01/09/2016

Resenha l Confraria Poética Feminina - Rita Queiroz


Título: Confraria Poética Feminina                                              Autora: Rita Queiroz
Ano: 2016                                                                                                    Editora: Penalux
Páginas: 236                                                                                               Compre aqui: Loja Penalux

Sinopse: A Confraria Feminina é um espaço simbólico para o encontro. Lançando toda sorte de poemas, seu ponto fulcral não são os versos que aí se apresentam, mas o fato de eles serem escritos por mulheres saindo da posição de especialistas que se apropriam da obra alheia em suas pesquisas e aulas para a de indivíduos que também laboram literariamente com as palavras, que almejam outros espaços no campo literário. Das 12 que aqui se apresentam, apenas duas já haviam publicado. Sair do lugar de admiradoras para o de produtoras é uma reviravolta e tanto. Entre a diversidade de temáticas e potencialidades, é possível notar uns poemas mais esteticamente trabalhados que outros. Muitos deles são versos inaugurais que ora vão ao encontro, ora vão de encontro aos estereótipos diversos sobre a escrita feminina. Gênero não é e não deve ser critério literário, nem é isso que essa irmandade propõe. Afora qualquer juízo valorativo, este livro é um exercício da individualidade e um lugar de visibilidade.

Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro que recebi em parceria com a Editora Penalux. Confesso que quando a obra chegou aqui em casa me surpreendi bastante, diante dessa capa que podemos enxergar e pensar de diversas maneiras sobre o que se trata a obra si. Foi uma incrível e surpreendente novidade isso aos meus olhos.

Confraria Poética Feminina foi um livro basicamente escrito nas redes sociais, principalmente no Facebook. Onde as mulheres possuem um grupo para postar sobre seus sentimentos e poesias, muitas das vezes escondidas do mundo. Com isso, decidiram se unir e trazer para leitura uma obra completa e cheia de especialidades.

A cada página lida uma grande surpresa para os meus olhos, a vontade de ler foi tão grande que eu estava devorando velozmente as palavras, são doces e chocantes em cada linha e estrofe. A cada nova palavra um sentimento diferenciado surgiu dentro de mim, onde tive vontade de abraçar cada mulher, cada escritora do mundo a nossa volta ou até mesmo distante.
A pureza me surpreendeu, o sentimentalismo de muita das vezes falar de alguém desconhecido desperta o nosso interesse, nos tira da zona de conforto e nos faz ver o mundo com outros olhos, de outra maneira que tem a capacidade de corromper as nossas ideias e pensamentos.


É com pouco que se faz muito, pude perceber ao ler cada palavra escrita. O que me atraiu bastante, foi a ideia de o livro ser escrito de tal maneira. A cada nova página uma autora, seguindo sempre o poema de cada uma…cada uma apenas uma vez com diversas palavras a serem lidas, que ao olhar por cima desconhecidas e ao ser lidas conhecidas e reconhecidas diante da imensidade.

Vozes entorpecidas
Mulheres entorpecidas
que aprenderam a enxergar
a poesia da vida
e dela fizeram
insumo de escrita,
que da escrita compõem a estética dos traços
ou buscam a ética
na poética.
Mulheres que
encontram na poesia
os eus perdidos, esfacelados
e proclamam sua voz
até então silenciada
no exterior e interior de si mesmas.
Mulheres que fazem do texto
o impulso de vida
e por ele
se reinventam
e reescrevem 
a história;
fazem uma nova história.

 Cada uma possui seu momento, momento de abrir seu coração, de emocionar o leitor e tocar principalmente as mulheres da sociedade em que estamos vivendo atualmente. Pude ver que esse livro pode ser digerido como luta, luta de querer um mundo melhor para nós, mulheres, com igualdades, que futuramente não precisaríamos sofrer tanta desgraça e desrespeito.


As autoras arranjaram um jeito de expor a sua arte e incentivar várias pessoas a nunca desistiram de escrever suas poesias, além disso, é uma luta constante para ajudar todas as mulheres que enfrentam algum problema que estejam a infligindo, influenciando e modificando sua vida de uma maneira drástica.

"Não sirvo para ser meia dose se amor
ou e toma em taça inteira
ou nem ouse degustar." Pág. 97
A confraria poética feminina, é nada mais que um livro cheio de amor e sentimentos esquecidos ou não recíprocos de alguma maneira, é saudade de alguém que corrói o nosso dia, e a vontade de suprir o que está faltando na vida de cada uma. Nos tocando e emocionando de uma maneira impressionante.



Fiquei completamente encantada por essa obra, além do mais a capa parece ser bastante reflexiva. Não tenho o que falar da Penalux sempre me conquistam de uma maneira forte em relação a todas as suas obras, principalmente poesia. 
Além disso, a edição está excelente, fiquei apaixonadíssima! Flores amareladas e letras grandes e pretas. Realizei a leitura do livro em torno de duas horas apenas, pois parei para anotar todas as poesias favoritas, que não foram muitas hein!


Sobre a autora:
Rita (de Cassia Ribeiro de) Queiroz. Nascida na capital dos encantos e axés, no dia do Folclore, a 22 de agosto de 1963. Prendada em Letras Vernáculas (1989), tornou-se Mestre em Letras e Linguística (1995), tudo pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutorou-se em Filologia e Língua Portuguesa (2002) pela Universidade de São Paulo – USP. É professora da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS desde 1996. Estreante na arte de separar o joio do trigo.

Espero que tenham oportunidade de realizar a leitura da obra, não irão se arrepender!


46 comentários:

  1. Oi, Morgana!

    OMG, quero muito esse livro! <3 Tudo o que faz as mulheres se libertarem, ou que dão voz e espaços às mulheres me interessa muito! Achei a ideia sensacional, fiquei com vontade de entrar pro grupinho delas hahaha. E a ideia da antologia, acho que é um tapa na cara em todo mundo. Adorei, especialmente, "Vozes entorpecidas" e "Currículo" (a última estrofe, awn!). Será que a Rita aceita mais parcerias? Hahaha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Morgana! Tudo bem?
    Não conhecia a obra e fiquei encantada pelo modo como o livro ganhou forma. Adorei a dica e já está anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Morgana, tudo bem?
    Confesso que não sou a maior fã de poesias, mas que livro tão encantador. Que grupo tão maravilhoso. Esse tipo de obra, que dá voz às mulheres sempre me encantam. A poesia currículo é maravilhosa <3 Amei, amei, amei. E como já disse, não sou muito fã de poesia. Então esse é um feito e tanto =D
    Parabéns pela resenha!
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    O livro parece ser maravilhoso e todo esse movimento por trás dele é simplesmente sensacional! Infelizmente eu não gosto nada de poesias e isso que me prenderia de ler esse livro, já que não seria uma leitura prazerosa para mim.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Morgana! Adorei a capa e a proposta do livro! Me parece uma leitura múltipla e isso me agrada! Os livros da Penalux são muito bonitos! Conhece outros?
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Apesar da resenha empolgada, o tema não me atrai e não sou fã de poemas tb. Mas realmente parece ter sido escrito com muita qualidade.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Adorei a iniciativa de transformar a poesia delas em livro, mas não sou uma grande apreciadora de poesias, eu sou muito de lua com elas, as vezes até vai, mas na maioria das vezes não consigo apreciar.
    Das poesias, acho que só as Épicas consegue realmente me tocar
    =/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Morgs, sou uma das autoras que está presente na coletânea e gostaria de deixar meu abraço afetuoso pela sua leitura e seu texto. Tenho a certeza de que o livro cresceu com uma leitora como você.

    Um abraço,

    Clarissa Macedo.

    ResponderExcluir
  9. Menina! Que capa mais doida, amei.
    Adoro poesia. Quero ler
    Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Achei bem interessante o fato de o livro ter suas palavras basicamente tiradas de um grupo de uma rede social, dando voz aos mais diversos sentimentos vivenciados por cada mulher.
    A capa acredito que condiz bastante com a obra pelo que pude perceber e fiquei bastante curiosa para conferir essa montanha russa de emoções travestidas de palavras que podemos encontrar, mesmo não sendo fã de poesia.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que graça de livro. Amo ver as mulheres tendo voz e espaço para desabafar e falar sobre seus sentimentos. Eu quero esse livro! Como assim eu ainda não o conhecia?
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não curto muito poesias, mas adorei a forma como o livro foi criado, basicamente escrito nas redes sociais. Achei super interessante e o leria por isso!
    Adorei sua resenha e espero gostar tanto quanto você!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Achei a ideia do livro bem bacana, mas a capa não me convenceu, apesar de ser chamativa. Tem um tempo que Tô sem paciência pra poesias :/ Mas te trouxe sentimentos fortes, né?

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie, adorei a ideia do livro, principalmente por ter sido escrito com várias mãos e todas terem se encaixado tão bem em palavras que fazem o leitor se identificar, além da rápida leitura. Espero poder ler, e agradeço pela dica, pois nunca tinha ouvido falar na obra.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Nossa! Achei a ideia bem bacana! E não sou fã de poesias pois "não sei como apreciar", mas me parece ser bom =D
    Ótimo post! Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oii!!

    Eu não conhecia essa obra e gostei bastante de vê-la por aqui. A capa é peculiar e atrativa. O que eu gosto e esse conteúdo parece swr sensacional.
    Primeira resenha que leio e já me ganhou.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    O livro não me chamou atenção. Não gosto muito de peomas.
    Mas a forma como ele "nasceu" foi bem interessante.
    Ótima resenha, super cativante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi, Morgs!
    Eu costumava escrever muita poesia há alguns anos, mas infelizmente perdi a prática e atualmente não escrevo quase nada, mas só de ver indicações como a de Confraria Poética Feminina, sinto vontade de não apenas voltar a escrever, como me dedicar mais à leitura destes, a começar por esse que, olha, depois de ver muitos livros de poesia recentemente, esse sim parece me chamar bem mais a atenção, principalmente depois de algumas poucas poesias como as que você mostrou durante a resenha e que muito me surpreenderam e cativaram. Parece ser uma leitura muito envolvente e reflexiva mesmo, é importante para nós, mulheres, estarmos sempre lembradas de nosso valor e essência, apesar das turbulências da sociedade em que vivemos. Dica de leitura anotada, valeu mesmo!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Que legal a forma como esse livro foi escrito. Não o conhecia, mas parece interessante realmente. Infelizmente não gosto de livros de poesia, somente por isso, não o leria.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto muito de livros assim, com poemas, poesias, crônicas... mas infelizmente esse não me atraiu para a leitura. A capa não me agradou e achei bem estranha

    ResponderExcluir
  21. Amiga, pergunta: Quando iremos chocar em alguma leitura???
    Poxa suas resenhas são sempre maravilhosas, mas eu não consigo me ver lendo esse tipo de leitura por hora, isso e triste sabia??? u.u
    Mas está lindo, tenho uma amiga que gosta de leituras assim, irei indicar para ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Nunca tinha ouvido falar no livro antes, mas fiquei bem animada mesmo não tendo costume de ler esse gênero, mas a ideia do livro é simplesmente maravilhosa, sem falar nessa capa perfeita. Eu adorei e já anotei a dica aqui. Adoro livro que nos permite refletir sobre a vida e que nos marcam.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  23. Oi!!
    Eu não conhecia esse livro e é bom saber que a surpresa que você recebeu da editora foi muito boa. Esse livro não é daqueles que eu procuraria para ler, mas depois dessa sua resenha, fiquei bastante tentada em ler e conferir.
    Mostra que muitas mulheres procuram ajuda na escrita, muitas vezes é muito mais fácil desabafar e contar os seus medos e problemas para um papel do que contar para alguém cara a cara.
    Eu tenho uma mania, muitas vezes eu fico um bom tempo olhando para a imagem da capa tentando perceber o que ela quer passar e essa capa é daquelas que faz a gente parar, olhar e tentar refletir sobre o que o livro trata.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Morganinha, chuchu!

    Sua dica de hoje eu vou deixar passar.
    Não curto livros assim, meu negócio é narrativa mesmo. :P
    Não sou muito fã de poesia, crônicas e afins.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  25. A capa em si chama muito atenção, mas não me sinceramente não me deu vontade de ler e meu forte é mais fantasia que é minha paixão. Se olhar na minha estante, tem poucos livros de gênero diferente o que se destaca é o meu shodó.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  26. Oi Morgana, tudo bem?
    A capa desse livro é maravilhosa e de cara despertou o meu interesse. E após ler a sua resenha fiquei ainda mais interessada, adorei saber que foi escrito por mais de uma mão e através de um grupo no facebook, achei bem legal a forma como foi concebido. Adoro poesias e por abordar uma temática que realmente desperta o meu interesse, com certeza essa é uma leitura que pretendo fazer. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Achei sensacional a maneira que o livro foi escrito, no Facebook vemos tantos textos belíssimos e fortes, que transbordam sensibilidade, saber que vários deles tiveram essa oportunidade é fantástica! Adorei a construção da capa!
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá Morgs,

    Confesso que não gosto muito de poemas e por isso vou passar a dica desta vez, mas ainda assim adorei sua resenha e até fiz algumas reflexões, talvez um dia eu dê uma chance a obra.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Não curto poemas, mas admiro quem os escreve. E esses estão muito lindos, principalmente esse que você selecionou. Parabéns para a Editora.

    ResponderExcluir
  30. Oi Morgana!
    Não conhecia o livro e achei um projeto bastante interessante. Parece ser uma leitura bem intensa e repleto de emoções fortes. Gosto bastante de poesia e, quando escritas com toda sensibilidade, elas são capazes de tocar profundamente o coração do leitor. E, ao que parece, é o que acontece neste livro.
    Oura coisa que me chamou a atenção foi a capa. Muito bem bolada e tudo a ver com o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá morg, que livro maravilhoso, ainda mais a capa, adoro quando eu pego o livro e ele me coloca naquele transe na capa e você fica admirando ela por horas e se perguntando no que estava sendo pensado quando ela foi construida, adorei os trechos os poemas que você colocou, me deixou um gostinho de quero mais

    ResponderExcluir
  32. Não gostei da capa, achei mal feita, mas o que importa é o conteúdo, né? rsrs E pela sua resenha essa leitura é bastante reflexiva e envolvente. Eu gostei de saber que é um livro de poesias e fiquei interessada em ler.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  33. oie Morgana,
    Antes de tudo parabéns pelo projeto. Eu só tive contato efetivo com a poesia depois que entrei na universidade e mesmo assim aprendi a gostar com o tempo. É um gênero que requer total sensibilidade e percepção com os cinco sentidos. Sempre quando estou dando aula, antes de iniciar as aulas de literatura eu leio uma poesia e discuto com os alunos de modo a despertar essas sensações. E esse livro que pareceu um livro perfeito para liberar essas emoções.
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Gosto muito de poesias, apesar de não ler muito ultimamente. Dei uma parada, não estou conseguindo nem ler um poema sequer. Preciso de um tempo livre, um dia livre para conseguir ler com calma, sem pressa. Adorei o livro!

    ResponderExcluir
  35. Oi Morgana, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei a premissa tão interessante. Eu gosto muito de poesias e acredito que vou gostar desse livro.
    Ótima resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Oi Morgs!
    Não conhecia nem essa editora o.O Mas achei a proposta do livro bem interessante. infelizmente odeio ler poesia então é uma dica que eu não vou levar em frente, mas espero que o livro seja bem sucedido e muitas pessoas possam ler as palavras dessas mulheres.

    ResponderExcluir
  37. Oiiii
    Adorei o livro! Parece ser uma leitura muito bonita e envolvente. Mas essa capa, na minha opinião, não ajuda. Não sou muito de poesia, mas às vezes costo de abrir um livro e ler uma ou duas. Achei esse livro perfeito para isso.
    Bjus

    ResponderExcluir
  38. Achei a capa bem estranha e feia, não sei, não me deu uma boa impressão, no entanto, como não devemos julgar um livro pela sua capa... Não sou leitora de poetisas, apesar de curtir ler algumas as vezes e gostei das citadas na resenha, melhor ainda saber que o livro é tão bom e encantador, achei curioso o fato das autoras completarem a poesia, uma de cada vez, sem dúvidas torna a obra diferente.

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  39. Olá Morgs, eu adoro livros de poesia e poemas, e esse em si tem algo significativo e emotivo, essas mulheres transmitem seus reais sentimentos, medo, receios. Fiquei muito interessada em ler, a capa é muito legal e combina muito com o teor do livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  40. Hello! Tudo bem?
    Como vc também me surpreendi com a capa do livro, ela é bem diferente né?!
    O titulo "Confraria Poética Feminina" também é algo que chama bem a atenção.
    Não conhecia o livro e foi muito legal saber mais sobre a obra.
    A editora tb é nova pra mim e fiquei interessada em saber mais sobre ela.
    Otimo post.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  41. Oi, Morg! Não conhecia esse livro aí não. Talvez por não ser muito ligada a poesias e tal. Mesmo assim achei bem intenso e interessante. De vez em quando é bom ler uma coisa ou outra. Poesia pra mim é assim, uma aqui e ali, ler um livro só disso não me atrai muito não.
    bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  42. Oi, achei a capa bem diferente e bonita, não conhecia a editora. A ideia do livro é bem interessante e quem curte esse tipo de leitura vai amar.Eu lia muita poesia e conto até no ano passado, e acho que por isso fiquei um tanto saturada, li muito dos dois. Por agora não me arriscaria na leitura, mas a proposta é boa.

    bjs

    ResponderExcluir
  43. Oie
    Tudo numa boa?
    Então eu tenho uma relação de amor com livros de poesia e quando trazem reflexões é muito melhor eu imagino a quantidade de lições que essas mulheres nos trazem fiquei muito curiosa para fazer a leitura sua resenha ficou ótima.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  44. Oi. Eu vi você postando sobre o livro no facebook e fiquei super curiosa, lendo agora a resenha um pouco mais sobre como surgiu a obra, tenho mais certeza que preciso ler. Inclusive, por amar poesia.

    ResponderExcluir
  45. Oi Morgs, sua linda, tudo bem?
    Achei o máximo o grupo dessas mulheres e depois elas reunirem seus trabalhos em um livro. Acho que esse livro veio em um momento muito importante, pois as mulheres estão sendo alvo de violência. Então, histórias, poesias, textos, que levantem a bandeira dos direitos da mulher são muito importantes. Não costumo ler livros de poesia, mas vou anotar a dica. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Oi, Morgana!
    Não conhecia o livro, mas achei a proposta muito legal. Poesia não é bem o meu estilo é um gênero que não prende minha atenção, mas achei toda a ideia do livro bem interessante. A capa é bem bonita!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR