09/03/2017

Saga de Valentes - Maria Dolores Martinez Dib


Título: Saga de Valentes                                                                      Editora: 4Letras
Ano: 2016                                                                                                    Compre aqui: Loja 4Letras
Páginas: 240                                                                                               Skoob
Autora: Maria Dolores Martinez Dib
Exemplar cedido pela editora.

Sinopse: Uma obra de ficção que tem como pano de fundo a História do Brasil, notadamente a contribuição dos tropeiros e dos imigrantes para o desenvolvimento do sul do país. Ela serve, então, como uma moldura onde se desenrolam as vidas de seus personagens.
Como se trata de um recorte histórico romanceado, de pouco mais de um século e meio, ao lado dos personagens que vão surgindo, emergem fatos, antecedentes e consequentes de nossa História, constituindo-se, por essa razão, em uma maneira de se desvelar o importante papel desempenhado pelos tropeiros e pelos imigrantes de várias nacionalidades, com suas tradições, usos e costumes, suas religiões, sua gastronomia e sua arte, para a construção da cultura do Brasil e do Povo Brasileiro, tal como os conhecemos.
Os amantes de História e Historiografia encontrarão neste romance um interessante entretenimento, além de pontos de reflexão sobre a condição da vida humana.
A personagem Martha, neta e filha de tropeiros e de imigrantes italianos, é o fio condutor do romance. Através de sua narrativa inicial e final, vão se desenrolando, concomitantemente, a sua história, a de sua família e a do Brasil.
Saga de Valentes, além de entretenimento, presta-se também como leitura complementar para os estudantes do Ensino Básico e Superior, que desejarem se envolver, de maneira prazerosa e interessante, nos meandros de nossa História.


Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha desse livro lindo que recebi em parceria com a Editora 4Letras, para quem me conhece e acompanha no Instagram as postagens, percebe o quanto são ricas as edições dessa editora, com isso vim mostrar e falar sobre obra.

Tive alguns momentos de tensão durante a trama, principalmente pelo cenário ser o Rio Grande do Sul, o meu querido que tenho tanto orgulho de morar!


Saga de Valentes é um livro que narra toda a história do desenvolvimento entre as lutas para uma condição de vida melhor e esperança no olhar de quem podia sonhar com um amanhã. Traz a escravidão, o abuso da mulher e como era mandada pelo homem, sendo sua escrava e objeto, procura trazer o poder do domínio, quem tinha mais forças e quem poderia comandar a todos por ter condição financeira alta, sem se importa com o sofrimento alheio e conseguiriam viver plenamente.

Os tropeiros são os principais personagens da história, aqueles que passam dias, meses viajando em busca de algo para comprar e revender futuramente, aqueles que adoram viajar e possuem o sonho de viver para isso. São entre tantas e idas que Vicente conhecera uma pessoa em especial, aquela que poderia lhe fazer feliz e que seu coração acelerava de um modo diferente, mas apenas com isso, de um jeito intenso e forte, sem palavras para compreender tal sentimento, Vicente vai em busca da amada.


Vicente nasceu de uma forma um tanto brusca e triste, sua mãe se apaixonara por um viajando, alguém que vendia tapetes para os senhores mais ricos e quando o casal se encontrou, tiveram um dia especial, ela ficou apaixonada pelo homem no primeiro encontro e resolveu que seria o momento de se entregar. Após alguns dias, os sintomas começaram a acontecer e ela não conseguia mais esconder a barriga de seu pai, que de desgosto mandara sua filha para longe, em busca de esquecê-la, fora levada por um homem bom a uma fazendo distante, onde nem casa possuía. Tiveram que construir juntos e ali nascera Vicente, um menino forte!

Vicente crescera no meio do amor e carinho de sua mãe e do homem bom que estava sempre a ajudando, coisas ruins começaram a acontecer e tiveram que partir em busca de uma condição melhor de vida, algo que pudesse pelo menos os sustentar e aguentar firme, Vicente desde de criança trabalhava para ganhar pouco dinheiro e ajudar sua mãe, que ao longo dos dias estava se tornando mais fraca e doente, sem saber como seguir em frente, era sua vida e acreditava que nada mudaria.


Entre tantos caminhos que percorreu, Vicente resolveu que seria tropeiro, que ajudaria as pessoas a sua volta e que viajaria em busca de uma condição melhor de vida, era sua missão agora e adiante, queria uma vida tranquila para Anita, a única que conseguia despertar seu amor e lhe fazer sentir amado, ela estava a sua volta e viajou diversos dias para provar que não era uma mulher fraca e que enfrentaria tudo por ele, esse era o amor verdadeiro que qualquer homem poderia sonhar na época, e ela se mostrava firme e forte! 

Com isso, a situação estava a e alarmar cada vez mais, Vicente tinha crescido se tornara um homem e Anita se tornara uma mulher, pois quando fora embora era uma menina ainda, mas com pose e conceitos de mulher. Entre tantos momentos, podemos ver a luta de território e a paixão pelo que pode acontecer, a luta de separação de cidades e como tudo começou a se desenvolver e crescer, foram anos e anos de lutas para conseguir com o Rio Grande do Sul se tornasse o que é hoje, forte e decente, quem é gaúcho tem orgulho de dizer que nasceu e vive até hoje nessa amada terra.


Saga de Valentes foi um livro surpreendente e apaixonante, nunca pensei que fosse gostar tanto de um livro que traz a história da região que moro! Além do mais, a escrita da Maria, está encantadora, ela é leve, forte e peculiar, não enrola em nenhum detalhe e procura sempre aumentar os pontos principais, claro os dando preferência, a história não é lenta. Os fatos acontecem de uma maneira rápida, mas cheia de detalhes e deixando o leitor afoito em cada linha.

A edição está realmente fascinante e encantadora, cheia de fotos da época trazendo os rostos dos personagens e de quem participou das lutas, sem esquecer de comentar que as folhas estão amareladas e grossas, cheias de ilustrações!

Recomendo esse livro para quem gosta de livros históricos e quem possuem um romance diferenciado.


Sobre a autora:
Graduada em Letras Neolatinas, Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e em Espanhol (Universidade de Valladolid – Espanha), Mestre em Ciências da Educação, é professora da Educação Básica e Superior no Estado do Paraná.

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima!

41 comentários:

  1. Amei sua resenha. Preciso começar a ler esse livro logo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Que lindo ver livros que se passam no nosso lindo Brasil, explorando a cultura das regiões, com certeza fiquei com vontade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Aaaah Morgs, como sempre suas resenhas são sempre maravilhosas!E esse livro hein? Meu Deus minha lista só aumenta hahah!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, já tinha visto a capa desse livro em algum lugar e agora que sei que a trama tem a história do Rio Grande do Sul como pano de fundo para a vida do Vicente, fiquei com uma vontade enorme de lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha. Não conhecia este livro e parece ser bem interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Hey!

    A capa não me atraiu muito, mas a sua resenha me fez mudar de ideia, quero muito ler o livro.

    Sucesso.
    http://fonteliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não me interessei muito, não curto esse gênero, mas tenho amigos que adoram. Irei indicar.

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não conhecia a editora, achei a edição do livro muito bacana e acredito que o enredo muito interessante, principalmente pra quem mora no local, como você.

    ResponderExcluir
  9. Oi Morgs, acho muito legal quando pego um livro ambientado em um local tão conhecido para mim. O que não é o caso aqui, pois não conheço o Rio Grande do Sul :)
    Não li nada da editora ainda, mas esta seria uma boa opção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Morgs! Nossa, que livro incrível, preciso ler! Gostei bastante da história, tem um drama bem forte e emocionante! O cenário da história é linda e a capa também. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia a editora, mas fiquei boba pelo capricho do livro. Diagramação e capa..
    A história principalmente <3 Faz parte do nosso país e já fiquei com vontade de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Morgs!
    Adorei sua resenha, a vida de Vicente me pareceu muito bem descrita e o fato de ser nacional e estar bem detalhe só instiga mais a leitura.
    Espero ler em breve pois não conhecia mesmo essa obra e essa editora.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei muito da resenha :) Não conhecia o livro, achei muito legal a premissa dele, quero ler!

    Bjs:*

    ResponderExcluir
  14. Oi Morgs, eu gosto quando pego um livro ambientado em um lugar que eu conheço. Não que este seja o caso, pois não conheço o Rio Grande do Sul. O enredo tem temas polêmicos, como a escravidão e a violência contra a mulher. Aliás, temas que ainda vemos acontecer na vida real.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Sou apaixonada pelo sul. Morei por alguns aí e levo os pampas no meu coração. O livro parece ser muito interessante. A parte que mais me interessou foi a que traz a vida dos tropeiros. Imagina só que vida difícil deveria ser.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá amei sua resenha e esse livro parece encantador, gosto muito de livros que trazem como pano de fundo fatos históricos, a gente se diverte aprendendo e ainda mais sendo a história do nosso Brasil...Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá Morgs, tudo bem?
    Owmm eu não conhecia essa obra, mas depois dessa sua resenha linda e das fotos maravilhosas tenho que concordar que essa obra deve ser ótima mesmo. Dica anotada, espero curtir a leitura tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Gosto muito de livros que giram em torno da nossa história, minha cidade também tem envolvimento com os tropeiros e me deixou muito curiosa.

    Beijos^^

    ResponderExcluir
  19. Oi. Parabéns pela resenha, não conhecia o livro, mas, desta vez, não chamou minha atenção para leitura. Deixo a dica passar.

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca tinha conhecido uma história que se passasse aqui no sul e fiquei bem contente quando você citou a origem deste - pois como você, tenho orgulho de onde moro.
    Mas enfim... eu relação ao livro, gostei bastante e pelos pontos levantados, parece uma história interessante. Gostei!

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    Confesso que de cara eu não fiquei interessado pelo livro, mas após ler a sua resenha e entender melhor a trama da história eu fiquei MUITO interessado pela obra. Ela retrata assuntos que me interessam e me instigam, fico mais curioso pela história quando se trata de pessoas querendo o melhor para o amanhã. Amei, assim que surgir uma oportunidade irei fazer a leitura com muito prazer e parabéns pela resenha! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  22. acho bacana as ambientações de livros na minha terrinha, imagino o quão feliz vocÊ ficou pela história se passar no seu estado... com relação a premissa, apesar de parecer interessante, não ando com vibe no momento pra uma leitura no gênero...
    bj,Morgs ^^

    ResponderExcluir
  23. Olá amiga Morgs, tudo bem?

    Adorei a sua resenha, o livro parece ser bom, fiquei interessado pela obra. Agora, suas fotos ficaram lindas, adorei e estão cada dia melhores.
    Dica anotada, vou pesquisar mais sobre o livro!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Desconhecia totalmente a obra e ainda não tive a oportunidade de conhecer os trabalhos da editora.
    A premissa é bem interessante e fico feliz por Vicente ter se tornada alguém forte em meio a tanto sofrimento e dificuldades de seu nascimento.
    Confesso que nunca fui muito ligada em história, mas fiquei curiosa para conferir como toda a trama foi desenvolvida em torno dos tropeiros e sua importância.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  25. É difícil encontrar livros que contem a história do Brasil, seja atual ou não, então é bom saber que cada vez mais nosso pais está sendo representado.
    Achei a história intetessante, e Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  26. Olá, como vai?
    Gostei do premissa e da história do livro.
    Gosto de livros que misturam história e ficção.
    Parabéns pela resenha.
    Beijo
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Que bacana! Deve ser muito legal ler um romance histórico que se passa no seu lugar de origem, gosto muito de romances históricos e acho que iria amar esse livro tbm. Ótima resenha. bjos

    ResponderExcluir
  28. Oi, Morgana! Tudo bem?
    Adorei a premissa do livro, pois adoro ler romances históricos. Moro em SC e a figura do tropeiro representa muito a nossa região.
    Quero ler com certeza! Beijo :*

    ResponderExcluir
  29. Não é um livro que eu me interessaria só pela capa ou sinopse, mas pela sua resenha eu fiquei curiosa para conhecer um pouco mais sobre a trama e gostei de ver a sua opinião sobre o livro.

    ResponderExcluir
  30. Olá
    Eu ainda não conhecia essa obra e também a editora que a mesma foi publicada rsrs. Enfim, pela sua resenha, nota se que a obra é bem empolgante e interessante. O fato da escrita ser boa já ganha alguns pontos comigo. A capa está muito linda em suabsimplisidade. Um fato sobre mim, amo tirar fotos no estilo da capa, só com minha sombra kkjk. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bem? eu não tinha conhecimento sobre a obra ainda, quanto à sua região eu estava fazendo um trabalho sobre ela ontem pra faculdade kkk

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?
    Nossa, que legal o livro ser ambientado na região que você mora!
    No momento eu não o leria por a premissa não ter me agradado tanto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Aiiii, bem a história aqui do meu estado, sobre os tropeiros que eu não lembro muito depois de ter estudado mas sei que muita gente fala sobre, porque foram importantes em muita coisa. Legal a sua resenha porque está bem completa falando sobre os personagens e a toda a situação da história.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Morgs tudo bem?
    Dessa vez a história não me convenceu linda, eu adorei a resenha, ficou bem detalhada e pelo que percebi a vida de Vicente foi muito bem escrita, mas não curto muito livros desse gênero então vou deixar a dica passar. :/

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  35. Oi, Morgs!
    Gente, que coisa bonita! Adoro quando aparecem livros com temas que valorizam a história e cultura brasileira. Devemos valorizar cada vez mais obras que utilizam elementos nacionais. E escrito por uma mulher, que maravilha!
    Não conhecia a obra, mas já está anotada, com certeza!

    E que bonito ver seu carinho pela sua terra!
    Fotos bonitas, aliás! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Nossa, que livro interessante. É tão difícil ter livros que retratem a cultura brasileira, então é muito bom conhecer livros assim! E eu amei tuas fotooos, tudo a ver com o livro, deixaram a resenha ainda mais bonita <3

    ResponderExcluir
  37. Oie
    ainda não conhecia a obra mas me deixou bem curiosa e espero poder ler o livro mas pra frente, por agora não é o que procuro mas com certeza quando quiser alternar quem sabe né

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Não conhecia ainda esse livro, mas achei muito legal ele se passar aqui no Brasil e falar um pouco mais da nossa história. Deve ser ainda mais legal que se passa na sua cidade né, então imagino que para você a leitura tenha sido muito interessante. Adorei a sua dica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Olá!

    Difícil encorrar livros que se passam aqui, na nossa terrinha, ainda mais no sul do Brasil, curti saber qhe se passa no Rio Grande do S. Sulista, dá nisso. rs

    Confesso que não curti muito a capa, mas dica anotada!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  40. Oiee Morgs ^^
    Por mais que temas como a escravidão e a violência contra a mulher me deixem p* da vida, eu gosto de ler livros assim, pois me deixam com mais certeza ainda de que é necessário lutar contra isso. Infelizmente ainda temos ambos, né? Eu ainda não conhecia esse livro, mas a premissa me chamou a atenção, e ver a edição linda e o quanto você gostou da história me deixou ainda mais curiosa. Gostei :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  41. Olá, tudo bem?
    Certamente, esse não é um gênero que me agrada, porém, os pontos apresentados na sua resenha me deixaram bem curiosa.
    Dica anotada, e espero ler em breve e descobrir se vou gostar ou não.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR