26/11/2015

[Resenha] O Tesouro de Tamarico - Claudio Medina

Título: O Tesouro Tamarico
Ano: 1993
Páginas: 54
Autor: Claudio Medina

Editora: AGE
Compre aqui: Buscapé l Saraiva 













Oii gente, tudo bem?
Trouxe uma pequena novidade para vocês, li um livro de contos infanto-juvenis. Eu tenho um amor enorme por esse tipo de livrinho, são super fofas as histórias que escrevem e trazem um bem danado para o coração pela paixão que é transmitida.


Então, vou contar como comprei e a sorte que tive. Aqui na minha cidade tem um bazar que vende livros por R$1,99 (sim, acreditem!!), fazia um tempo que não ia ver se tinha chegado novidades, sempre comprei livros naquele lugar e acabei viciando nos autores que estão escondidos.

Primeiramente quando olhei a capa achei a coisa mais linda do mundo (mostrarei para vocês), azul com uma criança na cama, achei linda a obra e fiquei curiosa para ler, então fiz a compra! Quando cheguei em casa fui examiná-la, como todo leitor, e estava escrito “A renda reverterá em benefício do Instituto do câncer infantil”, eu não consegui controlar a emoção de achar um livro por esse valor e ajudando quem realmente precisa. Foi um grande aprendizado para mim essa compra.

O livro possui cinco contos pequenos, em média de quinze páginas cada um. Porém, resolvi fazer um pequeno textinho contando os contos, e cuidando para não contar a história!

A Flor da Vida
Crispim e Jasmim adoravam conhecer novos lugares, realizar a descoberta de novas flores, viviam sempre passeando juntos e conversando, possuíam uma amizade muito forte e calorosa. Até que um dia resolveram apostar uma corrida para ver quem iria ganhar e chegar a tal ponto que foi decidido.
Portanto, algo inesperado aconteceu! Jasmim sobre um trágico acidente no caminho e fica desacordada por horas.
“Crispim, ajoelhado ao lado do corpo de Jasmim, desesperava-se, sentindo-se culpado pelo que ocorrera. “Se eu não tivesse provocado a corrida, isso não teria acontecido”, maldizia-se, impotente para fazer voltar a vida aos olhos de Jasmim”. Pág. 13
Então, a única solução seria encontrar uma flor que a traria de volta!
Com isso, o enredo é rápido de ler e traz várias descobertas ao terminar de ler, e ver o valor que uma pessoa tem na nossa vida, estando ao nosso lado.

O Tesouro de Tamarico
O conto é diferente do anterior, é realista e ao mesmo tempo mais sensível aos olhos do leitor.
Tamarico sempre fora um menino que amava muito a sua mãe, possuindo um laço muito forte, uma amizade também.Mas, seu pai havia desaparecido e Tamarico nunca superou esse triste acontecimento em sua vida.
“Os pensamentos de Tamarico são interrompidos por um grito às suas costas: - Doutor! Doutor! Venha, venha! O padre o chama até a aldeia!” Pág. 25
Então, Tamarico sempre quisera encontrar com seu pai, o único contato que ele possuía era em sonhos, que seu pai lhe revelava segredos.
Eu gostei bastante desse conto, foi bem interessante e rapidinho, é meio triste e fiquei com um aperto no coração depois que terminei de ler.

O Herói da Ilha
Juca sempre fora um menino corajoso, valente e aventureiro, gostava de desafios novos e não desistia de nada, sempre encarava tudo que vinha pela frente.
“Finalmente, chega à margem. Está exausto. Num último esforço, arrasta o barco para fora da água e deixa-se ficar, braços abertos, estendido na areia.” Pág. 33
Até que um dia, houve uma tempestade e inundou todas as ruas, a professora fez um comunicado explicando o porquê não haveria mais aulas por um tempo.
O menino não se teve por contente e fez o impossível para conseguir salvar a professora que estava em perigo.
Gostei bastante do conto, pena que é pequeno, muito bem escrito e desenvolvido e demonstrou todo o amor que temos para ajudar quem realmente precisa.

O Principezinho
Quem um dia nunca quis sair de sua vida e conhecer o mundo afora?
Este conto demonstra esse fato, mas de uma forma menos alarmante.
Principezinho vivia trancado em seu castelo, só tinha permissão para ficar naquele local e nçao podia conversar com nenhum estranho e muito menos com os outros meninos que viviam perto.
“O principezinho assentiu com a cabeça e seguiu-o. Foram correndo”. Pág. 44
Até que um dia, Principezinho vê uma pandorga voar em sua janela e por curiosidade começa a mandar bilhetes por ela, para descobrir como é o mundo fora daquele lugar.
A partir disso, ele conhece a verdadeira felicidade de ser uma criança livre, com novos companheiros e amigos na sua vida.
O conto em si, é bem encantador. Mas, basta imaginar que vive no seu mundo que as coisas mudam de visão e começamos a dar valor para o que possuímos a nossa volta.

Amor de Craque
Woody sempre fora um menino que gostava de jogar futebol com seus amigos na vila, principalmente no sábado que era o dia da gritaria e todos enlouqueciam a alegria dos meninos.
Mas, Woody possuía uma paixão escondida por uma garotinha, sempre que a via virava um pimentão, seus amigos sempre o incomodavam em relação a isso.
Até que um dia, algo de ruim aconteceu e desde então Woody sempre evitara ver a sua garotinha.

Sobre o autor:
Claudio Medina nasceu em Porto Alegre em 30 de abril de 1943. Ganhou vários prêmios de Jornalismo, entre os quais “Visconde de Cairu”, “Fecotrigo”, e “Badesul”.
Foi repórter de geral e de esportes nos jornais Folha da Tarde e Folha da Manhã. Durante muitos anos foi redator e editor de Economia do Correio do Povo.

O que falar desse livro? Gente, eu adorei de verdade. Muito fofo e é comparável com a atualidade de nossas vidas, a que vivenciamos diariamente.
Espero que tenham gostado dessa resenha, qualquer coisa só comentar e compartilhar!






36 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha ouvido falar do livro, mas pelo que você escreveu ele deve ser ótimo! Vou pesquisar mais sobre ele. <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Que bacana, parece ser ótimo. Gosto de livros pequenos, e claro, que te proporcionam uma boa viagem em poucas páginas. Vou procurar saber mais sobre.
    Abraço!
    - Ágno R. Vilar
    bookbus1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu simplesmente fiquei surpresa por o valor que você comprou esse livro, simplesmente queria morar ai, porque assim minha cestinha estaria cheia, muito cheia na verdade. rsrs, outra coisa que fiquei feliz foi com a noticia de ajudar para doar o dinheiro arrecadado para instituições de câncer, super fofo e emotivo. Adorei todos os contos, mas um me chamou muito atenção foi o : O Principezinho, não sei o porque mas amo livros assim, que tem algo haver com príncipe, o nome me encantou e a narrativa também. Você sabe me dizer se existe loja virtual desse bazar? Adoraria comprar, achei super barato e a qualidade muito boa. Adorei seu blog, parabéns.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      A minha cestinha está super cheia, parei de ir lá um pouco porque vinha embora cheia de sacolas hahaha Infelizmente não existe loja virtual, é um bazar tri grande, que vende de tudo, mas não tem :(
      Muuuito obrigada!
      Beijinhos

      Excluir
  4. livros em bazar são demais. Comprei uma edição do senhor dos anéis por 3 reais! Sim!
    Eu comecei a gostar de contos esse ano pela facilidade que eles trazem.
    Mas nunca li um livro de contos beem juvenil como esse.
    Gostei mesmo da ideia do autor.
    bjs,bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Nossa que sorte achar um livro assim <3
      Eu adoro livros com conto juvenil haha
      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi Morgana,
    Realmente muito lindo esse livro, adorei os contos e como você me apaixonei pela capa. Também gosto de ler infanto-juvenil, são leituras muito boas e é sempre um aprendizado. O que queria mesmo era um bazar desse perto de mim rs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Ai fico tããão contente em saber que você gostou!
      Uma dica: Vá em 1,99 sempre tem algum livro perdido em algum cantinho hahaha
      Beijinhos

      Excluir
  6. Que iniciativa maravilhosa essa, da venda de livros por 1,99, e mais legal ainda que a renda revertida para ajudar quem necessita, incrível! É nesses pequenos detalhes que eu vejo que a humanidade ainda tem esperança....
    A capa do livro é realmente um amor, amei o tom de azul, e as histórias parecem ser incríveis, também adoro infanto-juvenil.
    Vou procurar aqui e talvez compre para meu irmãozinho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, eu fiquei completamente encantada com essa iniciativa, não vejo a hora de encontrar mais lugares assim <3
      Espero que encontre mesmo, ele vai adorar Gab *-*
      Beijão

      Excluir
  7. Olá amore, como está!
    Ainda não tinha visto falar desse livro, más amei a resenha e com certeza vai para lista de leitura de 2016 *-*
    Beijocas;*
    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii meu amor, estou bem e você?
      Aiii que bom que tenha gostado Ana, tenho certeza que não vá se arrepender <3
      Beijão

      Excluir
  8. Bazar com livros a 1,99 reais?! Que sorteeeee! (rs)
    Adorei conhecer esse livro, porque aprecio contos e acho que nunca os li no gênero infantojuvenil. Gostei da dica. Parece o tipo de livro que só traz boas mensagens aos leitores dessa idade, não?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, imagina a felicidade da guria aqui haha
      Eu achei bem incrível trazer esse livrinho sabe aqui para que todos possam conhecer e ler e indicar para outras pessoas <3
      Beijinhos

      Excluir
  9. Que legal! Deve ter sido muito bom ver que a renda era revertida né?! Parece bem legal... Fiquei super curiosa! (:

    xx
    Mari
    www.batomdecereja.com

    ResponderExcluir
  10. Oi eu também não conhecia a obra.
    Gostei da premissa, livros assim sempre me agradam e trazem uma bela dose de nostalgia
    Vou procurar mais sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, me causaram exatamente isso, espero que goste e leia.
      Beijão

      Excluir
  11. Oie. Tudo bem?
    O livro tem uma capa bonita. Não sei se compraria ele logo de cara, mas ai eu vi o valor que você o adquiriu e mudei de ideia rsrs
    Pena não ter esse tipo de bazar legal aqui.
    Parabéns pela resenha e pelo blog, to seguindo ;)
    Beijos
    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo e contigo?
      Poxa, que pena não ter esse tipo de lojinha aí, espero que um dia apareça algum haha
      Obrigada por seguir.
      Beijinhos

      Excluir
  12. Oie!
    QUe livro foooofoo! Estou numa vibe de amar contos, então acho que adoraria esse livro, mesmo!! Que legal comprar num bazar e ainda ajudar quem precisa, amei!
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Estou assim também, ganhando um ataque de fofura haha
      Beijos *-*

      Excluir
  13. Oi Morgana, tudo bem? Aqui em Brasília também tem um local (barraquinhas) que vende livros super barato.
    Eu não conhecia esse livro, mas achei a história muito interessante e adoro contos. A capa do livro é linda. Dica mais que anotada.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo sim e contigo?
      A capa é bem lindinha mesmo haha Poxa, que sorte hein, ter um lugarzinho assim aí também.
      Beijinhos

      Excluir
  14. Oi Morgana! Sou apaixonada por contos. E fiquei super feliz quando você contou como foi que comprou o livro e o que descobriu depois. História muito linda. Livros com temas infanto-juvenis sempre me encantam!

    Linda resenha!
    bju!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vanessa, fico bem contente que tenha gostado deste livrinho, sempre nos encantam.
      Muito obrigada.
      Beijinhos

      Excluir
  15. Achei um encanto todos os contos, mas o preferido foi O principezinho. Achei criativo a forma de comunicação que ele passou a ter com o mundo fora do castelo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu achei o livro interessante, mas a verdade é que ele não faz muito o meu estilo de leitura. Ainda assim, quem sabe eu não acabo dando uma chance ao livro?


    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oláá
    Eu adoro infanto juvenis e fiquei curiosa pela leitura, principalmente pelo conto A flor da vida, todos parecem ser bem legais na verdade, ótima dica e ótima resenha, espero ter oportunidade de ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Muuuuito obrigada, espero que você leia e que goste bastante *-*
      Beijos

      Excluir
  18. Nossa realmente amo infanto-juvenis e saber de obras assim é de encher o coração! *--*

    Adorei mesmo a resenha! Com certeza um livro que pretendo adquirir! *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí fico tão contente em ler um comentário desses, super te recomendo que leia este livro e quando ler quero saber tudinho! hahaha
      Beijinhos *-*

      Excluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR