06/09/2017

O Guru da Floresta - José Vilela


Título: O Guru da Floresta                                                 Editora: Entrelinhas
Ano: 2013                                                                                    Compre aqui: jvm.autor@gmail.com
Páginas: 144                                                                               Skoob
Autor: José Vilela
Exemplar cedido pelo autor.

Sinopse: O guru da floresta conta a história do irreverente Macaco Pancoso, um guariba-vermelho que nasceu e se criou na mata fechada, no tempo em que os bichos falavam. Metido a ecologista, ele se intitulava defensor implacável dos Direitos dos Animais e arrumou briga com meio mundo para cumprir sua missão. Nessa época o País da Mamata vivia sob o regime da Monarquia das Bananas e chorou o sumiço de bilhões de moedas de ouro pelo ralo da corrupção, enquanto faltava comida, teto e segurança para os tupiniquins. E o autor passou por muitos pesadelos para escrever a referida história, contada pelo "fantasma" do próprio bugio...

Oii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do terceiro livro recebido em parceria com o autor José Vilela, fiquei extremamente contente em ter tido a oportunidade de ler todos seus livros que recebi, a natureza muito agrada e livros assim me deixam extasiada.



José Vilela após escrever seus livros sobre os macacos, começa a ter sonhos esquecidos, estava sempre a procurar um novo tema que poderia ser abordado em uma nova edição. Até que algo naquela noite aconteceu, uma visita inesperada de madrugada, ao acordar percebeu que tinha alguém a sua frente e aos piscar melhor viu que era o Macaco Pancoso, personagem principal de seus livros.

"Minha grande indignação com os carnceiros humanos não é pela caça em si, quando ela significa sobrevivência. Huhuhu! O problema é a biopirataria, que leva a matança injustificável e o tráfico e à escravidão da nossa gente." Pág. 27

Estava ali para reclamar de mentiras que José Vilela tinha escrito em seus livros, que na selva as coisas não eram assim, tão fáceis, era difícil e principalmente os direitos dos animais eram diferente do que estava em teoria, na realidade todos pagavam mesmo que não fizesse mal, os caçadores matavam por ganância e prazer.



Macaco Pancoso procurou-o principalmente na época em que estavam vivendo sobre o regime da Monarquia das Bananas, no qual muito dinheiro havia sido desviado e principalmente as bananas que os alimentavam todos os dias, tudo estava em falta, casa, segurança e respeito entre tantos, a revolução estava iniciada e alguém deveria fazer algo para mudar.

"-O país tem lei demais e Judiciário de menos, advogado demais e justiça de menos, corrupção demais e honestidade de menos." Pág. 122

Com isso, Macaco deu a função para José Vilela ler diversos livros e artigos em busca dos direitos e desde quando traziam certa influência para a sociedade e faziam parte da história, ao saber o resultado ficou apavorado e assim as coisas teriam que ser do outro jeito. Afinal, era a hora de escrever a verdadeira história de Macaco Pancoso no qual estava a lhe assombrar e visitar nas madrugas.


Foi uma maravilhosa história para entrar, aventurar-me e conhecer a vida dos macacos e principalmente do Macaco Pancoso, no qual é um personagem fofo e realista, achei tão amável e sincero que trouxe-me a pensar na realidade em que estamos a viver com a nossa sociedade, creio e gostaria que todos pudessem ler, seria ótimo.

A edição está um luxo, as folhas são brancas, mas não ultrapassam o outro lado, a capa está fascinante, lembro-me que postei no instagram e muitas pessoas gostaram, imaginem como deve ser linda pessoalmente, não é mesmo?

Leitura prazerosa, concluída em dois dias, foi muito difícil despedir-me de Macaco Pancoso.

Sobre o autor:
José Vilela de Moraes, aquariano, sonhar, nasceu no Município de Guiratinga (MT). É jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas em 1982.








Espero que tenham gostado dessa resenha e indicação!

25 comentários:

  1. Oie, tudo bom?
    Adorei a temática, é um ótimo livro a ser ensinado em nossas escolas, para que as crianças aprendam desde já a importância da honestidade e como a corrupção pode destruir o nosso mundo, pouco a pouco. Bem bacana sua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Morgs, não conhecia o livro e não é de se espantar a admiração pela capa pois ela está mesmo linda! Gostei do enredo também e vou anotar sua dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi Morgs, poxa, imaginei uma história bem simples no início, mas foi crescendo pela sua resenha. Achei a premissa muito boa, e me lembro que as outras resenhas do autor que li aqui também traziam histórias ricas como essa. Gostei. Espero ter a oportunidade de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que livro legal Morgana!
    Leitura muito pertinente principalmente no momento em que se discute o fim de uma enorme área de proteção na Amazônia para exploração mineral.

    Gostei da sua resenha, o livro parece ter uma escrita infanto juvenil pra conscientizar essa nova geração ai. Isso é bacana!

    Parabéns pelo texto. Adoraria ler esse livro também.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Esse é daqueles livros necessários. Só quem conhece o norte do país entende a preocupação que se deve realmente ter com a preservação e a natureza. Infelizmente a maioria dos outros estados não se da conta que a maior riqueza é o que temos aqui, e que se deixar isso acabar, acaba tudo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Morgs;
    O livro possui ótimas ilustrações e trechos para reflexões, como pude notar nos quotes escolhidos por você. Não conhecia o livro, mas notei que é uma escrita muito inteligente, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/setembro-amarelo.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Morgs!
    Que bacana, a premissa parece ser divertida mesmo que reflexiva.
    E realmente a capa está belíssima. Eu não conhecia o autor e por isso já anotado!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro mas deixaste-me curioso com ele! ahahah Enfim, espero vir a ler.

    E sempre ótimo quando desejamos que todos leiam e quando ainda ficamos com dificuldades em despedir-nos dos personagens..!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!

    Já vi bastante os livros desse autor pelo Instagram, são muito bonitos mesmo, não sou chegada a esse tipo de leitura, mas adorei a capa e os detalhes da obra, com certeza deve ser uma ótima leitura!

    Bjs, Sorteio Ativo, serão 3 ganhadores e um deles levara para casa um Exemplar de Fuck Love da Faro Editorial! Não perca essa oportunidade!
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2017/08/sorteio-do-desapego-3-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas achei bem interessante. O personagem parece ser muito inteligente e trazer diálogos interessantes, fora o fato do enredo ser bem parecido com a situação que estamos vivendo atualmente. Realmente, deve ser uma história marcante.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Não conhecia o livro, mas a capa é bem bonita. No entanto eu não curto muito esse tipo de livro, mas adorei ver todos os detalhes do livro a capa e parece ser bem interessante para quem gosta desse tipo de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, Morgana, pela resenha! Macaco Pancoso também ficou contente com suas palavras carinhosas. Boa sorte para todos nós!

    ResponderExcluir
  13. Gente que livro maravilhoso! Adorei sua resenha, não conhecia o título e já vou por na lista. Sua fotos ficaram ótimas.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Deve ser uma leitura bem leve, adorei!
    Estou no meio de uma ressaca literária onde não consigo me apegar em nenhum livro, este seria uma ótima opção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Morgs! Que resenha lindaa! Achei a história super interessante, além da edição está muito bonita, acredito que também seja um livro de reflexão. Eu não conhecia esse autor, mas estou bem curiosa para conferir a sua escrita e conhecer o Macaco Pancoso. Dica anotada, bjss!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, um ótimo tema a preocupação do Macaco Pancoso, dica anotada

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Eu vi esse livro, acho o que foi até aqui nesse blog rsrd, e lembro ter ficado bem intrigado com a sinopse do mesmo. Hoje vendo a sua resenha percebo que a obra aparentar sem bem interessante. Adorei poder ver as suas opiniões sobre a mesma. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tudo bom?
    Primeiro, parabéns pois parece que a sua parceria está sendo incrível.
    Agora sobre o livro, parece realmente interessante, e um livro muito leve.
    Parabéns a resenha ficou muito boa, está tudo bem explicado.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  19. Que história diferente!
    A leitura deve ser pelo menos interessante, gostei!
    bjos

    ResponderExcluir
  20. Achei a proposta dessa história muito cativante! Pareceu ser bem realista mesmo e histórias assim me chamam a atenção.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Ooi, Morgs!
    Não me lembro de onde, mas já conhecia o livro e o autor. Será que não foi por aqui? Haha
    Esse livro parece ser bem legal, daqueles que transformar o leitor em alguém melhor, que ensina. Dica anotada! Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  22. Que livro interessante, eu ainda não o conhecia, mas gostei bastante da proposta dele. Adorei a resenha, está maravilhosa e as fotos estão muito bonitas também.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Morgs!
    Adorei a resenha! A história parece ser bem-humorada e não voltada apenas ao público juvenil. Vou colocar na minha lista de leitura!
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Nossa, não conhecia o autor nem o livro, mas gostei bastante da premissa. É diferente, já que nos traz um macaco que fala como um protagonistas. De fato a edição é belíssima. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. OLá!
    Confesso que essa não é uma obra que me chama a atenção a primeira vista, mas achei bem interessante a premissa, é de fato bem diferente. A edição está mesmo um luxo, foi um ótimo trabalho feita pela editora.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR