02/11/2018

A Volta de Mary Poppins - P. L. Travers


Título: A volta de Mary Poppins                                                                Editora: Record
Ano: 1968                                                                                                               Skoob
Páginas: 206
Autora: P. L. Travers

Sinopse: Mary Poppins está de volta à família Banks – e com ela por perto a rotina se transforma em aventura! Uma babá na gaiola, o segredo dos bebês, as reviravoltas da segunda segunda-feira do mês, a noite de folga... Aproveite bem essa viagem mágica e misteriosa, antes que a corrente se quebre.

Oiii gente, como vocês estão?
Raramente eu falo do meu humor aqui no blog, mas preciso dizer que estou tão contente diante de tantas leituras maravilhosas que estou tendo esse ano, impossível de não me sentir realizada em relação aos livros escolhidos até agora.

A volta de Mary Poppins foi uma surpresa maravilhosa em minha vida, creio que a maioria conhece a babá mais queridinha e amada por todos, não é? Foi a primeira obra que tive a oportunidade de ler e confesso que compraria mil vezes esse livro novamente se fosse possível. Vou falar um pouquinho como foi a compra realizada.

No dia que eu comprei, estava indo no intuito de comprar apenas livros de literatura brasileira para a faculdade, mas sabe aquele sessão infantojuvenil? Impossível não morrer de amores, eu estava olhando só por olhar e matar a curiosidade e encontrei algo da MARY POPPINS, fiquei tão encantada que acabei levando ele, paguei R$10,00, confesso que de certo modo até achei meio carinho pelo estado, o interior está solto, então poderia ser mais baratinho. Mas, como é raro de encontrar esse tipo de livro, acabei levando e pulando toda a minha lista de leitura programada, afinal, ele seria apenas um na estante esperando a sua vez, querendo ou não, temos certas prioridades, sei que vocês me entendem.



Mary Poppins viera de surpresa como sempre fazia com Jane, Miguel e os gêmeos, de certo modo ela chegara de uma maneira estranha e conquistando seu espaço, pelo seu jeito rígido e carinhoso ao mesmo tempo, querendo ou não tinha um coração doce, mais doce que bala. As crianças a amavam de certa maneira que era perceptivo em todas as ocasiões que ela estivesse. Mas, ela sempre tinha seus mistérios que nunca explicava, deixando sempre um gostinho de quero mais.

"Em cima das árvores, a silhueta que se esboçava na extremidade da linha era agora perfeitamente visível. Não se assemelhava absolutamente à pipa verde e amarela." Pág. 20

Tudo sempre começara quando as crianças começavam a aprontar de certa maneira, Mary Poppins surgira e assim acabava com a confusão e os choros de Miguel e Jane, que estavam sempre se debatendo e causando intrigas, mas não demorava um minuto, os dois estavam sendo carinhosos um com o outro. E dessa vez, não fora diferente, resolveram que iriam soltar o papagaio no parque, que era uma pipa. Mas, Miguel dera esse nome pelo simples fato de ser amarela e verde.


Algo estava trancando a pipa, até que seu guarda resolvera ir participar também da brincadeira, riram e se divertiram. Mas, o papagaio estava tão preso e forte em algo que não sabiam o que fazer, achavam que iriam perdê-la para sempre e assim acabaria a diversão de todos naquele momento, afinal, a família não tinha lá suas condições financeiras, se adequavam com os valores da maneira que pudessem.

"O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa despedaçada." Pág. 61

Algo estranho aconteceu e a linha da pipa voltara a aparecer de forma surpreendente e encantadora que ninguém esperava, muito menos o guarda. Era Mary Poppins que estava a descer do céu em cima de uma nuvem cuidadosamente como se nada tivesse lhe acontecido, ela voltara a trazer tamanha alegria para todas as crianças que estavam com saudades. Miguel, Jane e os gêmeos ficaram tão felizes e começaram a lhe fazer perguntas como ia pudera ter acontecido, apenas ela os contradizia, tudo coisa da imaginação de cada um, até do guarda.


Todos estavam nervosos e felizes por verem que ela havia voltado e a paz voltaria se instalar no local, senhora Banks voltou a ser feliz e mais tranquila, fora do comum. E as crianças, voltaram a viver diversas aventuras que todos estavam ansiosos a rever, cada minuto com Mary era maravilhoso e divertido, cheio de mistérios.

"Seu castelo era de prata e granito e seus cofres cheios de ouro, e os diamantes de sua coroa eram grandes como ovos de avestruz." Pág. 111

Mary estava a trazer grandes surpresas para as crianças, queria aproveitar a vida de todas as maneiras e levá-las junto, sem esquecer de ensinar que precisam ter bons modos e não brigarem por coisas tolas. Essa babá fazia uma grande diferença na família Banks, que todos notavam quando ela ia embora, pois sentiam sua falta. 


Era uma volta que ninguém esperava, mas estava a ser tudo animado e diferente. Miguel, Jane e os Gêmeos aprenderam o verdadeiro motivo da diversão, como se comportar em alguns lugares mesmo com as chamadas de atenção de Mary, eles sentiam que ela os completava de alguma maneira. Quando a babá estava por perto coisas mágicas costumavam a acontecer, mas negara como se nada tivera esquecido, apenas algumas dicas de certa maneira mostraram que era real e não era um sonho, mas que de fato aconteceu na realidade.

"O ar estava tão puro e limpo que Jane e Miguel, sentados juntos à janela, podiam ouvir cada palavra que diziam." Pág. 177

Com Mary Poppins as crianças puderam viajar, ver o mundo com outros olhos e se alegrar com coisas simples, aliás eram inseparáveis quando ela aparecia e trazia a tamanha diversão, todos sentiam sua falta e quando voltava era feita a festa. Foram momentos de emoção e felicidade em ver como se comportavam e um alívio para Senhora Banks que sempre cansara de cuidar de seus filhos, pois não paravam quieto. Era a imaginação, a diversão e a realidade que faziam parte desse mundo quando a babá resolvia parecer, coisas mágicas e irreais aconteciam.


Este livro foi uma maravilhosa leitura, achei a edição um arraso. Como sabem, sou fanática por obras de sebo e que demonstram que passaram por diversas mãos, essa com toda certeza tem as marcas, alguns escritos a lápis referentes a preços antigos e donos. Além do mais, as folhas são grossas e as letras legíveis e grandes, facilitando a leitura, sem esquecer das várias ilustrações das cenas que ali ocorreram.

Tive momentos de tanta alegria e fofura lendo essa obra que será impossível de esquecer, Marry Poppins me conquistou tanto que quero começar a comprar suas obras, pois ela traz uma coisinha tão boa durante as leituras, além de ser fofa. O autor escreveu a obra de uma maneira cativante que me fizesse ficar apaixonada e querendo mais. Essa obra se enquadra na literatura infantojuvenil, então creio que todos poderiam realizar a leitura independente da idade.

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima!

Um comentário:

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR