09/06/2017

O Profeta da Irreverência - José Vilela


Título: O Profeta da Irreverência                                 Autor: José Vilela
Ano: 2017                                                                                   Compre aqui:  jvm.autor@gmail.com
Páginas: 104                                                                              Skoob
Exemplar cedido pelo autor.

Sinopse: "O Profeta da Irreverência" é a continuação da saga do Macaco Pancoso. No Guru da Floresta ele conta sua vida de anti-herói na Floresta da Vovozinha; no Profeta da Irreverência ele relata suas peripécias na Capital da Pizza, onde ele foi fazer carreira política e terminou eleito como o deputado federal mais bem votado daquele pleito. 
O Profeta é uma pedra no sapato da "Máfia da Alma", que são os sacerdotes e políticos safados, manipuladores do povo tupiniquim. Leitura indicada para adultos que pensam fora da caixinha...

Oiii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha de um livro que recebi em parceria com o autor José Vilela, um tempo atrás já havia postado sobre essa parceria e agora trago uma de suas obras, para contar tudo o que achei.


Em O Profeta da Irreverência temos um macaco que apenas vê a realidade de onde mora, os outros por si acreditam em todas as palavras que Barba Branca diz, promete mil coisas e no final acaba enrolando, como se fossem os políticos atuais, mas aqui os personagens são os bichos. Sendo assim, ele tenta de qualquer maneira abrir os olhos de seus conhecidos para que aja uma revolução e mudança no estado em que se encontram.

"-A pobreza pode ser herdada, mas a ignorância é cultivada pela inércia." Pág. 19

São tantas andanças que o macaco começa a chamar os outros moradores de “analfaburros” porque não compreendem que é tudo jogada do Barba Branca para que sejam enganados e ele assim recompensado da melhor maneira possível. Ressalta também que a religião acaba tomando forma e assim manipulando todos que estão a sua volta, independente do que é falado, ninguém o escuta.

"A religião envenena tudo. Além de uma ameaça à civilização, ela tornou-se uma ameaça a sobrevivência da humanidade." Pág. 55

Percebe-se que o autor procura sempre ressaltar a realidade que o macaco está a viver, mas os outros estão cegamente envolvidos com as suas promessas, creem em algo que nunca receberam em troca, dessa maneira se tornam cegos de tolices e nos leva a pensar que atualmente a nossa sociedade está vivendo dessa forma, são palavras jogadas ao vento e até mesmo sem cabimento que o povo acredita e assim segue, porque promessas são simples palavras jogadas ao vento, o problema é cumprir mesmo.



É uma obra de nos fazer refletir sobre a sociedade que estamos a viver e quem estamos a dar nosso voto de confiança, são momentos da leitura que nos leva a refletir que deve ser valorizado quem nos ajuda e cumpre com algumas promessas feitas. Não é questão do povo ser burro, mas sim que não conhecem a pessoa que está votando, aliás aparências podem enganar.

A edição do livro está adorável, as folhas são brancas e as letras de uma tamanho grande e pretas, como se estivesse escrito em negrito. A diagramação está bem fofa, pois a cada troca de capítulo a letra se torna diferencial para que o leitor possa parar e assim continuar a leitura depois. Além disso, os capítulos são curtos.


Sobre o autor:
José Vilela (de Moraes), aquariano apaixonado por literatura, nasceu no Município de Guiratinga, Mato Grosso. É graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Amazonas (1982). Trabalhou aproximadamente dez anos, como professor, na rede de educação pública. No jornalismo, prestou serviços como repórter, chefe de reportagem, editor e correspondente no interior. Trabalhou em jornais diários, seminários, revistas e informativos de empresas e de sindicatos. É assessor de Imprensa do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Roraima (Sindesp-RR) desde julho de 2005.

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

24 comentários:

  1. Que interessante! Um livro diferente e que foge bastante do circuito tradicional. Fiquei bem interessada nele e vou procurar saber mais!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha visto esse livro no teu IG e fiquei curiosa com ele. Gostei de ler a sua resenha e conhecer um pouco sobre a proposta da obra, mas acho que eu não o leria, pelo menos não por agora.

      Excluir
  2. Olá
    Acho que eu vi algumas coisas sobre esse altor; não sei se foi no seu blog. Enfim, o livro parece ser realmente bem legal de se ler. A proposta traga na sinopse e sua opinião me deixou bem interessado na obra. Livros que nos fassam refletir sobre tudo é sempre muito bacana. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. analfaburros é ótimo hhahhahaha.
    Não conhecia a obra, ainda não li a resenha do livro anterior, mas gostei da proposta do autor, muito interessante mesmo não sendo um livro que costumo ler.
    Realmente precisamos de mais livros assim para nos fazer refletir sobre a sociedade de hoje.

    ResponderExcluir
  4. Oi Morgs, achei o livro muito diferente e criativo. A reflexão que ele traz é o ponto alto dessa história, e acho que o autor foi muito feliz em fazer essa analogia com o macaquinho. Muito bom!. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Apesar dessa premissa no mínimo curiosa e que é muito elogiada por você, não senti aquele feeling que me faz ansiar por um leitura, infelizmente. No entanto, essa questão de o macaco observar tudo a sua volta me deixou bem intrigada e curiosa sobre qual a mensagem que o autor que passar aos seus leitores.

    Beijos,
    entrei culoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei de livros que retratam nossa sociedade, acredito que a reflexão feita no livro de Vilela é forte e interessante, o ponto alto da história.
    Gostaria de conhecer mais a obra.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Pela sua resenha parece ser um livro bem diferente do que costumo ver por aí.
    Gostei, vou anotar a dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Como as aparências enganam não é mesmo amiga?
    O livro não me chama a atenção pelo gênero como bem deve imaginar, mas gostei de ver sua reflexão sobre ele. Acho interessante principalmente pelo momento em que estamos vivendo agora não é mesmo? Ótima resenha, como sempre não me canso de dizer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha ouvido falar deste livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura do mesmo!!

    Enfim, acho ótimo que a parte gráfica esteja tao boa, os captiulos sejam curtos e que o livro consiga passar mensagens!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. É um livro bem diferente. Acho que nunca li nada parecido, mas gostei da ideia, ainda mais por saber que existe uma crítica social por trás.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, acho que já havia visto esse livor em algum lugar. Achei a obra bem interessante. Gosto de tramas que tenham um ar de fábula, com os animais sendo os protagonistas mas podendo trazer reflexões para a realidade.

    ResponderExcluir
  12. gosto desses livros fofos que trazem muitas lições, e esse é exatamente um desses. confesso que nunca tinha ouvido falar no autor, mas já fiquei querendo saber mais sobre suas obras, principalmente por ele falar de política nesse momento tão conturbado de nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  13. Oi Morgs, não tinha visto o livro ainda, e achei interessante a forma como ele indiretamente retrata nossa sociedade. Uma boa forma de refletirmos.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  14. Oie ainda não conhecia o autor e nem o livro, mas curti o que vi por aqui.
    Adoro esses livros que nos fazem refletir a respeito de uma sociedade.
    Dica anotada!
    Beijoka!

    ResponderExcluir
  15. Oi Morgs,

    Já gostei pela capa rs .. me chamou atenção.
    Gostei da mensagem do livro, da opinião que você deixou. Acredito que o livro seja para um público mais novo rs ..

    Mas vou anotar a dica pois quero na minha estante!

    😚

    ResponderExcluir
  16. Achei muito interessante a premissa do livro e tenho a impressão que vou concordar com o autor em várias coisas. Muito bacana essa coisa do macaco chamar os outros de analfaburros... rs
    eijos

    ResponderExcluir
  17. De certa forma, o livro me fez recordar A revolução dos bichos e também o Mito da caverna. Parece uma leitura interessante.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Achei a premissa da obra muito interessante, mas não sei se leria no momento. Me fez recordar muito de A Revolução dos Bichos, e foi uma das coisas que mais me chamou a atenção.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Ola Morgs pelo visto o autor da tapas com luvas de pelica com esse livro, ressaltando muita de nossa realidade e como o povo fecha os olhos a muita coisa. Não conhecia o livro e gostei do tema abordado. Dica anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia esse livro ainda, mas fico feliz por ter passado por aqui e lido a sua resenha, pois evidentemente esta é uma história que tem TUDO para prender minha atenção.

    Adoro essas narrativas com toques de crítica e que proporcionam a reflexão. Com certeza ele já entrou para a minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  21. Oie Morgana!
    A premissa é bem interessante. Encontrei uma leve intertextualidade com o filme O todo poderoso, não sei o porquê. Mas acredito que a mensagem calorosa que o livro passa e a posição que este macaco assume de fato nos faz refletir sobre como vivemos também nos dia de hoje. E, é inevitável já que estamos sempre tratando uns aos outros de uma forma brusca.
    Boa dica de livro através da resenha.

    ResponderExcluir
  22. Oi Morgs, sua linda, tudo bem?
    Achei perfeita a forma como o autor encontrou para falar sobre política e sobre a nossa sociedade. Colocando os animais como personagens, dá um tom mais leve à história. E as criticas levantadas por ele são super atuais infelizmente e importantes, precisamos ter mais consciência sobre nossas ações como cidadãos. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu aqui achando que era de humor, e na verdade é uma metáfora sobre nossa sociedade!
    Achei bem interessante e creio que traga boas reflexões.
    Não sei se achei a capa coerente com a temática, já que havia me passado a ideia errada sobre o enredo, mas gostei da proposta do autor.
    Beijosss

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR