21/01/2019

Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato


Título: Reinações de Narizinho                                            Editora: Globo
Ano: 2013                                                                                         Compre aqui: Loja Editora Globo
Páginas: 280                                                                                    Skoob
Autor: Monteiro Lobato

Sinopse: O pai da literatura infantil brasileira, Monteiro Lobato, sabia da importância de renovar o imaginário atrelado às suas histórias. Por isso, o autor-editor escolhia a dedo os ilustradores da época, fazendo de cada um deles um novo parceiro a cada reedição de suas obras que empreendeu durante sua vida. É guiada pelo espírito editorial do próprio Lobato, que a Globinho renova agora as principais obras do autor – e para isso apostou em novo projeto gráfico e convidou o premiado ilustrador Eloar Guazelli. Com o texto integral, prefácio de Ruth Rocha, e nota biográfica de Luciana Sandroni, Reinações de Narizinho é o carro-chefe dessa empreitada, apresentando uma nova cara para personagens conhecidíssimos do público, como Narizinho, Emília, Pedrinho, Dona Benta, Marquês de Rabicó e Visconde de Sabugosa. A escolha de “Reinações de Narizinho” para começar as reedições não é aleatória. O clássico reúne onze histórias nas quais Lobato apresenta as primeiras aventuras no Sítio do Picapau Amarelo em uma saborosa mistura de realidade e fantasia, trazendo à cena, além do riquíssimo universo lobatiano, personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve e Gato Félix. Parte consistente e amorosa da memória de infância de sucessivas gerações, este livro é um convite à leitura. Tanto por crianças ávidas de descobertas, conhecimento e aventuras, como para pais que querem apresentar aos filhos suas mais afetivas memórias de infância. Monteiro Lobato está na origem de todo grande leitor, assim como abriu o caminho para que um legítimo e novo gênero literário florescesse no Brasil. Acreditamos que nosso esforço editorial vai proporcionar aos leitores uma excelente viagem!

Olá, pessoal, como vocês estão?
Hoje venho prazer a resenha de um livro lindo que precisei ler para a faculdade do Monteiro Lobato, o pai da nossa literatura infantojuvenil e que tem alegrado a todos desde que se descobriu escritor e assim um amor de infância, todos o conhecem assim por causa do Sítio do Pica pau Amarelo, é realmente impossível deixar de amá-lo.

Um ano atrás tive bastante dificuldade em ler um livro seu didático e até hoje a obra se encontra lida pela metade em minha estante, seu modelo didático de escrever é um pouco diferente do comum e prometo que tentarei ler novamente.

Reinações de Narizinho foi uma leitura pedida pela minha professora de Literatura Infantojuvenil e fiquei realmente muito contente, pois assim viajaríamos para o mundo do Lobato e nada melhor que ler sobre a menina do nariz arrebitado, não é?! Eis que agora contarei tudinho sobre como é viajar em um mundo encantador.


A cada linha uma paixão a se constituir ao ler essa obra, nada mais que conhecer o verdadeiro lado de narizinho, a menina do nariz arrebitado que se chama Lúcia, aquela na qual sempre trouxera grande felicidade para Dona Benta e Tia Nastácia, essa sim era uma menina aventureira e difícil de se controlar, ainda mais que sua imaginação se transbordava a cada passar dos dias. 

É por dentro desse sítio que conhecemos a verdadeira existência da boneca Emília, de onde viera e como nascera para assim se tornar tão falante, aquela que até só boneca sem fazer qualquer movimento sozinha era a paixão de narizinho, que levava a boneca aos quatro cantos do sítio, vivia indo em seu mundo imaginário para aprontar, mas sempre com a boneca ao lado para alegrar seus dias e ser sua confidente.

A todo o mistério estava a corromper quando Emília tivera proeza de ganhar vida e assim xeretar a vida de todos daquela casa. Mas, todos estavam muito ansiosos pela chegada de Pedrinho, que viera de longe passar as férias, no qual sempre era sua diversão e assim tinha espaço para explorar tudo a sua volta, já em que em casa não tinha tudo isso.

Quanto todos viram uma poeirinha bem no final da estrada podiam imaginar que seria Pedrinho a chegar e trazer à tona todas as aventuras para cada membro da família, até Dona Benta que era uma senhora sofria com suas asneiras, mas o amor sempre falava mais alto e a avó fazia as vontades de seu querido neto.

Era uma festa quando todos estavam juntos e até que enfim tiveram a ideia de explorar o sitio e conhecer cada parte que assim imaginavam que escondia algum mistério a ser descoberto e ajudar todos os bichinhos, Pedrinho com seu jeito animado, sempre era o primeiro a fazer tudo e organizar, construir e correr na frente, para saber tudo primeiro. Lúcia, era mais tranquila e tinha ideias incríveis que deixavam todos de queixo caído com seu rostinho lindo de menina.

Mas, o problema mesmo era Emília, essa boneca era mesmo valente, queria saber tudo, enfrentar tudo e aí de quem fosse contra sua opinião a menina emburrava e ninguém tirava aquela cara amarrada, a não ser que fizesse suas vontades, sempre sendo interesseira. Aliás, Tia Nastácia todos os dias se perguntava: Como essa menina pode ser tão interesseira?! Foi criada com tanto amor e sem muito bens matérias. Mas a menina queria sempre algo em troca, nem que fosse para ficar de enfeite, queria porque queria.

Desde então teriam que levá-la agora bem vivinha para todos os lugares que descobriam, a boneca sempre queria ser a mandona da brincadeira e ganhar. Já Lúcia acalmava e cuidava com tanto amor de Emília, impossível não se apaixonar e gostar tanto das duas. Pedrinho com seu jeito aceitava e fazia o possível, mesmo ficando emburrado, a boneca sempre ganhava o coração de todos a sua volta.

Reinações é a descoberta de Narizinho no mundo, em enfrentar tantos obstáculos, ela viaja ao fundo do mar, para outro mundo, conheça o Barba azul e assim traz todos os personagens de contos de fadas que fizeram parte da nossa infância para a sua vida, ela deseja que todos tenham uma vida segura e incrível de se viver. Narizinho, amadurece em diversas etapas da obra, sem deixar vontade nenhuma de parar a leitura. Entre tantos personagens podemos encontrar além daqueles que citei acima o Rabicó, Visconde de Sabugosa, todos os originais do sitio do pica pau amarelo e todos os personagens que fizeram parte de nossa infância, mas não falarei quais! Deixarei para vocês descobrirem ao ler.


Esse livro foi incrível ter a oportunidade de realizar a leitura, a edição está um luxo de deixar qualquer um louco, é cheia de ilustrações e todas coloridas. As letras são grandes e a cada novo capítulo é possível perceber um desenho representando o principal personagem, além do mais são folhas grossas e brancas. Uma relíquia para ler e ter na estante.

A história é fascinante e li bem rápido, comecei bem antes do prazer para a aula porque sei que me apaixonaria a cada detalhe e ficaria babando em cada ilustração, esse livro foi um presente que recebi e desde então o guardarei para o resto da vida e assim emprestar para quem realmente irá valorizar.

A escrita do Monteiro Lobato é bem diferente do outro livro didático que tentei ler, fácil compreensão e maravilhoso, sendo bem detalhista e nos deixando querendo mais a cada troca de capítulos.

Recomendo esse livro para todos e para todas as idades, várias descobertas farão ao ler!


"E voltou para o palácio, onde a corte estava reunida para outra festa que o Príncipe havia organizado. Mas assim que entrou na sala de baile, rompeu um grande estrondo lá fora."
"Emília fez cara feia e protestou. O meio de sossegá-la foi permitir-lhe seguir na frente do bando, para que pudesse "ir vendo as coisas antes dos outros"."
"- Pois eu sei o que há dentro de mim. É só macela."
"Emília era muito interesseira. Gostava de receber presentes, mas não de dar."
"Narizinho, de nariz para o ar embaixo da árvore, riu-se daqueles versos. Depois lembrou-se de uma coisa."


Sobre o autor:
Linha do tempo da vida do Monteiro Lobato
18/04/1882 – José Bento Monteiro Lobato nasce em Taubaté, cidade do interior paulista, filho de José Bento Marcondes Lobato e Olympia Monteiro Lobato.
1900 – Entra na Faculdade de Direito, no Largo São Francisco, em São Paulo, onde se forma quatro anos depois.
1905 – Inicia o namoro com Maria da Pureza Natividade, Purezinha, com quem se casa em 1908,
1906 – É nomeado promotor público em Taubaté, São Paulo.
1911 – Com a morte do Visconde de Tremembé, seu avô, herda a fazenda do Buquira e outras terras no Vale do Paraíba, em São Paulo.
1914 – Escreve para o jornal O Estado de S. Paulo os artigos “Velha praga” e “Urupês”, em que aparece pela vez Jeca Tatu, personagem-símbolo de sua obra.
1917 – Faz uma pesquisa sobre o Saci-Pererê, cujos resultados transforma em livro.
1918 – Reúne seus contos num livro e que dá o título Urupês, compra a Revista do Brasil e começa a trabalhar como editor.
1920 – Lança A menina do narizinho arrebitado, seu primeiro livro para crianças.
1925 – Adapta em livro o folheto Jeca Tatuzinho, publicado em 1920, para promover o medicamento fortificante Biotônico Fontoura.
1927 – Nomeado adido comercial em Nova York, muda-se para os Estados Unidos. Volta ao Brasil em 1931,
1931 – Publica o livro As reinações de Narizinho.
1932 – As atividades de sua primeira empresa de perfuração de poças de petróleo têm início.
1940 – Envia a Getúlio Vargas carta acusando o Conselho Nacional do Petróleo de agir contra os interesses do País. Por causa dela, é detido em São Paulo no início do ano seguinte e condenado a seus meses de prisão.
1945 – O livro Reinações de Narizinho é traduzido e lançado na Itália com o Título Nasino.
1946 – Vai morar em Buenos Aires, Argentina, onde funda duas editoras, retornando ao Brasil um ano depois.
04/07/1948 – O criador do Sítio do Picapau Amarelo morre em São Paulo.
                                                                      

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima!

22 comentários:

  1. eu adoro essa história, monteiro lobato fez parte da minha infância e formação
    to doida pra ver as ilustrções de perto, parece ser muito fofo <3

    ResponderExcluir
  2. Oiieee


    Eu amei ver essas ilustrações, ah que tesouro, e ainda saber que é o tipo de livro onde qualquer leitor vai amar a história, independente de sua idade. Que saudade das obras gostosas que li na infância de autores como o Monteiro Lobato, bateu nostalgia agora vendo as ilustrações. Minha filhinha adora livros assim, vou anotar pra ela.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ai meu Deus, que livro mais lindo, já quero!!! Não sabia desse livro ainda, mas parece ser uma leitura maravilhosa, além de, é claro, uma edição linda para ter na estante. Adorei a resenha e dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?!

    Eu amo essas histórias, eu tenho esses livros do sitio em uma edição de capa dura SUPER MEGA antiga (me senti velha agora) e elas são os meus amores! Adorei as suas considerações e me deu até uma nostalgia, parabéns!! <3

    ResponderExcluir
  5. O Sítio do Pica-pau amarelo também faz parte da minha infância, mas nunca li um livro do autor, e pela sua descrição me pareceu ter lido uma leitura envolvente, cativante, de fácil compreensão, até porque é voltado mais para crianças, apesar de que todos deveriam ler. Enfim depois de saber um pouco da história do autor através da faculdade, confesso que passei a ter uma outra visão de suas história, mas enfim, talvez seria um livro que leria sim.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Uau parece ser mesmo um livro fascinante e rápido de ler. Lendo sua resenha já fiquei aqui apaixonada com tudo que Narizinho passa neste livro e claro, fiquei super curiosa também. Simplesmente adorei, preciso ler também

    ResponderExcluir
  7. Oi, Morgs! Tudo bem?
    Acredito que esse seja um dos livros mais famosos da literatura brasileira, mas, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler. No entanto, já li outro livro do Monteiro e me encantei com a escrita do autor. Também achei bem fácil de entender e detalhista, o que deixou fácil de visualizar tudo que estava sendo contato.
    Adorei a resenha e acredito que essa seja uma leitura encantadora. E que edição maravilhosa hein? Pelas fotos deu para ver o quanto o livro ficou lindo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?

    Eu amo as histórias de Monteiro Lobato, adoro a escrita do autor, leio desde sempre. Amei bastante as ilustrações, a edição é linda!!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Sua resenha me tocou, deu aquele gostinho de infância e bateu saudades... ML é um ótimo autor, e entrou para domínio público. Mas, voltando, fiquei com vontade de ler esse livro, as ilustrações parecem estar incríveis.

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Amiga. Que post mais maravilhoso!
    Eu não conhecia essa edição e achei linda, adorei a sua resenha! Acredita que eu nunca li? Conheço a história desde sempre, mas vergonhosamente eu não li ainda. Fiquei com a maior vontade depois de ler o que você falou.

    ResponderExcluir
  11. Li muitas obras de Monteiro Lobato na minha juventude e adorei ver esse renovo nas obras deles. Li reinações de Narizinho a muito tempo, acho que foi um dos meus primeiros contatos com o autor. Adoraria reler essa obra, ainda mais com essa edição lindona. Vou deixar essa dica anotada, quero esse livro.

    Abraços
    https://acabinedeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Morgs! Acaba que a gente conhece o autor, sabe que é famoso, mas nunca leu nada dele! Pelo menos esse é o meu caso, li um texto ou outro de Lobato (como Negrinha), mas as histórias do sítio nunca li. Tenho muita vontade de ler O Saci, acho que deve ser muito divertido! É a primeira vez que leio uma resenha de Reinações de Narizinho, parece um livro delicioso de se ler e também saudosista, de certa forma.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oi, que bom ver seu post sobre esse livro, me trouxe um sentimento de nostalgia, pois foi com os livros do Sítio que me tornei uma leitora voraz, devorei todos os livros da série que encontrei na biblioteca da escola, amava viajar nas histórias da Narizinho, da Emília e do resto da turma.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada do Monteiro Lobato e confesso que amava assistir ao sitio do pica pau amarelo quando criança mais também não tenho pretensão a ler nenhuma obra do autor no momento. Mais irei anotar a dica para quando a vontade de voltar a ser criança bater já tenho um livro para ler pois essa será minha primeira opcão quando a nostalgia bater

    ResponderExcluir
  15. Ola Morgs!

    Que post mais lindo!! Não só pela resenha em si que está incrivel, mas pela estetica e tudo mais!!! Parabens!!!!

    Eu cresci dentro de uma escola, passei a maior parte da minha vida em uma biblioteca e tenho que te falar, Monteiro Lobato foi um dos autores mais presentes em minha infancia. Tenho todos os seus livros antigos, não conhecia essa edição e fiquei apaixonada pelas ilustrações!!

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Antes de mais nada que edição linda! Eu amo livros infantis e este parece ter tudo que gosto, boa história, boas ilustrações e um material gráfico bem bonito. Super gostei!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Gente que edição lindaaaa! Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor, apesar de ser bem presente na minha infância justamente com Sítio do Picapau Amarelo, e por isso quero um dia ainda desbravar na sua escrita. Pela sua resenha posso esperar uma ótima história, e que provavelmente irei amar. Adorei saber mais sobre esse grande nome da literatura nacional <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ai Morgs, que nostalgia.
    Eu simplesmente amava ler os livrinhos do Monteiro Lobato, passava horas na biblioteca quando era criança e adolescente, lia que não via o tempo passar. Adoraria reler esses livrinhos nessas edições lindas. Amei demais sua resenha.

    ResponderExcluir
  19. Eu li esse livro quando era criança e e
    amei, ainda tenho minha edição bem antiga... Essa está maravilhosa, mas tenho um apego emocional pela outra e por falta de espaço não posso nem pensar em ter livros repetidos... Rs... Sua resenha me deu muita vontade de reler, que saudades tenho destas personagens, e o autor escreve mesmo de forma detalhista e que nos deixa querendo mais a cada capítulo.

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro quando era criança e e
    amei, ainda tenho minha edição bem antiga... Essa está maravilhosa, mas tenho um apego emocional pela outra e por falta de espaço não posso nem pensar em ter livros repetidos... Rs... Sua resenha me deu muita vontade de reler, que saudades tenho destas personagens, e o autor escreve mesmo de forma detalhista e que nos deixa querendo mais a cada capítulo.

    ResponderExcluir
  21. oi.

    AAAHHH que livro lindo, eu gostava muito da emília, narizinho e o resto da turma, lembro que assistia a série na TV, adoro livros assim, perfeitos para as crianças (e adultos tb).

    ResponderExcluir
  22. Reinações de Narizinho foi minha primeira leitura mais densa. Por isso a obra tem um lugar especial no meu coração. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR