24/06/2016

[Resenha] Tempo Seco - Clara Arreguy

Título: Tempo Seco
Ano: 2009
Páginas: 128
Autora: Clara Arreguy
Editora: Geração Editorial
Compre aqui: Geração Editorial
Skoob













Sinopse: O livro “Tempo Seco”, da jornalista Clara Arreguy, é um romance de ficção com flashes do cotidiano, intermediado pelas histórias de taxistas, bons homens, gente que vive em Brasília e espera, sempre, por uma nova vida. Política, traição, violência e amizade, num só lugar.


Oii gente, tudo bem?
Hoje trago a resenha deste livro ma-ra-vi-lho-so que foi cedido pela autora para que pudesse ler e trazer a resenha para vocês. Fiquei imensamente feliz e louca para ler essa obra, aliás é um dos gêneros que realmente me agradam de uma maneira diferenciada.

Logo quando a obra chegou aqui em casa, não resisti e tive que colocar na frente das minhas outras leituras. Além disso, é um livro pequeno, então a leitura foi rápida e pretendo ler outras vezes.


O principal tema abordado na história é referente as ações e fatos que acontecem no cotidiano dos taxistas e pessoas que podemos encontrar nas ruas. São histórias que podem fazer parte do imaginário de algum desconhecido ou memórias esquecidas.
"Pois é em nome dele, minha mãe, de você e todos os trabalhadores oprimidos nesses quase 500 anos de escravidão, que nós ainda vamos libertar esta nação!." Pág. 17
Tempo Seco é uma obra que acontece no momento da eleição de Lula e quando as manifestações começaram a surgir diante da falta de direitos da população, do momento em que não é aceita as decisões tomadas e decisões a favor de Lula, sendo um homem que poderia mudar a situação da classe baixa.


Diante disso, a história de Miriam e Nonato Rodrigues acontecem de uma maneira marcante. Cada qual com seu caso, mas tenho uma relação com a luta.
"Me custa muito dizer o que tenho a dizer. Não tenho prazer nem alegria, mas preciso fazê-lo, ainda que isso me custe dor e vergonha, e o que possa ter respeito da nossa amizade, se é que restou algo." Pág. 97

Cada um possui um caso de luta e esperança nos olhos. 


Nonato um homem criado com simplicidade pura de uma criança que apenas tinha o que comer, mas prometera aos seus pais que lhe dariam uma vida melhor, com alimentação sempre na mesa e uma casinha para morarem, os pais não queriam isso, apenas queriam que ele tivesse sucesso, que tirasse notas boas na escola e tivesse um emprego que poderia lhe propor um futuro seguro e confortável.
"Preconceito? Podia ser. Um dos nossos primeiros diálogos sobre ela era uma clara demonstração de que, talvez por preconceito, eu conseguia ver nela a verdade de sua origem, coisa que você, por amor, se recusava a ver." Pág. 98
Além do mais, Nonato possuía uma vida difícil onde conheceu pessoas interesseiras e acredita que realmente é o amor verdadeiro, não consegue acreditar que um amor de infância poderia lhe fazer tão bem quanto estava fazendo e precisava de todas as maneiras para arcar com isso e amá-la da forma mais intensa possível. Sem saber o fim que teria isso, sendo bom ou ruim.


Os problemas da violência é uma das principais causas que os taxistas enfrentavam e ainda enfrentam no seu cotidiano, o momento que os iludem de maneira convincente e violenta, situações que a maioria gostaria de evitar presenciar, mas a fome e as contas batem em cada porta de uma casa, e precisam um emprego.
"As pessoas são más, não têm coração. O mal impera em toda parte. De nada adiantam os esforços dos bons." Pág. 112
São apenas fatos e situações criadas de um imaginário, um sonho a ser realizado como conquistas. É um fato tão rápido quanto uma corrida de táxi, é o momento de encontro e decisão.


A obra é realmente incrível, como mesmo citei acima. A edição está fabulosa, as folhas são grossas e amareladas que nos remetem realmente a situação como se fosse até mesmo um passado, uma memória ou um fato inventado. 

A escrita da Clara é leve e compreensível, sua linguagem é fácil e viciante. Percebe-se que a obra é realmente pequena, me fissurei tanto que li em apenas um dia.

Sobre a autora:

Clara Arreguy é mineira radicada em Brasília desde 2004, é autora de memórias Fafich (Editora Conceito, 2005) e do romance Segunda Divisão (Editora Lamparina, 2005) possui uma imensa quantidade de livros lançados. Para saber mais sobre seu trabalho visite www.clara-arreguy.com, onde mantém um blog sobre fatos e produtos culturais.









Realmente espero que tenham se interesse pela obra e gostado dessa resenha.

Até a próxima pessoal!


35 comentários:

  1. Olá, Morgana, obrigada pela sua resenha. Parabéns pelo trabalho! Só uma correção: esta bio ali está bem desatualizada e eu deixei de ser editora do Correio Braziliense há 7 anos e já publiquei mais livros. Abração e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei a sua resenha, o livro parece ser realmente bem interessante principalmente por retratar os problemas do nosso país. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que livro lindo, amei em primeiro lugar a capa, achei super perfeito e bem trabalho e vou colocar na minha lista de desejados sim, amei tudo desse livro.

    ResponderExcluir
  4. Oi Morgana, gostei muito da sua resenha. Foi bem detalhada e deu para ver bem o conteúdo do livro. Apesar de ser um tema que não gosto muito, me pareceu ter uma história interessante.
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Oi Morgana, tudo bem?
    Não conhecia o livro ainda, mas gostei de conhecer. Adoro livros mais curtinhos assim. Acho que uma história para ser boa, não precisa de inúmeras páginas. A edição parece estar muito bonita também e suas fotos ficaram lindas :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie...
    Adorei a sua resenha e ao ler fica difícil não desejar o livro ;)
    O assunto tratado é muito interessante e o fato de ser curtinho anima a ler também.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá, Morgana!
    Esse livro passa longe do que costumo ler, mas sabe que adorei a premissa?!
    Nonato parece ser um homem de bom coração e deve ser um personagem carismático. Isso da violência é um ponto que me chama atenção, tenho um familiar que era taxista e perdeu a visão em um assalto. O livro em um todo me lembra ele...
    A obra parece super interessante e sua resenha me convenceu: darei chance ao livro quando puder, ainda mais depois de saber que a escrita da autora é leve e viciante.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Uma premissa interessante, gostei. Pois conheço alguns taxista, com certeza seria uma ótima dica para este publico e seus familiares e não só eles, mas para que outras pessoas possam conhecer uma realidade diferente da sua e ter mais empatia. Ótima dica.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, como vai?

    Adorei sua resenha e a dica, não conhecia o livro nem a autora. Me parece muito interessante, e, por ser um livro nacional, quero muito lê-lo. Adoro dar uma força para literatura brasileira.

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá Morgana,
    achei bem interessante a premissa do livro e não conhecia a autora. Adorei a resenha, e quem sabe mais para frente eu faça a leitura do livro.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Morgana! Tudo bem?
    A diagramação do livro é linda, adorei! O tema também parece ser super interessante, adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler! Dica anotada! Não conhecia a autora e nem o livro, mas por se nacional, merece todo apoio e divulgação! Bj
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ótimo, fiquei bem curiosa para fazer a leitura. Achei a capa simples, mas muito bonita. Acho que taxistas devem ter muitas histórias para contar. Dica anotadíssima!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Nossa, como assim você leu em um dia? Que empenho não. Quando lemos algo assim tão rápido é que realmente valeu a pena e que o livro prendeu nossa atenção de certa forma que não conseguimos largá-lo. Adorei a indicação e sua resenha, muito bem escrita. Beijos, Érika :)

    ResponderExcluir
  14. Oi, Morgana! Seguinte... me apaixonei pelo livro!!! rsrsrs Quero ler o quanto antes. Parabéns pelo post!!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Se tem pessoas que tem muita história para contar, esses são os motoristas de meios de transportes públicos e os taxistas. Não conhecia a obra e a capa apesar de simples é bem bonita. Não sei se leria o livro, pelo menos não por agora, mas a premissa é interessante.


    bjs

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas o enredo aborda assuntos atuais e que me interessam. Vou anotar o nome para uma leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Pela capa não sabia que tipo de história encontrar, e pelo jeito é uma trama muito envolvente e bem escrita. Gostei de conhecer a obra, com certeza lerei. Achei interessante saber mais sobre taxistas e a vida que eles levam..
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. ok, reli a resenha porque a principio não tinha sacado a proposta do livro rsrssr [sou muito lerda xD], mas enfim... achei a capa bonita, mas ainda assim não leria, não é o tipo de leitura que eu tenho interesse em fazer... mas a história foi original, nunca vi nenhum livro focado em taxistas e seu cotidiano e talz...
    bjs...

    ResponderExcluir
  19. Oi Morgana, sua linda, tudo bem?
    São tempos difíceis os que nós vivemos. Dói ver quantas pessoas estão passando dificuldades no mundo inteiro. Como disse, precisamos comer, precisamos pagar as contas e é tão difícil conseguir um emprego. Aí, quando consegue sua vida corre risco com a violência. Imagino como fica o coração do personagem. Viver é muito duro, às vezes. Parece ser um obra muito tocante mesmo. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Moh!
    Olha eu aqui de novo!
    A premissa deste livro é bem interessante. Sempre via as fotos mas não sabia do que se tratava. Acredito que tenha sido uma leitura bem agradável.
    Não sabia que a autora era jornalista. O que deve ter deixado a história muito mais interessante. Gosto de livros assim.
    Adorei conhecer um pouco mais sobre Tempo Seco. Pretendo ler.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Apesar das boas críticas na resenha, infelizmente Tempo Seco não chamou minha atenção, gostei da proposta, mas é um tipo de obra que não é para mim, mas mesmo assim, valeu a pena conhecer sua visão sobre a narrativa, quem sabe em uma próxima oportunidade, eu não dê uma chance ao livro? A edição da Geração em suas obras são sempre muito boas, gosto bastante da diagramação que eles fazem!

    ResponderExcluir
  22. Olá, ainda não conhecia esse livro, Pela sua resenha, me pareceu ter uma história bem crível e que realmente poderia acontecer. Por não ser uma obra muito extensa, e por eu gostar de sair da minha zona de conforto, talvez eu o lesse futuramente.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Achei lindo o livro! A diagramação dele está impecável, mas não me interessei muito pela história. Vou anotar a dica para uma leitura futura ;)

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  24. Hey, Morgana!

    A capa do livro é muito bonita, mas acho que a história não é pra mim, não.
    Talvez no futuro. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Oi flor que livro interessante, tem uma pegada nova e seria bom a leitura ainda mais tratando de casos do cotidiano. Parabéns a autora e a ti pela resenha bem detalhada.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  26. Morgana, que bacana o livro tratar de lutas, ainda mais dos problemas que os taxistas ainda enfrentam, infelizmente.
    Gostei muito da história e fiquei com vontade de ler.
    Que bom que você curtiu tanto.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  27. Oi Morg, não conhecia a obra e achei a temática interessante. A resenha ficou muito boa, parabéns!

    Gostei da capa também...simples e bonita.
    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem??
    Gostei bastante da sua resenha, ainda não conhecia a autora, achei um tema bem diferente do que estamos acostumados a ver por ai em livros.
    Beijus
    www.bibliotecaempoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  29. Nossa, que obra mais interessante. Legal o livro retratar não só essa época como as lutas da mesma.
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oii Morgana, tudo bem? Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse obra, todas bem elogiosas, mas o não tinha me chamado atenção. Não sei se leria, mas fico feliz que tenha gostado tanto dele. Sua resenha resenha ficou ótima! Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Primeiramente amei a capa, apesar de simples ela transmitiu uma força sem igual. A temática também é muito boa e interessante. Adorei a resenha, parabéns!
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  32. Oi, Morgs!
    Achei muito bacana o livro! É um ponto de vista da história do país bem interessante e um ponto de vista do trabalhador que poucos conhecem. Achei a capa muito bem escolhida, combina bem com a premissa! Achei Nonato um personagem forte e lutador. Gostei mesmo do livro, obrigada! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  33. A capa por si só chama a atenção e a medida que fui lendo a resenha, me encantei mais ainda. É interessante livro que tratam da história do país e é sempre enriquecedor. Dica anotada!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oii!

    A diagramação realmente está incrível!
    A sua resenha ficou ótima e com certeza irei ler em breve :)
    A história parece ser bem no estilo que gosto então provavelmente irei adorar!

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  35. oi, tudo bem?
    adorei a resenha
    não conhecia o livro, mas me chamou a atenção. Gosto quando o autor usa de um fato ou momento real e constrói a história em volta disso, trazendo uma história bem mais real e verossímil.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR