08/09/2017

Publicação do livro Experiências Tropicais de Angústia



Oi gente, hoje é dia de trazer uma incrível novidade para vocês, sobre um financiamento de um livro peculiar e único da autora Natália Fontes Rodrigues, vamos conhecer?

Esta campanha é para arrecadar fundos para a realização de um sonho: a publicação do livro Experiências Tropicais de Angústia. Esse livro foi resultado da minha pesquisa de Mestrado. Como muitas outras pesquisas, essa nascia de uma forte vontade de compreender uma matéria que há algum tempo me interessava. Ter sido apresentada à obra de Graciliano Ramos ainda jovem me causou vívida comoção, ainda que também admirasse outros novos textos por mim conhecidos na época. Nunca antes havia me deparado com uma narrativa tão audaciosa como a das tormentas do romance Angústia do escritor alagoano. O mundo de Angústia pareceu-me demasiado grande e senti necessidade de desbravá-lo.

Em muitos momentos foi fundamental apreciá-lo com distanciamento, proporcionando o termo do trabalho que agora pretendo apresentar. O principal propósito da pesquisa era desmistificar a reputação da constante alegria do povo brasileiro. O romance Angústia manifesta dores profundas que não cabem nas perspectivas de otimistas ingênuos. Nessa obra podia-se ver o quão distante estávamos do Cândido voltairiano que acreditava estar no melhor dos mundos possíveis, como mesmo o protagonista Luís da Silva dizia: “Tantos indivíduos condenados injustamente neste mundo ruim!”. Assim, compreendi a necessidade de estudar as experiências de angústia narradas por Graciliano Ramos como parcela histórica de nossa cultura.


Segunda Classe (Tarsila do Amaral, 1933)

Durante a pesquisa descobri também que os romances, além de experimentos técnicos das Letras, exprimiam muitas outras formas de conhecimentos. Desse modo, o livro resultante da pesquisa procurou tratar de diversos assuntos abordados em Angústia. O encadeamento do livro se dá por meio da análise da relação entre os símbolos dos bichos às temáticas do romance. As angústias do momento histórico e os bichos que povoam essa obra de Graciliano Ramos são as principais questões pensadas. Na obra Angústia a cobra sufoca o coronel decadente, os ratos invadem a cidade, e o protagonista sente-se como um gato vingador das ofensas sofridas. Coronelismo, cangaço, cinema, os hábitos das melindrosas, a corrupção da imprensa, a cultura bacharelesca, as vicissitudes políticas da década de 1930 como um marco histórico são algumas das temáticas presentes no livro Experiências Tropicais de Angústia.


Na trajetória da composição desse livro tornei-me pesquisadora. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro abrigou esse projeto que perpassou o período final da minha graduação e do Mestrado na área de História, concluído em 2016. Atualmente, leciono no ensino básico, sou redatora de materiais didáticos disponibilizados na internet e estou me preparando para ingressar no Doutorado. A continuidade aos estudos possibilitará a ampliação da pesquisa sobre a produção literária da década de 1930, abrangendo os romancistas nordestinos Graciliano Ramos, José Lins do Rego e Rachel de Queiroz.


Nesta campanha pretendo disponibilizar para o maior número de pessoas esse trabalho de pesquisa sobre a obra de Graciliano Ramos e a década de 1930. Para isso preciso do seu apoio! Colabore com a quantia referente ao livro ou mais, para em breve torná-lo uma realidade. A principal recompensa que você receberá apoiando esta campanha será o livro físico. Você poderá também cooperar mais e ganhar uma ecobag e um lápis com a capa e nome do livro, além de receber o livro autografado e com dedicatória. Contribua para a divulgação desse estudo e incentivo à cultura!
Texto escrito pela Natália Rodrigues.

Link abaixo para ajudar na campanha ou saber mais informações:

Espero que tenham gostado e até a próxima!

21 comentários:

  1. Oi Morgs, parabéns pela divulgação de mais este trabalho brasileiro. Vou lá dar uma olhada no link para saber como ajudar, mas já fico aqui torcendo que tudo dê certo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  2. Oiê!
    Achei muito legal esse projeto! Adoro Graciliano Ramos e com certeza vou pesquisar mais a respeito do trabalho Natália para conhecer ainda mais as obras desse autor tão incrível! Obrigada pela dica!! =)

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Muito interessante a campanha da autora! Adorei saber sobre a trajetória também...

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  4. Também vou pesquisar mais a respeito. É uma causa muito justa. Parabéns pela ajuda na divulgação. Já estou aqui torcendo para que dê tudo certo. Beijos. ;D

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem? adorei a iniciativa, e gostei muito de conhecer a proposta de vocês parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, que beleza de post, essa campanha é muito legal, muito sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Achei muito legal em post, ainda mais por encontrar Graciliano Ramos nele. A sua iniciativa também é linda, espero que dê tudo certo.
    Beijãooo.

    ResponderExcluir
  8. oii tudo bem ?
    achei bem bacana essa iniciativa , estou torcendo pra que tudo de certo <3

    bjsss

    ResponderExcluir
  9. OI, tudo bem? A-d-o-r-o quando mestrandos e doutorandos publicam suas pesquisas, pois é muito essencial para quem está chegando agora e precisa de uma base. Eu sempre tendenciei para a História e, como eu trabalho indiretamente com este setor onde estagio, entendo bem melhor a importância e o impacto histórico de se fazer esses resgates de memórias e vidas. Achei muito lindo o enfoque ser em autores nordestinos! Não tenho como ajudar agora, mas vou partilhar a campanha com pessoas que sei que vão se interessar e poder contribuir! Boa sorte pra moça, gostaria muito de vê-lo publicado!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Parabéns pela divulgação do trabalho de uma autora brasileira preocupada em registrar suas impressões sobre um assunto que também nos diz respeito ^^

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber dessa publicação, confesso que não li Angústia, mas já me deparei com o mesmo em sebos da cidade e sempre tive curiosidade. É bom saber de pessoas que se interessam tanto pela literatura a esse ponto! <3

    ResponderExcluir
  12. Oi Morgana, tudo bem? Não conhecia o Entropia Coletiva, só o Catarse. Admiro quem está nesse nível de conhecimento e pesquisa e, embala graduação, mestrado e em breve um doutorado... Fico feliz em saber que a Natália está na batalha para a publicação desse maravilhoso trabalho, confesso que não é muito minha praia esse tipo de leitura, mas desejo vitória nessa empreitada. Beijos

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  13. Que bacana esse projeto! Adoro ler sobre artistas e escritores brasileiros, há tanto que as pessoas não conhecem ainda e essas iniciativas como as que você está tendo, são muito bons para "divulgar" mais sobre a arte deles. Parabéns!

    Um beijo, Karolline Vicente.
    www.palavrasambulantes.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Morgs, o projeto parece ser bem bacana *-* Vou torcer para que a autora consiga arrecadar o suficiente para lança-lo.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Que interessante esse trabalho. Com certeza, vale muito a a pena conhecer e compartilhar essa indicação. Já curiosa. bjoo

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo apoio, espero que logo seja possível o livro vim a se tornar físico e que seja um sucesso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. OIe
    muito interessante todo o post e o trabalho, adorei demais e espero que seja um sucesso

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Morgs. Tudo bem?
    Adorei a proposta desse projeto e fiquei bem feliz que você está ajudando a divulgar!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem? Nossa que ideia bacana de publicação. Espero que a autora tenha bastante sucesso com ela, e seja felizarda no final. A ideia é bem bacana do livro, e gosto bastante de temas assim.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei a ideia da publicação do livro e já vou dar uma olhada no financiamento coletivo. Nunca li nada do Graciliano Ramos, mas só pela proposta da pesquisa, eu fiquei curiosa para ler.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Achei muito interessante está sua iniciativa de ajudar na divulgação deste projeto. Espero que a autora consiga alcançar seu objetivo.
    Beijos, Lari (laolipahnt.com.br)

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR