01/06/2016

[Resenha] A Flor da Pele - Cláudia Marczak

Título: A flor da Pele
Ano: 2014
Páginas: 140
Autora: Cláudia Marczak
Editora: Penalux
Compre aqui: Loja Penalux
Skoob











Sinopse: A felicidade é uma coisa engraçada. Tudo continua igual, mas a presença dela muda as cores, como se o mundo fosse transformado. Sim, a felicidade transforma o mundo em uma tela repintada com cores intensas. Não só cores, os cheiros, os sabores, tudo se renova. Foi assim que se sentiu naquela tarde de sábado. Em alguns momentos pensou que não fosse suportar ser tão feliz. Não lembrava como era se sentir assim. O que fizeram naquela tarde já fora feito tantas vezes. O passeio na praça da sorveteria velha, uma volta no Fusca, um filme preguiçoso na televisão. Naquela tarde tudo ganhou o gosto da primeira vez.


Oiii gente, tudo bem?
Neste belo dia de muita chuva e frio venho trazer a resenha de um livro que foi cedido em parceria com a Editora Penalux, no qual despertou bastante meu interesse e amor por leituras desse gênero, que não havia tido oportunidade.


Quando vi que a obra chegou aqui em casa fiquei tão feliz e animada para ler, que pulei a minha lista de leituras e não resisti, e tenho certeza que não me arrependi dessa atitude, foi uma das melhores obras que li esse ano.


Nena é uma senhora de seus setenta anos, recentemente viúva, acreditava que sozinha estava bem, não queria nenhum incômodo ou alguma companheira para lhe cuidar e vigiar. Aliás, seus filhos achavam que não tinha mais condições de realizar suas atividades, que sempre corria risco de vida, principalmente pela quantidade de remédios que tomava para aliviar a sua dor na perna.
"Só de pensar que alguém quebrar abruptamente seu instante de leitura, ou qualquer coisa que estivesse fazendo dave-lhe arrepios na espinha." Pág. 29
Mas, seus filhos não queriam isso para ela, não acreditavam quando dizia que ficar sozinha era seu sossego, seu modo de realizar a leitura de seus livros clássicos e tomar seu café. 


Nena foi tão perturbada que teve que aceitar, não tivera outra escolha a não ser dizer sim, que aceitaria.
"A felicidade é uma coisa engraçada. Tudo continua igual, mas a presença dela muda suas cores, como se o mundo fosse transformado". Pág. 101
Celso, seu filho já tinha contratado a moça, viera do interior. Aceitou o emprego de primeira porque precisava ter um local para morar e de dinheiro para conseguir pagar seu curso, sabia fazer tudo, limpar, cozinhar e seria uma ótima companheira e cuidadora de Nena. A garotinha miudinha e sem jeito se chamava Nina. 


Ninguém acreditava que a menina seria capaz de conseguir cuidar e dar conta de tantos afazeres, tanto pelo seu tamanho e por ser nova, em relação a sua idade.
"O amor entorpece. Era a única certeza que possuía. Só isso bastava." Pág. 102
Com o tempo as coisas foram se ajeitando, e mesmo com o jeito difícil de lidar com Nena, Nina foi ganhando espaço e realmente mostrando a verdadeira felicidade que a vida podia ter. Não porque estava nessa idade que a sua vida iria perder a graça, não é?! Teria que ter um motivo para voltar a sorrir, realizar as suas vontades e aproveitar a vida como se o dia de amanhã realmente não fosse existir.


Com toda a dificuldade a vida foi passando e os dias se tornando mais animados e a vontade de viver surgiu, levantar da cama e não ter aquela rotina que a cada dia cansava Dona Nena.
"A eternidade das palavras não era suficiente pra diminuir a dor. Todas as dores são líricas. Todas as dores carregam dentro de si as cores e os sonhos dos dramas épicos." Pág. 130
Enquanto isso, a proximidade entre as duas foram surgindo de uma maneira diferente e insubstituível, não sabiam que podia realmente acontecer e esse sentimento de uma maneira tão surpreendente, afinal nenhuma das duas tinha sentido algo assim por outra mulher.
"Amor. Ideia estúpida se apaixonar. Amar alguém é a maior idiotice que se pode fazer. A razão adormece e pronto, tudo muda de sentido, a vida muda de direção e não se tem mais o controle de nada." Pág. 137
Enfrentar a vida com todos os preconceitos foram o que Nena e Nina viveram, sabiam que de alguma maneira ninguém iria aceitar tal decisão das duas. Sabiam também que iriam enfrentar um mundo diferente e que as pessoas a veriam com outros olhos. Diante de toda a luta que a mulher participa no mundo atual em que estamos vivendo, ser aceito é o que as pessoas querem que nos sejamos, mas as opiniões nem sempre serão iguais ou respeitadas.


Ao longo da leitura o livro aborda um dos temas principais sobre homossexualidade, o preconceito que as pessoas podem sofrer diante disso, qual o sentimento que sentem. Afinal, isso é completamente errado, todos devem ser felizes da maneira que desejarem.
É possível reconhecer a delicadeza que a autora teve para escrever a obra, com as palavras escritas com carinho, que são percebidas durante a leitura.
É a realidade pura que muitas mulheres sofrem na sua vida, é a luta constante que é enfrentada diariamente. E sobre a edição, está linda demais cheia de flores a capa página, as folhas são amareladas e grossas.

Sobre a autora: 

Nasci no ano do Cavalo de Fogo, no litoral de São Paulo. Pequena, me encantei pelas palavras. Primeiro por poemas, depois por histórias. A arte sempre despertou em meus olhos a paixão  pelo desconhecido. Comecei a escrever cedo, de forma intimista. Estudei, casei, trabalhei. Com o tempo veio a necessidade de dar o mundo aos meus escritos. Em 2009, parceria com uma editora portuguesa, publiquei Lugar Algum, livro de poemas. No ano de 2010 veio o Caos, publicação independente, também de poemas. Passei a escrever também contos, romances e livros infantis.






Espero que tenham gostado dessa resenha e continue acompanhando a editora e ao blog.
Até a próxima.

53 comentários:

  1. Ai gente, que resenha mais doce!!!
    Fiquei com a nítida impressão que este livro trata de forma leve sobre assuntos pesados, bem meu tipo de leitura. Gosto de livros maduros e carregados em sentimento. Amaria poder lê-lo!!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Morgana.

    Que resenha, menina! Não imaginava que este livro abordava temas tão importantes. Vou adicionar na minha lista de desejados, pois a capa é encantadora, a sinopse é muito boa e sua opinião chamou muita atenção.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. que resenha linda! você escreve bem, amei. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Apaixonada por esta resenha!!!!!!!! Parabéns!
    Não conhecia este livro, mas fiquei bem interessa... principalmente por tratar de temas tão atuais! Mais um para minha lista!!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Só vejo o pessoal falando de frio, chuva e aqui um calor que só Deus para apaziguar. haha. Primeiro, não conhecia a editora, legal ver novas editoras surgindo e propiciando oportunidades aos autores. Nena serei eu no futuro ou já sou eu agora? Pois adoro ficar sozinha em casa e ler meus livrinhos sem ter barulho de TV ou de pessoas falando direto. Olha se eu encontrasse a obra em alguma livraria eu não daria nada por ela, e perderia de ler uma boa história que trata de assuntos pertinentes para a nossa atualidade. Até a próxima.

    ResponderExcluir
  6. Oi Morgana!

    Que livro lindo! Homossexualidade é, infelizmente, um tema que é ainda gera muita polêmica. Gostaria muito de ver como esse romance entre as duas nasceu e como as duas vão lidar com o preconceito não só por isso, mas pela diferença de idade também, né?

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Achei incrível a história desse livro! Muito interessante mesmo! Me lembrou um pouco Salto Mortal de Marion Zimmer Bradley, por tratar do amor entre pessoas do mesmo sexo e com diferença de idade muito grande.
    Parabéns pela resenha!

    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Li poucos livros que tenham o homossexualismo em seu tema, e os que li aprovei. Este eu ainda não conhecia, mas gostei do que você apresentou e vou anotar a dica.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!

    Eu não conhecia o livro e nem sabia da sua existência e cara, como pode né ? Eu AMEI sua resenha e me sinto péssima por não ter lido antes.
    Gostei muito da sua resenha as fotos ficaram lindas e a autora soube trabalhar bem o tema que é pouco abordado ao meu ver.

    Ótima resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Morgana, nunca pensei no início da resenha que a história fosse pender para o relacionamento das duas.
    Fiquei boquiaberta e mega curiosa para ler a obra, pois amo quando os livros trabalham assuntos tão atuais.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia essa obra, mas me interessei bastante por saber que trata de preconceito e tudo mais. Acho uma leitura bem válida nos dias de hoje. Sua resenha me deixou bem empolgada para fazer a leitura!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Morgana!
    A capa é mesmo muito bonita, e parece ser uma história bem delicada e um tanto leve ainda para tratar a temática mais pesada. Para quem gosta desse tipo de abordagem deve ser um prato cheio, mas realmente passa longe das minhas leituras, não faz o meu tipo. Ainda assim, valeu a indicação. ;)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  13. OOi
    Só pelo fato de retratar um tema como preconceito já me interessei. E sua resenha aumentou mais ainda minha vontade.
    Não conhecia a obra, obrigada pela dica pois já vai para minha lista de desejos.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Morgana sua linda, tudo bem?
    Como a vida pode sempre nos surpreender não é mesmo? O que mais chamou minha atenção foi a idade da personagem, uma senhora de 70 anos, o que só prova de que o amor não enxerga limitações de espécie alguma. Pelo tom da sua resenha parece uma história delicada e muito bonita. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, um livro que traz temas muito importantes mas que infelizmente não me chamou atenção para a leitura. Achei a história interessante sim, mas não para mim. A capa está bem simples mas bem bonitinha também

    ResponderExcluir
  16. Oieee,
    Eu não conhecia o livro, mas a sua resenha me fez querer muito fazer essa leitura, pois gosto muito dessa temática e sou completamente contra toda forma de preconceito, por isso acho que esse tema deva ser sempre abordado.
    Deixando só uma dica, modifica o termo 'homossexualismo' por homosexualidade, pois o Sufixo ISMO, denota doença o que faz com que esse termo seja pejorativo.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Morgana!
    Fui lendo sua resenha e esperando um drama familiar. Qual não foi a minha surpresa quando percebi que o livro era muito mais que isso.
    A história parece ser super sensível e aborda temas que são bem atuais. Gostei do que escreveu e acho que seria um livro que gostaria de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem? Ótima resenha, eu não me senti atraída pelo livro, mas quem sabe mais pra frente?

    ResponderExcluir
  19. Olá Morgana, a premissa do livro é cativante, fiquei curiosa para conhecer esse obra, vou anotar na minha lista. A capa é simples porém singela, mostrando a simplicidade do livro. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, como vai?

    Espetacular sua resenha, não conhecia o livro, mas, gostei de saber que aborda temas importantes, por isso, já o acrescentei a minha listinha de leitura, obrigada pela dica.

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia o livro, mas já fiquei bem curiosa sobre o enredo. Gosto desse gênero e por isso fiquei tão interessada. Achei a capa bem bonita e vou procurar mais informações sobre o enredo.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Não conhecia esse livro mas gostei bastante da sua resenha que expressou bem o que se passa na história, além dos temas abordados que são no mínimo impactantes. Espero em breve embarcar nessa história.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia o livro A Flor da Pele e gostei do modo que apresentou o livro.
    Deu para ter uma ideia da historia e dos personagens.
    Achei a premissao interessante, ainda mais sobre homossexualismo e o preconceito que sempre é forte.
    Otima dica.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Devo dizer que pela capa achei que seria mais un livrk clichê de romance e acabei de surpreendendo pela resenha.
    É linda a história de Nina e Nena e posso imaginar o que elas devem passar. O preconceito sempre existe e é terrível. Espero que tudo tenha dado certo no final.
    Bj

    ResponderExcluir
  25. esse livro deve ser fantásticos, aborda bons temas e ainda faz jus a relação entre pessoas mais velhas e mais novas.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  26. olá ^^
    bem, a principio eu não saberia que o livro aborda a temática de homossexualidade com essa capa, que acabou não me agradando... mas pelo enredo em si eu leria... deve ser uma leitura que nos faz refletir e curto bastante livros assim...
    bjs, flor...

    ResponderExcluir
  27. Ai que resenha linda, que livro lindo que história linda <3

    Fiquei apaixonado por tudo e já estou louco para ler o livro.

    ResponderExcluir
  28. Olá, sua resenha é muito boa. Mesmo não sendo o tipo de história que eu goste muito de ler, parece ser um excelente livro.
    Bj

    ResponderExcluir
  29. No clima de "romance está no ar" sua resenha fica ainda mais doce!
    Uma das melhores coisas que um livro pode nos fazer é perceber como o mundo é! E como ele seria se mudássemos.
    Mmenos preconceito e deixe o amor ser livre!
    Parace ser uma história realmente tocante!
    Parabéns pela leitura e opinião tão sinceras!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Não conhecia esse livro e confesso que não dava nada por ele, mas que história ele tem, hein?!
    Temática forte e interessante, fiquei curiosa para descobrir mais da história das duas e confesso que já tô torcendo por elas :')
    Adorei sua resenha, tocante e sincera!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Nao conhecia o livro e gostei muito da resenha, ta bem feita e doce. Mas vou pesquisar mais sobre o livro

    ResponderExcluir
  32. Sim, sou dessas que se apaixona pela capa primeiro pra depois ler a sinopse. Não foi o que aconteceu ao deparar com a capa apresentada, mas, sua resenha me convenceu que estava sendo preconceituosa. Muito meigo e emocionante.
    Amei a dica
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  33. Oi Morgana,
    Que livro mais meigo. Gostei muito da temática e acredito que a leitura tenha valido muito a pena. beijos

    ResponderExcluir
  34. Posso ser sincera? Fiquei morrendo de vontade de ler! Sempre bom encontrar obras que trazem temas realmente importantes, como preconceito e tantos outros. A reflexao é mais do que bem vinda por meio do livro. Quero demais ler!!!
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
  35. Oi!!
    A capa não chamou a minha atenção, mas a resenha me conquistou e eu leria esse livro se tivesse oportunidade, pois ele trata de um tema que devemos sempre ler.
    É impossível acreditar que ainda temos tantas pessoas preconceituosas em nosso meio.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  36. Nossa, nunca vi um livro tratando de homossexualidade com uma trama assim, tão diferente, entre duas pessoas com idades tão diferentes, situações diferentes e dividindo alguns medos semelhantes. Parece ser uma história bonita. Com certeza leria. Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Olá, ainda não conhecia o livro e pelas suas fotos parece ser uma edição bem bonita. Pela sua resenha, seria uma leitura que eu gostaria de fazer, pois parece ter uma temática diferente contata de uma forma delicada.

    ResponderExcluir
  38. Que bom que considerou uma das suas melhores leituras do ano! Curti a capa, e achei a edição realmente muito linda, mas não me interessei pelo livro, não é o tipo de história que gosto de ler, apesar de eu considerar que é uma história que merece ser lida.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  39. Oie!
    Que história mais delicada! Pela capa não imaginava que traria uma trama assim tão envolvente. Estou bem curiosa para ler esse livro, e mesmo tendo poucas páginas, com certeza será uma história que irá mexer com as minhas emoções.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  40. Oi, que resenha mais tocante. Adorei a delicadeza que você descreveu a trama da historia e confesso que fiquei tocada com a historia e a paixão que surgiu entre duas mulheres tão diferentes. Gostei da resenha e do livro e com certeza daria uma chance ao livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  41. Hey, Morgana!

    Nossa, que livro mais tocante!
    E você foi tão sincera na sua resenha.
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre, mas já anotei o nome aqui. Quero ler com certeza. E sei que minha mãe também vai amar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Nossa que história mais curiosa. Uma senhora já de idade que se apaixona por sua cuidadora. Uma temática que vem pra chutar todos os tipos de preconceitos. Adorei.

    Treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Olá
    muito legal sua resenha, não conhecia o livro mas parece ser um enredo interessante, gostei bastante da resenha e fiquei curiosa, vou ver se pesquiso mais e arrisco a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Olá!
    Não conhecia o livro e gostei muito da sua resenha sincera. É aquele livro gostosos de ser lido que te deixa curiosa com o que vai acontecer. Anotei a dica e irei procura-lo para ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Oi, ainda não conhecia o livro, mas ele parece se tratar de assunto muito complexo e importante. Bom, vou pesquisar mais sobre a obra, mas já fiquei interessada pelo que vi

    ResponderExcluir
  46. Olha que interessante, parece um livro com um conceito sobre a vida bem amadurecido, fiquei curiosa com a idade de Nina, em alguns momentos, me passou a impressão de trabalho infantil, pela forma como foi posto.

    ResponderExcluir
  47. Taí, gostei. Não esperava que o livro fosse falar sobre a luta do preconceito sexual também, pensei que iria focar apenas no preconceito em relação à idade e sobre depressão.

    Quando comecei a resenha pensei nisso, uma depressão leve onde o próprio depressivo não percebe estar deprimido e alega apenas ser mais pacato que os outros. Há como ser pacato e ver a vida colorida, mas não era o que a senhora demonstrava.

    ResponderExcluir
  48. Eu não conhecia o livro e muito menos a autora. Apesar do enredo parecer bem legal, não é muito um livro que me conquistaria como leitora no momento.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  49. oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas gostei da premissa, e de saber que aborda a questão do preconceito. Nesse momento de tanto ódio e crimes gerados por esse ódio, é sempre bom ver o homossexualismo ganhando destaque na literatura
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Oi... eu não conhecia o livro, mas achei a história muito linda. Entretanto, acho que ele não funcionaria para mim :/ não lido bem com determinados temas.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  51. Olá Morg, não conhecia essa obra e fiquei encantada com sua resenha. O enredo parece ser ótimo. Abraços

    ResponderExcluir
  52. Olá Morgana!!!
    O livro aborda um tema bastante interessante e muito pouco falado, mas que merece destaque.
    A diagramação dele está muito bonita e com certeza chama bastante falado.
    Parabéns pela resenha e até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Que resenha excelente, parabéns! Entretanto infelizmente a história e a premissa não me chamaram muito a atenção. Deixo para a próxima, beijos
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR