23/10/2017

O Poeta da Madrugada - Alceu Valença


Título: O Poeta da Madrugada                                          Editora: Chiado
Ano: 2015                                                                                      Compre aqui: Loja Chiado Editora
Páginas: 108                                                                                 Skoob
Autor: Alceu Valença
Exemplar cedido pela editora.

Sinopse: Um dos mais expressivos representantes da música popular brasileira, Alceu Valença faz agora sua estreia como autor em O Poeta da Madrugada, simultaneamente lançado no Brasil e em Portugal.
A publicação reuni poemas escritos desde 1969 até os dias de hoje, além de letras de músicas como Cambalhotas e Sino de Ouro.

Oii gente tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha desse livro incrível, do cantor que eu mais amo de paixão e que me traz uma paz danada quando o escuto. Senti-me praticamente na obrigação de solicitar essa obra e por felicidade, estava disponível para receber.



Ah o Alceu, querido e amado Alceu Valença que por entre suas poesias nos leva a conhecer sua energia que transmite em palcos, agora em maravilhosas palavras. Situações que nos motivam a ficar cada vez lendo mais e mais, para conhecer sua vida e cultura que vivenciou, são poesias escritas, como se fosse uma mera biografia e assim, cada uma contendo um ano em que foi escrita.

SENHORA ESTRADA
Aonde é que tu vais, senhora estrada,
companheira fiel do meu destino
E do tempo que corre em disparada
Sobre ti e teu solo agressivo! 
Onde é que vamos fazer parada?
Pois o sol está quente quase a pino.
Vou deixar o meu tempo de menino
Qualquer dia retorno para casa.
Sob a lua, vamos nós na madrugada
Sob um sol causticante e cristalino.

São lugres descritos com pouquíssimas palavras tidas que quem é de longe sente vontade de largar tudo e ir conhecer, são até mesmo roteiros que Alceu visitou para fazer seus shows. É diante desse livro que podemos até conhecer como as coisas eram antigamente, que a música desde sempre fizera uma grande diferença para todos, principalmente do músico, que assim conquista a todos com sua melodia.



O Poeta da Madrugada é um livro fascinante para quem adora poesia, adora conhecer lugares e imensidões que a música de Alceu tem a nos oferecer, diante de melodias e canções nos encantamos e vemos o quando é uma obra cheia de energia.

Mais uma vez a edição da Chiado, convenceu-me e deixou-me apaixonada diante da magnitude que tem a oferecer para nós leitores, não encontrei erro ortográfico e isso faz-me ficar lisonjeada, mas um livrinho sem erro para a coleção hahaha.


Sobre o autor:
Nascido em São Bento do Uma, agreste de Pernambuco, em 1946, Alceu Valença cresceu em convívio direto com os elementos vivos que ajudaram a consolidar a cultura nordestina contemporânea. Pelo canto dos aboiadores, emboladores, violeiros e cantadores da feira; pelas toadas, baiões, xotes e rojões, cantigas de cego e tocadores de sanfona de oito baixos; pelos poetas de cordel,versejadores populares e artistas de circo, entre outras manifestações que conhecera desde o berço, Alceu assimilou a cultura e a música de agreste e do sertão a partir das raízes que a constituíram.

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

29 comentários:

  1. Morgs, como assim eu não sabia que esse livro existia? O.o Não sou muito de ler poesia, mas Alceu Valença é rei, né, não dá pra deixar passar uma obra dessas. Sou fã do cantor desde nova porque meu pai ama as músicas dele, aliás foi um dos dois únicos shows em que consegui levar meu pai na vida toda. Acho que vou precisar de dois exemplares, inclusive... Rs...

    ResponderExcluir
  2. Heiii, tudo bem?
    Ah que legal, nao sabia que Alceu Valença tinha lançado um livro.
    Eu confesso que nao gosto de poemas e poesias, acho bem dificil entender e sempre fui mais de livros de ficção mesmo.
    Adorei conhecer esse lado do cantor, realmente foi uma surpresa para mim.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Oi Morgs,
    Infelizmente não curto livros de poesia, apesar desse ser de um grande nome nacional. Parece uma ótima pedida para quem é fã do gênero.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que livro incrível! Eu ainda não o conhecia e já fiquei aqui babando nele. Achei a edição muito bonita e adorei ver a tua opinião sobre ele. Amei a dica <3

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Então, não curto muito poesias, mas adoraria ler algo do Alceu Valença. Na verdade, não sabia que ele tinha lançado um livro. Acho a arte linda, mas não é pra mim. Mas vou colocar na lista e espero gostar tanto quanto vc.

    ResponderExcluir
  6. Olá, infelizmente poesia não é um livro que eu goste de ler, mas vou passar essa dica

    ResponderExcluir
  7. Oi, Morgs! Que dica maravilhosa de leitura você trouxe pra nós!
    Os poemas de Alceu Valença são um presente lindo para nossa literatura.
    Já fiquei encantada com os trechinhos que você selecionou, imagina lendo a obra toda.
    As fotos estão lindonas! Vou anotar a dica :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Morgs, se eu já gosto das músicas do Alceu, imagina então das poesias... Adorei saber que a Chiado publicou este livro dele, vou querer um para chamar de meu.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  9. Adoro poesia, infelizmente leio pouco do gênero. Tbm gosto muito da obra do Alceu, mas não acompanho seu trabalho. Fiquei feliz em saber q ele agora está literato também, espero poder ler sua obra um dia e me encantar tanto quanto vc também.❤

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Nossa!
    Eu não sabia que o Alceu tinha livro publicado, que maravilha, adoro livros de poesias vou por esse na lista.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Morgs, tudo bem?
    Apesar de gostar muito do trabalho do Alceu Valença como cantor, não sabia da existência desse livro. Confesso que não sou muito de ler poesia e é um gênero que sempre evito, mas por ser escrito por ele já despertou minha curiosidade.
    Adorei sua resenha e fiquei feliz de ver o quanto você gostou da leitura. Já anotei a dica para conferir depois.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Morgs!!
    Menina, não sou muito ligada em poesia, mas já tinha ouvido falar de Alceu Valença como cantor, não imaginava que ele era poeta também e adorei saber disso! Gostei muito dos poemas que você colocou no post e vou pesquisar mais a respeito da obra desse autor. =)
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  13. Hey Morgs!

    Gosto muito de poesia, apesar de preferir as orientais (haicai), aprecio uma boa obra nacional. Gostei muito da resenha, vou atrás do livro para lê-lo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Alceu Valença como poeta é novidade para mim. Ao menos nos livros, pois na música sempre o considerei um poeta. Adorei a novidade, pois além de gostar muito de Alceu Valença, sou apaixonada por poesia.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu gosto muito do cantor, mas essa é a primeira resenha que leio do livro dele. Certamente seria uma leitura interessantíssima já que foi escrita por um artista tão talentoso quanto o Alceu.

    ResponderExcluir
  16. Oie!

    Não faz muito meu estilo literário essa obra, mas com certeza irei indicar para um amigo meu que ama livros de poesias, ele com certeza irá aproveitar bastante a leitura dessa obra!

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?

    Quando vi o nome do autor, sabia que o conhecia de algum lugar. No final da resenha foi que lembrei de onde já ouvi esse nome. Não sabia ainda desse livro, mas ele parece ser muito bom. Faz um bom tempo que não leio um livro de poesias, mas este já entrou para a lista de livros desejados.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Que livro interessante!
    Eu conheço bem pouco do cantor, por isso fiquei bem interessada nesse livro. E pelo jeito a edição está linda, gostei muito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Gente, eu pensava que era uma pessoa com o mesmo nome do cantor!!! Bem, eu não gosto de poesias, mas quando precisar ler alguma pra faculdade, certamente vou me lembrar dessa dica!

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Achei super interessante a Chiado ter conseguido, finalmente, um nome de peso para publicar. Vou dar uma olhada, não curto muito Alceu, mas parece ser um ótimo livro!

    ResponderExcluir
  21. Olá Morgs! Meu marido curte bastante o ALceu, legal saber que ele escreveu um livros de poemas, gostei das que você mostrou, são bem bonitas, vou mostrar para ele, beijos!

    ResponderExcluir
  22. Não curto as músicas do artista e também não gosto de poesias. Mas achei um livro lindo, daria de presente com certeza para quem é fã de Alceu Valença! Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  23. Oi, Tudo bom?
    Antes de tudo, tenho que dizer que é seu blog está um verdadeiro charme, parabéns.
    Para ser sincera não sou muito de ler esse gênero literário, mas por outro lado sempre tento sair de minha zona de conforto, por isso curti muito a narrativa e espero um dia ler.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  24. Meu Deus! Eu tô no chão de saber que o Alceu escreveu livro! E pelo visto é muito bom! Sua empolgação me empolgou muito, e o talento do Alceu na música contribui para que eu queira ler essa obra! Amei sua resenha! Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Oie tudo bem? Não sou muito familiarizada com a obra de Alceu, mas vejo que você gostou bastante, vou anotar a dica. Adoro poesia.

    ResponderExcluir
  26. Gosto muito de poesia, ainda mais a poesia daqui, da nossa terra, que é cheia de algo que não sei explicar, mas sempre dá um alento no peito. O Alceu Valença não conheço muito, mas sempre gosto de ler literatura nacional e dar valor a nossos artistas. Essa capa tá linda e o livro parece ser super delicado e bonito. Vou dar uma chance, sim.

    ;*

    ResponderExcluir
  27. Olá! Que livro mais lindo é esse minha gente? Eu amo livros de poesia e admiro muito quem resenha essas obras (eu particularmente tenho muita dificuldade) e com certeza já quero ler!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  28. Oie
    poxa, que bom que gostou tanto do livro, não é uma leitura que agrada fácil já que é um gênero até que pouco valorizado mas ainda assim bem legal parece ser, gostei do que li aqui na resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  29. O livro parece ser uma leitura muito gostosa, mas não é um genero que eu me arriscaria ler. Não sou muito chegada em poesia, o que é uma vergonha.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR