24/01/2017

Lembranças - Rachel Romero Scoparo


Título: Lembranças                                                                                 Editora: 4Letras
Ano: 2016                                                                                                    Compre aqui: Loja 4Letras
Páginas: 102                                                                                               Skoob
Autora: Rachel Romero Scoparo
Exemplar cedido pela editora.

Sinopse: Um livro de poesias com a proposta da autora em transmitir sua vivência otimista ante aos dissabores da vida, mergulhando no passado de uma infância difícil, até a maturidade. Com versos narrativos e descritivos, faz um convite para observar tudo o que se aproxima do nosso olhar. Um alerta àqueles que têm olhos, mas não veem.
Pura sensibilidade em versos que emocionam e cativam.

Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha do primeiro livro lido da Editora 4Letras, uma parceria que admiro demais e desde então se tornou uma das minhas queridinhas do ano de 2016 e será de 2017.

Lembranças é um livro de poesias, então a resenha não será tão grande como o costume, mas será cheia de amor e sinceridade para vocês!


Rachel nos trouxe uma obra linda e encantadora, cheia de simplicidade e esperança em cada linha de suas poesias, nos cativa a querer sempre mais e nos emociona de um jeito peculiar. A obra procura esclarecer e demonstrar sobre antiguidades, coisas do passado que aconteceram m sua vida e que agora mudaram de uma maneira tão brusca que nem percebemos essa evolução que sobrevivemos.

Fonte
"Fonte de água doce.
Límpida, pura e cristalina
Desliza da montanha
sobre a terra úmida e fria,
permitindo que samambaias e plantas pequenas
se refresquem e fiquem mais verdes
De onde vem?
Para onde vai?
De manhã,
ao meio dia
e ao entardecer,
seu brilho é o mesmo 
Sua candura me encanta.
Água fria, água de fonte,
vem banhar os meus pés."
Pág. 41

Diante disso, são entre tantas poesias que nos encontramos refletindo sobre o que está a nossa volta, de conhecer a vida dela de alguma maneira, saudade de seu pai e revelando sobre alguma guerra, palavras simples nos trazem histórias em pouquíssimas linhas, em uma página ou duas, nada mais que isso, mas a história é contínua e apaixonante.


São tantas poesias que é impossível não ficar sem ler uma a cada dia, pode ser lido todos os dias, cada uma de uma vez pois as poesias não se ligam e pode ser realizada a leitura em apenas um dia, leitura rápida e apaixonante de se fazer durante o dia, na hora do almoço ou até antes de dormir, nada melhor que dormir refletindo sobre algo belo ou até mesmo realista.

É possível perceber que a escrita foi feita com amor, não simplesmente por ter algo no papel e mostrar, mas sim de anos que foram trabalhados e agora tiveram tamanha importância para algum mercado editorial. Lembranças é uma obra rara de se encontrar e então quando encontrará leve-a para qualquer lugar e vai querer incentivar que outros a conheçam.


Lembranças foi o primeiro livro que tive oportunidade de ler da nova parceira do blog 4Letras, foi uma honra ler um livro de uma senhora tão cheia de amor e pura, percebe-se entre as suas palavras utilizadas. A edição está impecável, superou todas as minhas expectativas, as folhas amareladas e letra em preto, a cada página possui desenhos que tornam a obra atrativa e bela.

A escrita de Rachel é puro amor, é fácil compreensão e não encontrei nenhum erro mesmo, isso que ultimamente ando meio “viciada” em corrigir coisas, vocês me entendem tenho certeza! Foi uma oportunidade maravilhosa que tive, nenhuma poesia é chata ou entediante, são todas encantadoras e lindas de se ler.



Sobre a autora:
Nascida no dia 06 de maio de 1938, na cidade de Jaboticabal, São Paulo, filha de Lydia Kolle, imigrante alemã e Miguel Alferes Romero, filho de espanhóis, Rachel Romero Scoparo seguiu os conselhos de sua mãe: “- Escreva tudo o que você vê”. Casada a 50 anos, teve seis filhos e nove netos até a presente data. Atualmente reside em Itapevi – SP e continua escrevendo suas lembranças com a mesma sensibilidade e entusiasmo, marcas de sua história.

Espero que tenham gostado dessa resenha e continuem acompanhando que virão mais resenhas dessa editora linda!

35 comentários:

  1. Confesso que não sou muito fã desse gênero, mas até que fiquei com uma vontadezinha de ler...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que livro lindo!
    Amo poesias, que coisa mais maravilhosa.
    Amei ♥
    http://fazalgumsentidopravc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca foi muito fã de poemas haha mas os acho um gênero encantador e cheio de sentimento sabe?
    Adorei o post!! bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Que livro mais amor, bem interessante!
    Adorei a sua perspectiva sobre o mesmo, e as fotos deram um charme a mais.
    Dica anotada, um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Poucos livros de poesia me emocionaram tanto quanto este! É uma obra incrível! Abraços e bons ventos!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    A capa do livro é fofa, mas a proposta dele não despertou meu interesse, não sou fã de ler poesias.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não conhecia essa editora, mas pelo que você mostrou, eles capricham na edição. Essa capa linda traduz muitos dos sentimentos que você diz ter com essa leitura. Faz tempo que não leio poesia. Foi uma boa dica .
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Adorei a dica! Faz tempo que não leio algo do gênero, acredito que o último tenha sido As Cores de um Amor Oculto, que adorei. Já anotei Lembranças aqui. Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Hey, Mogs chuchu!

    Eu já tive a minha fase superfã de poesia, mas agora ela já se foi... rs.
    Hoje em dia eu já não leio muito mais, não. Só uma ou outra por aí, mas nunca mais li um livro de poesias.
    Desta vez vou deixar a dica passar. :)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Tenho um fraco com livros de poesias e contos, o livro Lembranças me passou algo bem pessoal da autora. Quero comprar, fiquei bem interessada
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  11. Essa capa é linda e o livro parece ser encantador. Gostei bastante da sua resenha e de conhecer um pouco mais sobre essa obra, eu tinha visto algumas fotos no ig e estava mesmo curiosa com o livro.

    ResponderExcluir
  12. Olá Morgs, tudo bem?
    Essa dica, tenho certeza de que é especialmente para mim. Amo livros de poesias e apesar de não conhecer a editora ou a autora amei a premissa dese livro. Dica anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  13. aaah, a leitura deve ser realmente um encanto... gostei da forma como ela faz poesia com elementos da natureza...^^ não conhecia a autora nem a editora... amo poesia...
    bjs, Morgs..

    ResponderExcluir
  14. Uauuu que linda capa e sinopse !!! Ótima resenha !!!
    Fiquei super curiosa pela leitura, ainda não conhecia !!!
    Já anotada a indicação, espero ter a oportunidade também !!!
    super bjooooo

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto de poesias e assim narrando uma história deve ter sido uma leitura com muitas emoções.
    Gostei muito saber sobre ele e não conhecia a editora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá amore,
    Não conhecia o livro, nem a autora e menos ainda a Editora, mas já encantei pela capa, muito amor! Vou pesquisar mais a respeito sobre a Editora.
    Dica anotada por aqui!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi
    Que livro lindo! Não leio muitas poesias.
    Adorei a capa, acho que teria só pela capa.
    O livro parece ser ótimo para quem curte o gênero.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Ahhh que amor, fiquei bem encantada com o livro e por saber que foi escrito por uma senhora fofa e cheia de sentimentos pra mostrar. Sua resenha ficou ótima e as fotos compuseram um post muito meigo, parabéns!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Morgana!
    Que livro lindo!
    Amo poesia e gostei muito das que você destacou para nós. Poesia é uma das mais belas formas de escrita, por nos permitir não só ler cada palavra, mas senti-las com o coração. Beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá, ainda não conhecia esse livro, mas pela sua resenha parece ser uma obra que passa sentimentos bons através de suas poesias, certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  21. Olá Morgs, tudo bem?

    Adorei a capa do livro, parece ser uma ótima obra de poesia. Gostei da obra ter sido escrito por uma senhora, repleta de experiência e sentimentos para levar ao leitor!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  22. Oi Morgs, pelo que vi, é o tipo de livro que podemos transformar em livro de cabeceira. Não conhecia o livro, e como gosto de poesias, com certeza vou anotar sua dica. Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não curto muito livros de poesia, mas como esse dá para ver o amor com o que a autora as escreveu, acho que vale super a pena conferir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Morg, eu adoro poesias, não conhecia essa obra, nem a autora, então pode acreditar que adorei a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Menina, tu sabes que amo poesia, né?
    Um livro desses, com essa abordagem, escrito por uma mulher nascida em 1938, deve ter muito a dizer, não tenho dúvidas que necessito dessa leitura.

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    gosto muito de livros poéticos, me interessei por esse, ótima dica!
    Sua resenha ficou ótima, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Morgs,
    Eu amo poesia e esse livro é lindo, a começar da capa que é um show à parte! Muito bom poder ter obras desse tipo no cenário nacional. Lindo! Anotado!
    Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Confesso que não tenho por hábito fazer leitura de poesia, porque acho que não irei compreender os sentimentos que ali o autor(a) quis descrever rsrs
    A premissa é bem interessante e fiquei intrigada com tanto sentimento transpassado através das palavras da autora!
    Adorei o trecho selecionado e fico feliz que tenha começado com uma leitura tão boa a conhecer as obras da nova parceria.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  29. Que lindo! Esto meio afastada das poesias, preciso retomar!

    ResponderExcluir
  30. Oie
    parabéns pela resenha, parece ser uma leitura bem reflexiva apesar de não ser meu gênero, parece bem tocante,

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bem?
    Que livro mais lindo!
    A parte gráfica está linda e gostei por saber que dá pra sentir o amor com que o trabalho foi feito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Não entendo muito de poesias. Mesmo assim parece um livro bem delicado.
    Suas fotos ficaram ótimas!

    ResponderExcluir
  33. Olá.
    Não conhecia a autora e nem a obra, mas achei bem interessante embora eu não seja tanto de ler poesias, lembro que amava quando tinha 12 anos, mas essa minha paixão foi diminuindo e gostaria muito de resgatar esse amor.
    Gostei muito da sua resenha, deve te parabenizar, pois resenhar livros de poesia não deve ser nada facil e vc fez isso muito bem.
    Adorei as poesias que vocês separou.

    ResponderExcluir
  34. Eu confesso a você que eu gosto bastante de poesia, mas evito de ler. Esses livros sempre me deixam com uma sensação um tanto pesada e estranha, sabe? Não sei definir bem o que é, mas é meio ruim e acabo deixando de ler para não sentir isso rs. Mas fico feliz que tenha gostado e o livro parece perfeito para quem ama o genero! http://flornooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oii
    Sou muito diversificada nas minhas leituras, varia do romance histórico ao romance sobrenatural hahaha
    Não sou acostumada com livros de poesia, acho que nunca li nenhum. Mas acho lindo e amei a poesia que destacou.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR