29/01/2016

[ Resenha] As Crônicas de Pindorama: Piná e o despertar da escuridão (Livro 1) - Rafael Buarque Montenegro

Título: As crônicas de Pindorama: Piná e o despertar da escuridão
Ano: 2015
Páginas: 296
Autor: Rafael Buarque Montenegro
Compre aqui: Pindorama Geek
Skoob













Sinopse: Annabel acordou assustada e tremendo. Por dois segundos teve paz para organizar seus pensamentos, mas apenas esses segundos não foram suficientes. Embora sua mente lutasse para afirmar que tudo não passara de um sonho, as mãos do atacante misterioso apertando-se em volta do seu pescoço diziam-lhe o contrário. Tudo aquilo era bem real. Lutou e lutou sem obter qualquer êxito, até que finalmente ouviu a assombrosa voz do seu agressor que cortou-lhe a alma como uma afiada lâmina: “Piná, eu sei quem você é”. Então, tal como misteriosamente começara, o ataque cessou. Ela levou as mãos a garganta, puxando o ar como uma louca, e pensando nas palavras que ouvira. Não tinha a menor ideia do que significavam, mas estava disposta a descobrir. Annabel parte assim em uma grande jornada, onde irá descobrir quem é de verdade, e se está realmente preparada para enfrentar o grande mal que paira sobre as terras de Pindorama, a fantástica terra das palmeiras, também conhecida como Brasil.


Oiii gente, como vocês estão?
Eu estou bem, animada novamente (como sempre), aqui ainda está quente e não vejo a hora de vir um friozinho para colocar em dia minhas leituras. Ler com esse tempo é tenso e causa dores de cabeça. Quero café ou chá e muitos cobertores!!

Como vocês podem ver este final de ano foi um sucesso para o Blog, consegui fechar parcerias com diversos autores. Recebi diversas recomendações de outros blogs que sigo e de amigos que possuem redes sociais literárias. Isso me animou bastante!!

Este livro no qual irei resenhar para vocês, foi uma obra que me surpreendeu, tive vários momentos durante a leitura, em relação a emoção. Não vou falar tudo, porque se não vou ficar só enrolando hahaha.

Em primeiro lugar, gostaria muito de agradecer ao autor Rafael, pela oportunidade permitir que eu lesse este livro e além do mais, que me enviasse a obra para resenhar. Fiquei muito grata com a nossa parceria, e espero que dure bastante tempo.

O autor nos proporciona a ler um livro completamente histórico. Nos leva a viver na época da chegada dos portugueses ao Brasil, em que é uma situação bem difícil e delicada de se lidar.
O que traz Annabel para o Brasil é um segredo que é revelado durante a leitura, mas que causa um belo enredo, revive histórias que muitas pessoas tiveram oportunidade de viver antigamente e que hoje em dia podemos pesquisar ou que são lendas.
"Se Annabel soubesse o que estava por vir, talvez tivesse implorado ao seu gigante gentil para ter ficado em Portugal." Pág. 21
Annabel sempre foi uma menina de bom coração, acreditava que os escravos não mereciam sofrer naquela maneira, pois eram pessoas e não animais. Annabel tinha razão, mas ninguém escutava a garota, os escravos eram apenas para servir no trabalho e nada além disso.
Quando chegaram no Brasil, tiveram uma grande surpresa, se apaixonaram completamente pelo lugar, tinha uma natureza incrível que Annabel já estava ansiosa para vasculhar e conhecer, seus pais não deixavam a menina sair, por ser perigoso de se machucar.
"-Estás louca, menina. Ele vai matá-la se levá-lo contigo, senhorita. Entendes?" Pág. 82
Até que um dia conheceu um garoto, chamado Taci, possuía uma pele meio morena, não era escravo e era órfã. Uma criança que era diferente das outras, apesar de ter uma vida de tristeza e acontecimentos que nunca iria conseguir esquecer.
Taci é um dos meus personagens favoritos da história. Possui uma inteligência e conhecimento daquela terra que poucos tinham. Sabia explicar detalhadamente as guerras que acontecerem antigamente e o que fizera ser um menino órfão.
"A grande noite está chegando, foi o que dissera a menina das flores e algo dizia a Annabel que as primeiras sombras já tinham começado a cair sobre aquelas terras."
Pág 113
Annabel e Taci se tornaram grandes amigos e começaram a conhecer as terras que estavam ali por perto, o menino a levara para o rio. Ensinara a garota tudo que a vida podia lhe trazer, aventuras, felicidades e encontros inesperados.
Mas, em uma noite algo inesperado aconteceu e Annabel mudou completamente seu jeito, e começou a esconder segredos de quem conviva com ela, e principalmente de Taci, seu único e fiel amigo que tivera.
Estava tranquila em seu quarto, até que de repente algo a atacou em seus sonhos, será que era realidade? Annabel ficou apavorada e achou que daquela noite não iria continuar viva.
"Aos poucos, um a um, as pessoas foram se levantando, trazendo em seus rostos olhares que eram uma mistura de surpresa, medo e reverência." Pág 245
Acordou e percebeu que seu corpo possuía marcas diferentes que nunca tivera em nenhuma vez em sua vida, e teve que arrumar uma forma de esconder. Algo que ninguém notasse e se alguém percebesse iria perguntar como e quem havia feito isso com ela e por qual motivo. Mas, isso não teria explicação.
Até que um dia, Taci e Annabel resolveram apostar uma aventura, Annabel teria que subir em uma árvore e entrar em uma casa, no qual eu não vou falar a casa porque vai ter uma cena detonadora e arrebatadora que vai deixar vocês de queixo caído haha!

Além disso, o leitor enfrenta diversos seres mitológicos que fizeram e que fazem partes de cotidianos de diversos tribos de índios. Como Jurupari, quem conhece afinal? Antes de ler o livro, eu já sabia bastante dos seres que ali eram seus deuses e isso me deixou completamente encantada.

Com essa leitura, é possível viajar em várias situações e épocas que cada personagem viveu, conhecer universos e mundos diferentes que apenas conseguimos viver em nossa imaginação ou durante nossos sonhos. É uma obra repleta de curiosidade e novidades que nos fazem refletir e querer cada vez mais.
A escrita do Rafael me surpreendeu bastante, é algo que não leio a muito tempo mesmo! O último livro que li tão maravilhoso dessa forma foi O Herdeiro de Eddon que também já resenhei aqui no Blog.

A forma em que ele escreve conseguiu me cativar completamente. E sabe o que eu mais gostei? Ele não enrolou na história, foi direto ao assunto, mas deixando aquele suspense no ar e aquele gostinho de quero mais. E sem falar nos detalhes, que me senti dentro da história.
Durante a leitura, tive crises de risadas e chorei umas três vezes (sem exagero), pois me apeguei profundamente com os personagens e suas personalidades, cada um do seu jeitinho soube me convencer, até os que eram do mal hahahah Coisa difícil, hein pessoal!

Não vejo a hora de ler seu próximo livro, o segundo! Vai estar cheio de mistérios e novidades.
Eu queria e quero que todos tivessem a oportunidade de ler este livro, eu gostei muuuito e está nos meus FAVORITOS no Skoob!!!
Quero agradecer novamente pelo Rafael aceitar seu meu parceiro e aguentar as minhas crises depois de terminar o livro.


Teaser

Sobre o autor: 
Dumbledore disse que “são nossas escolhas, mais do que nossas capacidades, que mostram quem realmente somos”. Digamos, então, que eu sou alguém que está sempre em busca de escolhas melhores. Para mim, para as pessoas que amo, para o mundo. E que eu realmente quero achar o sentido para a vida, o universo e tudo o mais. Se você tiver uma ideia sobre isso, entre, pegue uma xícara de café/chá/cerveja/úisque ou simplesmente água e vamos conversar.

Espero que tenham gostado dessa resenha e continuem acompanhando o blog!

32 comentários:

  1. Que sinopse incrível!
    E sua resenha ficou muito legal, gostei! É primeira que leio sobre o livro e conseguiu me deixar bem curiosa com ele :D Espero ter a oportunidade de lê-lo qualquer dia desses!

    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuito obrigada, espero que leia, vai adorar <3
      Beijão Gabrielly

      Excluir
  2. Hey, Morgana!
    Tudo bem?

    Eu também desejo o frio ardentemente. Odeio verão, calor e sol.
    Pra mim os dias perfeitos são os chuvosos e frios.. rs
    Parabéns por todas as conquistas do blog! São essas pequenas coisas - que para nós são muito, muito grandes - que nos motivam a continuar, né?

    Sobre o livro, sua resenha foi muito, muito clara e eu vi que você realmente gostou da história.
    Porém, infelizmente, ele não brilhou pra mim. :/
    Acontece, né?

    Beijo grande!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Sandra
      Ah, nem me fale...a cada conquista parece que sinto algo tão grandioso, eu faço isso com tanto amor <3
      Ah, que peninha, quem sabe em outra resenha, você se agrade e queria ler <3
      Beijão, obrigada por comentar flor

      Excluir
  3. É sempre bom aventurar-se em livros históricos, aprendemos muito com eles e nos emocionamos também. Penas que até hoje existe o racismo, sim, muita coisa mudou, mas, infelizmente ainda existe... O livro que você resenhou parece perfeito, sendo assim, acredito que seja uma ótima dica.
    Anotado!
    Abraço
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nizete
      Infelizmente a sociedade e as pessoas ainda não mudaram em relação a isso, a gente não pode perder a esperança, não é?
      Tenho certeza que vai adorar ler!
      Beijão

      Excluir
  4. Nunca tinha escutado falar desse livro e que demais essas artes...
    Estou curioso para ler essa obra! Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Parece um livro legal, sempre acho curioso colocarem o Brasil nas histórias. Vou procurar pra ler.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Se tem um gênero que não me agrada muito, são Crônicas, portanto não sei se o leria.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabriel, tudo bem?
      Gostaria de lhe dizer que o livro não se enquadra nesse gênero. Seria apenas o nome da trilogia "As Crônicas de Pindorama".
      Beijão

      Excluir
  7. Oi, MOrgana
    Essa coisa de conhecer outras épocas me atrai muito. Confesso que ainda não conhecia a obra, mas pelos elogios parece ser uma boa pedida. E o que é mais importante a escrita que você elogiou.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Leticia
      Espero que goste quando for ler, realmente fazia tempo que não lia um livro tão bom *-*
      Beijinhos

      Excluir
  8. Olá! Também prefiro o friozinho para realizar minhas leituras, hahah. Aqui no sul está chovendo nos últimos dias, mas o calor faz questão de nos acompanhar. Aguardo ansiosa pelo tão querido inverno ♥ Adorei a sua resenha e a empolgação com a qual a escreveu. Tudo que foi colocado nela, desde suas opiniões, as fotografias e os quotes, me deixaram mega empolgada para conhecer a obra. Espero ter a oportunidade de ler o enredo criado pelo autor em breve e resenhar em meu blog também. O que mais me encantou na história foi o cenário brasileiro sendo explorado através de uma fantasia. Eu, como apaixonada assumida pelo gênero, acho um crime ainda não ter lido Piná e o Despertar da Escuridão. Tentarei ler o mais breve possível. Parabéns pela resenha e pela parceria. Desejo todo o sucesso ao autor e ao blog.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito obrigada Fernanda, realmente não tenho palavras para lhe agradecer esse teu comentário que me deixou tão alegre neste dia, queria poder lhe abraçar. <3
      Beijão

      Excluir
  9. Oii
    pela sinopse ficamos sabendo muito pouco. mas sua resenha melhora as coisas. Achei bem interessante o fato do livros se passar época da chegada dos portugueses ao Brasil. Acho legal quando o escritor aproveita a historia rica do brasil em seus livros. Não sei se leria, apesar de tudo não me chamou a atenção!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oii.
    Gostei da premissa do livro e do que você falou sobre o autor, que bom que a narrativa é fluida, pois também não gosto de livros enrolados, fiquei curiosa para ler.
    Beijos 😉
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Fico contente que tenha gostado, é ótima a escrita dele <3
      Beijinhos

      Excluir
  11. as crônicas de pindorama não é um nome atraente mas sei lá a sinopse me atrai

    ResponderExcluir
  12. Oii,
    Ual que resenhas ótima, me deixou bem curiosa com relação a trama, adoro historias que mesclam fantasia e mitologia e tals, parece mesmo um livro muito bom. Amei as fotos, ficaram linda na resenha e faz a gente se empolgar mais com o livro.

    Bjs
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Muuuito obrigada, que bom que tenha gostado, tenho certeza que não irá se arrepender, se acaso for ler <3
      Beijinhos

      Excluir
  13. Olá,
    Que bom que o livro trouxe tantas emoções durante sua leitura. Acho isso importante em um livro. O livro não faz meu gênero, mas acho uma boa indicação para quem gosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Super te entendo em relação ao gênero, mas gostei muito deste livro.
      Beijão

      Excluir
  14. Oi!
    Uau, acabei de ler sua resenha e realmente fiquei curiosa. Gosto de livros com essa pegada mais dark e lê-los a noite dar aquele friozinho na barriga, hahaha.
    Vou procurar mais sobre o livro =) e já colocar na minha listinha.

    Bjs
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaa, fico tão feliz que tenha gostado. Espero que leia e se diverta, fiquei com friozinho em algumas cenas haha
      Beijão

      Excluir
  15. Olá, tudo bom?
    Ainda não conhecia o livro, e de cara já adorei a capa, a sinopse é bem instigante, e sua resenha me fez ficar realmente curioso. Apesar de não ler muito sobre essa premissa, eu gosto de livros que passam-se na época do descobrimento do Brasil. O fato de esse livro se passar nessa época e, ainda por cima, ter seres mitológicos, realmente me deixou curioso.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      Fico muito contente que tenha gostado da obra.
      Até mais!
      Abraço

      Excluir
  16. Oi,
    Bem legal sua resenha, mas tenho que confessas que o livro não me atraiu em absolutamente nada, quem sabe na próxima não e mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii
      Isso mesmo, quem sabe de outro livro tu acabe gostando?
      Beijão <3

      Excluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR