25/10/2016

Resenha l Assovie que virei - M. R. James


Título: Assovie que virei                                                                Editora: Penalux
Ano: 2016                                                                                               Compre aqui: Loja Penalux
Páginas: 144                                                                                        Skoob
Autor: M. R. James

Sinopse: Com um poer quase diabólico para invocar sutilmente o horror em meio ao cotidiano e ao prosaico da vida, M. R. James sobrassai-se como um dos melhores autores da literatura sobrenatural, graças a seu método e estilo distintos, que por certo, servirão de modelo para outros escritores inclinados ao terror.
Por mais avançada e surpreendente que seja essa nossa vã tecnologia, as histórias de fantasmas ainda despertam em nós leitores um ligeiro tremor, pelo simples fato de que tocam naquela nossa região mais profunda e nebulosa do Desconhecido.
Os cinco pequenos contos reunidos nesse volume deixam bem clara a afirmação acima, e acrescentam um toque todo especial no qual o autor e professor de inglês M. R. James era mestre: as histórias de fantasmas que ele nos apresenta brotam do mais corriqueiro cotidiano, sem pirotecnias estilísticas, transformando o comum, pouco a pouco em algo simplesmente insuportável.
Esse pequeno livro é algo como uma conversa entre amigos numa noite de tempestade: enquanto relâmpagos e trovões explodem lá fora, as histórias vão se sucedendo com aparente descompromisso mas, entre um relâmpago e outro trovão, se insinua um misterioso perseguidor encapuzado, um poço que contém terríveis segredos, uma inocente cama de hospedaria cujo lençol é capaz de indizíveis horrores. A conversa entre amigos se torna tensa e eles só não fogem porque o Desconhecido já os agarrou antes mesmo que se dessem conta.
"Assovie que Virei: Histórias de Fantasmas" é um daqueles raros livros que intriga o leitor não apenas por aquilo que conta mas também pela impressão que deixa.
Indicado pelo extraordinário mestre do horror clássico, H. P. Lovecraft.

Oiii gente, como vocês estão?
Hoje é dia de trazer uma resenha em parceria com a Editora Penalux, estou trazendo um de seus lançamentos, realmente está de cair o queixo, e fiquei chocada. Pois é uma nova investida da parceira, livros traduzidos e do gênero terror, vai realmente dar muito certo, vai ser um sucesso!

Assovie que virei foi uma grande surpresa para mim vindo da Penalux, estava desde o lançamento apaixonada demais e agora tive a oportunidade de realizar a leitura, diante disso irei contar tudinho para vocês!


Preste atenção esse é um dos livros mais eletrizantes desse gênero, eles no persegue, nos causa um terror psicológico forte, nos martiriza e nos faz imaginar situações que não seria o momento certo até realizar a leitura, é com ele que pode-se enlouquecer e conhecer o verdadeiro terror e suspense.

"Naquela noite, ele teve um sonho estranho." Pág. 31
É diante de alguns contos disponíveis que podemos conhecer o terror diferenciado de séculos passados com o nosso tipo atual de terror, são contos que nos deixam com medo depois de sair da cama a noite sozinho, são contos que pouquíssimos barulhos, podem nos revelar algo incomum a nossa volta.


Assovie que virei possui contos do autor M. R. James no qual fez bastante sucesso e ainda faz referente a forma em que escrevia, recebeu alguns prêmios e participou de livros com o H. P. Lovecraft, um dos favoritos do nosso querido terror. Este livro nos ressalta a época de Drácula, onde existia castelos, palácios e uma neblina sempre a pairar pelo ar e nos mostrar que o os olhos enxergam pouco diante do que nos observa.

"A transação toda fora repugnante para ele, pois era um homem que gostava de estar em bons termos com os que o cercavam; mas viva um dever a ser cumprido quanto a este assunto e o havia cumprido." Pág. 48
A obra é separada por cinco contos, no qual cada um possui uma maneira de nos cativar e envolver. Sempre nos proporcionam uma literatura única e aterrorizante, são contos que atualmente não são mais feitos, até hoje não tive mais oportunidade de encontrar algum escrito com tanta intensidade.


Alguns contos da obra, senti-me apaixonada por todo o enredo trabalhado e feito pelo M. R. James, gostei da forma em que escrevia e me senti em um filme clássico, parecido com o Drácula de Bram Stocker, são  livros raros que atualmente estão deixados de lado e a Penalux teve a ideia incrível de traduzi-los, aliás o trabalho do tradutor Chico Lopes, está muito bem feito.

"Era uma construção curiosa aos olhos de bancos e galerias. Na galeria oeste, se erguia um belo órgão antigo, alegremente pintado, com tubulações de prata." Pág. 71
Este é um livro para ser lido calmamente, é cheio de detalhes e traz um mundo passado diferente do terror atual que encontramos em outros livros e filmes. São contos raros que só podem ser encontrados nos livros do M. R. James e quem sabe em outros livros que participou, mas vindo da nossa editora parceria Penalux, seu intuito deu certo e muita gente vai amar!


Este foi um livro incrível que adorei ler, realmente me fez amar cada dia mais esse gênero que nos deixa abismada com as situações ocorridas na obra e me causaram um certo terror, o conto que me deixou assim, foi o que possui o nome da obra “Assovie que virei” este é um dos mais aterrorizantes e pode-se ver pela tamanha história, por conter toda uma lenda.

A tradução de Chico Lopes ficou bem clara e compreensível, não percebi que algo estava errado, apenas me apaixonei em todos os momentos. A edição está um luxo, cheia de ilustrações, capa roxa no interior e as letras são grandes e pretas com as folhas amareladas.
Em minha opinião, foi um dos meus livros favoritos nesse ano deste gênero, realmente mexeu comigo e vou emprestar para que alguns amigos possam ler também.

Recomendo esse livro para quem admira ou goste de Drácula e de um terror clássico.


Sobre o autor:
Montague Rhodes James nasceu em 1862, em Goodnestone, Kent, Inglaterra. Filho de pastor anglicano, desde menino, sentir forte inclinação e interesse por assuntos relacionados a antiguidade. Durante a juventude, estudou em Cambridge, onde ganhou muitos prêmios e bolsas de estudos. Afeito às coisas antigas, tinha nas bibliotecas e igrejas descuidas o objeto de sua curiosidade. Suas investigações o conduziram para fora de seu país, a lugares como Chipre, Dinamarca, Alemanha, Àustria e Suécia. Ganhou grande respeito no meio acadêmico por seus estudos em arqueologia, paleontologia e linguística, tornando-se perito em assuntos bíblicos e medievais. Escreveu diversos artigos, críticas literárias, monografias e traduções, destacando-se aqui dois de seus principais estudos: a tradução de O Novo Testamento Apócrifo e sua dissertação de O Apocalipse de São Pedro.
Apesar do trabalho erudito, foram suas histórias de fantasmas que o projetaram para a fama. Um dos maiores escritores de horror da Literatura Universal, H.P. Lovercraft, em seu longo ensaio O Horror Sobrenatural na Literatura, chegou a incluir M.R. James entre os quatro mestres modernos do gênero, junto a Arthur Machen (também publicado pela Editora Penalux), Algernon Brackwood e Lord Dunsany. Ele nunca casou e morreu em 1936.

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima!


46 comentários:

  1. Olá minha amiga, tudo bem?

    Esse livro parece ser de fato bom, gostei da sua resenha. Eu já tinha visto uma publicação sua sobre essa obra e ainda estou bastante curioso, com vontade de ler, espero ter a oportunidade de ler essa obra, já está anotado aqui. Bjuss

    ResponderExcluir
  2. nossa, só por ser clássico e contemporâneo a Lovecraft já me apaixonei. *-*
    como desconhecia esse homem até hoje,senn ooor??? *----*
    a única coisa que me incomodou um pouco na edição foi a cor da fonte do título...
    de resto, a obra tá bonita :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã do gênero e esse livro não me atraiu para a leitura, até acredito que para quem gosta, é um excelente livro mas eu não teria coragem de ler e vou ter que passar a dica! Achei a capa super misteriosa e o enredo é intrigante sim, mas passo longe kkkk

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Morgana, tudo bem?
    Você é uma maquininha de leitura né? hahahahha Que coisa boa :)
    Fiquei bem interessada no livro. Acho que é o tipo de livro que posso gostar, apesar de não ser muito fã de contos :P
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa que resenha!
    Adoro o gênero, não tem como não querer ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Morgs! Já tinha visto o livro, mas não resenha sobre ele. Gostei de saber sobre os contos, ainda mais porque estou justamente com um audiobook do Drácula. Coincidência né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro, mas fiquei bastante interessada, é uma obra que preciso ler, fora que aprecio contos.

    ResponderExcluir
  8. Olá !!! Estou com muita vontade de ler esse livro desde que vi as imagens na sua fanpage. Amei a resenha, estava curiosa. Tenho certeza que vale muito a pena a leitura. bjoo
    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mogs
    Pessoalmente não sou adepto a livros puxados para suspense e terror porque sou negra medroso. Então infelizmente dessa vez vou passar a dica, por mais que sejam só contos. Mas confesso também que o catálogo da editora nao me chama atenção.
    Que bom que foi uma leitura tão agradável e envolvente.

    Abraços
    David
    Território Geek Nerd

    ResponderExcluir
  10. Amei a premissa do livro. Não conhecia a obra e fiquei interessadíssima. E que diagramação é essa? Linda ♥ Preciso pra ontem...

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Parece ser um livro maravilhoso para quem gosta desse gênero. Infelizmente eu tenho muito medo e acabo não lendo. Mesmo assim fiquei muito curiosa e saber como vai ficar o meu psicológico depois da leitura rs.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    A edição está demais e os contos parecem ótimos.
    Adoro terror, Drácula e afins, por isso a obra muito me interessou, principalmente pelo fato de causar terror psicológico, elemento que adoro em obras de terror.
    Espero conferir em breve.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu não sabia desse livro, e achei interessante a premissa dos contos. Pena que não gosto tanto de ler contos, pois sempre sinto que está faltando algo na história. mas a ideia é bem interessante.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Já tinha ouvido falar na editora, mas ainda não conhecia seus livros, e caramba que livros é esse?? Não sou muito de ler livros de terror, na verdade acho que nunca li um kkkkkkk sou mega medrosa, mas sua resenha me deicou beeem curiosa.
    Amei a capa do livro e espero ler o livro em breve
    Saber que os contos são raros me animou hahahha

    ResponderExcluir
  15. Oi Morgana, tudo bem?
    Não conhecia o livro e fiquei interessada, ultimamente ando querendo ler mais livros do gênero, e ainda são contos. gostei de saber mais sobre o livro e sobre o trabalho da editora. Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gente, eu adorei, quero ler já esse livro.
    Estou vendo muitos posts de livro de terror esse mês e quero começar a ler esse gênero logo. Adoro filmes de terror e histórias, mas confesso que livros de terror não leio.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  17. Não canso de dizer que suas fotos e resenhas são incríveis! Adorei a obra, definitivamente o estilo que ando procurando... Dica super anotada!

    ResponderExcluir
  18. Oie Morgs!!

    Eu amo o gênero e aprecio muito os contos, então adoro as dicas e essa já vou levar. Quero!!!
    Esse ambiente de terror, sinistro mexe muito comigo. Fiquei curiosa com o conto "Assovie que virei", já pelo nome.
    Excelente trabalho da editora.
    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ooi, Morgana! Tudo bem? Eu não costumo ler coisas do gênero, apesar de gostar um pouco daquele suspense e mistério, sabe? E eu gosto de contos. Por causa disso, acho que a leitura poderia até fluir, mas não agora rs
    Parabéns pela resenha! Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adoro contos e terror, então nem preciso dizer que esse livro uniu o útil ao agradável para mim. Fiquei morrendo de vontade de realizar a leitura e vou adicionar na minha lista para ler muito em breve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!
    Eu amo esse gênero, meu gênero favorito e pode ter certeza que sua dica está super anotada!
    Ótima resenha!!!

    ResponderExcluir
  22. Vou confessar que não conhecia esse autor, mas percebe-se que ele também faz parte dos classicos. Entrei nessa onda de terror há pouco tempo graças ao meu namorado, e eu tenho gostado do que eu estou experimentando, até tenho alguns exemplares na minha estante, acho que depois de ver a sua opinião sobre esse, assovie que virei em breve fará parte da minha coleção.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. OOi, Morgs! Tudo bem?
    Amei a resenha, maravilhosa como sempre. Gostei bastante da capa e a edição parece ser ida. Contudo, a história não me agradaria. Não curto o gênero, é um dos que eu não tenho vontade de arriscar a ler. haha Mas fico feliz que tenha gostado.

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  24. Eu não sou fã do gênero, mas o terror clássico tem seus encantos e dá para perceber isso lendo sua postagem. Isso me deu a maior vontade de ter o livro (que pelas fotos a edição está linda!) e a curiosidade de conhecer o trabalho do autor!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Bacana o livro! Não conhecia o autor, vou guardar a dica Morgana. Não sou muito do terror, mas gosto dos que tem essa pegada mais clássica. bjos

    ResponderExcluir
  26. Oi Morg...que ótima dica para esse halloween!

    Adorei a resenha e o livro. Já entrou para a listinha de desejados :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Olá morg, adoro contos de terror, se forem antigos melhor ainda, e ainda mais se alguém como lovecraft indicou os contos do autor, amo quando um conto de terror nos deixa aterrorizado, não sei porque mas eu adoro a sensação do medo, do pânico na hora de dormir, de não conseguir ficar de luz apagada e qualquer movimento e som nos é suspeito, então se os contos desse livro nos deixa assim, pode ter certeza que irei ler, beijos, ótima dica :)

    ResponderExcluir
  28. Uau, que livro intenso hein?
    Suas referências são ótimas, amei sua resenha e agora nesse momento da minha vida abri novos horizontes e estou adepta ao terror.
    Que livro lindo, amei capa e sinopse.
    Incrível essa ideia da editora, estão de parabéns.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Nunca tinha ouvido falar nessa obra, confesso que o enredo em si não me chamou atenção. Vou deixar passar a dica, muito obrigado por falar dela.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  30. Oi Morgs...
    Que interessante esse livro, não conhecia mesmo... e pra te falar a verdade, eu não sou muito fã do gênero, então mesmo o livro sendo muito bom, ele não é o meu estilo então deixarei a dica passar.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Bom, esse gênero não é um dos meus preferidos, mas acho que como são contos eu daria uma chance. Vou anotar aqui, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem? Não sou fã do gênero por isso irei deixar a dica passar. Porém esse post vai fazer a festa de quem gosta! Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá, Morgana!
    Que SHOW de livro!! Eu sou apaixonada por livros de terror e fantasmas, que lembrem os clássicos e que possuam mistério em cada página, e sua resenha conseguiu me deixar morrendo de vontade de ler. Ainda mais depois de você citar os trabalhos realizados do autor com H.P. Lovecraft, não há como não amar! É exatamente esse clima de "castelos, palácios e neblina" que me deixa apaixonada. Me interessei bastante, e certamente vai pra minha lista de aquisições!

    Um beijo!
    http://amorlivronico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Que dica maravilhosa! Acho que estou apaixonada...
    Estava pensando em começar a ler livros de terror e esse veio como uma luva.
    Amei a capa e a sua resenha. O jeito que você escreveu me instigou a conhecer mais sobre esses contos.
    Já estou a procura dele para ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  35. Gostei da resenha e seu blog é lindo! Dica anotada. Obrigada por contribuir com o aumento da minha lista de leituras kkk
    Um beijo!
    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Desconhecia o autor e estou boquiaberta aqui com sua resenha.
    Não sou grande fã do gênero, mas fiquei super curiosa para conferir esses contos que nos deixam com medo de sair da cama após a leitura regados a suspense.
    A capa me chamou bastante a atenção, pois sou daquelas que escolhe pela capa.
    Adicionei na minha lista para futuras leituras.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Adorei a resenha e o seu blog! Obrigada por acrescentar mais um na minha lista de leituras.
    Um beijo <3
    Http://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oie
    Tudo bem?
    Eu adorei sua resenha ultimamente tenho visto muitos contos de terror ainda não li este da editora mais adoro o Drácula apesar de nem sempre gostar dos contos enfim obrigada pela dica.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  39. Oi, não sou fã de terror, na verdade passo longe desse gênero, mas quando você disse que recomenda para quem gosta de Drácula, eu tive que reconsiderar, já que Drácula é um dos meus personagens favoritos da vida e por isso, vou repensar e acho que vou me aventurar e ler esse livro, que promete ser gosto de ler, já que é contos. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  40. Oie, tudo bem? Não tinha ouvido falar do livro ou do autor antes, gostei muito da sua resenha, me serviu de apresentação. Mas de qualquer forma, não me interessei muito pela obra... Não sou de ler contos :/

    ResponderExcluir
  41. Morgs lindona amei a dica, não conhecia o livro, contos sempre chamam minha atenção pela intensidade, ler esse gênero que normalmente sai de minha zona de conforto e pelo visto foi uma ótima leitura, dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  42. Proposta interessante. Não costumo ler terror no sentido completo da palavra. Leio mais suspense sabe? Sou meio cagona haha mas esse livro realmente chamou minha atenção. O fato de serem contos pode me ajudar na leitura. Vou anotar a dica!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  43. Olá
    não conhecia o livro mas parece ser bem legal, eu adoro o gênero e fiquei curiosa, vou anotar a dica, parece ser uma bela leitura para quem curte, muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Não é muito o meu tipo de leitura, infelizmente. Apesar do enredo me parecer muito bom, não é o tipo de livro que eu gosto de ler


    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Olá,
    Adoro contos, e achei interessante o tema do livro.
    Gosto bastante do gênero e não conhecia o autor, gostei da indicação.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  46. O correto é :Algernon BLACKWOOD, Dracula com Bela Lugosi sim é um clássico...

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR