19/05/2016

[Resenha] O que é ideologia - Marilena Chauí

Título: O que é ideologia
Ano: 2001
Páginas: 118
Autora: Marilena Chauí
Editora: Brasiliense
Compre aqui: Americanas l Saraiva l Submarino
Skoob













Sinopse: Ideologia: um mascaramento da realidade social que permite a legitimação da exploração e da dominação. Por intermédio dela, tomamos o falso por verdadeiro, o injusto por justo. Como ocorre essa ilusão, essa fabricação de uma história imaginária? Qual sua origem? Quais seus mecanismos, seus fins e efeitos sociais, econômicos e políticos?

Oiii gente, tudo bem?

Hoje venho trazer uma resenha completamente diferente do normal, confesso que estou bem surpresa diante dessa vontade que tive de escreve-la para vocês.
Este livro meu professor de Filosofia pediu que lêssemos para realizar um trabalho. Com isso eu me apaixonei pela obra e confesso que no início eu não esperava tanto como foi durante a leitura. Vou explicar da forma mais simples, pois a linguagem dele não é muito “fácil”, pode-se dizer. 


 A história se concentra diretamente em como a sociedade é dominada, em relação do ser humano que não tem condições, se tornando totalmente inferior ao que possui um certo valor financeiro e que possa ter seus empregados, com uma autoridade suficiente para ordenar.
"Para haver um sonho é necessário haver um escravo; para haver um escravo é necessário haver um sonho." Pág. 39


Com isso, é possível perceber que este tipo de autoritarismo existe a bastante tempo, a século passados de acordo com o que a obra cita. Relata principalmente como as pessoas recebiam isso, se aceitavam ou não. Alguns acreditavam que seria o modo correto, trocando o justo pelo injusto, e por não possuir autoridade de expor sua opinião, com medo do que poderia acontecer diante de um pensamento diferenciado dos outros.
"Uma história concreta não perde de vista a origem de classe das ideias de uma época, nem perde de vista que a ideologia nasceu para servir aos interesses de uma classe e que só pode fazê-lo transformando as ideias dessa classe particular em ideias universais." Pág. 88
Além do mais, é possível ter uma explicação sobre as relações econômicas e sociais, da forma que aconteceram por exemplo: fordismo. Não irei explicar tanto, pois acredito que muitas pessoas saibam um pouco a respeito, e adoraria que vocês lessem esse livrinho.


O livro retrata de como as mentes das pessoas são dominadas e compradas, por ter algo em troca, por acreditar em palavras mentirosas que apenas querem algo, mas no final acabando iludindo o outro. É ver que com pouco se consegue muito.
"Só há felicidade na competição e no sucesso de quem vence a competição." Pág. 107
O que realmente mais me chamou atenção, foi na forma em que Marilena utilizou para escrever que os grandes possuem apenas “nome”, mas quem realmente faz a história e participa são os pequenos e comandados.

Recomendo que leem essa obra, é um preço acessível. Contém um enredo maravilhoso para a realização de debates e momentos de reflexão para comparamos com o que estamos vivendo na nossa atualidade. Durante a leitura, é possível perceber como a autora se dedicou ao livro, relevando todos os lados da moeda citado.

A escrita da Marilena Chauí é leve, compreensível. Porém, possui uma quantidade de palavras desconhecidas, que durante a aula na faculdade percebi muitas reclamações diante da variedade no vocabulário. Torço para que isso não diminua o interesse de quem for realmente ler. Em relação a edição, a que eu tenho me encantou demais! Está linda e com a letra legível, sendo um livro pequeno para qualquer momento ou viagem.


É uma leitura enriquecedora e com toda certeza, irei ler todos os anos, terá um lugar especial no meu coração e na minha estante!

Sobre a autora: 
Marilena Chauí é professora de História da Filosofia e de Filosofia Política da Universidade de São Paulo. Foi secretária municipal de cultural de São Paulo no governo de Luiza Erundina (1989-1999). Presidiu a Associação Nacional de Estudos Filosóficos do Século XVII, colaboradora em revistas acadêmicas brasileiras e estrangeiras, e escreve para jornais brasileiros de grande circulação.
Escreve trabalhos de filosofia para estudantes do segundo grau e da graduação universitária. Tem livros publicados sobre o pensamento dos filósofos Merleau-Ponty e Espinosa e sobre o Brasil.

Espero que tenham gostado da resenha diferente dessa vez e, gostaria de saber se alguém já leu? Adoraria trocar informações e conversar sobre o assunto.
Até a próxima.

45 comentários:

  1. Oi Morgana, percebo que essa leitura é bem específica né, e infelizmente eu não tenho vontade de lê-lo. Que bom que você curtiu a leitura, e ainda aproveitou para a aula.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. já trabalhei com esse livro na faculdade, a escrita de Marilena é incrível e como vc falou, ele levanta questões importantes acerca de ideologia. Foi uma grata surpresa ver este livrinho por aqui, e espero ver mais dessa coleção te agradando e você trazendo pra gente.

    Bjs <3

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Não sei se eu leria agora no momento, mas é uma dica válida. Vou anotar e ler quando eu puder.

    ResponderExcluir
  4. Oi Morgana!
    Realmente a temática é extremamente interessante, não sei se leria no momento mas com certeza futuramente se tiver oportunidade lerei.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, como vai?
    Não conhecia o livro, mas dá para perceber que a autora, tem como objetivo nos levar a pensar sobre a questão e como isso poderá nos ajudar no dia-a-dia. Sua resenha excelente, mas, no momento não me interessa a ler, pois, estou com uma lista imensa para leitura, a qual ele já o acrescentei. Obrigada pela dica!
    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  6. Essa autora é muito boa.
    O tema é maravilhoso e o livro deve ser muito bom. Achei legal o seu professor ter indicado esse livro para a turma.

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Acho muito interessante filosofia, antes eu odiava essa matéria na escola, mas agora ela tem uma parte especial no meu interesse.
    Mas ele livro não me chamou muita atenção.. Acho que não leria.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Acho essencial a reflexao que obras como esta, da Chauí, nos trazem. ^^ Pensar na sociedade, açoes e vida é sempre importante.
    Ah, que fotos lindas, adorei! :D
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  9. Morgana, acho que professor de Filosofia ama Marilena Chauí porque sempre mandam a gente ler algo dela.
    Li muito na graduação e foi nessa época que conheci essa coleção de O QUE É.
    Adorava ler um deles sempre que dava.
    Adorei esse também e fiquei com muita vontade de ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Já li esse livro, mas faz tanto tempo que até poderia ler novamente. Adoro os livros dessa coleção, tenho vários inclusive. O bom é que abordam vários assuntos, e preço deles é bem acessível. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  11. Adoro esses livrinhos da coleção Primeiros Passos, normalmente o conteúdo é claro e explicativo. Já trabalhei com várias publicações da Marilena Chauí e adoro a forma como ela explana os assuntos.

    Jéssica
    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  12. Bom que mesmo tendo sido uma leitura imposta você curtiu. Para mim ele acabou não interessando, apesar da sua resenha positiva.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  13. Livros que acrescentam na nossa vida e se tornam eternos são os melhores né? Pela sua resenha eu leria este livro, espero ter uma oportunidade em breve. Adorei as fotos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Morgana,
    Leituras como essas são realmente enriquecedoras, pois paramos para pensar em nosso papel na sociedade e não continuar apenas como espectadores. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não é bem o tipo de leitura que me atrair como leitora, então mesmo a resenha sendo muito boa, não seria um livro que eu colocaria na minha estante.


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Esse é um livro bastante interessante, mas que eu te confesso que não leria, pela menos não nesse momento da minha vida.

    beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nossa Morgana,já estudei ideologia e confesso que não é um tema que eu goste. Mais com certeza se precisar estudar sobre, comprarei esse livro!Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Morgana, esse livro parece estar bem legal e construído, se não me engano um de meus professores de quando fazia jornalismo indicou a autora, enfim só não vou colocar ele na minha listinha porque eu estou focando em livros que sejam mais da minha área.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  19. Olá
    Não sou muito apreciadora de filosofia, sei lá não me atrai nem um pouco, e também não sou lá muito fã do trabalho da autora, então irei passar a dica.
    Fico bem feliz que você tenha realmente gostado do livro, afinal é bem difícil apreciar uma leitura imposta por outros.
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ooi, Morgana! Que livro interessante :D Não sei se a leitura fluiria, mas eu mesmo assim achei bacana tudo que ele tem a oferecer, os conhecimentos. Parabéns por trazer esta resenha e por compartilhar sua opinião sobre ^-^ E ah, sobre o vocabulário: acho bem legal livros assim, mas não tão técnicos e com palavras que numa conversa a gente não possa usar corretamente, mas a ideia do vocabulário se aplica para quem quer explorar mais.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, realmente é um livro diferente do que geralmente vejo em blogs literários, mas achei o livro bem interessante e bem construido e acho que leria e apreciaria assim como você, e mesmo não sendo da minha área, eu leria, pois acho que é um tipo de livro para se ler e refletir. Boa resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  22. Olá Morg, adorei sua resenha, não sei se esse é meu estilo de livro e não vou mentir falando que quero ler, quem sabe um dia, mas acho que nesse momento não iria rolar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Li esse livro no segundo ano da faculdade ( de engenharia) e confesso que não gostei, pois era uma das únicas aulas chatas. Acho que fiquei traumatizada hahahahha
    Mas que bom que para vc a experiência foi diferente. bjsss

    ResponderExcluir
  24. Oiiiii! Uma obra que vale a pena ler e refletir tudo ao nosso redor. Confesso que sua resenha me despertou a vontade de adquirir esse livro aumentou.

    ResponderExcluir
  25. Gosto da temática. Lembro das aulas de filosofia da faculdade e como eu concordava e discordava de vários pontos de teóricos distintos.

    Uma coisa é certa, controlar a massa é muito mais fácil do que poderíamos cogitar. Basta dizer "a culpa de todo o seu sofrimento é do outro" e pronto. Diga o que o outro quer ouvir, independente de ser verdade ou não, e ele irá te amar... E ninguém quer ser o culpado de nada, logo, "a culpa ser do outro", "você está sendo injustiçado" e "você merece mais fo que ele" são as melhores frases para conquistar.

    ResponderExcluir
  26. Oi Morgana, tudo bem?
    Achei bem legal a sua resenha, foge um pouco do que estamos habituados em blogs de literatura e acredito que essa é uma leitura enriquecedora, com críticas a estrutura da sociedade e nos leva a reflexão sobre como a sociedade chegou ao ponto que se encontra hoje. Bem interessante mesmo, despertou a minha curiosidade, vou anotar a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Morgana, adorei sua resenha. Trazer esse assunto, que tem tudo a ver com o momento político atual, é bastante ousado e eu acho muito bacana quando podemos refletir sobre isso através de uma leitura super válida, que foi escrita por um grande nome da filosofia e da história que a Merilena. Uma pena que poucas pessoas se interessem em se debruçar sobre a leitura para buscar entender nosso cenário atual e ficam tecendo achismos e ideologias de facebook aos quatro ventos. Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá
    muuuuito legal e interessante parece ser a leitura, já ouvi falar na coleção e gostei muito, espero poder ter oportunidade de ler esse em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Esse livro tem uma conclusão bem redundante pra mim, porém gostei muito da dica, é uma leitura mais que bem vinda!

    ResponderExcluir
  30. O livro aparenta tratar de um assunto bem específico, o que não seria meu foco no momento.

    ResponderExcluir
  31. Oii,

    Esse livro é bem interessante hein!! Tinha um da mesma coleção mas falava sobre comunicação que é bem interessante também.

    beijos

    ResponderExcluir
  32. Oieee! Adoro filosofia! Muitas pessoas acham esse tipo de livro bem viajado, mas desde a faculdade que eu curto. Realmente o vocabulário é mais denso e quem não está acostumado sente certo desconforto, mas acredito que é só uma questão de costume! Gostei da premissa do livro, assim que der vou dar uma conferida! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi. Achei legal você fazer a resenha desse livro, geralmente não tem resenhas de livros que são mais didáticos e etc. Apesar de dificilmente ler livros assim achei a premissa interessante pois é algo que pode ser usado no dia a dia. A dica é muito boa.

    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  34. Oi, Morgana
    Sem dúvidas, a premissa é super interessante. As mentes das pessoas são muitas vezes compradas mesmo. Gostei do livro e ainda não o conhecia, mas acho que como estou em um outro momento, não seria uma leitura que faria agora.
    De qualquer maneira, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Ainda não conhecia a autora, mas passei a admira-la pelo bom currículo citado. Assim, acredito que o livro tenha um grande e importante conteúdo. Adoro obras que tratam sobre o comportamento humano, mesmo visto por cientistas políticos e sociais. Concordo com o que é retratado no livro sobre as diferenças sociais e financeiras mudarem a vida de pessoa para pessoa e também na frase que diz que quem faz as mudanças são os pequenos, os comandados.
    Valeu a dica, vai entrar para a lista de leituras.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Eu não conhecia a obra mas esse tipo de leitura não me atrai, então passo a dica. Mas que bom que vocÊ gostou tanto assim e que a bra terá um lugarzinho especial para você sempre.

    ResponderExcluir
  37. Acho esse série da Brasiliense muito interessante, cada livrinho com um tema e geralmente são bem curtinhos, confesso que esse, especificamente, não é um que eu escolheria para ler, mas quem sabe um dia, né?
    Beijo

    ResponderExcluir
  38. Oi,
    Curto bastante livros que nos fazem refletir, mas infelizmente não é o tipo de livro que eu gostaria de ler. Parabéns pela resenha e é ótimo quando um livro ganha um espeço no nosso coração!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  39. Oiiii,

    Marilene é uma figura haha...lembro quando vi uma entrevista dela na Tv Cultura e explicava Ideologia e Manipulação de uma forma tão simples e engraçada que até minha irmã de 12 anos compreendeu tudo perfeitamente.
    Tenho um carinho pelas pesquisas dela porque ela traz conceitos novos a minha área e debates relevantes para o meio das Ciências Humanas e Sociais.

    Espero mais resenhas dos livros dela haha.

    Beijos|!

    ResponderExcluir
  40. Oie, Morgana!
    E ainda não conhecia essa obra da Chaui, mas fiquei bem curiosa, pois gosto muito de livros que abordam temas complexos. E já conheço a escrita da autora, o que só me motiva a querer o livro!
    bjus
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  41. Oie... não conhecia esse livro, mas gente... definitivamente ele não faz meu estilo não. Não que ele não seja interessante, pelo contrario. Mas ele não se enquadra mesmo e por isso acho que nao conseguiria ler.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  42. Meninnaaa, com certeza esse livro pode ajudar no embasamento de um livro de distopia. Amei a dica e enquanto lia sua resenha me cerebro viajou por possibilidades de trama.
    Obrigada pela dica.
    Beijo, Mari Scotti

    ResponderExcluir
  43. Olá!

    Livro com carinha de faculdade mesmo rs! Ele não cheguei a ver. Mas sempre gosto de ler coisas do gênero. Tudo que acrescenta alguma reflexão pra mim é bem vindo!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  44. Oi!
    Leituras como essas são realmente muito boas para crescimento pessoal :)
    Eu não sou muito chegada a livros assim, mas devo admitir que fiquei curiosa.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  45. Olá, leituras como essas são inesquecíveis né: Confesso que esse não é meu tipo de leitura habitual, mas posso dar uma chance. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Segredos Literários | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
COMPRE AQUI O LAYOUT QUE SEU BLOG MERECEBILLION DOLLAR LAYOUTS