07/10/2016

Resenha l Canto da Rua - Mariana Paiva


Titulo: Canto da Rua                                                                              Autora: Mariana Paiva
Ano: 2016                                                                                                    Editora: Penalux
Páginas: 108                                                                                               Compre aqui: Loja Penalux


Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro puro amorzinho que recebi recentemente em parceria com a Editora Penalux, confesso que me surpreendi bastante diante de tanta beleza que a obra possui. Com tantas escritas que a autora propôs a escrever.

Este livro é apenas feito de micro contos que irão nos emocionar e nos deixar de boa aberta, de nos fazer pensar em tudo que vivemos e assim ter a oportunidade de conhecer a escrita maravilhosa da Mariana.


Canto de Rua é uma obra de nos emocionar, de fazer refletir e repensar sobre os momentos em que a sociedade se encontra, é por entre os tantos pequenos micro contos que encontramos por entrelinhas alguns detalhes que nos descrevem, que nos remetem palavras que deixamos escapar por descuido próprio ou falta de paciência.

"14. Quando o celular tocava "It's now or never", de Elvis, era ele. Mas tinha namorada, então não foi daquela vez. Anos depois, ele casado, ela solteira. Não seria agora. Pelo visto, seria nunca." Pág. 24
Podemos de certo modo, avaliar a obra como uma crítica a sociedade que estamos a viver, de todos os fatos, da forma em que a mulher é vista na atualidade, de ser aceita com seu direito de luta e poder, de querer ir contra as regras que uma vez era obrigação, é querer ser livre e até mesmo assim ser julgada e massacrada com olhares e violências.



É entre as frases perdidas e escritas, encontramos um mundo que pouca das vezes é valorizado, visto com outros olhos, é preciso ver que sobreviver é o necessário, mas viver é o que falta entre as pessoas. É por entre as músicas que podemos nos esconder e nos conhecer diante de tantas maravilhas que nos revelam com doces palavras de expressão que não notamos.

"48. Chegou pronta para resistir. Era muito ado ainda. Os beijos. Tudo sob controle. Os amassos. Difícil, mas ainda resistindo. Aí de pegou o violão e tocou Something. Nocaute." Pág. 67

Entre Elvis Presley e Elton John a obra se desembaraça, nos eleva a alma e nos faz escutar as músicas desses ícones que até hoje fazem sucesso. Elvis, que já se foi, esse sim deixa uma saudade, tinha uma sabedoria que raramente encontramos...é por entre verdades e ilusões que nos encontramos a realidade que a obra traz a relatar e questionar.



Canto de Rua foi uma maravilhosa e primeira experiência que tive com micro contos da Editora Penalux, me surpreendi por tamanho capricho que a obra se encontra, cheia de ilustrações e letras legíveis com um tamanho ideal que nos faz suspirar. A obra é do selo Microlux da editora, e já me senti apaixonada e querendo mais.

A maneira em que a Mariana escreve é tão incrível que ao longo da leitura suspirei diversas vezes, que me fez ver o quão a vida pode ser maravilhosa. Olhando pela capa, parece ser uma história triste e emocionante, mas é assim que diversas vezes podemos ver o mundo e assim refletir sobre, são oitenta e um micro contos e cada página folheada uma nova surpresa surge.

Recomendaria essa obra para que todos lessem, deixar na cabeceira da cama e ler um micro conto antes de dormir, seria uma ótima pedida.


Sobre a autora:
Mariana Paiva é autora dos livros Barroca (P55 Edições, 2011), Lavanda (Kalango, 2014) e Damário Dacruz: um homem, uma surpresa (Edições ALB, 2015). É escritora, jornalista e doutoranda em Teoria e História Literária pela Unicamp.







Espero que tenham gostado dessa obra e até a próxima resenha!


42 comentários:

  1. Bastante interessante, principalmente pelo trabalho gráfico. Acho importante que livros não sejam só letras jogadas, por melhor que o texto seja, mas contemplem também um trabalho gráfico bonito.

    ResponderExcluir
  2. Sabe que nunca li um livro que abordasse esse tema, mas tenho vontade, até porque já refleti com algumas histórias que andei lendo e vejo o tanto que é importante uma leitura dessas. Vou abraçar essa dica. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Morgs
    Já tinha visto a capa desse livro e posso dizer que a mesma já havia despertado minha curiosidade... mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele.
    Fiquei bem interessada, pois nunca li um livro inteiro de micro contos... apenas alguns avulsos mesmo.
    Parabéns pela resenha, amei!

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Morgana!!!
    Adorei a indicação, eu particularmente adoro contos e ainda mais contos que mostram o cotidiano e problemas reais.
    Parabéns pela resenha e pela indicação!

    ResponderExcluir
  5. Oi Morgana, uau! Gostei muito da indicação, parece ter uns micro contos bem fortes e outros bem fofos! Gostei! bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Morgana! Você, como sempre, trazendo ótimas dicas literárias! Adorei o post e as fotos!
    Mais um para a lista!! rsrsrs

    Bjss
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro micro contos, e este livro consegui me deixar bem interessada. Começando pela capa que magnífica, muito bonita mesmo. Adorei a dica, certamente lerei este livro.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  8. Olá, mas que livro interessante. Não conhecia e gostei muito da forma como foi elaborado, tanto na edição quanto nos textos, pelo menos essa pequenas amostra que você nos trouxe dá uma boa ideia do que podemos esperar dele. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie

    Adoro livros assim, esse eu ainda não conhecia e já estou levando a dica, fiquei com muita vontade de ler pela boa reflexão que proporciona.
    As fotos ficaram lindas e eu adorei a capa e a resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Morgs, pelo visto a autora falou de tudo um pouco nestes contos. E o melhor, de assuntos importantes e atuais. Não conhecia o livro ainda e estou anotando sua dica, obrigada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oii!

    Adorei todos os quotes que trouxe e a sua resenha. Os micro contos são mesmo muito bons! Dica super anotada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Não conhecia esse livro, e fiquei bem curiosa para conhecer esses contos.
    Já anotei aqui na minha lista.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conhecia esse livro até ver a foto na sua fanpage. Fiquei curiosa para ver sua opinião. Parece ser uma leitura marcante com uma história que realmente emociona. Gostei bastante da sua resenha. super bjo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Morg, não conhecia essa obra, mas achei super bacana...que trabalho gráfico lindo <3

    Acredito que seja uma leitura bem marcante...daquelas que emocionam a gente. Vou anotar a dica>

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Mas gente. Que cachorrinho fofo.kk Fiquei na dúvida se era de verdade. Haha. Olha, adorei a premissa da obra. Muito gostosa e envolvente. Com certeza leria sem medo. Gostei muito da resenha e da edição do livro. Parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, acho que ainda não li nenhum livor só de micro contos, e não só pela bela edição mostrada nas fotos mas também pelos ótimos micro contos que pude ler na sua resenha, com certeza é uma leitura que me agradaria.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Nossa, fiquei mais do que curiosa para ler esse livro, gosto muito de contos e você disse que critica de alguma forma a sociedade, amo quando os livros trazem isso pros leitores, deixa a leitura bem mais gostosa e interessante, Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros de contos!!!
    Não conhecia esse, mas já vai para minha listinha de leituras!!

    Adorei a resenha e o livro é muito bonito!!

    #Ana Souza

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá morganna, desde que você postou a foto da obra do facebook que eu já me apaixonei pela doçura e delicadeza da capa, realmente um amor,e a proposta de mini contos também é linda, algo para você se deliciar todo de vez ou quem sabe ir guardando para ler um a cada dia e deixar a sensação permanecer por muito tempo

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro conhecer livros diferentes e contos, esse com certeza é uma surpresa não conhecia, o título remete infância posso estar enganada. Gosto mais ainda quando livro faz referencia a música. Dica anotada. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Morgs!
    Não conhecia esse livro e vou te confessar que achei as ilustrações dele bem inquietantes mas, apesar disso e de não gostar muito de ler contos, achei muito interessante os temas que a autora aborda e as passagens que você separou e fiquei curiosa pra conhecer o livro.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  22. Oi Morgs, não tenho o costume de ler contos, mas, quando leio, sempre gosto.
    Adorei a resenha! Parabéns.
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  23. Tenho lido bastante contos, esse com certeza entrará para a lista logo logo. Um trabalho muito bem feito, bastante frases de impacto e um visual lindo do livro. Gostei muito!

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Aí amiga seria tão legal se tivéssemos o mesmo gosto literário não é? Infelizmente não é o caso, mas claro que gostei muito da sua resenha. E as fotos estão lindas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oiii, Morgana, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas amei conhecer.
    Acredito que iria gostar bastante do livro, ainda mais sabendo sobre os assuntos de que se trata.
    E gostei desse micro conto que está na foto. É bem isso mesmo.
    Quando a violência é com a gente, achamos ruim. Mas esquecemos da violência que cometemos com os outros :(
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Eu vou ser sincera, quando vi essa capa eu achei que fosse algum livro sobre cachorros abandonados, o que seria uma leitura muito angustiante para mim. Contudo, lendo sua resenha, me surpreendi pela temática e por ser micro contos que eu aprendi a apreciar.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Eu vou ser sincera, quando vi essa capa eu achei que fosse algum livro sobre cachorros abandonados, o que seria uma leitura muito angustiante para mim. Contudo, lendo sua resenha, me surpreendi pela temática e por ser micro contos que eu aprendi a apreciar.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostei da premissa do livro e como ele trata de temas tão delicados e útei s para vivermos melhor em sociedade. A capa já chama atenção pela maneira sputil e amorosa como é colocado o tema.

    ResponderExcluir
  29. Oi!!
    Eu já tinha visto a capa desse livro, mas não sabia que ele trazia micro contos, pelo que você escreveu o livro iria mesmo me conquistar é bem o livro perfeito para ter ao lado da cama e ir lendo um pouco a cada noite.
    Essa capa chama a atenção e legal ver que traz outras imagens.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  30. Olá,
    Desconhecia a obra e achei maravilhoso o capricho da editora com a diagramação! Parece ser perfeita.
    Os micro contos parecem nos fazer refletir sobre muitos aspectos que sequer damos a devida importância e isso me fez ficar bem curiosa para ler.
    Adorei a resenha, nos passa muitos dos sentimentos que sentiu ao ler a obra.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Hey!
    Sua resenha me deixou extremamente curiosa para conhecer esse livro, tão delicado, poético e reflexivo. A capa está tão singela, que por si só já é capaz de tocar-nos.
    Me chamou bastante atenção, vou anotar aqui. Até porque é difícil encontrar esse tipo de pérola, e sendo nacional eu preciso para ontem! haha.
    Mil beijokas entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Morgs,
    Adorei a capa do livro e a resenha está encantadora. A história parece ser bem emocionante realmente e eu adorei as fotos. Linda diagramação

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Não conhecia a obra e ao ser apresentada aqui achei muito interessante. Gosto de contos de terror, mas esse me chamou a atenção pelo capricho e contos inusitados. À primeira vista, já afirmo que gostei do capricho da editora, ela está de parabéns.
    Abs
    Mo
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  34. Capa linda e resenha envolvente.
    Mesmo eu que não curto muito contos, fiquei interessada na proposta da autora e achando que deve ser mais do que interessante ler uma obra com micro contos. Os poucos que você colocou na resenha já me fizeram pensar, então deve ser uma ótima leitura o livro no completo.
    Adorei a ideia gráfica que vi pelas suas fotos :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  35. Oie
    muito legal sua resenha, quem sabe eu leia em breve pois gostei muito do enredo, parece ser um bom livro e diferente, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá, Morgana! Que bom conhecer um pouco do livro e da autora! Micro contos são mesmo ótimos para leituras diárias e contínuas e achei o tema bem afetuoso!
    Beijos,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oie, Morgs, tudo bem? Adorei a resenha, fiquei encantada com a simplicidade e profundidade que o livro transmite. Fiquei curiosa pra ler, assim como disse, um conto por vez.

    ResponderExcluir
  38. Nossa, a edição parece estar muito linda mesmo, mas não fiquei com vontade de ler. Não consigo me envolver com textos curtos, não me interesso nem por contos, micro contos então, no meu caso, menos interesse ainda. Mas fico feliz que tenha gostado tanto e achado a escrita da autora incrível.

    ResponderExcluir
  39. Oi Morgs, sua linda, tudo bem?
    Realmente, a capa nos remete a algo triste. Achei importante a autora aproveitar seu trabalha para fazer uma crítica à sociedade e à forma como a mulher é tratada. Só não leria pois não tenho o costume de ler contos. Boa dica. Gostei da sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Nossa, parece ser bem profundo esse livro. Gosto de livros que abordem temas importantes, que não fiquem no superficial.
    Bjs

    ResponderExcluir
  41. Oi!
    Adoro contos que nos fazem refletir sobre nossa atual situação. Esse parece ser uma ótima escolha para todos que amam ler.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  42. Olá,
    Gosto muito de microcontos, este eu realmente não conhecia e gostei da obra abordar pequenas coisas mas que na verdade são importantes, como fatos do cotidiano e essas coisas.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR