05/09/2016

Resenha l O Elefante Elegante - Sterlayni Duarte


Título: O Elefante Elegante                                              Autora: Sterlayni Duarte
Ano: 2011                                                                                   Compre aqui: Blog Leitura Multifocal
Páginas: 16

Sinopse: Charles é um elefante que tem um sonho: ele quer ser um famoso modelo fotográfico. Mas Charles percebe que, no mundo da moda e da propaganda, os modelos são magrinhos, magrinhos... O que será que ele deve fazer para realizar seu sonho?
Oiii gente, como vocês estão?
Hoje venho trazer uma resenha muito fofa de um livro que recebi em parceria com a Leitura Multifocal, como devem perceber estou a algum tempinho com eles guardados, porque usei na faculdade para estudarmos sobre as ilustrações infantis e, isso me agradou tanto que vocês nem imaginam. 

Gostaria de trazer a obra resenhada cheia de coisas que aprendi, para que vocês pudessem notar uma bela diferença na minha leitura e interpretação. Vamos lá?


O elefante elegante é um livro infantil que se tornou um dos meus amorzinhos, ele traz a história de Charles, um elefantinho que tinha tanto sonho de ser modelo e desfilar para mostrar as pessoas a sua simpatia e felicidade, mas então teve uma ideia surpreendente.

"Voltando para casa pensou: Ninguém vai me chamar para desfilar ou fazer propaganda..." 

Quisera de todas as maneiras ser modelo e arrasar nas passarelas, foi se escrever na agência e logo quando chegou acabou desistindo, diante de que todos tinham os corpos diferentes do dele. Charles ficou comovido e sem reação, precisara de alguma maneira arrumar um jeito de ser todo magrinho e ajeitadinho.


Resolvera tomar uma decisão que não é muito aconselhável, mas queria ir fazer. Emagrecer e fazer dietas loucas sem ir ao médico, estava colocando a sua saúde em risco e isso a prejudicaria de certo modo.
Será que Charles conseguiu ir atrás de seus sonhos e se tornou um modelo incrível, que despertara a paixão de todos ao vê-lo na passarela?



Realmente O Elefante Elegante é um livro de morrer de amores por Charles, ele nos ensina tanta coisa de diversas maneiras. O que realmente me encantou foi como as letras são escritas, de forma arredondada. Para quem não sabe, quando uma criança vê uma letra assim se apaixona perdidamente porque parece estar em forma de ser carinhosa. Além do mais, as letras são grandes e estão em espaços com tons claros permitindo que a leitura seja feita de uma maneira clara. Outro ponto que me atraiu, foi a questão da cor dos desenhos, nada muito chamativo assim não prejudica os olhos dos pequenos e nos envolve de uma maneira emocionante.
E por último, a história escrita não tem totalmente relação com a desenhada, isso é um ponto positivo na história, assim a criança teria que ler, relacionar e imaginar como todas as partes aconteceram de certa maneira.

Charles é uma fofura que só, quando li me senti apaixonada por ele, por ser tão querido e fofo e mostrando a realidade de diversas maneiras. Pelo que pude perceber a autora quis nos passar a mensagem que devemos nos aceitar da maneira que somos, as pessoas precisam ser aceitas e não precisam seguir padrões que a deixam sem ter o amor próprio. Além disso, seguir dietas loucas, essas de revistas, sem consulta médica pode fazer realmente muito mal e levar a pessoa ao médico, prejudicando a saúde e podendo trazer algo grave para si.


Recomendaria esse livro para diversas idades, até para nós que somos grandes não é mesmo? De certa maneira, seria encantador contar essa história para os pequenos e assim revelar e dar o aviso sobre a mensagem, é a partir da infância que se aprendem as coisas e normalmente nunca são esquecidas.

Sobre a autora:
Sterlayni Duarte nasceu em Pará de Minas, Minas Gerais. É especialista em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais e Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Possui capacitação em Teatro na Educação pela Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e é dramaturga da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Foi professora regente e de apoio pedagógico no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, ministrando Oficinas de Alfabetização. Desde 2001 atua na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte como alfabetizadora. Em 2011 passou a integrar a equipe do Projeto de Intervenção da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte atuando na formação de professores e na produção de material pedagógico. Seus textos já foram publicados no suplemente o infantil Gurilândia do Jornal O Estado de Minas e em 2009 publicou o livro QUEM SERÁ O REI? Que mostra às crianças, de maneira descontraída, o mundo da política e o valor da participação do povo na escolha de seus representantes.

Espero que tenham gostado dessa resenha fofa e até a próxima!


44 comentários:

  1. Oi, Morgana! Sabe o que mais estou gostando neste passeios por blogs? Encontrar resenhas sinceras e livros encantadores assim! Esta sua me cativou e fiquei com vontade de conhecer o Charles também! :)
    Lancei recentemente um livro infantil também, o "É de menino, é de menina" e se quiser conhecê-lo será muito bem-vinda! Bjs
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Morgana.
    Que livro mais fofofo e que resenha mais linda!
    Adoro livros infantis, trouxe alguns pra criançadas da Bienal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oii Morgs!

    Que livro fofo! Com certeza ele passa ensinamentos para diversas idades!

    Beijos!
    http://leelerblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OOi, Moorgs!
    Que amooooor de livrinho!!❤ Sem ler já me sinto apaixonada.
    Amo esses livros infantis, principalemente quando eles tem algo de bom a nos passar.
    Lindoo!
    Amei sua resenha!

    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. olá, Morg... então... apesar de curtir histórias infantis a premissa dessa vez não me pegou... e percebo que a obra tem uma mensagem importante, maas... no momento não leria...
    não sabia esse lance da letra arredondada xD vou passar a prestar mais atenção nesse detalhe quando for comprar algum livro pra meu sobrinho...
    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oi Morgs, o livro pode ser infantil, mas com certeza trás ensinamentos de "gente grande". Este estereótipo de que ser magro é o que vale precisa ser quebrado. Nem lá, nem cá. Nem magreza e nem gordura são sinais de saúde e beleza. É preciso está bem consigo mesmo para sentir-se belo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Morgana!
    Que ilustrações e design fofo! E com uma mensagem caprichada dessas, que é retrato de muitos hoje em dia e precisa ser discutida, parece ser realmente uma leitura a ser recomendada a todos, independente de idade, embora os pequenos realmente possam ser envolvidos por ela com ainda mais afinco, por ser um público mais alvo do livro. Pais e professores certamente vão adorar a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  8. Morgana, que livro mais lindo.
    Amo livros infantis porque eles nos ensinam muito.
    Que ensinamento bonito.
    Concordo que todo mundo deveria ler.
    Achei Charles um amor.

    ResponderExcluir
  9. Que bonitinho esse livro! Vendo ele me lembrei da minha infância quando pegava livros no colégio, eu ficava admirando a obra e amava... Nos tempo de hoje ainda não tive a oportunidade de ler livros deste gênero, mas assim que der irei ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  10. O que eu mais amo nos livros infantis é a forma que eles demonstram um assunto sério. É uma história real e é ótimo as crianças entenderem que devem se aceitar como são e não fazer nenhuma besteira sem consultar um especialista. Tenho um livro chamado Amanda no país das vitaminas e retrata a importância de se alimentar bem. Tenho o maior carinho por livros assim.

    ResponderExcluir
  11. Oi Morg, adoro o seu blog, pois aqui não tem lenga lenga, você lê de tudo e resenha com o mesmo amor todas as obras...<3

    Esse livro é muito fofo, adoro literatura infantil

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Que lindo! Gosto muito desses livros que ajudam a criança e entender que cada um tem um jeito, um corpo, um estilo... Que isso não quer dizer que é mais ou menos bonita. Que ajuda a pessoa a se aceitar desde nova. Fofíssimo o livro infantil.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não tenho costume de ler obras do gênero, mas simplesmente adorei!
    Sua resenha está muito bem escrita e só me deu mais vontade de conhecer o livro.
    Charles vive um drama que muitas pessoas reais vivem, tentando alcançar um sonho e se deparam com um obstáculo. O que será que Charles fará? Será que conseguirá se tornar modelo fotográfico?? Fiquei super curiosa para saber.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que história mais fofa, Morgs. Meus alunos amam elefantes, essa seria uma ótima oportunidade de levar a história para eles. Gostei muito da dica. Os desenhos realmente chamam a atenção.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Bom, não é o gênero de livro que leio, mas é sempre bom saber o que tem de bom no mercado editorial, para crianças.
    Sua resenha é bem sincera e vou anotar a dica para mostras para as amigas que tem crianças na faixa etária do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oiee Morg ^^
    Esses livros que abordam questões como "corpo perfeito" são uma coisa incrível, né? É horrível saber que a sociedade ainda tenta empurrar padrões de beleza goela abaixo nas pessoas, mas é bom saber que existem livros assim, pelo menos, desta forma, as crianças podem aprender que não existe corpo perfeito, que cada um é lindo do jeito que é. Gostei.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Nossa adorei o livro! Parece ser muito gostoso de ler além de ter uma história com um conteúdo ótimo pra crianças. Vou anotar a dica e procurar pra minha irmã ler :D

    ResponderExcluir
  18. Que resenha mais fofinha!!! *_*
    Adorei!
    Quase nunca vejo resenhas assim e esto completamente apaixonada pela sua!!! <3
    Vou ler junto com meu filho com certeza!!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Morgana, tudo bem? Que livro gracinha <3
    Eu sou apaixonada por livros infantis justamente por isso. Acho que eles sempre tem ótimas mensagens até mesmo para nós, os grandinhos. E esse livro aborda um assunto muito delicado e que deve ser discutido.
    Amei!
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que diagramação mais amor <33 adorei o livro, tem uma mensagem linda e sua resenha ficou ótima! Que fotos ein, ficaram lindas também!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro livros infantis exatamente por isso, sempre passam mensagens bacanas. E essa edição linda? Fiquei morrendo de amores por ela e pela trama, óbvio. Concordo que esse livro tem que ser lido pelos grandinhos também, o tema é bem importante!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Que livro maravilhoso! Estou encantada com a imagem de que crianças vão ter acesso a esse livro que tem mensagens tão importantes. Existe uma pressão geral de que as pessoas sejam magras para serem consideradas bonitas e isso afeta principalmente alto estima das meninas na idade de 12, 13 anos. Espero que esse livro seja lido nas escolas para que as crianças possam se amar como são e presarem pela sua saúde. Maravilhosa resenha!

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Que coisa mais fofa! Eu gosto de livros infantis e sempre compro alguns para meu filho, que já é um pequeno viciado em leitura aos 3 anos. Acho que a leitura é importante desde cedo e gostei bastante da proposta desse livro

    ResponderExcluir
  24. Seu blog traz uma variedade bastante agradável aos leitores mais exigentes. É sempre bom vir aqui e encontrar de tudo um pouco. Mais um livro desconhecido para mim e amei o enredo.

    ResponderExcluir
  25. Oi Morgana, tudo bem? Sua resenha me deu uma saudadezinha de ler livros infantis, porém confesso que tem um bom tempo que não leio algum. Mas pelo jeito é um bom infantil para interpretação. Adorei as fotos, quem saiba futuramente eu adquira?
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Sou apaixonada por livro infantis e pelas imagens já me apaixonei por esse e fiquei na maior vontade de ler. Isso, somado aos seus comentários me deixaram empolgada para ter o livro em casa mesmo não tendo crianças por perto para dividir a leitura. Mesmo assim, acho incrível como os livros infantis vem trazendo temas importantes de serem discutidos e de forma mais do que interessante para que as crianças reflitam sem se sentirem forçadas a pensar, sabe? Essa naturalidade é o que mais me agrada nos livros infantis :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  27. Ai que fofo esse livro Morgana!
    Muitos livros infantis cativam até os adultos! E pela sua resenha esse me parece um desses!
    Acho muito legal quando os autores usam um desenho para dar lição de vida para as crianças, e elas aprendem mesmo!
    Amei sua resenha e vou indicar para todo mundo esse livro!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Morgana
    Que livro mais fofo! Confesso que não costumo ler muito o gênero ultimamente, mas seria uma ótima dica para ler para os pequenos, como você citou. Ainda mais pelas mensagens.
    Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Adorei esse livro! Adoro livros infantis e esse tem um estilo muito legal, sem falar no tema. As ilustrações estão muito lindas e me chamou muito a atenção. Fiquei muito curiosa sobre ele.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  30. Já estou velho, mais ainda adoro livros infantis! Mais um pra minha coleção!
    www.playmymind.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Morgs!
    Não sou muito afim de ler livros infantis mas achei esse uma lindezinha! Adorei a mensagem que passa, acho muito importante a criança aprender a se aceitar desde cedo. Com certeza é um livro que eu compraria pra um filho meu ler!

    ResponderExcluir
  32. Oiii!!

    O que eu mais gosto nesse estilo de livros é a mensagem que passa! Isso influencia e ajuda no caráter fora que é divertido ler.

    Ótima resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Não leio livros infantis faz muito tempo kkkk mas as leituras sempre são bem gostosas, também acho que esse tipo de livro é feito pra todas as idades e gostei muito do Charles
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  34. Oiiii!!!
    Gostei bastante dos desenhos, atrai bastante a atenção das crianças.
    Livros infantis, sem pre trazer uma bela mensagem por trás da história. Gostei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Olá linda,

    Achei a maior fofura essa capa e fiquei encantada com esse enredo maravilhoso e bem polêmico e que pode ser lido por qualquer pessoa.

    Vou aquirir para presenter minha irmã.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Oi Morgs, logo pela sinopse me lembrei de um livro do Augusto Cury que se chama O Vendedor de Sonhos, claro que não é nada infantil, mas pelo que me parece tratam do mesmo assunto.
    Gostei da resenha e do livro, dou aulas para crianças e vou tentar adquirir para usar em sala.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Olá, adorei a autora escolher esse tema para um livro infantil *-* passar mensagens legais para as crianças é sempre bom e pela sua resenha deu para perceber que esta tudo muito fofinho e caprichado *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Que livro fofinho, seria um livro que minha filha adoraria ler e que também traz uma mensagem bem legal sobre como podemos viver mesmo fora dos padrões de beleza.
    Uma ótima dica.
    Um abç,
    Ale

    ResponderExcluir
  39. Acho muito fofo os blogs que resenham literatura infantil de vez em quando! Muitos leitores são pais que gostariam de ver livros para seus filhos. Amei a arte do Elefante Elegante e também entendi que a intenção da autora era essa de nos aceitarmos como somos, e nunca iniciar medidas extremas sem conselho médico. Nem sabia dessa de letra arredondada fazer a criança se apaixonar... Interessante!... Amei, como sempre, Morgs! Bjin!!!

    ResponderExcluir
  40. Oi,
    Eu amo livros infantis, leio bastante para o meu filho e adorei a sua dica.
    Uma linda história e a diagramação é perfeita!!!
    Obrigada, achei muito interessante.
    beijos

    ResponderExcluir
  41. Ai que coisa mais fofa e diferente, um elefante com sonho de ser modelo! A imaginação dos autores não tem limites mesmo! Adorei a premissa e as mensagens que o enredo passa, vou dar de presente pra filha de uma amiga. :)

    ResponderExcluir
  42. Olá!

    Livros infantis <3 Sendo nacionais, então, impossível não amar! As ilustrações são uma graça, a criançada vai gostar bastante. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  43. Ooi, tudo bem?! Eu gosto muito de livros infantis, e principalmente por achar que podem ser mais marcantes e intensos que livros de outras literaturas. Eu não conhecia esse, mas achei a ideia muito bacana, e também por trazer a mensagem de se amar e buscar uma vida saudável, não uma padrão que a mídia esfrega na nossa cara todos os dias, com suas dietas malucas e mega prejudiciais. Eu me identifico com o personagem, pois já fiz várias dietas radicais para emagrecer, e no final das contas ficava triste e engordava mais. Porém, quando fui na nutricionista e passei a me amar, as coisas estão bem melhores :)
    Beeijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  44. Nunca tinha ouvido falar sobre essa preferência das crianças por letras arredondadas, mas é bom saber. Eu gosto muito de livros infantis, e sou uma apreciadora de boas ilustrações. Achei a história do Elefante Elegante muito fofa. Ótima dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR