09/09/2016

Resenha l Horas Decisivas - Michael J. Tougias e Casey Sherman


Título: Horas Decisivas                                                                     Editora: Única
Ano: 2016                                                                                                 Compre aqui: Editora Única
Páginas: 256                                                                                           Skoob
Autores: Michael J. Tougias e Casey Sherman

Sinopse: “Você tem que ir, mas não tem que voltar.” O lema não oficial da Guarda Costeira martelava na cabeça de Bernie Webber depois de ter sido convocado para resgatar os tripulantes de um petroleiro que se rompera ao meio, numa das mais aterrorizantes tempestades de inverno da costa norte-americana. 
As chances de sobrevivência dele e dos três outros jovens que o acompanhariam na missão eram mínimas. Nessa mesma noite, um segundo petroleiro também se partira ao meio a poucos quilômetros do primeiro, e outra equipe de resgate estava em busca dos sobreviventes da outra embarcação. Aquele 18 de fevereiro de 1952 ficaria para sempre na memória de todos os envolvidos. 
Horas decisivas é o resultado da extensa pesquisa de dois autores que uniram forças para escrever sobre um dos resgates marítimos mais extraordinários da história. Quase sessenta anos depois daquela noite fatídica, o relato ainda tira o fôlego dos leitores, além de ter inspirado uma superprodução da Disney estrelada por Chris Pine.


Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro lindo que recebi em parceria com a Editora Única, um tempo atrás havia feito uma postagem falando sobre esse livro que seria o lançamento. Eis que agora trago a resenha e me sinto encantada pela obra.

Quando a obra chegou aqui em casa fiquei imensamente contente, pois estava ansiosa para começar o quanto antes e trazer a resenha para vocês, aliás raramente encontro livros desses gêneros para comprar e logo quando acho algum me apaixono perdidamente.


Horas decisivas é uma história de superação e envolvimento com o mar, ele que atua de certa maneira e leva várias pessoas consigo nas ondas, o mar aquele que refresca e limpa a alma, também pode ser violento e machucar, ferir e matar indivíduos que estavam apenas a fazer seu trabalho. O mar, aquele que devora e engole tudo que está ao seu alcance.

"Sim, a vida de um membro da Guarda Costeira muitas vezes era ingrata, mas Webber não a trocaria por nenhum outro trabalho no mundo. E, nesse momento, logo após o amanhecer, ele olhava pela janela do refeitório, ouvia o uivo e se perguntava o que o dia lhe reservava." Pág. 25

Todos estavam a caminho de uma nova missão, os tripulantes estavam contentes e realizados para fazer isso e sair com algum reconhecimento, pois sabiam que de alguma maneira iria influenciar na sua carreira e assim poderiam ter um cargo mais elevado. Mas, algo inesperado aconteceu naquele momento...ele viera derrubando e devorando tudo que estava a seu alcance, ele sim tinha o poder de desconstruir um petroleiro e levar as pessoas juntos para si, ele era o mar, revoltado e ao mesmo calmo. Causando um alvoroço em cada um que estava a bordo, sem saber se sairiam vivos dessa.



Bernie Webber um rapaz simples que tivera uma família incrível, era humilde e queria de todas as maneiras sempre ajudar o próximo, era sua vontade, era simplesmente um guarda costeira. Mas, para ele até que estava de bom tamanho, sendo que sua vontade era enfrentar o mar, navegar e conhece-lo, como não conseguiu, este emprego já estava bom o bastante.

"Os homens prosseguiram; a água foi ficando mais profunda - muito mais profunda do que eles poderiam ter imaginado." Pág. 73 à 74

Era o seu momento, um petroleiro estava em apuros então todos ficaram em dúvida, referente se teria gente suficiente para mandar ao resgaste. Bernie se candidatara e estava colocando a prova seu sonho de enfrentar novos obstáculos e assim entrar no mar para salvar vidas como sempre quisera, será que dessa vez seria o momento disso? Eis que demoraram alguns momentos para que tudo desse certo e decidido. Webber iria, custe o que custasse e assim realizar seu sonho de entrar ao mar como quem sabe sair um herói.


Ninguém sabia ao certo o que realmente acontecera com o petroleiro, era um grande mistério. Mas, o necessário era salvar a quantidade de pessoas que estavam ali, aos poucos tudo estava ocorrendo bem até começarem a enfrentar cada vez mais o mar, as ondas aumentavam e até então teriam um obstáculo, mesmo que custasse sua própria vida. A única pista que tinham, o petroleiro havia se rompido ao meio, não imaginavam como isso teria acontecido referente a capacidade e a estrutura ser forte e pesada, precisariam chegar antes que tudo piorasse.

"O amanhecer ainda estava a muitas horas de distância, e eram poucas as chances de a tripulação conseguir sobreviver tanto tempo à deriva no mar cruel e implacável." Pág. 116

Além disso, mais adiante um outro havia se rompido no mesmo local, ao meio. Isso sim que era um mistério que ninguém sabia de que maneira teria acontecido, mas sim que deveriam salvar todos os tripulantes que haviam sobrado, aqueles que as ondas ainda não haviam levado. Era um momento de colocar a sua vida em risco e dos colegas, seria um passo adiante que mudaria tudo.


Todos estavam a bordo e indo encarar aquelas ondas, no caminho todos estavam apreensivos e além do mais, será que iriam conseguir chegar ao local que os tripulantes estavam e sair vivos? Era um mistério que Bernie não sabia se teria volta essa decisão. Mas, apenas conseguia pensar em Miriam, sua esposa no qual estava doente em casa e não sabendo de nada que ele estava a fazer, pois não se falavam a dias, seria uma surpresa e tristeza se ele não voltasse para casa.

"Entraram devagar no compartimento, e suas lanternas detectaram um homem estendido sobre uma prateleira em um armário de tintas." Pág. 185

Bernie estavam chegando ao local onde seria sua missão depois de enfrentar tantas ondas que poderiam ter o levado junto, mas algo surpreendente aconteceu ao chegar ao lugar. Uma coisa que modificou toda a história e de certa maneira começaram a acontecer realmente os fatos e a nos prender em casa linha escrita. Era o momento tão esperado e todos estavam ansiosos a saber como iria levar todos e se conseguiriam saber ilesos daquele mar? Eis que tudo começa a ser diferente e coisas começam a acontecer, trazendo a adrenalina a flor da pele.


Horas Decisivas foi um livro surpreendente que tive a oportunidade de realizar a leitura, ainda mais quando descobri que é baseada em história real, me emocionou de certa maneira referente a todos fatos que aconteceram e lembraram-me da angustia das famílias que estavam a esperar as pessoas em casa e até o momento não ter nenhuma resposta se estariam vivas ou não.
A edição está fabulosa como puderam ver nas fotos, além do mais as páginas são amarelas e as letras legíveis na cor preta, melhorando o jeito de lermos. No início do livro tem um mapa marítimo demonstrando a rota que cada um fez nas missões, facilitando o entendimento em relação das dificuldades que estavam para acontecer, sem nos deixar boiando na história sem saber das distâncias.

Ao final do livro tem um parágrafo para cada personagem e pessoa que fez parte da história, que conta como realmente estão atualmente, se estão vivos ou não, contado detalhadamente até coisas que haviam dito na hora da missão. Dessa vez, a Editora Única me surpreendeu de uma maneira encantadora, esse livro é maravilhoso! Realizei a leitura dele em apenas um dia de tão viciante a história.
Além do mais, o livro deu origem e inspiração para o filme da Disney estrelado pelo autor Chris Pine, ainda não tive oportunidade de assistir!

Recomendaria esse livro para todos que gostem de um livro de tirar o fôlego e ter uma ressaca após a leitura, pois ele mexeu comigo de uma maneira surpreendente.


Sobre os autores:



Michael J. Tougias é autor e coautor de 24 livros. Graças às pesquisas sobre histórias de superação, Tougias também desenvolveu uma palestra para empresas intitulada “Aulas de Sobrevivência: o melhor desempenho sob pressão. ”








Casey Sherman tem três livros publicados. Em 2003, recebeu o prêmio Edward R. Murrow por Excelência em Jornalismo, como membro da equipe da WBZ Televison, em Boston. Já apareceu em dezenas de programas de televisão, incluindo Today, da NBC, Early Show, da CBS, The View e America’s Most Wanted.



Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima!


47 comentários:

  1. Oi Morgana! Tudo bem?
    Amei sua resenha e fiquei super curiosa para ler o livro. Adoro histórias que contam história! Não conhecia o livro, mas já estou apaixonada pela obra! Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá, Morgana! Não conhecia o livro mas, s e nos deixar cheias de reflexões. Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ooi, Morgs!
    Confesso que de início não me interessei pela obra, mas ao decorrer da resenha fui mudando de opinião. Nunca li nada do tipo, vejo histórias assim mais em filmes e fiquei curiosa como seria ler. Dica anotadíssimaaa!
    Vou procurar esse filme, até acho que já vi o nome, principalmente se for com o Chris Maravilhoso Pine. kkkk <3 <3

    ResponderExcluir
  4. Achei a capa do livro muito bonita! Parece ser um daqueles livros que falam sobre uma coisa, mas a mensagem que deixa é outra. Sua resenha está maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Morgana!
    Acho que já li esse título por alto recentemente, mas não sabia que tinha filme também. E, nossa, sendo baseado numa história real, então, tudo fica ainda mais tenso, só de imaginar que muito da dificuldade vivida pelos passageiros do livro foram vividos por pessoas na realidade, muito sério isso! Parece ser mesmo um livro muito bom e com um ritmo de leitura bem ágil pelo o clima em que o enredo se encontra. Por enquanto vou deixar passar a dica, mas caso surja a vontade de ler algo do gênero, irei lembrar da dica, valeu!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  6. Oii, não gosto de histórias de livros nem filmes envolvendo acontecimentos como "mar revolto", terremotos, etc, mas quando vc falou na resenha, que o livro é baseado em fatos reais até me interessei mais para saber qual a narrativa! rs Bjos!

    ResponderExcluir
  7. A sinopse desse livro me lembrou o filme "Anjos da Vida - Mais Bravos que o Mar". Também é difícil para mim encontra esse tipo de gênero para comprar. Não tive a oportunidade de ler esse livro ainda, falar a verdade nem o conhecia. Mas gosto de histórias baseadas em histórias reais. Gostei do fato do final ter um paragrafo para falar como os personagem estão hoje,varias vezes terminei uma história e fiquei com essa curiosidade. Com certeza esse livro entrou para livro desejados! Beijos'

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Achei muito legal esse livro, ainda mais por ser baseado em fatos reais e no final ter esses capítulos contando como as pessoas estão hoje em dia, achei muito legal. Fiquei curiosa com a leitura porque eu adoro o mar e sei que ele pode ser bem revolto, então acredito que adoraria ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Morgana!!!

    Gente, que resenha é essa?? Deixou-me super curiosa! Não conhecia o livro, mas a dica já está anotada. Amo histórias baseadas em fatos reais!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não cheguei a ver o filme também e saber que é uma história real já me faz colocar o livro na minha lista de leituras. Obrigada pela dica!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi linda,

    Fiquei super curiosa para saber mais desse enredo bem emocionante e cativante e principalmente por se basear em fatos reais.
    Lendo sua resenha me lembrei o que Poseidon fala para o Percy nos Olimpianos:" Meu filho, o mar pode até parece calmo, mas tem vida própria. Ele desafia a morte e a mim próprio."

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei, confesso que fiquei até curiosa com o livro. Vou ver se solicito ele depois ou baixo no kindle, enfim. Eu gostei bastante.

    Beijos amiga

    ResponderExcluir
  13. Olá Morgs!
    Ótima resenha flor.
    Eu não sabia que tinha livro, mas fiquei mais interessada ainda.
    Depois que vi o trailer resolvi que quero muito ver o filme, mas agora quero o livro também haha como faz? kkkk
    Assim que puder comprar algo vou aproveitar hahaha

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Não sabia que existia o livro. Assisti ao filme por se tratar de uma obra baseada em fatos reais e simplesmente adorei. Estou eufórica aqui com a descoberta e preciso adquirir meu exemplar do livro.
    É muito emocionante ver Bernie não desistir de salvar a tripulação, mesmo todos martelando em sua cabeça que era perigoso e que talvez ele não conseguisse nem chegar ao seu objetivo de resgate.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie

    Terminei a leitura desse livro recentemente e fiquei profundamente emocionada, ainda mais sabendo ser um relato verídico.
    Fiquei bastante angustiada com a situação, o desespero dos tripulantes e pela bravura de Bernie e seus companheiros para resgatar os sobreviventes.
    Um excelente leitura. Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Morgana, que livro interessante.
    Não leio muitos livros baseados em fatos reais e tão pouco assim que envolva uma tragédia, mas a história desse com certeza é de tirar o fôlego e nos deixa bem curiosos.
    Acho que daria uma chance e leria sim.

    ResponderExcluir
  17. Ameei a sua resenha!

    Adoro livros que deem ressaca! Vou adicionar à lista

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Eu adorei a resenha e a premissa do livro.
    Assim que puder vou ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Morgs
    Estou com esse livro em casa e curiosa para ler. Eu adoro histórias reais e sempre me emociono, acho que ficaria igual você. Sem contar que adoro quando tem algumas explicações ao final do livro.
    Ótima dica.

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Nossa, que livro incrível! Fico só imaginado tudo o que aconteceu com eles!
    Eu não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante, e com certeza é uma leitura obrigatória. Gostei bastante dessa ica.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  21. A única sempre tem lançamentos maravilhosos. Eu infelizmente sai da parceria com eles, pois estava mt mal organizado e eu odeio bagunça nas coisas... Enfim... Dica anotada... Amo enredos como esse. Espero gostar tbm.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  22. Nossa, eu já conhecia o livro mas não conhecia quase nada sobre ele. Adorei saber um pouco mais sobre e a história e de saber que é baseada em fatos reais. Livros assim sempre me interessam.

    ResponderExcluir
  23. Morg sua linda...

    Que livro bacana, não conhecia, mas fiquei super interessada. Vou anotar a dica e conferir assim que conseguir dar um up nas minhas leituras...kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Morgs, que resenha bacana!

    Gosto demais quando o livro é baseado numa história real, é como se ele fosse capaz de me fazer sentir tudo em dobro, por saber que aquilo de fato aconteceu. E esse deve mesmo ser um livro lindo, emocionante, capaz de trazer reflexão sobre a vida e sobre não se entregar facilmente. Valeu pela dica!

    www.leitorasinquietas.com.br

    ResponderExcluir
  25. Poeee, tudo bem? Sua resenha ficou ótima! Não conhecia o livro, mas sua resenha me conquistou! Vou deixar a dica anotada!

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha, como sempre, estava ótima!!
    A premissa do livro parece ser muito interessante, vou anotar a dica e ler assim que possível :D

    ResponderExcluir
  27. Olá
    Eu vi o trailer do filme, e achei um pouco mais ou menos, mas agora, sabendo que tem um livro, fiquei bem curiosa, o livro consegue passar uma carga de sentimentos e emoções que só nós mesmos podemos imaginar lendo em um livro, dica super anotada

    ResponderExcluir
  28. Olá, o livro parece ter uma historia emocionante, não sabia que ele era baseado em fatos reais e isso me deixou ainda mais curiosa para lê-lo *-* Vou anotar sua dica e assim que tiver chance vou lê-lo.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. oi ^^
    para ser sincera não seria um livro que eu leria, sou mais de livros de fantasias e as vezes romance, e apesar de ter sido inspirado em uma história real, não me interessei tanto.
    de qualquer forma gostei da resenha ^^ Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  30. Oie
    muito legal sua resenha e o livro parece ser bom, bem diferente o enredo e o tema mas não é algo que eu leria por agora, mesmo assim boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, Morgs, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei feliz por você ter gostado tanto da leitura.
    Eu confesso que tenho medo só de imaginar uma situação parcecida com a narrada nesse livro. Tenho pavor de água.
    O fato de o livro ser baseado em uma história real só torna tudo ainda mais chocante, né?!
    Interessante o livro esclarecer como está cada um dospersonagens. Funciona meio que como uma homenagem àqueles que não tiveram a sorte de sobreviver, né?!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
  32. Mas só a sinopse e a resenha já foram de tirar o folego, o liro tira mais ainda?? Jesus!! :D
    Não lembro se já vi o filme, mas a história é fascinante e eu já havia visto algumas matérias sobre.
    Bem legal o final do livro se dedicar a mostrar as pessoas como estão.
    Gosto de livros assim.
    Parabéns pela resenha.

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  33. Oie
    muito legal sua resenha, eu já ouvi falar do livro mas não é bem o que procuro no momento mas o enredo está me atraindo bastante

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Morgs...
    Não conhecia o livro, mas a sua resenha, uau conseguiu chamar a atenção de qualquer um...
    Anotei a sua dica aqui e vou dar uma pesquisada para saber mais sobre o livro e quem sabe eu não o leia mais para frente

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  35. Eu recebi o livro <33 mal posso esperar para ler, já até loquei o filme haha! Sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  36. Oi
    Nossa, que livro mais interessante. Gostei muito da premissa e de suas observações sobre a história. Da próxima vez vou tentar solicitá-lo para a editora.
    Bjus

    ResponderExcluir
  37. Olá Morgs,

    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, imagino o desespero das pessoas e como foi possível contornar essa situação. Adorei sua resenha, pois foi muito esclarecedora e agora já sei o que esperar do livro.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  38. Olá! Linda sua resenha! Imagino o quanto a leitura deve ter mexido você, ler algo baseado e fatos reais é um pouco perturbador. Te confesso que morro de medo de andar de barcos e ler algo assim aumentaria mais meu medo rsrsrs mas, com toda certeza é um livro que merece ser lido, beijos!

    ResponderExcluir
  39. Olá.
    Primeiramente parabéns pela resenha, ficou simplesmente perfeita. Muito bem escrita e estruturada.
    Ouvi comentários sobre o livro, mas essa é a primeira resenha que leio e fiquei bem animada para falar a verdade, saber que o livro é baseado em uma história real já me deixa bem animada, pois assim como você falou, isso nos permite sentir melhor a história, pois sabemos que aquilo realmente aconteceu.
    Livro adicionado a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  40. Oii,

    Interessante essa história. Com certeza é de encher os olhos, ainda mais quando é uma história de superação. Ótima resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  41. Gosto bastante de livro desse gênero e a história me fez ficar super curiosa. Amei histórias de resgates e principalmente sendo real.
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Morgana que livro hein? Você me deixou com muita vontade de ler. Adoro filmes e livros baseados em historias reais, mas quando envolve mortes eu fico super balançada. Vou adicionar a minha lista de leituras, eu não sabia que havia o livro, só tinha conhecimento do filme que ainda não assisti. Quero ler e depois conhecer o filme.
    Adorei sua resenha, ficou otima!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  43. Ola Morgs lindona dessa vez a premissa do livro não me chamou atenção, fico feliz que a leitura foi bem proveitosa e baseada em fatos reais dão mais emoção ao livro. A capa está linda e chama atenção do leitor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  44. Oi!!
    Quando li sobre o lançamento desse livro eu fiquei louca de curiosa, agora que li a tua resenha estou mais do que desejando esse livro, imagino que a leitura é daquelas de deixar a gente com o coração na mão de tanto desespero para saber o que vai acontecer e qual será o desfecho da história, e chama mais ainda a atenção por ser baseado em fatos reais.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  45. Oie
    A capa desse livro é muito linda, pena que o enredo não me cativou. Mas parece ser bem interessante por trazer um pouco da realidade. Boa resenha

    ResponderExcluir
  46. Olá,
    O livro já me pegou por ser no mar. Amo histórias que se passam em navegação e essas coisas.
    Não gostei tanto da capa, mas pela sua resenha leria sim.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Eu só vi o filme e achei a história excelente. Chris Píne faz um ótimo trabalho como protagonista. Ele um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. Mulher Maravilha é um dos seus filmes mais recentes dele, é maravilhoso! Na minha opinião, foi um dos mehores filmes de herois 2017. que foi lançado. O ritmo é bom e consegue nos prender desde o princípio. É importante mencionar também o grande trabalho do elenco. O filme tem uma direção incrível, narrado de uma forma bem humorada e divertida. Apesar de ser uma história clássica tem muitos toques contemporâneos.Sem dúvida, vou pegar o livro para aproveitar a história que você revisa.

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR