25/12/2015

[Resenha] A Lagoa Azul - H. de Vere Stacpoole

Título: A Lagoa Azul
Ano: 1987
Páginas: 226
Autor: H. de Vere Stacpoole
Tradutor: Mario Quintana
Editora: Globo
Compre aqui: Fnac  
Skoob












Sinopse: Duas crianças, Dick e Emelina, únicos sobreviventes de um naufrágio, encontraram abrigo em uma ilha isolada e deserta dos mares do sul. Sozinhos, em contato direto com a natureza, os dois se adaptam a uma vida livre, onde o único compromisso é com a sobrevivência e a felicidade.
Distantes do confronto com o mundo adulto civilizado, eles criam seus próprios conceitos e juntos descobrem o amor e o sexo. A inocência e a beleza do enredo, aliadas à poesia e à delicadeza da linguagem, são os grandes atrativos de A lagoa azul.

Oii gente como vocês estão?
Hoje trago uma resenha de um livro, que praticamente ninguém sabia que existia!? Isso mesmo, possui o filme, mas o livro é algo que não foi revelado em muitas redes, e o filme já se tornou algo completamente enjoativo na Sessão da Tarde, não é? Vou confessar para vocês que nunca me deu vontade de assistir ao filme, achava meio chato e estranho aquela história. E pensava: “Poxa todo mundo fala mal desse filme, não vale a pena eu olhar”,

Até que em um belo dia, eu tinha ido para aquele sebo que eu já falei para vocês, que é em um bar simples com discos de vinis e quadros maravilhosos, e super baratooo!! (Enlouqueço naquele lugar)
Então, eu estava vasculhando as estantes daquele sebo maravilhoso, e vi esse livro que me chamou muita atenção, (como assim tem o livro desse filme?) tive que comprar por um valor muito baixo, por R$ 6,00 e fora isso já tinha vários separados que com o tempo irei postar resenha deles e contar também como foi o achar cada livro!

Então vamos ao que interessa, não é? Vou contar sobre o livro...

Tudo começou quando o Sr. Button queria realizar uma viagem para longe, não sabia das consequências que isso levaria, mas achava o máximo largar tudo que tinha e ir conhecer o mundo... Sempre teve curiosidade em viajar pelos mares e queria ter uma companhia para ir junto.
Então decidiu levar seu amigo e as crianças junto, se divertiram muito e acharam o máximo. 
“- Não sei se a fraqueza me afeta a vista, mas parece-me que há qualquer coisa de anormal no grande mastro. ” Pág. 21
Dick e Emelina eram primos muitos próximos, possuíam uma amizade como se fossem irmãos, ele sempre a protegia de qualquer obstáculo que surgisse a sua frente, Emelina era uma menininha dócil e amável, possui uma beleza diferente de outras garotas de sua idade.
Dick sempre fora o menino mais forte e guerreiro! Não tinha medo das coisas e enfrentava com vontade o que vinha a sua frente.
“Aquele velho casaco, grosseiro e cheirando a fumo, lhe inspirava coragem. ” Pág. 31
Até que de repente algo aconteceu, e suas vidas mudaram completamente, uma tempestade chegou e os levou para um lugar desconhecido, que não era seu destino, um lugar lindo e belo, mas infelizmente não tinha nenhum habitante.
Foi um sofrimento estar naquele lugar, não sabiam como iriam reagir a tal situação que estava a sua frente, cada um começou a arrumar suas coisas e o que lhe havia sobrado daquela tempestade.
“Pouco a pouco o ruído dos escolhos se acentuou e a brisa lhes trouxe o eterno e monótono grito das gaivotas. Já a praia parecia muito afastada, e a angústia da solidão os invadiu. Mas o recife estava ainda mais desolado. ” Pág. 132
Perceberam então que não tinha o que fazer, a não ser sobreviver naquele lugar e conseguir se alimentar com alimentos naturais. As crianças tiveram muita curiosa em qualquer pedacinho da ilha. Já Sr. Button estava preocupado sobre o que fazer e como ficaria sem suas bebidas e seus cigarros, só tinha o seu cachimbo que era seu amigo inseparável. 
“Os pássaros na árvore acima deles eram igualmente felizes em sua simplicidade e em seu amor. ” Pág. 161
Naquele estado, não tinham um lugar para dormir, para que usasse como sua moradia, então resolveram pegar folhas e bambus para fazer alguma proteção.
Os anos foram passando, e as crianças foram se tornando adultas e Sr. Button sempre na mesma maneira, não perdia seus vícios e manias. 
“Perder um filho amado é, sem dúvida, o pior sofrimento que possa acontecer a um pai. Eu não me refiro à morte. ” Pág. 210
Com o tempo, as coisas se modificaram e precisariam sobreviver a qualquer custo, mas já possuíam um certo conforto convivendo com a natureza e simplicidade que aquele lugar lhe trazia.
Quando escurecia, a lagoa trazia um grande show de fogos, como se a ilha estivesse pegando fogo completamente, e tudo se transformava para uma cor prateada. E quando Dick se aproximava da água parecia que sua cabeça estava em chamas. Era um dos divertimentos daquele lugar.

Com os anos se passando, foram evoluindo e conheceram o verdadeiro sentido do amor! Aquele que a gente sente como se borboletas estivessem em nosso estômago...

O livro é completamente incrível, quem nunca olhou ou já olhou o filme, recomendo muito que leiam, é um aprendizado em relação do que o amor e o afeto pode nos trazer! Fiquei honrada em ter essa oportunidade e achar essa obra rara, em um lugar tão simples e maravilhoso!

O livro mexeu comigo, me senti totalmente envolvida nas cenas e não via a hora para terminar de tanto que gostei!
E o que mais me deixou encantada foi sobre a tradução do meu grande ídolo Mario Quintana, que sou completamente apaixonada e fã!


Sobre o autor:

Henry De Vere Stacpoole foi um escritor irlandês, nasceu na Irlanda em Kingstown. Sua obra mais conhecida é a 1908 novela romance The Blue Lagoon, que foi adaptado para o cinema em cinco ocasiõesDepois de uma breve carreira como médico de um navio, o que lhe levou a numerosos locais exóticos no Pacífico Sul, mais tarde utilizado em sua ficção, ele se tornou um escritor em tempo integral, capaz de viver confortavelmente após o sucesso de "A Lagoa Azul".







Sobre o tradutor:
Mário Quintana foi um poeta, tradutor, e jornalista brasileiro. Foi considerado o “poeta das coisas simples” e foi um dos maiores poetas brasileiros. Escreveu as obras: Eu Passarinho; A Rua dos Cataventos; Enconderijos do Tempo; Nariz de Vidro entre outros.







Espero que tenham gostado dessa resenha! E se tiveram algum livro que queiram me indicar ou que querem a resenha é só pedir!

43 comentários:

  1. Olá, tudo jóia?
    Poxa, não sabia da existência do livro, apenas do filme... O livro deve ser muito mais envolvente!

    Beijos

    Desejo-lhe um 2016 repleto de boas leituras!

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Alyne, tudo sim e contigo?
      Eu ainda não olhei o filme, tu acredita? Eu estou apaixonada ainda pelo livro <3
      Beijinhos

      Excluir
  2. Oi oiii!
    Achei interessante saber que tem o livro, porque nossa, eu realmente não imaginava, nunca tinha ouvido ninguém comentar sobre.
    Nunca vi o filme e também não tenho muita vontade, confesso, e apesar da sua resenha incrível, também não me senti atraída pelo livro...
    Mas quem sabe um dia né hahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii
      Fiquei bem chocada quando vi ele para comprar hahaha no começo eu pensei que não seria uma boa, mas eu adorei <3
      Beijinhos

      Excluir
  3. estou CHOCADA :o
    como esse filme tem livro e eu não sabia da existência dele???
    e pior que - por mais enjoativo que seja - porque passa sempre na SdT, ainda quando tenho tempo, eu assisto kkkkkkkkkkkkkkkk

    poxa, que achado de sebo, viu??? se um dia eu me deparar com ele, com certeza vou comprar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria, eu tive a mesma reação, parei tudo e disse "MEU DEUS, COMO ASSIM??? NÃO PODE SER VERDADE, VOU COMPRAR" imagina cena né, o pessoal me olhando com aquela cara hahahahha Eu nunca parei para olhar o filme, não tinha aquela curiosidade toda sabe.
      Torço muito para que tu encontre esse livro, é bem difícil de achar.
      Beijos

      Excluir
  4. Para. Tudo.

    Lagoa Azul tem livro? Gente, como assim? Estou chocadaney. Assim, não acho que a galera fala mal do filme em si, mas pelo fato de ter sido reprisado várias vezes. Eu mesma, na infância, assisti mais vezes do que posso contar, mas até acho o enredo legal.

    Outra coisa que me chamou atenção nessa resenha (além da existencia do livro) é o fato de dois homens adultos ficarem na ilha com os dois, desconhecia isso também.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca parei para assistir e espero poder olhar um dia não é? Nas partes que olhei do filme, meio perdida hahaa é bem diferente do livro, na minha opinião, no qual eu me agradei bastante.
      Beijoos

      Excluir
  5. Saiu uma nova versão em filme do livro, vi este ano na TV, ficou interessante... Mas confesso que assisti tanto esse filme na infância, que fiquei com trauma :O

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? :o vou pesquisar sobre isso, sei como é, vi muita gente falando isso hahaha
      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?

    Já assisti ao filme e acho que não teria nenhuma curiosidade de ler o livro. É uma história já tão batida que não vejo por que ter o livro. Mas que bom que gostou. Sebos são sempre óóóótimos! Eu tenho trocado muitos títulos em um perto de onde trabalho e tô bem animada!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo sim e contigo?
      Siiim, eu ainda não tive oportunidade de trocar livros, porque um grande é na capital daqui, é muito ruim para ir. Tomara que sempre tenha trocas boas Nina <3
      Beijinhos

      Excluir
  7. Sério que tem o livro? E traduzido por Mario Quintana?
    Eu também não fazia ideia da existência dele!
    Diferente do filme, né?
    Preciso ter na minha estante! Afinal, é um clássco :)

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, tive a mesma reação quando descobri.
      É diferente do filme, ao meu ponto de vista. Ele ficou bem lindo na minha estante <3
      Beijinhos

      Excluir
  8. Gente!!!!
    como assim esse filme tem um livro! Não fazia idéia rsrsr, gosto muito dos filmes apesar de já estar enjoadas deles. Porém super me animo em ler o livro ;)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quase enlouqueci quando vi ahhahaha
      Espero que goste quando puder ler <3
      Beijooos

      Excluir
  9. Oi Morgana, tudo bem? Ia morrer e não sabia que tinha livro...rsrsrs.
    Já assisti tantas vezes que já enjoei da história, mas deve ser bem legal ler ele,pois dar uma nova perspectiva da história. Adorei sua resenha, quem sabe eu leio um dia.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo sim e contigo Jéssica?
      Fico tão contente que tenha gostado da minha resenha, não imagina a felicidade que é ler algo assim <33
      Beijinhos

      Excluir
  10. Poxa, eu não sabia que existia o livro haha...
    O filme não me agrada muito, e acho que não teria a necessidade de eu ler esse livro rs.
    Mas adorei sua resenha, e adorei saber que existe o livro.
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu já sabia que tinha um livro, já vi o filme e tenho curiosidade para ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi, mulher vou te contar, eu não sabia que existia o livro.
    Já assisti ao filme tantas e tantas vezes que é impossível não ficar tentada a fazer essa leitura. Outra coisa incrível é o Mario Quintana como o tradutor! Muita beleza num livro só, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, eu também não sabia que existia até achar hahahaha
      Mario Quintana é amor puro!
      Beijinhos

      Excluir
  13. Mas o que? Um livro? kkkkkkkkk
    Já posso virar o ano com essa surpresa. Não sabia mesmoooo que tinha um livro. Adorei sua resenha, mas eu acho que não iria ler... enjoei só de ouvir falar dele na sessão da tarde. kkkkkk
    Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk ai meu deus, sempre passa na sessão da tarde, eu nem olhei e já enjoei, mas como eu não sabia da história foi uma grande descoberta.
      Beijooos

      Excluir
  14. Olá, tudo bem?

    Já vi o filme A lagoa azul mil vezes. E confesso que amava. Quando passava corria para ver. Agora nunca passou pela minha cabeça que tinha livro. Que interessante. E fico feliz que você tenha gostado. Eu não fiquei com vontade ler. Talvez por ter visto o filme tantas e tantas vezes. Rs. Adorei a dica e esta descoberta.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo sim e contigo?
      Siim, deve ter enjoado hahaha assistiu milhares de vezes.
      Beijinhos

      Excluir
  15. Wow, para tudo? Eu sou parte daqueles que não sabiam da existência desse livro. Mas pelo que vi tem uma diferença entre o livro e o filme, agora eu estou curiosa XD

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sabia que existia até comprar hahahaa
      É diferente em algumas partes pelo o que pude perceber.
      Abraço

      Excluir
  16. Olá! Feliz ano novo!
    Mario Quintana é maravilhoso mesmo, nunca li a lagoa Azul, que bom que gostou, é tão bom quando um livro quase esse sentimento na gente! Linda resenha! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Paula
      Mario Quintana é tudo de bom, um vício sobre este autor haha
      Muuuito obrigada
      Beijos

      Excluir
  17. Eu vi tanto, tanto!! É uma boa recordação da minha infância e inicio da adolescência. Eu não enjoei, sempre que posso vejo. E um dia pretendo ver com meus filhos. Na verdade pretendo ver todos os clássicos da sessão da tarde.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amooooor este teu comentário, eu penso a mesma coisa. Adoro ver clássicos sempre quando posso <3
      Beijinhos

      Excluir
  18. Oiie
    Não sou fã do filme mas parece ser livro legal, não leria mas é uma boa dica e que bom que gostou

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      O livro é ótimo, eu gostei bastante Catharina <3
      Beijinhos

      Excluir
  19. Olá,
    Sou dessas que não sabia que tinha um livro hahaha
    Mas olha eu leria sim, tanto por saber do conteúdo e porque gosto deste tipo de história, envolvendo ilhas e tal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Acontece, não é?
      Eu também gosto, e sempre procuro livros assim haha
      Beijos

      Excluir
  20. Existe um livro disso? Estou chocada! Eu realmente preciso saber se o enredo é igual mesmo ao do filme, gente :O

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não olhei o filme para te dizer e pretendo não olhar hahaha :O

      Excluir
  21. Nossa! Eu também não fazia ideia de que tinha um livro de Lagoa Azul! Já assisti o filme muitas e muitas vezes na Sessão da Tarde kkkk E ainda com tradução do Mário Quintana! Espero encontrar esse livro algum dia, com certeza irei comprá-lo! Beijos.

    http://eicarolleia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você encontre, vai adorar ter na sua estante hahaha
      Beijinhos

      Excluir
  22. Soube do livro na época do lançamento do filme e, por motivos financeiros, não o adquiri. Se possível, gosto de ler primeiro o livro (gosto muito de ler), pois sempre há modificações. Para o bem ou mal da estória. Me admiro muito quando as pessoas não sabem da existência da obra.
    Beijos e feliz 2020 para todos!

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR