! Obrigada!
ResponderExcluirQue legal a premissa deste livro! Às vezes, a vida nos consome tanto que a gente esquece a nossa criança interior e de dar valor ao que realmente é importante. Deus saudade da minha avó ao ler a sua resenha. Obrigada pela dica! Abraços!
ResponderExcluirOii, tudo bem?
ResponderExcluirQue fofura de livro é esse? Gosto de livros com ilustrações e achei bem legal o fato de tem um conto adaptado de Edgar Allan Poe, O Corvo. Com certeza vou dicas para as mamães que conheço, parece ser uma obra linda.
Obrigada pela dica, bjos.
Olá Morgana,
ResponderExcluirQue resenha mais encantadora é essa?
Ainda não conhecia essa editora nem o livro, mas fiquei muito curiosa para ler, pois parece ser um livro bem completo e gostosinho de ser lido.
Claro que vou me valer da dica.
Beijos
Oi, Morgs
ResponderExcluirPrimeiramente amei essa capa! Que fofa! Adoro livros nesse estilo.
Acho que com certeza ia amar o conto Edgar e o corvo.
Super amei a dica!
Blog Livros, vamos devorá-los
Heiii, tudo bem?
ResponderExcluirAhhh que livro fofo, acho tão poucos os livros dedicados os vovôs e vovós, ne?!
Adorei a homenagem a todos avós do mundo, acho que é mais merecido e essa edição está bem linda mesmo.
Beijos.
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Olá Morgs,
ResponderExcluirNão leio muitos livros de infanto juvenil, mas este em especial parece ser muito legal e possui uma premissa bem inspiradora e delicada.
Abraços,
Cá Entre Nós
Oiee Morgs ^^
ResponderExcluirQue delícia de livro! Eu ainda não o conhecia, mas fiquei mega curiosa com tudo o que você disse a respeito do livro, e estou ainda mais curiosa para ler o conto do Poe ♥ gostei mesmo, espero ter a oportunidade de ler as histórias um dia :)
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olá flor, que livro lindo...não conhecia e fiquei realmente encantada com o que você apresentou.
ResponderExcluirAdorei a dica!
Super beijo
Nossa Morgs, que livro diferente, adorei!! Não resisto a nenhuma obra que traga avós como tema, sou a típica menina criada por vó já que ela morava na mesma rua que eu, rs, então adoro ler coisas assim, que acabam me deixando nostálgica. Super legal o Poe ter ganhado um espacinho!
ResponderExcluirOi Morgs, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirA criança que tem uma avô e um avô é abençoada. Eles nos protegem e nos amam muito mesmo. Deve ser uma delícia ler esse livro, acabar recordando da própria infância. Achei super criativo ele trazer Poe como criança. E as ilustrações são lindas e um cuidado a mais da editora com o leitor. Ótima dica para presentear os pequenos. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/