20/05/2020

A Dupla vida de Dadá - Moema Vilela


Título: A Dupla vida de Dadá                                              Editora: Penalux
Ano: 2018                                                                                      Compre aqui: Loja Editora Penalux
Páginas: 72                                                                                    Skoob
Autora: Moema Vilela
Exemplar cedido pela editora.

Sinopse: Moema Vilela faz uma escrita plural, cosmopolita, no sentido de conseguir, sinteticamente, trazer para suas formas breves, de minificções, uma abrangente variedade de temas, de personagens, de criatividade.
Não existe pudor e limites para os seus “escolhidos”, seus protagonistas, narradores. Uma pomba marginalizada e discriminada, pode ter o direito a contar a sua história, o menino que é técnico de informática, a mulher que em meio a folia perde o seu sentimento de vergonha.
Esta flexibilidade e, esta quase ambição, atenderam e cumpriram o desafio de mostrar quantas são as vozes no mundo, e como elas podem, ser percebidas na simplicidade das narrativas breves. Este livro é fascinado por temas e várias perspectivas, permeado por intertextualidades.
Alguns dos seus contos curtos, são tão incomuns que chegam a falar até mesmo das sopas, mas não de maneira ingênua, e sim, aproveitando a inusitada protagonista para ensinar ideias, teorias criativas e distintas, neste caso, “a sopa” pode referir-se ao processo de produção de textos, “casca-se ali, corta-se aqui, mistura-se tudo”.
Este toque flexível, humorístico, grave e plural demonstra que, muito se pode falar, desde que se observe o andamento da natureza e do mundo, sendo que, tendo esta ideologia em mente, alcança-se os mais diversos objetivos: traz-se alegria, reflexão, crítica e opinião.

Olá, gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro lançado pela Editora Penalux, foi uma enorme gratidão receber esse livro aqui em minha casa, pois não conhecia a obra.

A dupla vida de Dadá é aquele livro que nos fascina, são diversos capítulos diferentes e que podemos notar a mudança de assuntos também. A autora aborda conteúdos de extrema relevância da atualidade, como sobre as mulheres que tentam nos calar, diversos maneiras como essas se encontram e se revelam, expondo então diversas mulheres e fatos que acontecem diariamente.

Foi uma leitura extremamente enriquecedora, apaixonante e fascinante, gostei da forma que a Moema escreveu seu livro, suas ideias, em muitos momentos me encontrei em suas palavras e tivemos os mesmos pensamentos do que está acontecendo a nossa volta.

"Não aguentava mais os blefes do parceiro. Era uma dama, mas tinha perdido a paciência. Bateu sem avisar e na mesa nem deixou sobrar o morto."


Sobre a autora:
Moema Vilela é escritora e jornalista, doutora em Letras e professora de Escrita Criativa na PUCRS. Autora de Ter Saudade era bom (Dublinense, 2014), finalista do Prêmio Açorianos de Literatura, Guernica (Udumara, 2017) e Quis dizer (Udumbara, 2017). Publicou contos, poesias e ensaios em diversas antologias e revistas literárias brasileiras.

Espero que tenham gostado dessa resenha, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR