Título: Rapadura é doce, mas não é mole Autor: José Vilela
Ano: 2016 Compre aqui: jvm.autor@gmail.com
Páginas: 48 Skoob
Exemplar cedido pelo autor.
Sinopse: Esse livro conta a história do Tamanduá-Bandeira e seus quatro genros: Martim-pescador, Jacaré, Carrapato e Pica-Pau. Uma fábula divertida, muito cômica, ocorrida em Mato Grosso, no encontro dos rios Cuiabá e Coxipó, no tempo que os bichos falavam. Uma história infantil que trabalha a questão do preconceito entre raças, dos dons de cada indivíduo e dos limites da terceira idade. Enfim, uma fábula para crianças, jovens e adultos repensarem sua própria identidade e lugar no mundo.
Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha desse livro lindinho que recebi em parceria com o autor José Vilela, estou perdidamente apaixonada pelas suas obras e não pensei duas vezes pra trazer a resenha para vocês.
O autor possui diversos livros e terá muitas postagens aqui no blog para que vocês possam conhecer suas histórias.
Nessa obra pequena e amável o autor procura trazer a história do Tamanduá-bandeira, é o protagonista da história e está sempre a inventar aventuras, normalmente acontecem alguns resultados nada muito prazerosos e positivos, mas o que vale é a graça de todo esse drama. Conhecemos seus genros: Martim-Pescador, Jacaré, Carrapato e Pica-pau, como são animais diferentes cada um possui um jeito de conseguir alimento.
"-Marido, acaba com esse negócio de querer ser igual a seus genros. Você já está velho, não pode medir força com os mais novos." Pág. 25
Já o Tamanduá-Bandeira também possui a sua maneira de buscar alimento para a sua família, mas não aceita e desde então procura agir da mesma maneira que seus genros, sempre a aprontar e sua querida esposa a arcar com as burrices do marido, burrice tamanha que sempre sobra apenas para ele e recebendo cuidados extras e ficando apenas em casa, sem conseguir sair diante de tantas aventuras que acha que consegui cumprir.
Rapadura é doce, mas não é mole, é uma obra bastante engraçada, o personagem principal Tamanduá-Bandeira realiza atitudes que quem é de fora enxerga que não dá certo e que vai ter alguma consequência, tenta fazer até o impossível se o permitir, é diante disso que damos ótimas risadas e ficamos triste ao encerrar, foram minutos de prazer.
A edição está bem agradável, fácil manuseio e a cada troca de capítulo possui uma ilustração, com os próximos personagens ali envolvidos, com a escrita do José e fiquei a folha é branca e as letras pretas com um tamanho ótimo, grande. Senti-me bastante encantada, divertidíssima ao máximo e envolvente, irei ler logo seus outros livros que tenho.
Recomendo esse livro para quem gosta de uma boa diversão para dar risadas e conhecer os animais, é uma obra ao público infantil e também ao adulto.
Sobre o autor:
José Vilela de Moraes, aquariano, sonhar, nasceu no Município de Guiratinga (MT). É jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas em 1982.
Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.
Eu adoro fábulas!! Esta não conhecia, mas vou procurar para ler! Obrigada pela dica!
ResponderExcluirNão curto fábulas. Mas essa eu fiquei curiosa. Deve ter sido muito engraçada e gostosa de se ler. Que lindo amiga. Belíssima resenha.
ResponderExcluirBeijos
Que fofinho!!
ResponderExcluirSuper tive vontade de dar para meu filho ler!!
Não conhecia o autor, mas graças a você, tive o prazer de conhecer a obra.
Obrigado pela dica!! <3
beijinhos!!
#Ana Souza
https://literakaos.wordpress.com/
Hey!!
ResponderExcluirQue livro mais amor, não conhecia o autor mas achei muito legal ele trazer os animais tipicamente brasileiros, a obra me pareceu incrível, dica anotada.
Bjos.
Oie, Morgs!
ResponderExcluirQue resenha adorável! Esse livro me fez lembrar de alguns projetos de leitura desenvolvidos na escola onde encerrei a carreira.
Beijos!
Eu que nem curto fábulas me interessei em ler, parece ser um livro bem encantador. Sua resenha ficou amável e gostosa de ler, fez eu querer ler o livro, rsrs. Muito fofo! Amei seu blog, seguindo e irei acompanhar e voltar sempre. Parabéns pela resenha e pelo blog.
ResponderExcluirBeijinhos
http://birdsalsocry.blogspot.com.br/
Oi Morgs, eu tinha visto este livro, mas não tive o prazer de ler. Que delícia que deve ter sido a leitura. Vou querer ler se tiver oportunidade.
ResponderExcluirBjs Rose
Que ideia sensacional, uma fábula com animais brasileiros! Amei!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oiie
ResponderExcluirAdoro livros de fábulas!! Dá um gostinho de infância gostoso de relembrar! Adicionarei à lista!
Beijos!
Leituras infantis são gostosas de ler e tem umas reflexões ótimas, o Tamanduá trás fábulas que ensinam a todos nós.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oie amore,
ResponderExcluirAdmiro a capacidade e criatividade de autores nacionais... Parece sse tratar de um livro bem gostoso de ler, já curiosa por aqui!
Beijokas!!
Olá,
ResponderExcluirDesconhecia a obra mas simplesmente amei a premissa. O livro parece trazer partes bem divertidas com o protagonista e suas atitudes não tão convencionais.
A diagramação está muito bonita com todas as suas ilustrações. Amei a dica e espero ter a oportunidade de fazer a leitura.
LEITURA DESCONTROLADA
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirAaah esse livro parece ser tão bom de ler <3
Tenho procurado livros mais voltados pra comédia e acho que esse é uma boa pedida. A obra parece ser bem criativa, é um livro que eu adoraria levar para a escola onde estou estagiando <3
Olá!! :)
ResponderExcluirEu realmente não conhecia este livro ou o autor, mas achei o titulo bem interessante! :) Parece-me que este livro e bem criativo!
Enfim, acho boa ideia as das ilustrações por capitulo! E pena ser de folha branca, mas quando a escrita e boa, não há problema!
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Ouvi falar muito desse livro. Não sabia que era uma fábula e qd peguei pra ler ri demais kkk
ResponderExcluirOi Morgs, que livro fofo. O que mais gostei é que o autor usou vários elementos regionais para contar essa história, e nos trouxe várias lições. Também gostei do fato de ter ilustrações, uma obra incrível. Bjs
ResponderExcluirOie
ResponderExcluiruau parece ser um livro incrível e inteligente, acho que é algo que eu leria com mais vontade de procurar algo semelhante, mas no momento procuro outros gêneros
beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi Morgs,
ResponderExcluirAdoro fábulas, sempre me encantam com sua moral e delicadeza.
Não conhecia o livro.
Dica anotadissima.
Beijos
Olá Morgs, esse livro parece ser uma fofura *-* Adorei a dica.
ResponderExcluirO livro tem um Q de "não tente ser igual aos outros". Acho essa abordagem muito interessante principalmente pras crianças. Achei a ideia do livro uma graça.
ResponderExcluirwww.belapsicose.com
eu adorei o título do livro e gostaria muito de apreciar a obra, me parece um fortalecimento do que temos de bom
ResponderExcluirOii
ResponderExcluirAchei esse livro um amor, ótimo para ler para minha filha!
Bjus
o livro deve ser uma fofura. adoro livrinhos infantis,principalmente aventuras com animais <3
ResponderExcluirgosto de ler pro meu sobrinho.. hehehe
bjs ^^
Olá, tudo bem? Adoro fábulas assim. Acho bem fofinhas e gosto demais de ler. Não conhecia o autor, mas fiquei instigada para ler as outras obras dele. Concordo que a edição está bem agradável. Ótima resenha!
ResponderExcluirBeijos,
diariasleituras.blogspot.com.br
Oi, Morgs tudo bem?
ResponderExcluirAchei a fábula encantadora e bem divertida. Ideal para incentivarmos uma criança a tomar gosto pela leitura. Gosto muito de obras com leituras leves e essa parece ser mesmo assim. Vou anotar a dica para dar para o meu priminho.
beijinhos!
Oi Morgs, eu gostei muito dessa fábula. Eu normalmente não me aventuro em leituras assim, mas me lembrou muito livros que eu lia na época da escola e me interessei demais!
ResponderExcluirhttp://laoliphant.com.br/
Oie como vai Morgs?
ResponderExcluirUma das fotos tem uma pequena ilustração que me pareceu de um livro beem antigo que ja li, me deu uma sensação boa de nostalgia, gostei da resenha e mais ainda do livro, parece tão fofo que me deixou com vontade de ler e pela foto do autor ao final do teu post tive a sensação de que conheço ele kkk.
Olá, Morgs! Tudo bem?
ResponderExcluirEu achei bem interessante essa fábula, aliás fábulas é algo que eu gosto de ler, lia muito quando era criança e isso tem tempos (kkkk). Acho bacaba incentivar as crianças a gostarem de ler e fábulas é algo bom para isso. Gostei da sua publicação!
Beijos