14/06/2017

Desencontros e Desencantos - Nathalia Batista


Título: Desencontros e Desencantos                              Editora: Chiado
Ano: 2016                                                                                        Compre aqui: Loja Chiado Editora
Páginas: 256                                                                                   Skoob
Autora: Nathalia Batista
Exemplar cedido pela editora.

Sinopse: A Inglaterra, do início do século XIX, é palco de um romance repleto de paixão, dor, encontros, encantos, desencontros e desencantos. O romance é composto por pessoas e com elas, tudo o que há de pior e de melhor no ser humano. São sentimentos explorados em uma cadência lenta nas fases mais difíceis da vida de uma mulher. Suzanne é uma doce e ingênua moça de dezessete anos, cercada e castigada pela maldosa Veronika, de quem era dama de companhia. A vida tem seu próprio jeito de ensinar aos ingênuos e proporciona um longo e árduo caminho a menina em meio a uma sociedade onde respeito e posição não raramente eram construídos com crueldade, inveja, mentiras, intrigas e vingança.

Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a Chiado Editora, como sabem não sou muito chegada em romance de época, mas como minha amiga disse que esse livro era maravilhoso, resolvi solicitar e ver o que eu acharia para contar.


Suzanne sempre fora uma menina que sofreu muito na sua infância, perdeu sua mãe enquanto era pequena, sofreu horrores, mas um anjo chamada Sra. Hampton resolvera que iria cuidar da menina, no leito de morte de sua mãe prometeu e assim seria cumprido, aliás a companhia de Suzanne era maravilhosa, sabia sua hora de falar e tinha bons modos, assim como aprendera com a Sra. Mary Hancock, sua tutora.

" - Acredito que as pessoas dizem o que querem dizer." Pág. 48

Por outros lado, temos Veronika, filha da Sra. Hampton, uma menina sem nenhuma educação possível, questionava e gritava com sua mãe por motivos tolos, acredita que podia ter tudo e fazer tudo por ter dinheiro, sua mãe não aceitava e a cada dia estava se definhando de tristeza ao perceber que aquela era sua filha legítima, seu sonho mesmo era que fosse Suzanne.

" - As pessoas tendem a ganhar mais com a maturidade do que supõem os mais jovens. Os idosos percebem que não adianta ter tanta pressa, tanto falatório, nem tantas palavras desperdiçadas." Pág. 67

Com o passar do tempo Suzanne sempre acabava sofrendo com as humilhações que Veronika causava, a humilhava na frente de outras pessoas como se fosse uma criada qualquer, a quem sua mãe estava cuidando por obrigação. Suzanne que tinha o coração carinhoso, acreditava que a menina não fazia por mal, que era seu jeito de se expressar, até que em alguns momentos ela era carinhosa, mas era falsidade.

"Não nos podemos deixar limitar por aquilo que conhecemos, às vezes inovar pode ser bom." Pág. 104

Suzanne chegando quase aos 18 anos e Veronika ficando mais velha, Sra. Hampton decidiu que seria o momento de arrumarem um casamento, pois estava doente e não sabia se iria sobreviver ao outono que chegaria, acreditava que estava cada dia mais fraca, até que em certas localidades, a doença lhe afetava que nem tinha mais paladar e nem sabia distinguir certos cheiros.


A história se passa no século XIX, então em todas as épocas, o mais esperado eram os bailes, Sra. Hampton, decidiu que iria levar as meninas e que poderiam escolher o vestido que quisessem, independentemente do valor. Nessa expectativa, Suzanne escolhera o mais simples, aquele que iria ressaltar seus olhos azuis, a simplicidade sempre fazia parte da moça. Já Veronika, escolhera um cheio de babados, no qual sua mãe acabara não gostando muito, mas como era o desejo da filha, consentiu.

" - Porque você o ama e sente falta dele, e a saudade é o sentimento mais doloroso da face da Terra." Pág. 170

O dia tão esperado chegou, ao Suzanne entrar, soube ser discreta e ao passos que dava começou a conhecer nomes importantes, mas que para ela não importava o nível que tinha, a classe social, mas sim, como a pessoa a tratava, se era carinhosa, se tinha principalmente respeito, no final, era a base de tudo.

" - Os livros nos trazem um amor fantasioso que não podemos em realidade alcançar." Pág. 204

Era o que Suzanne teve ao conhecer o marquês Alexander Radcliffe, pois teriam que enfrentar obstáculos se acaso quisessem ficar juntos, com vontade própria, ironia do destino e até intervenção de Veronika, no qual via que ver a tristeza de Suzanne era sua maior felicidade, estavam prontos para se aventurem e descobrirem o que seria melhor para todos, será que conseguiriam? Será que em certas ocasiões o amor pode ser mais forte e ultrapassar barreiras?


Minha primeira experiência com livros de romances de época, de certa forma mostrou-me que posso gostar sim e me encantar por épocas diferentes das que nós vivemos, principalmente pelos vestidos que fiquei morrendo de amores, em relação ao romance, foi tudo muito novo para mim e até que gostei bastante, não achei nada tão enjoativo a ponto de ficar com raiva das personagens, além disso Suzanne me encantou em todos os seus aspectos e sei que amaria conhece-la pessoalmente se fosse real.

A edição de Chiado, como sempre está bela e bastante caprichada, fico feliz de ter essa oportunidade e fiquei encantadíssima com a beleza dessa capa, com toda certeza quero reler e deixar na parte da estante que sempre verei, pois está um luxo. 

Tive momentos de ódio e até mesmo vontade de chorar por causa de Suzanne, não imagino que alguém possa ser tão cruel a ponto que nem a Veronika, quando vocês puderem ler, verão que tenho razão e sentirão a mesma coisa, super recomendo!

Recomendo esse livro para quem gosta de romances de época, gosta de um belo romance encantador de encher os olhos.


Sobre a autora:
Nathalia Batista escreve desde a adolescência, mas pela primeira vez resolveu publicar uma de suas histórias. É bacharel e profissional do sistema de Segurança Pública há mais de uma década, mãe, bailarina e graduanda de Psicologia. Quando perguntada sobre o que ela escreve, sempre responde: “Romances”. E quando se pergunta: “O que têm seus romances?”. Sua resposta é: Mulheres Fortes. Só consigo escrever sobre mulheres que aprendem a lidar com a difícil tarefa de viver.”




Espero que tenham gostado e até a próxima resenha.

32 comentários:

  1. Foi vc quem me fez chorar aqui, com tantas palavras de carinho pelo meu trabalho e personagens 😍 Estou encantada com a sua resenha🌷

    ResponderExcluir
  2. Ai, mais que livro é esse que eu anda não conhecia????? Amo romance de época e esse me parece maravilhoso, devorei a sua resenha e já vou ver se o encontro pra comprar pq eu preciso pra ontem!!!

    Sua resenha está perfeita, como sempre!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!!! Ao contrário de você, eu amo histórias de época, principalmente se realmente tem a ver com o contexto daquele momento, o que parece ser o caso desse livro que realmente está lindo! Amei a indicação, vou com certeza ler num futuro próximo! Bjoooo
    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Ainda não conhecia o livro, mas achei a capa linda!
    E ainda por ser um romance de época, fiquei bem curiosa para conferir. Claro que vou me emocionar em alguns momentos dessa trama. Só sei que gostei e fiquei curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Olá! Eu amo romances de época, fiquei super curiosa lendo a sua resenha sobre essa obra. Vou tentar ler esse livro.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Eu acho a capa desse livro muito linda! Nossa compraria só por ela kkk Sobre a história em si, já li bastante criticas positivas sobre a obra, e com certeza no momento que eu voltar a ler romances irei tentar ler esse também!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem?
    Nossa que capa incrível, amo romances de época e a sua resenha me deixou curiosa para ler esse, vou colocar na minha lista de próximas leituras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Morgs!
    Apesar de também não curtir muito esses romances de época, gostei da proposta desse livro porque eu tenho uma queda pelo "complexo de Cinderela" rsrsrs vou anotar a dica! =)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Morgs!
    Que capa mais linda! Adoro romance de época e esse parece ser uma ótima pedida. Vou anotar a dica. Ah! Leia outros romances de época além desse. São romances maravilhosos! Recomendo muito os livros da Lisa Kleypas.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Morgs! Não sou tão empolgada com Romances de Época, mas esse parece um amor. Acho que vou dar uma chance. Dica anotada. bjs

    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ou Morgs! Que bom que teve uma boa experiência com o livro! Este eu não conhecia e como você sabe, sou fã de Romances de época, por isso já estou anotando o nome. Já fiquei com raiva da tal Veronika.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Oi Morgs, tudo bem?
    Eu também não sou fã de romances de épocas mas confesso que tenho vontade de ler alguns. Esse foi um que me chamou atenção, parece ser uma releitura da Cinderela. Gostei muito da sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ooi, Morgs!
    Dinheiro, the caps lindaaaa!
    Está, com certeza, é uma dica que irei anotar. Amoooo romances de época, é um dos meus gêneros preferidos. Além disso, a premissa do livro está bem interessante. Espero ter a oportunidade de lê-lo um dia.

    ResponderExcluir
  14. Heiii, tudo bem?
    Olha que dica mais linda.
    Adorei saber mais da obra, amo romances e esses que se passam no séc XIX sao os que mais encantam.
    Não sabia que a Chiado começou a puclicar romances de epoca, vou ficar mais de olho.
    Adorei a capa!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. Oi Morgs,
    Gosto bastante do gênero, leio com bastante frequência e fiquei bem curiosa com esse relacionamento entre Suzanne e Veronika. E o sobre nome de Alexander? Adorei!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  16. Oi Morgs, tudo bem!
    Já li muitos romances e os de épocas eram os que mais gostava pq acabava aprendendo muito sobre costumes de determinadas épocas, mas faz tempo que abandonei a leituras desses livros pq com o tempo as histórias ficaram tão parecidas acabei por ficando cansada. Que bom que sua primeira experiência foi boa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá, Morgana!
    Bom, não conheço a autora e desejo muito sucesso, porém, infelizmente, dessa vez deixo a dica passar, romance de época não funciona comigo.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Ah romance de época <3 Coisinhas que adoro, a época, os vestidos, os costumes. Já conhecia o livro tem um tempinho, mas ainda não tinha tive a oportunidade de ler. Sua resenha só me deixou mais curiosa e instigada. Adorei e a edição está lindíssima <3
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oiii, pois é, eu ainda to nessa de leio ou não leio um romance de época. Estou analizando bem todos os autores para fazer uma boa escolha. Pelo q vc conta, esse livro tem bons elementos e pode ser um candidato a minha apreciação. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olpa Morgs, tudo bem?
    Menina que dica linda.
    Eu amo romances de época e se até você que não é muito chegada curtiu dá para perceber que a leitura é muito boa mesmo.
    Olha eu amei a sua dica, pelas fotos deu para notar que a edição é belíssima sim e é claro já vai para a minha lista de leituras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Morgs,
    Também não sou fã de romances de época, mas ultimamente tenho sentido a necessidade de ler pelo menos um, pois vejo tantos lançamentos maravilhosos desse gênero que ficou louca.
    Gostei de saber que sua experiência foi boa, isso me animou muito a ler também!
    Vou anotar a dica!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  22. Oi, Morgs ^^
    Ainda não me aventurei pelos romances de época, mas o dia tá chegando já que hoje recebi meu Kindle e já tô louco pra iniciar as leituras que não tenho como fazer em livros físicos.
    Romance de época caiu mesmo no gosto popular dos leitores brasileiros, hein?
    Suzane é uma pessoa de sangue frio pra aturar essa mimada Veronika. Com certeza eu não teria essa paciência e compreensão para suportar alguém assim.
    Espero sinceramente que Veronika tenha o que merece porque não é nada legal humilhar os outros quando se tem tudo.
    Desconhecia a existência de romances de época por parte da Chiado. Fiquei até surpreso acreditando que estava vendo uma obra feita pela Gutenberg. Hauahsus
    Eles estão mais do que certos em apostarem em gêneros diferentes!
    Parabéns pela resenha e continue nas leituras dos romances de época, Morgs. Eles me parecem bastante agradáveis pra sair de ressacas literárias. ^^
    Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Oi!!
    A única coisa que chama a minha atenção nos romances de época são as capas, são lindas, mas também é só isso.
    Não entendo porque essa minha implicância com esse tipo de romance, mas prefiro me manter o mais afastada possível.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  24. Achei a edição, assim como as fotos, um encanto! Amo romances de época e já quero acompanhar a evolução de Suzanne.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  25. Olá,

    Adoro romances de épocas! Eles são clichês, fluidos, gostosos de se ler e sempre tem final feliz, gosto de ler esse tipo de livro quando estou na bad ou depois de uma ressaca literária. Já tinha ouvido falar na obra e estou bem curiosa para conhecer essa história. Que bom que você gostou desde primeiro contato com o gênero.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Olá! Eu achei essa uma das capas mais maravilhosas que já vi! Eu amo romance de época e adorei saber sobre essas brigas familiares e, principalmente, perceber a diferença na personalidade das irmãs até mesmo pelo vestido que escolhem. Adoro quando o autor me faz ter raiva, ódio, me emocionar e ter outras tantas sensações, para mim significa que realmente entramos no universo dos personagens. Já fiquei curiosa pela leitura.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu não conhecia a Natalia Batista, mas eu sou louca por um bom romance de época e só a capa desse livro já me ganhou horrores.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  28. bom,pra ser sincera nao curto o gênero, são sempre mais do mesmo e esses clichês me incomodam bastante... mas legal que sua experiencia com o gênero tenha sido prazerosa...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  29. Oiie

    Eu adoro romances de época porque é uma chance de conhecermos uma realidade diferente da nossa. Este eu ainda não conhecia e já quero! Que bom que sua primeira experiência foi boa :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Eu amo romances de época e fiquei apaixonada pela história que você apresentou e pela capa lindíssima que ela tem. A protagonista parece passar por poucas e boas e vários perrengues e isso me deixou bastante animada pois adoro uma mocinha sofredora haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oi,
    Eu amo romance de época, sou encantada com essa época e sempre leio muitos. Não conhecia esse livro e já fiquei imaginando a mocinha sofrendo até conseguir ser feliz com o seu príncipe.
    Dica anotada
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi Morgs, sua linda, tudo bem?
    Que bom que resolveu dar uma chance ao gênero, os romances de época são os meus preferidos. Só de ler sua resenha eu já fiquei indignada com essa Veronika, mas isso o que contou era muito comum na época. Esse tipo de crueldade. Se bem que ainda hoje há pessoas assim. Já vi que terei muitas emoções lendo a história. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR