06/11/2016

Curiosidades de La Furia

No próximo sábado, 12/11, Fernanda Chazan Briones lançará seu livro Na Cidade da Fúria em São Paulo. E até lá, viajamos juntos por Buenos Aires com muitos posts curiosos e divertidos sobre o lançamento, a obra e a autora. 

Você já garantiu sua participação no sorteio que está rolando lá na página da Fernanda? Você pode ganhar um exemplar de Na Cidade da Fúria autografado + um CD de tango progressivo mixado por artistas de San Telmo. As instruções para participar estão no fim deste post. Ah! E não se esqueça: envie suas perguntas à Fernanda através do fb.com/fernandachazanbriones, do instagram @chazanbriones ou do e-mail fernandacbriones@gmail.com. A autora responderá às perguntas dos leitores nesta terça-feira, no mesmo dia do sorteio. 

Mas, e hoje?!

Bem... hoje o post é feito de curiosidades sobre o tema, a obra e a construção de cada capítulo. 

Venha! Embarque em mais uma viagem por la ciudad de la furia!

1) Os personagens “Maly” e “Enio” realmente existem. Maly é uma colombiana, estudante de moda, que além de melhor amiga da autora, foi também a revisora de todos os diálogos en español que você encontra na leitura de Na Cidade da Fúria. Já Enio, é um baiano, soteropolitano, que trabalhou com Fernanda em uma agência de turismo no centro de Buenos Aires.

2) A casa das bonecas, na esquina das ruas Lambaré e Sarmiento, também existe de fato. Fernanda morou a poucas quadras dali, e sempre que passava em frente à macabra casa, pensava nas muitas coisas que poderia escrever sobre o lugar. 

3) O filme “El Secreto de Sus Ojos” também ensinou muitas argentinices à autora, e não só à protagonista de Na Cidade da Fúria. Fernanda também assistiu ao mesmo filme durante anos. Além de muitos outros, que não couberam na história. 

4) Rufina Cambaceres de fato existiu, e a lenda que a acompanha é contada até hoje. Você pode encontrar a história da jovem em muitos livros sobre histórias portenhas e lendas urbanas, além de ouvir detalhe por detalhe em um city-tour chamado Buenos Aires Macabra, que é feito à noite pela cidade e à tarde no Cemitério da Recoleta. 

5) Burguer Joint, a lanchonete em Palermo Soho, também existe. Fernanda foi uma das primeiras clientes do lugar, assim que a casa abriu. Os hambúrgueres citados no livro fazem parte do cardápio da lanchonete, e Alex, o dono do estabelecimento, ficou muito feliz com a homenagem feita. Tão feliz, que deu à autora um hambúrguer grátis, com direito a maionese de coentro e tudo. 

6) O superclássico entre Boca Juniors e River Plate foi inspirado no retorno de um fiel jogador boquense que recém havia voltado da Europa: Carlitos Tevez. 

7) Mascherano é o segundo nome de Nahuel, um dos personagens mais importantes do livro. Mascherano é também o nome de um famoso jogador da seleção argentina de futebol, e do cachorro da autora, um vira-lata preto que tem sua própria camisetinha da seleção com o número 14, oficialmente conhecido pelo jogador Javier Mascherano.

8) A droga “burundanga” era uma febre na época em que o livro estava sendo escrito. Uma amiga da autora, inclusive, sofreu um atentado na rua, sendo dopada pela substância. 
Gostou de saber um pouquinho mais sobre o processo de criação de Na Cidade da Fúria? Então participe do sorteio para garantir seu exemplar autografado!

Espero que tenham gostado dessas curiosidades e até a próxima!


23 comentários:

  1. Oie Morgs, tudo bem?
    Eu adoro Buenos Aires . É uma bela cidade.
    Quantas curiosidades sobre o livro. Ah , eu acho sensacional O segredo dos seus olhos teve até uma versão americana de 2015 , Olhos da justiça.
    Adoro "lendas urbanas", em SP tem o Castelinho, que tinha um aspecto bem macabro antes de reformarem, além de uma história de assassinato da família.
    ótimo post.
    Agora é aguardar o lançamento, pq quero muito ler esse livro!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Tenho o sonho de visitar Buenos Aires, parece ser uma cidade encantadora!
    Gostei muito das curiosidades sobre o livro e pelo que estava lendo da sinopse parece ser um livro bem interessante. Já adicionei a minha listinha.
    um beijo ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Morgana! QUe lgal, adorei saber esses detalhes, adoro livros que trazem coisas que realmente existem. Muito bacana. bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Morgs! Não conheço Buenos Aires ainda, e acho muito legal estes detalhes da cidade dentro do enredo. Fiquei imaginando quantas pessoas não foram dopadas como a amiga da autora. Triste isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não estava por dentro desse lançamento e tbm amei descobrir essa curiosidades haha

    ResponderExcluir
  6. Oi Morgs,
    Essas curiosidades sobre o livro são demais né? Nos levam ainda mais para dentro do universo de la ciudad de la furia.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Oi Morgs, adorei as curiosidades, bem legal que a autora tenha se inspirado em pequenos detalhes. Já quero esse livro e o CD tbm, achei incrível a ideia!!! A premissa do livro é ótima, logo, uma leitura que faria com certeza. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Morgs!
    Que sensacional está essas postagens sobre o livro!
    Adorei saber que alguns personagens são reais e que coisa uma boliviana e um baiano. E quando se conhece realmente os lugares passa mais veracidade deixando nós leitores mais confortável.
    Quero muito ler esse livro.
    Vou participar do sorteio, quem sabe tenho sorte. 😁
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, desde já desejo sucesso a autora, mas acho que nem precisará, ela construiu um enredo forte e cheio de personagens marcantes,. Amei todas as curiosidades apresentadas.

    ResponderExcluir
  10. Olá Morgs, tudo bem? Não conhecia autora nem a obra, mas super curti a premissa do livro. Não sabia do sorteio e vou correndo me inscrever, vai que eu ganho não é? Se não ganhar vou adquirir sim. Obrigada pela dica. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Esse livro deve ser maravilhoso!
    Adorei. Nota-se muitas referências na obra, acho que tem tudo para ser uma boa leitura

    ResponderExcluir
  12. Oiee

    Adoro as curiosidades de uma obra. Gostei de saber que alguns personagens realmente existem e saber um pouco mais sobre a vida deles.
    Fiquei super curiosa com a Casa das Bonecas rs.
    E participando do sorteio, claro!!
    Parabéns pelo post, ficou excelente!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  13. Olá =) Não cheguei a ler o livro, mas adoro essas postagens de curiosidades. Bom saber que os personagens realmente existira. Parece ser um livro com uma história bem fonte e cochante já que muitos fatos realmente são verdades. Beijos'

    ResponderExcluir
  14. Oiii minha amiga linda, como você está?
    Ual que capa heim, você sabe que não sou muito atenta a esta editora mas suas resenhas, avisos, curiosidades, lançamentos sobre ela são sempre interessantes, sucesso ao autor.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá! Não conhecia o livro nem a autora, mas parece uma obra muito interessante, com muitas referências à cultura local da Argentina. Nunca fui lá, mas tenho vontade de conhecer. Acho que o livro deve ser bem legal. Gostei das curiosidades.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    A capa não é das mais bonitas, mas eu leria só pelos fatos reais, adoro livros assim. Sèrio, El Secreto de sus Ojos é lindo (tanto o livro como o filme), tem na Netflix, até. vale a pena ver. E Tevez é ídolo demais!

    ResponderExcluir
  17. Olá, não conhecia o livro e achei sensacionais as informações sobre ele, muita realidade misturada com a ficção, acho super demais, dá mais veracidade ao livro. Agora fico imaginando quantas pessoas não são dopadas assim né, que loucura. Adorei o post, parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!

    Já vi essa obra em alguns blogs, mas não li ainda! Adorei saber um pouco mais sobre a obra aqui. Gostei de ver essas curiosidadws aqui!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oi, Morgana, obrigada pelas curiosidades! Fiquei curiosa sobre o livro!

    ResponderExcluir
  20. O livro parece muito bom. É interessante ler esses que falam da realidade mesmo, ainda mais sendo a realidade de Buenos Aires, cidade que tenho muita vontade de visitar. Foi muito bom você ter trazido essa dica para nós :D

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie
    ainda não sabia sobre o livro mas depois do seu post e os fatos sobre o livro, é impossível não ficar curiosa, adorei e espero saber mais em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Ainda não conheço Buenos Aires, mas é um destino que quero muito conhecer no futuro. Gostei bastante da ideia de trazer essas curiosidades relativas a história. Estou curiosa para fazer a leitura.
    Amei o post, parabéns pelo blog maravilhoso.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir
  23. Ah, agora quero ler. Tem que fazer a conexão entre a história é as curiosidades hahah e Quanta Briones no mundo literário :p

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR