14/10/2015

[Resenha] O Pícaro Russo - Gary Shteyngart

Título: O Pícaro Russo
Ano: 2006
Páginas: 456
Autor: Gary Shteyngart
Editora: Geração Editorial
Compre aqui: Submarino l  Americanas l Extra

Sinopse: Este livro conta a fantástica e hilariante história do anti-herói Vladimir Girshkin, um jovem imigrante judeu russo que vive nos Estados Unidos depois da queda do comunismo soviético. Na trilha dos romances picarescos clássicos, na tradição de Dostoievski e Gogol e, mais recentemente, de Henry Miller e Philip Roth, pela abordagem do sexo, Gary Shteyngart relata as aventuras e desventuras de seu personagem e sua luta para recuperar suas identidades e vencer no amor e na vida - seja nos Estados Unidos, onde luta contra o preconceito, seja no Leste Europeu, onde enfrenta a máfia russa. Sátira, risos, provocação, erotismo, melancolia, comédia e tragédia: tudo é superlativo na brilhante estreia deste novo autor.

Oii gente, como vocês estão?
Hoje venho trazer uma resenha de um livro no qual eu ganhei de presente, ele estava guardado um tempinho na minha estante, estava ansiosa para começar, mas a faculdade não permitia que eu lesse um livro grande!
Então, decidi começar e ler aos poucos, mesmo que tivesse milhares de coisas para fazer, quando o peguei me apaixonei completamente pela diagramação do livro, é muito encantadora!! Mas, aí estava tudo bem, percebi que os capítulos não eram necessariamente muito grandes e resolvi tomar coragem e ler.
O livro conta a história de um rapaz chamado Vladimir Girshkin, que era um judeu russo. Com isso ele sofria preconceito por ser russo, mas quando cresceu as coisas mudaram e teve que enfrentar as próprias barreiras que a vida lhe colocava.
“O Homem do Ventilador fez a saudação da vitória para a sua vítima anterior, o guarda de segurança, e foi manquitolando até o escritório dos fundos, onde se sentou cuidadosamente numa das frias cadeiras de plástico. Removeu trabalhosamente o monstro verde que era a mochila”.
Pág.15
Vladimir tinha uma inteligência muito forte, entendia completamente os assuntos e tinha um dom maravilhoso de escrever poemas e ler livros importantes daquela época.
Sua mãe e seu pai tinham um sonho, queriam que Vladimir se tornasse um “advogado”, que fosse “alguém” na vida, pelo seu grau de estudo e por saber interagir e impor leis nas ocasiões. Mas, a sua querida avó sempre falava para ele ser o que ele quisesse, pois ela apenas gostaria de ver a sua felicidade e desta forma teria muito orgulho de seu neto.
“E tinha razão. Eles estavam juntos nisso. A Mãe e o Pai podiam ter progredido e se tornado americanos ricos, porém Vovó e Vladimir ainda tinham o mesmo sangue, como se uma geração entre eles tivesse sido pulada”.
Pág.45
Com o tempo, Vladimir começou a se envolver com uma garota, que seus pais não tiveram a oportunidade de conhecer, foram morar juntos. Ele sempre quisera arrumar um jeito de sair de casa sem que seus pais ficassem o tempo inteiro o perturbando e impondo o que ele deveria fazer em relação do trabalho e dos seus estudos, essa foi a oportunidade.
Vladimir era um homem que não queria estudar, pensava que seu futuro poderia ser feito de outra maneira, além dos estudos. Procurava sempre escapatórias para conseguir algum pretexto para não ir para a escola.
“Antes que Vladimir possa objetar, as portas do compartimento de carga se abrem e o para-quedista é engolido pelo ar frio da noite...A nebulosa sensação de estar mergulhando em sonhos”.
Pág. 69
Com o passar do tempo, ele começou a conhecer pessoas diferentes que conseguiam as coisas sem nenhum esforço na vida, e principalmente sem estudar, apenas agir de diversas maneiras. Essas atitudes causaram uma enorme curiosidade, e então foi atrás do que ele precisaria fazer e ser para conseguir ser como outras pessoas.
 “Ele esfregou a cabeça no ombro dela e, em retribuição, teve a orelha puxada delicadamente, do mesmo modo que um Napoleão brincalhão costumava distribuir a sua simpatia”.
Pág. 86
Ao decorrer do livro, Vladimir encara a vida de diversas formas, quebra a cara principalmente e possui um forte envolvimento com qualquer mulher que viesse a sua frente, e o mais provável sempre se metia em confusões.
“- A criatividade floresce apenas em espaços pequenos, abafados: o armário de vassouras, um apartamento sem água quente, tocas de coelho...”.
Pág.236
Até que um dia, as coisas mudaram completamente, conheceu pessoas que lhe dariam a vida que realmente quisesse, contando que ele fizesse certas coisas!!
É um livro baseado na história do próprio escritor, (veio uma carta junto ao livro, contando os detalhes desse acontecimento, e os motivos porque o autor resolveu escrever tal livro, vou colocar uma foto da carta também, para mostrar), é completamente encantador cada capítulo do livro, é como um vício, pois ele é todo detalhado do começo ao final, e o leitor consegue imaginar certinho os personagens e as ruas, os móveis da cena!
Bom, vou contar para vocês que me apeguei muito ao livro, e demorei cerca de dois meses para conseguir encerrar a leitura, de tão boa que ela é! Mas, quando cheguei no final me senti tão vazia e triste, pois queria que ele fosse eterno, foi um dos melhores livros que li, isso que existem outros que sou viciada e apaixonada. Mas, fazia um tempinho que não me apegava tanto a algum livro e ficasse dessa maneira.
Ainda estava com os post it que eu havia marcado milhares de frases que gostei.
Marcador do livro, achei incrível!
Ao abrir o livro você encontra essa maravilha.
Ele é vermelho, acreditem! É lindo demais.
A diagramação dele é demais, super legível a letra.
A carta que veio junto ao livro, explicando um pouco sobre a vida do personagem e do autor, que eu já tinha comentado anteriormente.
Contra capa do livro







Sobre o autor:
Gary Shteyngart nasceu em Leningrado, na Russia (então União Soviética) em 1972. Foi para os Estados Unidos aos sete anos de idade. Atualmente ele vive em Nova York.
Espero que tenham gostado dessa resenha gente. Ficou com vontade de ler? Espero que sim.



42 comentários:

  1. Muito bacana ! Esses livros que possuem um conteudo historico por trás me fascinam ! Mais um adicionado a eterna lista de desejados ! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nossa que história incrível, realmente realmente deve ser um livro muito bom, você descreveu o livro com perfeição, como já disse ele vai para minha lista com urgência de leitura. Parabéns Morgs espero muitas mais postagem como essa (amo suas postagem) bjs!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai obrigada meu bem! Eu levei um tempinho para ler e fazer essa resenha, me apegar a personagens dói :(
      Espero que continue gostando, beijos flor

      Excluir
  3. Queria gostar deste tipo de livro, Morgana, mas sempre me afasto dos que tem algum fundamento histórico ou têm mais história que ficção. Não sei o porquê, já que gosto de assistir aos filmes do gênero. Mas a sua resenha ficou ótima e olhando assim, eu me interessaria por ler. Beijos!


    Ensaiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, no começo eu não me agradava muito, mas comecei a ler livros assim e me apeguei profundamente a esse tipo de livro!
      Beijos, obrigada por comentar!

      Excluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Nunca ouvi falar do livro... Pelas fotos, pude ver que é uma bela edição. Gostei do fato da história ser baseada na própria vida do autor. Fiquei com vontade de ler e conhecer a trama que envolve Vladimir. =)

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii meu bem! Tudo sim <3
      Poxa, vou te dizer o livro é bem raro de ser encontrado em livrarias, mas fiquei louca para contar sobre a existência dele! Estou muito feliz que tenha ficado com vontade de ler!
      Obrigada por comentar.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas pelas foto vi o quanto está caprichada essa edição! O fato de o livro ser baseado na vida do próprio autor, me desanima um pouco para ler, mas quem sabe não leio futuramente...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Tudo sim flor
      Bom, não tem o que falar da edição, é incrível em qualquer parte, mas vamos se dizer, o livro é contato como uma história normal, não dá para perceber que tem alguém que viveu aquela vida...
      Obrigada por comentar <3
      Beijão

      Excluir
  6. Oi Morgana,apesar do livro ter uma trama bem interessante, não é o tipo de leitura que estou acostumada, sabe? Então acho que eu não leria ele no momento, mas quem sabe mais para frente posso dar uma chance :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia, nem no catalogo da editora eu achei, livro raro esse ^^
    Mas gostei da historia e plo fato de ser baseadona vida de alguem, me chama muito mais atenção, gosto de biografias, anotei e vou procurar para ler
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, eu também não conhecia até ganhá-lo de presente!
      Fiquei muito contente que tenha gostado do livro, e super te indico!
      Beijão

      Excluir
  8. oie como vai?
    eu compreendo sua dor kkkkkkkk ja passei por isso uma leitura q nao devia acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, vou bem
      Sim, eu não consegui terminar o livro, lia 10 páginas e ficava triste kkkkkkkkkk

      Excluir
  9. Eu fico encantada demais com os livros que a Geração publica. Normalmente eu não me aventuro em leituras assim, mas eu realmente me interessei!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu fiquei super encantada quando vi esse livro, quase chorei de verdade pela edição ser maravilhosa e ser de um tema que eu adoro ler!
      Super recomendo pra ti <3
      Beijos

      Excluir
  10. Eu não conhecia esse livro, mas achei a melhor indicação do livro, principalmente por ser um romance autobiográfico. Quero alguém para me dar livros assim de presente hauhauhauhauhua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando recebi ele também não conhecia e fiquei loucaaaa!! É ótimos ganhar presentes,ainda mais livros kkkkkkkkk
      Beijoos

      Excluir
  11. Que legal, achei a ideia do livro muito boa e saber que e inspirado na vida do próprio autor torna tudo mais divertido. Gostaria de ter a oportunidade de lê-lo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh que bom que tenha gostado <3
      Ele é incrível você vai adorar quando puder ler.

      Excluir
  12. Sei como é esses tipos de leitura, eu também ganhei um livro e até agora não li ele pois senti que não é o momento, só quero ver quando irei conseguir... Sua resenha é demais.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei assim também! Fico contente que tenha gostado :)
      Beijos

      Excluir
  13. Realmente, não é meu tipo de leitura. Na verdade, a impressão que tive é que o autor tentou fazer uma polêmica, mas né, posso estar errada. Enfim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor quis mostrar através do livro, como era a sociedade a forma que viviam e os planos que faziam para conseguir o que queriam...é apenas a realidade.

      Excluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas já fiquei super animada para ler ele, pois parece ser realmente muito bacana. Confesso que o que mais chamou a minha atenção foi saber que o livro é baseado na vida do próprio escritor.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem
      Siim, eu achei super incrível e só fui descobrir isso quando li aquela parte que tem a foto!
      Beijos

      Excluir
  15. Hey,
    Não achei muito interessante a premissa do livro. Pelo que eu entendi é como uma autobiografia? De qualquer forma, não achei muito interessante pelo pequeno resumo do início da sua resenha, então essa não é uma leitura que eu faria, pelo menos por enquanto.

    Beijo,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Isso flor, tudo bem <3
      É um ótimo livro para conhecer como era antigamente, essas coisas.
      Beijinhos

      Excluir
  16. Oi Morgana!
    O livro parece ter mesmo uma história bem interessante, mas não é o meu tipo de leitura sabe? Eu fico feliz que você tenha gostado bastante dele e outra, a edição está linda, mas não é pra mim! =/
    beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii flor!
      A edição é magnifica, quase enlouqueci quando vi hahaha
      Beijinhos

      Excluir
  17. Olá,
    Não gostei muito do tema do livro, achei meio disperso ter tanta coisa. Mas como você disse ser baseado na vida do escritor, talvez seja por isso, mesmo assim esse eu passaria.

    ResponderExcluir
  18. Oii, eu não sou muito de ler livros desse gênero, sabe quando você quer ler o livro e as coisas não colaboram? Acaba ficando uma coisa muitooo chata. Quem sabe eu não tente ler futuramente.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, te entendo perfeitamente!
      Obrigada por comentar, beijos

      Excluir
  19. Oie, tudo bom?
    Depois da sua resenha confesso que fiquei curiosa para saber qual o desfecho desse livro. Parece ser uma história bem pessoal e isso é diferente dos livros que costumam ser lançados ultimamente.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii flor!
      Isso mesmo, por isso que me agradei bastante e me apeguei demais! Fico contente que tenha gostado.
      Beijos

      Excluir
  20. Oii!

    Não conhecia o livro e não sei se irei ler, pois o livro não me chamou a atenção :/
    A sua resenha ficou ótima e por isso vou anotar a dica caso mude de ideia ^^

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  21. “Ele esfregou a cabeça no ombro dela e, em retribuição, teve a orelha puxada delicadamente, do mesmo modo que um Napoleão brincalhão costumava distribuir a sua simpatia”.

    Muito bom o teu post, Morgana, adorei mesmo. Vou ler o livro.

    Seguindo o blog tbm.

    Abraço, sucesso!

    http://robertocamilotti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Morgana, estou com esse livro há dois anos e agora me sinto mais estimulado a iniciar a leitura...Grazie...

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR