29/01/2020

Extraordinário l R. J. Palacio


Título: Extraordinário                                                      Editora: Intrínseca
Ano: 2013                                                                               Compre aqui: Loja Intrínseca
Páginas: 320                                                                          Skoob
Autora: R.J. Palacio

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela e uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade... ate agora. Todo mundo sabe que e difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.
R. J. Palacio criou uma historia edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade um impacto forte, comovente e, sem duvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

Oiii, gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha de um livro lindo que todos conhecem e que recebi de presente de uma amiga do coração que mora longinho, mas a amo muito e serei eternamente grata pelo presente. Obrigada, Flávia!
A grande maioria que me acompanha já leu esse livrinho e eu até não o tinha na estante, agora vou contar um pouquinho sobre a história e depois minha opinião para vocês.

August Pullman nasceu com uma síndrome, no qual lhe levaria a ter uma sequela, principalmente em seu rosto, olhos abaixo da linha normal, problemas para conseguir se alimentar por causa da boca, a audição fraca e assim, a família toda seguia a vida e o amava com todo o amor. Apesar de saber que era diferente, sempre fora um menino carinhoso com seus pais e sua irmã Olivia, principalmente com a Daysi, a cachorrinha de estimação da família. 

Até que chegou o momento de Auggie crescer e frequentar uma escola de pessoas “normais”, que não tivessem nenhuma síndrome ou até dificuldades especiais, aceitar a ir foi a maior dificuldade para todos da família, deixá-lo a sós naquela imensidade era uma preocupação e tanto para a sua família, se iria fazer novos, se sofreria e se conseguiria acompanhar o ano letivo em relação as notas.

Você, leitor, irá aprender muitas coisas ao realizar a leitura desse livro, principalmente a empatia, compaixão, gentileza e bondade. August é um personagem forte e que irá se desenvolver de maneira sem igual para prender a atenção de vocês em cada capítulo. Cada personagem do enredo tem uma história e o porquê de agir de tais modos, sei que irão gostar muito!

Quando recebi o presente, lembro-me que fiquei extremamente feliz e contente, e pensei: Vou começar hoje mesmo porque amei essa capa e quero muito conhecer a vida de Auggie. E não deu outra, desde que peguei o livro não o larguei mais.

Chorei? Gente, eu chorei horrores, solucei por horas em um dia de noite e nada me fazia parar. Quando consegui diminuir a intensidade, levantei, lavei o rosto, voltei a ler e chorei o dobro, fui dormir chorando e com um aperto no peito por conhecer a vida dele, cada coisa que passou e o que fizeram para ele. 

Extraordinário foi a melhor leitura que eu poderia fazer na minha vida, chorei, sorri e me encantei em cada capítulo encerrado. É um livro de ensinamentos, superação e persistência, de saber que um dia as coisas ruins param de acontecer e a valorização de saber quem é o outro e que vivenciou!

"Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."
"Todo o que é nascido de Deus vence o mundo."
"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."
"Eu gostaria que todos os dias fossem Hallowen. Poderíamos ficar mascarados o tempo todo. Então andaríamos por aí e conheceríamos as pessoas antes de saber como elas são sem máscara."
"É muito estranho como um dia você pode estar neste mundo e, no dia seguinte, não estar mais.""É incrível como uma mentira pode escapar facilmente de nossos lábios."
"- Acho que quando as pessoas morrem a alma vai para o céu, mas só por um tempinho. Tipo, é lá que elas reencontram os amigos e falam sobre os velhos tempos. Então acho que as almas começam a pensar na vida que tiveram na Terra, tipo, se foram boas ou más, e coisas assim. Então nascem de novo como bebezinhos."
"- As almas têm uma chance de consertar as coisas."
"Tipo, se todos os garotos do quinto ano estivessem alinhados em uma parede e eu tivesse que escolher com qual deles iria querer andar, eu escolheria o August."
"Todos nós devíamos escrever um parágrafo sobre algum momento em nossa vida em que tivéssemos feito algo realmente corajoso e sobre como, por causa disso, alguma coisa boa nos aconteceu."
"No entanto, surpresa é uma daquelas emoções que pode ser difícil disfarçar, tanto quando você quer parecer surpreso e não está quanto quando você está e não quer demonstrar."
"Todos aqueles olhos eram bússolas, e eu era como o polo norte para eles."
"Acho que é verdade que os semelhantes se procuram, disse mamãe."
"É engraçado como as vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante."
"Acho que devia haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida."
"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama."
"Sempre haverá idiotas no mundo, Auggie."
"Vamos criar uma regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário."



Sobre a autora:
R.J. Palacio foi diretora de arte e designer gráfica de uma grande editora por mais de vinte anos, até estrear na literatura, com Extraordinário. Mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Também é autora de 365 dias extraordinários, Auggie & eu, Diário extraordinário e Somos todos extraordinários.

Espero que tenham gostado dessa resenha e que leiam o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR