08/04/2016

[Resenha] Os Gatos de Angaetama - João Donha

Título: Os Gatos de Angaetama
Ano: 2000
Páginas: 63
Editora: HD Livros
Autor: João Donha
Compre aqui: Blog do autor
Skoob











Sinopse: Naquela cidade, havia perfeito equilíbrio ecológico de coisas, animais e pessoas, Os gatos, por exemplo, davam cabo nos ratos. Até que um dia, um empresário americano chega à região para vender raticida. Fracasso certo, pois ninguém precisa de raticida. Alia-se, então a um brasileiro e criam o comando de caça aos gatos - destruindo os gatos, os ratos vão proliferar e eles vão vender raticida. A partir desse conflito, João Donha constrói uma saborosa sátira política e social.

Oii gente, tudo bem?
Hoje o dia está muito animada e encantador, saiu um sol lindo aqui e isso me deixou bem encantada para separar uns livros que estão parados na minha estante, quero ver se consigo ler este ano!
A resenha deste livro vai surpreender vocês, faz tempo que não realizo postagens relacionadas a livros “fofos” com gatinhos.

Vamos ao que interessa, não é!?


Antaegama era uma cidade bem tranquila, com uma escola pública para crianças onde podiam brincar e se divertir, sempre fazendo amizades novas. A cidade em si, era pequena, todos conheciam um ao outro, principalmente o professor Francisco, que cuidava de tudo que era relacionado aos animais, era ecologista.
Alguns  alunos deste professor, eram malvadas com gatos, queriam realmente machucar e maltratar qualquer um que fosse, sem se importar que o bichano poderia estar sofrendo.
"Ele mesmo já ensinou, muitas vezes, nas aulas, que o homem tem a capacidade tanto de proteger, como de destruir a natureza." Pág. 22
Mas, de repente a cidade recebe um “visitante” completamente estranho, é americano. Com o tempo este tenta fazer amizade com o pessoal, se tornando uma celebridade mostrando para todos os lugares que teve a oportunidade de conhecer. Com isso, os moradores da pequena cidade ficaram surpresos com todos os locais que poderiam existir fora de Angaetama.


Porém, ninguém sabia ao certo o que este sujeito viera a fazer a cidade, sabiam apenas que era conhecido de um senhor que era completamente contra gatos e que de alguma maneira queria sumir com todos os animais, sem se importar com a verdadeira opinião dos outros moradores.
Será que realmente conseguiram o que queriam? Maltratar um bichinho que não possuí as mesmas forças para se defender, poderia trazer um problema e tanto!


A edição está bem fofa mesmo, dá para ser levado em uma bolsa de tão pequeno. A quantidade de páginas é pouca comparada a historinha maravilhosa que possuí.
É possível perceber durante a leitura, a compaixão que é preciso ter com os animais, a falta que eles nos fariam se não tivessem conosco e sobre como os gatinhos pretos sofrem em relação ao preconceito por causa das superstições das pessoas.

Sobre o autor:
João Donha é um ex-professor eventual de português e história; ex-quase-escritor; ex-funcionário de estatal, possui algumas publicações infanto-juvenis; artigos e poesias em diversos periódicos.

Espero que tenham gostado da resenha da vez!
Até a próxima resenha pessoal.

37 comentários:

  1. Falou em livros com gatos eu já quero! Hahaha
    Amo ler suas resenhas, você escreve muito bem!

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
  2. Oi Morgana, o livro parece bem fofo mesmo, mas não é um que eu tenha ficado interessada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olá, que livro interessante, parece uma história infantil, mas a mensagem pode ser levada a qualquer pessoa. Adorei conhecer. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Gatos <3
    Eu amo mas não posso ter, e quanto ao livro parece bem gostosinho de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oouuuw, esse livro deve ser encantador *--*
    fiquei bastante curiosa pra fazer a leitura, amo gatos e acho que passa uma lição importante :D
    bjs

    ResponderExcluir
  6. História super interessante e que muita gente deveria ver. Todos os animais vieram por algum motivo o ciclo da vida para o equilíbrio. Ótima resenha e fiquei curiosa pra saber o final. rs Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi
    ah que gracinhaaa, eu adoro gatos então sou suspeita, deve ser uma graça de leitura, adorei o enredo e espero ter oportunidade de ler em breve, muito legal sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais fofa esse livro. Estou doida para ler, pois parece-me conter uma mensagem e tanto. A capa também é muito fofa.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Achei a capa do livro bem fofa e como amo animais, provavelmente adoraria.
    Que legal você trazer livros com essa atmosfera diferente. Ótima resenha =D
    bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Morgana, apesar de parece um livro mega fofo e ser super curtinho eu não fiquei empolgada para lê-lo, não leio muitas historias relacionadas a animais de estimação =/

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Morgana, que livro mais fofo.
    Fiquei encantada e morrendo de curiosidade em ler.
    Não consigo nem imaginar um mundo sem bichinhos, seria muito chato.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    A história parece ser bem gostosa de se ler não é?? Gostei do enredo da história, e também da forma como fez essa resenha. Parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho esse livrinho, comecei a ler, mas ainda nao conseguir terminar, apesar de ser bem pequeno...kkkk
    Mas agora me deu vontade de pegar novamente e terminar!!!

    Beijos
    Viviana
    http://devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Morg, fiquei feliz em saber que você curtiu o livro <3

    A história parece ser bem fofa!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Mesmo tendo toda uma critica social, não gostei muito. Por algum motivo achei até mesmo infantil, claro lendo apenas a resenha, talvez lendo o livro seja diferente, mas no momento não me interessou.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? A história me lembra sessão da tarde, ainda mais por ter gatos kkk parece ser engraçado, mas não é muito meu tipo de livro.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Esse livro tem uma pegada diferente pelo que entendi, principalmente por retratar uma sociedade que até a chegada de um vendedor funcionava perfeitamente e tinha um equilíbrio ecológico, porém devido a sua ambição precisa destruir esse equilíbrio e criar a necessidade de consumo. Parece ser um retrato bem fiel de como a nossa sociedade tem se tornado cada vez mais consumista. Além disso, ainda aborda os maus tratos aos gatos. Parece ser um ótimo livro, com uma mensagem bem interessante.
    Abraços,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  18. Olá! Passando para dizer que adorei as fotos e a sua resenha! Deu mesmo para perceber a crítica do autor em relação aos maus tratos aos animais! Fiquei aqui curiosa para saber como ele desenvolve essa história que, a princípio, parece diferente, mas que vemos acontecer com novos produtos que querem colocar no mercado a todo custo! E o coitado do gato, o mais fraco dessa história é que paga a conta!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, bem diferente esse livro, e ao mesmo tempo "fofo". Fiquei curiosa para saber o que vai acontecer com os pobres dos gatos. Parece ser um livro bem leve e gostoso de ler. Amei a resenha, e vou anotar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  20. Ooi! Eu fiquei com um apertinho no coração em saber desse povo que maltrata os gatos. >< Espero que isso seja resolvido na obra, porque olha hahaha
    Esse visitante desperta curiosidade pelas coisas que ele pode acrescentar na leitura. Parece ser uma boa leitura. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  21. Oinnn, que coisa mais fofa deve ser este livro, eu não resisto a um livro sobre bichos, sejam sobre gatos ou sobre cachorros, não importa. Fiquei com dó dos bichanos, não quero que eles sofram não, hehe.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Esse livro me parece bem fofo e gostosinho de ler.
    Amei sua resenha!!!

    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi
    ai,esse livro parece ser uma gracinhaaa! Todos os livros com animais que li gostei, então daria uma chance a esse.
    Me lembrei de um que li recentemente, Metrópole de Cães. É lindo também!
    Beijoo!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Achei a trama realmente muito fofa, mas não me interessou no momento... Estou para leituras mais intensas, sabe? rsrs Mas anotei a dica, e se tiver oportunidade irei ler, até porque, amo gatos! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Você disse gatos? Amo gatos e, pra mim, quem maltrata animais merece morrer no cacete! Eu quero ler sim essa fofura, será que tem em ebook? Vou pesquisar e ver se consigo meu exemplar, porque é uma graça esse livro!

    ResponderExcluir
  26. Oi Morgana!
    Esse parece ser um daqueles livro bem fofinhos e que são ótimos para ler quando estamos com aquela ressaca literária. Fico aqui imaginando o que esse senhor americano queria fazer nessa cidade. Com certeza a trama deve ser bem divertida!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Que amorzinho esse livro, nunca tinha ouvido falar mas já fiquei encantada só de ler o tema ♥ Adoro essas leituras rápidas e acho importante ter mais livros pra incentivar o amor e respeito aos animais. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  28. Oi linda! Adorei a dica literária, principalmente por se tratar de uma sátira social! Já anotei o nome e lerei assim que possível.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Morgana, tudo bem?
    Que livro mais fofo! Eu adorei a premissa dele e é infanto juvenil, né? Vou indicar para meu primo que está lendo agora (estou incentivando) e acredito que ambos vamos gostar da história. Dica anotada e amei que ele fala sobre o amor que temos pelos animais

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Moragana, sua linda, tudo bem?
    Adorei o autor ter citado o preconceito em relação aos gatos pretos, nunca vi o assunto sendo abordado. Parece ser uma história muito fofa que nos ensina a como tratar o animais e a respeitá-los. Uma ótima dica para presentear. Gostei muito da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu sou uma apaixonada por gatos, tenho dois em casa que são meus amores eternos, Hilda e Minhoca. Acho que essa seria uma leitura divertida, fiquei, no mínimo, curiosa.

    ResponderExcluir
  32. Ah! Que livro mais fofo! Não conhecia e certamente o lerei e comparei para presentear meus sobrinhos e claro as amigas que amam gatinhos e gatinhas.

    Bjo
    Tânia Bueno Faces

    ResponderExcluir
  33. oi, tudo bem?
    gostei muito da resenha, e acho legal o livro abordar a questão de maus tratos de animais. Porém, não foi um livro que me atraiu o suficiente para ler agora.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Adoro livros e adoro gatos, então imagina se eu não vou querer esse daí! Hahaha Acho que pode ser um bom presente para o meu primo. ;)

    ResponderExcluir
  35. Oi, Morgana!
    Não conhecia o livro, mas parece ser bem fofo mesmo, e ainda com boas mensagens de proteção e amor aos animais, certamente. Sou apaixonada por animais, principalmente os cães, e seria incrível se as pessoas parassem para se aproximar melhor deles e lhes dar um voto de confiança e amor, são seres tão puros e inocentes!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  36. O livro traz uma temática muito interessante: consumismo, desequilíbrio ecológico e e maus tratos a animais. São temas importantes a serem debatidos já na infância.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  37. Falou em livro com gatos eu já quero.
    Amo esses bichinhos e sempre que vejo uma história com eles eu já quero. Se a edição está fofa quero mais ainda e pelos temas abordados parece ser um ótimo livro para se trabalha com criança.

    Jéssica
    Coração Leitor

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR