18/07/2016

Resenha l Pérolas da minha surdez - Nuccia de Cicco


Título: Pérolas da minha surdez                                  Editora: wwwlivros
Ano: 2016                                                                                 Compre aqui: As 1001 Nuccias
Páginas: 122                                                                            Skoob
Autora: Nuccia de Cicco                                          

Sinopse: Música, buzina, despertador e então... silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?
As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas as suas verdades.
Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade. 
Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito aceitação e voz.

Oiii gente,tudo bem?
Hoje venho aqui trazer a resenha desse livro incrível que recebi em e-book pela querida da Nuccia de Cicco, quem me acompanha sabe o quanto admiro sua escrita e o que recebi dela! Coisas fofas e lindas que irei guardar com todo carinho.
Diante disso, não aguentei e pulei a fila de leitura, colocando Pérolas da Minha Surdez em primeiro lugar, no qual não me arrependo e já estou sentindo falta de ler.

Pérolas da minha surdez é um livro emocionante onde a autora retrata os momentos que vivenciou e vivencia em sua vida. Diante do que aconteceu, um mistério a parte. Quem sabe muito de vocês conheçam a história ou não, mas adoraria que todos lessem. 

Nuccia de Cicco sempre foi uma mulher com vontades e sonhos que gostaria de realizar. Tinha um relacionamento estável e estudava o seu sonho no qual conseguira com dedicação.
Mas, com o tempo algumas situações diferentes começaram a acontecer, um sentimento estranho de não conseguir estar escutando direito de apenas um lado de seu ouvido. Porém, Nuccia acho que não seria nada grave, afinal sempre temos aqueles dias que tudo parece estar diferente, até nós mesmo.

"Não foi possível determinar se perdi a audição por conta de uma doença ou não." Pág. 21

A vida foi seguindo em frente e uma surpresa aconteceu, não escutava nada! O que será que havia acontecido? Ninguém sabia, só que sentia falta de escutar os barulhos da rua, o latido dos cachorros, era algo simples, mas de certa forma fazia uma falta danada para sua vida.


Resolveu procurar ajuda, porém não tinha mais o que fazer e desde então continuou a seguir a sua vida, enfrentou situações e pessoas que tiveram um certo tipo de preconceito por ser surda e poder falar, não entendiam como ia acontecia e quando Nuccia contava ficavam com pena.
Sempre fora uma mulher guerreira que desde o acontecido queria conseguir viver sua vida normalmente, concluir sua faculdade, continuar com a dança do ventre e dentre outras coisas que era apaixonada. 

"Aprendi que posso ser muito romântica sem parecer delicada, frágil ou poética." Pág. 33

Novas situações aconteceram, fim do relacionamento e uma nova vida começou a surgir, encontrou forças para confiar em outras pessoas que não sabia de onde conseguira isso, mas viu como era capaz e seguiu em frente. Sempre com vontade de viver e querendo ser vista e ser aceita, sem a sociedade ter piedade ou preconceito.


Nuccia procurou esclarecer na obra algumas dúvidas que realmente são frequentes em relação a isso, se a pessoa pode ter um relacionamento normal, como dançar, transar, passear e fazer amigos. Além disso, poder participar de disputas, envolvimento com outras pessoas que trazem muita dedicação e força de vontade.

"A vida é muito mais do que ser melhor que alguém." Pág. 85

A cada momento tem uma explicação dos quais motivos realmente levaram a isso e quais eram os tipos de surdez que as pessoas poderiam ter, deixando claro que foram especialistas que falaram sobre isso e sua opinião, Nuccia, que realmente é marcante e perceptível. Não deixando escapar nenhum pouquinho do assunto, levando considerações importantíssimas. 

No final da obra tem uma indicação de livros que retratam sobre esse assunto, com histórias e casos fascinantes que iriamos adorar conhecer.

Mesmo a edição sendo em e-book parece realmente ser bem bonita e com uma delicadeza fofa, só imagino como deve ser linda a edição em físico. 
A escrita da Nuccia é maravilhosa, li a obra em apenas um dia, pois ela usa um tom irônico e algumas vezes é engraçada nos fazendo rir e explicando cada parte que poderíamos ficar em dúvida.

Sobre a autora:
Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão, moradora de Santa Teresa, bruxa até o fundo da alma, é apaixonada por livros, viciada em seriados, louca por tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes. 
Aos 27 anos, uma doença genética a deixou surda e, desde então, ela luta contra seus próprios dilemas, contra as dificuldades do mundo silencioso e o preconceito auditivo de quem ouve. Suas histórias foram publicadas no livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra cheia de luta e força de vontade.



Espero que realmente tenha gostado da resenha escolhida da vez!
Até a próxima.

70 comentários:

  1. Oi, Morgs!! XD
    To aqui meio babando... rsrs... A resenha ficou linda! Adorei saber que você curtiu a leitura e que não só aprendeu várias coisas, como também se divertiu à beça! Muito obrigada por todo o carinho e apoio!!! Parceria nota mil!!!! <3

    ResponderExcluir
  2. Gente!!!!!!!!!!!! Acho a história dela fascinante isso sem ainda nem ter lido o livro.Acredito que é uma leitura que nos ensina muito e espero de verdade ler o livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena!
      Que bom que se interessou! Eu também espero que você possa ler meu livro! XD bj!

      Excluir
  3. Primeiramente, parabéns pela parceria. Adorei a sinopse do livro, foi o que me prendeu a atenção logo de cara, certamente nunca li algo parecido e compraria sem dúvidas!
    Xo, http://letrasemvida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!!! Senta aqui, leitor, vamos conversar!...
      Mas, sério, querendo adquirir a obra, só passar no meu blog ou fanpage, o livro está à venda lá!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  4. Olá, eu já li alguns textos da Nuccia em antologias, e achei ótima a ideia de ela escrever um livro contando sobre sua vida com a perda da audição. Sua resenha me deixou ainda mais interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Obrigada pelo carinho! Espero que possa conhecer minha história em breve! bj!

      Excluir
  5. Morgana, que resenha maravilhosa.
    Você sempre falou da obra que tinha me deixado um pouco curiosa.
    Depois da sua resenha estou MUITO curiosa.
    Parece que a Nuccia nos dá muitas lições com a sua história.
    Adorei!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Déborah! Eu n sei exatamente se as lições são boas ou não, mas eu tentei mesmo mostrar o mundo do lado de cá de uma forma que faça todo mundo (surdos e ouvintes) pensarem se estão realmente lidando com o assunto da forma menos errada (pq certa, certa mesmo, acho q n existe). Querendo conversar, só me achar!

      Excluir
  6. Resenha incrível Morgana!
    E que história de vida fascinante, Nuccia é realmente uma guerreira e pelo que pude ver pela sua resenha é também uma ótima escritora, fiquei curiosa em ler o livro por se tratar de uma história real.
    Parceria que deu ótimos frutos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat!
      Muito obrigada! Espero que você possa ter contato com o livro em breve! Basta me achar no facebook! Beijo!!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  7. Oi Morgs, tenho lido resenhas bem positivas deste livro, uma pena que eu mesma ainda nao tenha lido :(
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Que livro lindo. Adorei o enredo, muito emocionante e com certeza um livro muito importante para sociedade. Um assunto que deve ser conversado, assim, podemos ter uma sociedade mais inclusiva. Adorei a dica.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, ana! Eu busquei mostrar aos ouvints e surdos que existe vida pós-surdez adulta, que não perdemos a voz automaticamente ao ficarmos surdos e que basta uns 2 minutinhos de pensamento coerente antes de falar para que ninguém se estresse! rsrs... O problema mesmo é faltar informação e com o livro espero estar ajudando nessa parte! Querendo, o livro está a venda na fanpage! bj!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  9. Oi, Morg!
    Adorei a resenha! Ao lê-la não consegui parar de lembrar de minhas aulas de LIBRAS na faculdade, nas quais a professora nos explicou muito a respeito da comunidade surda e de como quem está dentro dela sofre preconceito! Com certeza esse livro vai entrar na minha lista! Parabéns pela parceria =)

    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!... Que bom que te fez recordar algo do qual você gostou bastante! No livro eu apresento um pouco do ponto de vista do surdo de fora da comunidade (sim, nós existimos) e que as lutas de ambos são muito parecidas! Espero que você possa ler em breve! bjs!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  10. Olá morg, ja estava super interessada no livro por ser uma autobiografia que é uma coisa que eu adoro mas dai descobri no final que a autora também é dona de um blog que eu adoro,uma fofa, estou ansiosa para fazer a leitura, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só! Deve ser uma das 5 pessoas que conheci que gosta de biografias! rsrs...
      E deixe-me agradecer por me chamar de fofa e amar meu blog!!! <3 *_*
      Tomara que possa ler logo! bj!

      Excluir
  11. Olá Morgana!
    Só leio ótimos elogios sobre a obra e sempre fico curiosa. Acho maravilhoso ela dividir suas dificuldades e seus sentimentos diante desse problema. Sua história é inspiradora! Sucesso a autora!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/2016/07/filme-o-maravilhoso-agora.html

    ResponderExcluir
  12. Oie amoreca...
    De início o título do livro me chamou muito a atenção... Quando vi do que se tratava, fiquei mais curiosa ainda, porque é um assunto que chama muito a atenção, tendo em vista que sempre procurei me colocar no lugar das pessoas, embora nem sempre seja possível.
    Se puder me indicar onde posso conseguir ler o livro de Nuccia agradeceria demasiadamente!!!

    Beijokas!!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazi!
      Estou aqui achando fantástico que o livro tenha te despertando tanto interesse e tanta empatia! Pra comprar o livro, basta me achar! Deixo aqui o link da fanpage, mas entrarei em contato com você! bj!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  13. deve ser uma leitura muito interessante, a fim da gente saber mais como foi o processo de aceitação de sua nova condição e talz, ne?
    ela deve ter uma importante mensagem pra passar ao leitor... achei legal ela ter colocado dicas de livros que abordam a questão ao final da obra...
    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari!
      Não só meu ponto de vista sobre a mudança é importante, então as dicas de livros do mesmo tema ajudam a ver a mesma condição por vários ângulos. ;)

      Excluir
  14. Oiee,

    Parabéns pela parceria, não conhecia a autora, mas o enredo parece muito bom, vou anotar a dica. Espero que os livros dela faça muito sucesso, e que a mensagem que ela quer passar alcance a todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Elen! Também espero que mensagem alcance o Brasil à fora!

      Excluir
  15. Olá. Já tinha visto esse livro em vários blogs. Conheci a autora através das resenhas que li. Parece ser uma bela leitura, com uma ótima mensagem. Já estou com ele anotado aqui. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani! obrigada pelo interesse e carinho! Depois de ler, me fala o que achou! *_*

      Excluir
  16. Ooi Morgs!
    Já vi uma resenha desse livro, assim como a sua era positiva. O livro parece ser realmente bom. Acompanho o blog da Nuccia e ela escreve muito bem, imagino como ficou escrita do livro.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo algum dia.
    Ótima resenha!
    Beijoos!
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Catrine!
      Bom te ver de novo!!! Espero que você possa ler o livro em breve! E tem mais livros chegando! \o/

      Excluir
  17. Oi!
    Sempre que vejo esse livro fico curiosa para saber como ela lidou com essa situação, de perder a audição tão repentinamente, e conseguiu tão firme.
    Com certeza deve ser uma história inspiradora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua linda!!!
      vou dar um spoilerzinho: não foi fácil, não foi rápido, mas deu, foi possível! E eu n estive sozinha durante esse caminho, isso q é o mais importante! um beijo!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  18. Nossa eu conheço o blog e a autora só não sabia da história dela. Que interessante minha nossa. Adorei sua resenha amiga. Serio, muito tocante. Parabéns pelo trabalho lindo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Agora conhece! Seja bem-vinda! A resenha ficou show não é?! amei!!

      Excluir
  19. Gente! Que resenha é essa? Isso é pura maldade. Como fazemos pra ler tudo que queremos?
    Adorei. Vou dar um jeito de baixar, sei lá
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha... calma, respira! Eu tb n sei como fazemos p ler tudo q queremos!! Segredo de Estado! Na Amazon o livro digital é mais barato que o físico. mas querendo comprar o físico, só me chamar! bj!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  20. Com certeza uma leitura emocionante, saber como ela enfrentou esse desafio é inspirador. Adorei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tenta passar as informações mais importantes para esclarecer e desmistificar preconceitos. Tomara que você possa ler tb! bjs!

      Excluir
  21. Olá,

    Já havia visto este livro, mas não sabia que se tratava de uma história tão emocionante, tratando de um assunto especial, afinal a perda de um sentido com certeza é algo que devemos dar atenção. Espero um dia poder ler esse exemplar.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viv!
      É bem complicado tentar entender a ausência de um sentido que você tem de nascença. Da mesma forma, muitos surdos de nascença n entendem pq eu sinto saudade do som, mas é pq eles nunca o tiveram. Pontos de vista diferentes mas que sempre importam. Tomara que você possa ler em breve! Passa lá na page! bjs!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  22. Oi!
    Me interessei muito pela obra. É muito difícil de me imaginar sem um dos sentimos que eu mais prezo, a audição. O que seria da minha vida sem músicas ou conversas "faladas"?
    Legal a autora tratar esse assunto de diferentes formas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que na verdade a música não vai totalmente embora... mas só lendo o livro pra entender! ;)

      Excluir
  23. Olá Morgana.
    Eu não conhecia a autora e suas obras, agora estou encantada rsrs. Parabéns pela parceira muito sucesso as duas.
    Sobre o livro, estou super curiosas para ler, a sinopse desperta a curiosidade imediata do leitor, espero ler ele em breve e me apaixonar.
    Bjs
    http://nosleitoras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kiria! Amei seu nome!!! Tomara que você possa ler o livro antes do esperado! Já estou ansiosa! Beijo!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  24. Já tinha visto uma resenha desse livro, parece uma leitura bem interessante dado o tema dela. Espero que consiga ler.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Gosto muito do seu blog! Também espero que você possa ler! Abraços!

      Excluir
  25. Oii, a história parece ser bem emocionando não é?? Gosto de histórias assim, sendo reais ou não, mas que trazem essa emoção durante a leitura. Gostei da sua resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  26. oi Morgana!
    Eu não sou muito fã desse tipo de livro, mas acho interessante o assunto abordado, principalmente por ser retratado por uma pessoa que sofre com isso. Deve ser bem ruim perder a audição do nada e nem consigo começar a imaginar todas as dificuldades e preconceitos que a Nuccia já deve ter passado. Com certeza é um livro que tem muito a ensianr.

    ResponderExcluir
  27. Hey, Morgana! Tudo bem, chuchu?

    Nossa, que história linda de superação da Nuccia. Que mulher guerreira!
    Ganhou minha admiração. :)
    Sua resenha ficou ótima! Acredito que o livro deva ser tão bom quanto você diz que é.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  28. Oi Morgana!

    Olha, muito interessante o tema abordado no livro. Nós, ouvintes, não sabemos da missa a metade do que os surdos passam. Isso porque eu fiz Libras na faculdade e imagino o quanto seja difícil. Agora, imagina pra Nuccia que era ouvinte e ficou surda por causa de uma doença? Deve ser bem pior né... E bate aquela curiosidade mesmo de saber como a pessoa seguiu sua vida e tal.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Espero que sua curiosidade possa ser satisfeita um dia! Querendo, para comprar o livro, só me procurar! Beijo!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  29. Oi, tudo bem?
    Já tinha visto o livro em alguns blogs e tenho muita vontade de ler, principalmente por ser uma história real.
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. aaaah que resenha maravilhosa não conhecia o livro, mas parece ser lindo e muito bom, vou procurar resenhas pra saber outras opiniões, porem a sua me ganhou :D

    ResponderExcluir
  31. Olá! O livro da Nu é lindo, mostra a força e determinação que ela teve e tem! Ela tem uma personalidade incrível além de ser um ótima escritora, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  32. Oieeee! Que história mais sensacional!!!! Quando comecei a ler tua resenha achei que era um livro que abordava o assunto e já me interessei, mas saber que a história é verdadeira me deixou muitooooo interessada na leitura! Com certeza vou querer ler a vou adorar! Bolsas

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Di!
      Muito honrada em saber que minha história te despertou o interesse! Obrigada pelo carinho! Para comprar o livro, me chame na page! Beijo!
      https://www.facebook.com/nucciadeciccoescritora/

      Excluir
  33. Olá Morgana
    Que livro lindo! Me apaixonei pela história e pela Nuccia... que mulher de garra, coragem e determinação!
    Acompanho o blog dela também e adoro.
    parabéns pela sua escolha, pela resenha maravilhosa e é claro que vou ler essa obra tão emocionante... bjokas

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri!
      Muito obrigada mesmo pelo carinho, interesse e consideração! Ah, pelos elogios tb! XD Fico esperando sua leitura e opinião! beijo!

      Excluir
  34. Oi Morg, sua fofa...adorei a resenha ficou muito linda, eu que estava doida pra ler a obra da Nuccia, fiquei ainda com mais vontade.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Quel, perdendo tempo! Passa lá no blog e compra logo! XD

      Excluir
  35. Oie
    que resenha mais legal, eu acho bem interessante o livro desde que lançou e tem chamado minha atenção, vou anotar a dica, ótima resenha mesmo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler em breve! Não esquece de me contar o que achou!

      Excluir
  36. Uau! Não conhecia a obra, mas já me encante. Livros que falam de lutas, redescobertas, anseios, frustrações, mas, acima de tudo, que falam de emoções. São sempre bem vindos em minha estante.
    Adorei a resenha.
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  37. Olá,
    Adoro ler histórias de superação, ainda mais se tratando de uma que é real!
    Sempre estou lá no blog da Nuccia e ela parece ser a pessoa que esta na sua resenha.
    Ótima resenha!

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  38. Olá Morgs.
    Ótima resenha.
    Já tinha lido algo sobre esse livro mas até o momento nenhuma resenha tinha realmente me animado. Só acho que não leria em ebook pq eu sou péssima para ler livro digital.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Só de ler o que aconteceu com a autora já fiquei com o coração apertado. Uma coisa é você nunca ter escutado, mas outra é você perder. Deve ser muito difícil de se adaptar. Fiquei curiosa para saber como a história se desenrola e como ela superou.
    Adorei a sua resenha e assim que puder quero ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  40. Oi.. que resenha linda.
    A Nuccia merece sem dúvidas todo esse carinho por esse livro incrível!
    Não vejo a hora de ler o meu exemplar.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  41. Oie Morgana!
    Eu já conhecia esse livro através de outras resenha que li, eu já havia adicionado a minha lista de leitura, mas após ler sua resenha fiquei com mais vontade de ler ainda. Me interesso muito por esses assuntos. Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR