08/08/2016

Resenha l A despedida de Fernando Pessoa - António Chibante


Título: A despedida de Fernando Pessoa                                  Editora: Chiado
Ano: 2015                                                                                                    Compre aqui: Loja Chiado
Páginas: 120                                                        
Autor: António Chibante

Sinopse: Médico, assim como o primo de Fernando Pessoa, que o atendeu até os momentos finais, António Chibante relata, com detalhes, a morte de um dos grandes do nosso idioma pela voz do colega de profissão. Nada do diagnóstico e do tratamento lhe escapa até os momentos finais. Por outro lado, como a morte é atemporal, o poeta retorna para uma despedida, pendente, em Belém.
Respeitando a vida real do personagem o autor evita, porém, o óbvio de nos apresentar uma biografia já bastante conhecida. Com os percalços e os sentimentos de Pessoa na mão, Chibante decifra-lhe a alma e os versos. Escrevendo com delicadeza, cria frases preciosas que levam o leitor à dúvida: são de Chibante ou de Pessoa?
Num texto surpreendentemente sensível, ágil e lírico, Chibante desenvolve o livro com uma alegoria à perenidade e universalidade da obra de Fernando Pessoa. O resultado é este pequeno grande livro, indispensável para quem verdadeiramente ama a literatura.    


Oiii gente como estão?
Hoje venho trazer a resenha de um livro que recebi em parceria com a Chiado Editora, confesso que me surpreendi bastante por terem essa obra, raramente vejo alguns lançamentos sobre Fernando Pessoa, então não poderia deixar este escapar.

Fiquei imensamente feliz quando a obra chegou aqui em casa, não esperaria que chegasse tão rápido e que a edição fosse tão linda, me surpreendi bastante e foi uma leitura maravilhosa.

Creio que uma grande maioria conhece Fernando Pessoa, um homem além de corpo, era alma pura, espírito que só, conseguia comover qualquer coração simples ou que estava em apuros. Com suas doces palavras neste livro trouxeste tudo que um dia quisera dizer para outras pessoas, no qual ao mínimo tivera um amor, reciproco ou não.
"Era preciso ser poeta até o fim, qualquer que fosse a dimensão da dor, ou do tempo que lhe restasse."       
A despedida de Fernando Pessoa, é nada mais que um Adeus para o mundo, é dividido em três partes: A morte de Fernando Pessoa, O adeus de Fernando Pessoa e Um jantar com Fernando Pessoa. É onde ele tem oportunidades de realizar despedidas com pessoas que fizeram parte de sua vida de uma maneira que nunca iria conseguir esquecer, mesmo em outra dimensão.
Em A morte de Fernando Pessoa, é uma despedida breve, onde explica-se o verdadeiro motivo e a causa de sua morte que comoveu uma quantidade de pessoas que estava a seu redor. Ninguém soubera o porquê e nem como, mas de certa maneira todos imaginavam como Fernando se afundava na bebida.


Quando todos receberam a notícia foi como se o mundo tivesse acabado, alguns até imaginaram que quem sabe isso poderia acontecer, mas não tão cedo apenas com 47 anos ele sairia deste mundo e entraria para outro, levando seu coração e poesia pura de quem viveu e conviveu com a falta de amor e tristezas desde a infância.
Em O adeus de Fernando Pessoa, é um momento em que ele resolve se despedir de seu único amor, Ophelia, no qual tivera momentos de paixão e de tristeza por nunca possuir uma mulher daquelas, aquelas que conquistam com suas palavras. Os dois eram diferentes, cada qual com a sua maneira de pensar, mas tinham algo em comum: o sentimento, a falta de ter alguém e, a saudade de que Fernando partira para nunca mais voltar.

"Os sonhos são o ninho das desilusões. Do parafuso que me caiu saíam-me os sonhos do mundo e eu os estancava com o dedo para sobrarem alguns. Nos meus tempos de sofrer, sofria-se porque era lei sofrer; fosse qual fosse a horizontalidade do mar ou a curvatura do horizonte; fosse qual fosse a teimosia da dor ou a paz prometida por inocentes esperanças." Pág. 47

Foram momentos felizes e triste ao lado da amada, os dois trocavam cartas. Alguns dias viera com felicidade e animo, outros a reclamar e desgostar da vida que estava tendo, afinal nem sempre o dia está bom. Ophelia sempre esteve ao lado de Fernando Pessoa, mesmo que tudo fosse descontrolado, ela vivia e revivia novamente, uma vida para ela e outra para ele. A mulher, incentivara-o de alguma maneira a viver e não desistir da vida, apesar das tristezas e situações a sua volta que o comoviam.


Na última parte sobre: Um jantar com Fernando Pessoa, traz uma história e tanto de superação, uma mulher no qual trocara cartas com Pessoa, então resolveram se encontrar e finalmente trocar assuntos sobre o que bem queriam da vida. Maria e Fernando tinham algo em comum, mesma alma e paixão, tivera um vazio em relação ao mundo e sabiam enfrentar tudo que estavam a sua volta mesmo que lhe causasse certa dor e incerteza da vida.

"Se eu te pudesse dizer
O que eu nunca te direi
Tu terias que entender
Aquilo que nem eu sei." 
Pág. 59

Nada mais seria como antes, Fernando partiria para sempre e nem seu espírito continuaria a estar entre as pessoas, iria para Antares um lugar lindo e maravilhoso, onde conheceria diversas pessoas que não fazem mais parte deste plano. E sim, que lá se encontrariam de certo modo feliz e contente pelo o que a vida lhe propusera.
A despedida de Fernando Pessoa dedico e recomendo para todos que admiram esse autor maravilhoso, é um livro para ser lido com calma. Em cada palavra escrita tem algo a revelar, uma poesia será? Eis que isso surpreende, nos desperta bastante interesse e nos revela de certo ponto de vista como a vida deve ser vista e vivida. Fernando Pessoa era um homem simples, no qual em alguns momentos pudera arcar de tamanho amor e reciprocidade.


Antônio Chibante é um autor que eu não conhecia, me surpreendi tanto com este autor que gostaria de ter suas outras obras, soube explicar detalhadamente cada parte, comovendo-me de uma maneira sem igual, levando tudo que um dia eu tivera de emoção, pude chorar e rir das lembranças de Pessoa, um homem igual aquele não há no mundo atual. 
Além disso, o autor desperta o interesse dos leitores por possuir um mistério em suas palavras, é pequeno, porém notável que ele queira nos prender de certo modo e, conseguindo com esmero.

Preciso confessar que me apaixonei perdidamente por essa obra, se tornou um dos meus favoritos do ano. Quando iniciei a leitura perdi-me completamente, senti que precisaria de certo modo terminar o quanto antes. Qualquer coisa que eu estava a fazer, me flagrava a pensar em Fernando Pessoa, o que aconteceria em tal momento, como os outros personagens reagiriam ao saber as notícias. Fiquei querendo mais e mais. Realizei a leitura apenas em um dia, iniciei de manhã, li um pouquinho e terminei antes de dormir. Mas, para quem conseguiria ler por horas diretas sem parar, leria rapidamente e sentiria a emoção que estou a sentir.
A edição está linda como puderam ver nas fotos acima, vai ser um lindo livro na minha estante no qual gostaria e irei reler mais algumas vezes. Recomendaria essa obra para todos que possuem uma paixão ou admiração como eu pelo Fernando Pessoa, é uma forma de conhecer também sua vida e como viveu, com sentimentos e sofrimentos.

Sobre o autor:
Antonio Chibante é natural do Porto – Portugal – e está radicado no Rio de Janeiro. Médico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pela qual transcorreu até Professor Associado, é pHD em Pneumologia pela Universidade de São Paula. Nesta área é autor de três livros envolvendo o estudo da Patologia Pleural.
Da conciliação harmônica entre ciência e poética resultou seu primeiro livro, de poesias, Achados e Perdidos ( Editora Revinter, 1993), agraciado em 2.000 com o Prêmio “Quero-Quero”, pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES). Membro da Academia Luso-Brasileira de Letras, Chibante, em sua sensibilidade pela escrita, fundou o Clube da Letra, entidade artística e literária visando, sobretudo, o desenvolvimento da lusofonia.
Em 2009 escreve  Um jantar com Fernando Pessoa (Editora Ao Livro Técnico), obra que o estimulou a desenvolver este livro em torno do autor de Mensagem e Tabacaria.

Espero que tenham gostado dessa obra! Se alguém já leu ou se sentiu interessado em realizar a leitura, conte-me tudo nos comentários!

53 comentários:

  1. Oi Morgana! Tudo bem querida!
    Adoro Fernando Pessoa! Não conhecia o livro e confesso que fiquei interessada pela obra. Adorei sua resenha e formatação, com a imagens! Lindo mesmo, parabéns!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Que obra linda, a divisão feita pelo autor é muito inteligente! Eu não sabia que Fernando tinha morrido tão cedo, muito menos que havia se afundado na bebida, é uma delicia saber detalhes tão importantes sobre autores que fizeram parte da nossa vida como leitores. Entrou para a minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que a Chiado tinha publicado este livro do Fernando Pessoa. Gostei e vou querer ler sim. Não foi por acaso que sua resenha foi tão positiva, ele é muito bom.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oii, que livro interessante. Adorei a premissa, não conheço muito de Fernando Pessoa e tenho que mudar isso urgente. Gostei muito da forma sensível que cada assunto sobre a vida do autor é abordado. Com certeza uma leitura fundamental para fãs do autor.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não conhecia o livro e confesso que não chamou muito a minha atenção. Não gosto muito de obras que falam das vidas das pessoas, por mais famosas que sejam.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Morgana!
    O autor é certamente muito renomado e conhecido na literatura, mas apesar disso, infelizmente, não me interesso por suas obras, motivo pelo o qual também não me interessei por essa, ainda que com seus elogios. Mas que bom que você gostou tanto, é sempre bom nos depararmos com algumas leituras mais profundas, reflexivas, emocionantes de vez em quando, e um ponto mais do que positivo para o autor por ter conseguido comover tanto com suas palavras.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Confesso que nunca li nada do autor, mas eis que achei minha oportunidade aqui na sua resenha. Gostei muito da obra que parece carregar sentimentos e reflexões muito boas para a vida. Vou anotar na minha lista e ler o mais breve possível.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. De Fernando Pessoa eu gosto, mas não fiquei com vontade de ler o livro. Ele tem algo de biográfico junto com uma parte fantasiosa, é isso? Não sei se entendi direito. De qualquer maneira, não chamou mesmo a minha atenção.

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem??
    Gostei bastante da sua resenha, ainda não conhecia o livro e o autor, mas fiquei bem curiosa para ler esse livro, apesar de eu ainda não ter lido nada do Fernando Pessoa, mas vou corrigir isso e ler e aproveitar ler esse novo livro também!
    Beijus
    www.bibliotecamepoeirada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiiiii, realmente, um lançamento sobre Fernando Pessoa é mesmo mágico. Que bom você nos apresentou essa obra, pois sempre gostei da poesia dele. Adorei a dica, quero ler. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa, não conhecia nada sobre a vida do autor. Definitivamente este livro chamou minha atenção através da sua resenha. Adorei a dica e você escreve muito bem :D

    ResponderExcluir
  12. a princípio eu julguei se tratar de algum livro de Pessoa, mas estranhei o título, depois foi que percebi que é um autor que fala de Pessoa... parece ser uma obra interessante e tocante mesmo... espero ter chance de ler algum dia...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi, Morgs! Tudo bem?
    Que coincidência! Ontem estava na livraria Nobel e me deparei com o livro Mensagem, que há muito eu não encontrava em lugar algum!
    Achei a premissa desse livro maravilhosa e já vou colocá-la na minha lista! =) Fernando Pessoa é um autor tão incrível que um livro que fala a respeito dele com certeza o é também. *___*

    ResponderExcluir
  14. Oi, não conhecia o livro e confesso que o livro não atraiu a minha atenção, não conseguiu me cativar a ponto de querer lê-lo, acho que porque não curto ler livros contando historia de pessoas, ainda por cima, do ponto de vista de outra pessoa, por isso, passo a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não conhecia a obra, mas me interessei bastante. Como não se interessar por algo relacionado a Fernando Pessoa?
    Parece um livro intenso e cheio de significados, assim como eram os escritos de Pessoa.
    Gostei muito da resenha e d os pontos que você ressaltou.
    Com certeza pretendo ler.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Morgs, linda!!!
    Que dica literária maravilhosa!!! Não conhecia esse livro e fiquei bem curiosa... na verdade, me apaixonei apenas em ler a sinopse rsrsrs
    Dica anotada!!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Morgs!
    Te confesso que não me lembro de ter lido nada do Fernando Pessoa, de momento assim só sei mais ou menos quem ele é mesmo, então não me interesso por esse livro, mas fico feliz de ber sua empolgação com a obra!

    ResponderExcluir
  18. Ooi, Morgs!
    Confesso que quando li a sinopse o livro não chamou minha atenção, mas sua resenha me deixou curiosa. Parece mesmo muito bom. Ameei a resenha! Dica mais que anotada.

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A obra parece muito interessante, mas confesso que não me cativou o suficiente, não fiquei com vontade de ler. Mas sua resenha está maravilhosa, parabéns! Eu tenho certeza de que quem curtir a premissa irá adorar a leitura.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oii!!

    Eu não conhecia o livro, na realidade eu li pouco sobre e do autor, conheço a vida e obra, mas não tão afundo. E gostei dessa oportunidade.
    A chiado tem ótima diagramação e eu gostei das fotos!
    Espero conseguir ler em breve.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Eu sou apaixonada por Fernando Pessoa e, por isso, já me interessei pelo livro desde o título. Nunca li nada do Antonio Chibante, acho que talvez aproveite a oportunidade para conhecer a escrita do autor. Já está na listinha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Olá, adorei a resenha...

    Gosto bastante do autor e já quero ler essa obra também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Mesmo com os bons elogios para com o livro, infelizmente não é uma obra que tenho o interesse em ler, não sou lá fã do Fernando Pessoa, então não seria uma obra indicada para mim, mas acredito que muitos leitores possam sim gostar muito do livro, ainda pelas pelos pontos citados na resenha, tenha certeza que é uma obra que envolve bastante.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Acredita que eu não sei quase nada do Fernando? Pois é, não sei em que mundo vivo. Mas eu fiquei curiosa para conhecer este livro, parece ser uma leitura incrível para quem já gosta do Pessoa, e para quem quer conhecê-lo mais também. Adorei a capa, a editora caprichou, né?
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  25. Oie, Morg!
    Eu gosto muito dos versos do Fernando, mas confesso que nunca soube muito da vida que o poeta levou. Esse livro parece fazer jus a poesia que envolvia o Fernando, mas é angustiante pensar em tudo que você contou e que ele viveu.
    Beijinhos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  26. Nossa minha mãe é muito fã do Fernando Pessoa ela faz niver no mês que vem de verdade achei o presente dela kkkkk.
    Amei o post, amei a resenha, amei a dica.

    ResponderExcluir
  27. Oie

    Que delícia saber desse livro!! Sou apaixonada por Fernando Pessoa!
    Fiquei encantada com a resenha e já quero muito esse livro!
    Anotado e espero conseguir o mais breve!
    A capa é muito linda <3

    Bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Nossa amiga que legal, eu não sabia sobre a existência deste livro assumo, mas e tão pequeno que da vontade de ler de uma vez, que ótimo que gostou da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Olha, eu tenho uma certa inveja branca de quem gosta desse estilo literário.
    Não consigo gostar ou apenas não tenho a essência necessária para absorver e degustar de maneira correta essa linha literária.
    Sua resenha está linda.

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Acho incrível a obra de Fernando Pessoa, e por isso acredito que esse livro deve ser uma leitura mais do que rica. Não conhecia o livro, mas ler sua resenha só aumentou ainda mais a curiosidade de descobrir cada detalhe da obra - e da despedida do autor.
    Com certeza é uma obra que merece um cantinho especial na lista de leituras e na estante.
    Obrigada pela dica :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  31. Por mais que o livro parece bom, não faz meu estilo, na verdade passa longe do que eu gosto de ler, por isso dessa vez passo a dica
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  32. Eu amo Pessoa.
    E fiquei super interessada no que Antonio Chibante fala desse poeta.
    Amei teu artigo e vou procurar ler o mais rápido que eu puder.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Olá, ainda não conhecia o livro A despedida de Fernando Pessoa, e confesso que sei pouco sobre a vida de Fernando Pessoa, e num primeiro momento esse não seria um livro que eu leria ou que chamaria minha atenção, mas depois de ler sua resenha tão entusiasmada, até estou considerando fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  34. Uau! Essa obra é um tributo a Fernando Pessoa, não? Adorei saber que existe um registro sobre os últimos momentos dessa grande personalidade, que marcou as vidas de muitas pessoas e continua a marcar gerações. É triste e belo registrar a despedida de Fernando Pessoa. Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Acho Fernando Pessoa um grande escritor e desconhecia essa obra.
    Achei bem legal o livro ser estruturado em três partes. A que mais me chamou a atenção é Um jantar com Fernando Pessoa, pois realmente queria ter essa oportunidade rsrs
    Fiquei curiosa para conferir os últimos momentos desse incrível escritor.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Nunca li nada de Fernando de Pessoa, só uns versos aqui e outros ali e sempre me interessei muito pelo tipo de escrita e sensibilidade visivel nas palavras. Não tinha visto nem ouvido falar sobre esse livro, mas parece ser realmente interessante :) Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  37. Oie, tudo bom? Não conhecia esse livro e achei a premissa muito interessante. Gosto muito de alguns textos do Fernando Pessoa, mas não me considero tão fã de sua obra, ainda assim anotei sua dica, espero mesmo ler. Fico feliz que tenha gostado e se surpreendido tanto com a leitura. Sua resenha ficou ótima <3

    ResponderExcluir
  38. Nunca vi esse título na chiado sobre um dos meus autores favoritos o Fernando Pessoa! A capa é muito linda e as fotos que vc tirou estão maravilhosas. o poema que mais gosto dele é O menino jesus, a sensibilidade e olhar aguçado para falar do homem urbano e rural por meio de seus heterônimos é glorioso! Poucos poetas fizeram isso.

    ResponderExcluir
  39. Achei a ideia do livro bem legal. Primeiro achei que era do próprio Pessoa, mas não haha. Não sei se leria agora, mas no futuro, quem sabe?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  40. Parece super interessante e até meio deprimente também. Provavelmente leria mas não agora porque não estou pra ler esses livros tristes...

    ResponderExcluir
  41. Oie, tudo bem? Adoro Fernando Pessoa, mas acho que não leria esse livro. Mesmo que não seja biografia, essa coisa de uma pessoa escrever sobre outra não me agrada muito.

    ResponderExcluir
  42. Não li muita coisa do autor, li bem poucos livros na época de escola e cara, esse livro deve ser muito bacana de se ler, não faria a leitura por agora, mas o coloquei na minha lista imensa.

    bjs

    ResponderExcluir
  43. Olá Morgs,

    Só li uma obra do autor e eis que gostei muito dessa que você apresentou, o enredo cativa e também seria um grande enriquecimento cultural. Vou anotar a dica.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  44. Ooi!
    Então, mesmo com essa resenha maravilhosa, não me interessei muito pelo livro. Creio que por trazer um assunto que eu não leia muito, sabe? Mas, obrigada pela dica!
    Beeijos e sucesso <3

    ResponderExcluir
  45. Oie
    que interessante parece ser o livro, não sou de ler poesias e coisas do gênero mas quem sabe eu arrisque a leitura qualquer hora

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Olá Morgana, amei sua resenha e cada detalhe descrito, gosto de Fernando Pessoa, e saber mais sobre ele é muito interessante, adorei a capa do livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  47. Oie morgs,não posso dizer que Fernando Pessoa é meu poeta favorito mas gosto muito de alguns poemas dele que foram trabalhados em sala, mas não acho que gosto dele ao nivel de ler esse livro, talvez se algum dia me apaixonar mais pelo autor eu me jogue de cabeça nessa leitura, achei ele um livro encantador porém mais direcionados aos fãs

    ResponderExcluir
  48. Oi,
    Amei a resenha, a história parece ser emocionante! O autor conseguir passar todas informações para o leitor deve ser maravilhoso.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  49. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas achei legal o blog trazer livros diferentes aos seus leitores, assim podemos conhecer mais da obra e do autor ne?!
    Achei legal como apresentou sobre o livro, mas acho que vou passar a dica.
    Nao estou muito no clima para ler esse genero.
    Achei a capa linda e a premissa interessante, quem sabe na proxima ne?
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  50. Olha, eu amo Fernando Pessoa e esse é um livro que certamente eu preciso ler. Não conhecia o António Chibante até agora e acredito que a ideia dele foi genial.

    ResponderExcluir
  51. Sou um grande fã de Fernando Pessoa, e qualquer livro que fale ou que seja dele merece minha atenção. Também tenho parceria com a Chiado e vou buscar ler este livro.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Oii, tudo bem?

    Ameei sua resenha, deu para sentir sua paixão pelo livro e Fernando Pessoa. Com certeza lerei :)

    Não se já comentei aqui, mas adoro seu blog por trazer tantas leituras novas a mim e aos outros leitores. São livros que raramente vejo expostos nas livrarias e aqui na minha cidade é tão bagunçado que fica difícil encontrar essas leituras fantásticas, escondidos nas estantes (aqui nunca encontro nada, as categorias estão sempre bagunçadas).

    Beijos!
    https://leelerblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  53. Não conhecia este livro e sua resenha me deixou curiosa. As obras de Fernando Pessoa são riquíssimas e um livro que tenha esse autor como base para a história tende a ser impressionante. Boa ideia do Antonio.
    Vou procurar esse livro para conhecer mais.

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR