23/11/2016

Resenha l Cartas para M. - Michele Pupo


Título: Cartas para M. - O homem que não sabia sorrir           Autora: Michele Pupo
Ano: 2015                                                                                                            Editora: Penalux
Páginas: 126                                                                                               Compre aqui: Loja Penalux
Livro cedido pela autora

Sinopse: A jovem Beatriz conhece, em uma cafeteria, um sujeito interessante. Os dois se sentem atraídos: possuem a mesma inclinação para a arte. Depois disso, empreendem mais dois ou três encontros e a moça descobre estar diante de um curioso caso: um homem que não sabia sorrir. Ele desperta em Beatriz um sentimento de compaixão diferente e ela decide descobrir o que há por trás daquela face cansada. É quando ele some, sem deixar vestígios. A jovem procura a atendente da cafeteria, Laura, responsável por lhe apresentar o rapaz e que revela que ele faleceu. Beatriz se recusa a acreditar na história e decide descobrir o verdadeiro motivo do sumiço. A partir de então, vários segredos são revelados: o trágico passado de M., sua ligação com a atendente Laura e o motivo de sua profunda tristeza.


Oii gente, tudo bem?
Hoje venho trazer a resenha de um livro emocionante recebido da autora Michele Pupo, fiquei bastante surpresa em ter a oportunidade de lê-lo e além do mais, sendo uma obra linda da querida Editora Penalux.

Cartas para M. é um livro incrível e emocionante, me prendeu em todos os momentos e com toda certeza quero reler daqui a uns meses.


Eles se conheceram em um dia qualquer, estavam os dois ali juntos, no mesmo lugar. Mas, nem ao certo sabiam como chegar um no outro e como começar tamanha conversar. Já Laura, irmã de M. estava afoita e animada, pois queria os juntar, ou pelo menos que os dois trocassem uma conversa, até porque tinham coisas em comum, coisa rara ultimamente. Literatura e arte faziam parte de M. e Beatriz.

"- A felicidade é uma junção de coisas pequenas." Pág. 24

De certo modo, Laura tivera tamanho medo de Beatriz ferisse M. pois era um homem vivido e sofria situações que sua memória não permitia que lembrasse, a proteção muitas das vezes era o melhor a se fazer ou até mesmo fugir, assim ninguém o conheceria de sua forma, com todas as suas dores.


Se conheciam aos poucos, com café ali, risos acolá, eis que a aproximação estava se tornando maior e frequente. M. se encantava cada vez mais com Beatriz, mas a mulher sabia que este homem escondia algo dentro de si que nem ele mesmo lembrava, seria marcante para ele, mas como os fatos aconteceram e a memória fazia o favor de o ajudar a esquecer, resolvera não perguntar.

"Só são felizes (pensei) aqueles que têm suas mentes focadas em outro objeto que não a sua própria felicidade." Pág. 117

Com o tempo, as coisas iam se ajeitavam, a vida trazia algo à tona tanto para M. quanto para Beatriz que estava ali para quem sabe entregar seu amor e conhecer o verdadeiro M. aquele que se escondia, que não sabia a felicidade que era sorrir pelo menos uma vez ao dia, ele afinal não tinha motivos para isso e ela queria alegrá-lo, transbordar seu coração e assim quem sabe conhecer o seu verdadeiro lado alegre que se escondia por entre a face triste, inconsolável e suas palavras ditas são sinceras que chegava a doer a alma, tamanha realidade e comoção que causara. Será que Beatriz seria a mulher a desvendar o passado tão misterioso de M. para torna-lo assim, sem emoção e quem sabe em um futuro próximo fazer uma mudança que arrebataria a vida de todos que estavam a sua volta.


Cartas para M. é aquele livro de dar um choque em nossa alma, nos prende, nos revive e nos mata. É um livro que nos causa tantos sentimentos que parece um furacão levando tudo que nos resta. É aquele momento em que você pensa, como segurei minhas lágrimas até agora? Sim, é um livro emocionante por mais que você não seja tão sensível.
A edição do livro está linda, como todos os livros da Penalux, a edição é ilustrada e a cada troca de capítulo um poema é escrito e nos revela tanto, uns de autores e cantores conhecidos e outros dos desconhecidos. As letras são grandes e escuras com as folhas amareladas e grossas.

A escrita da Michele Pupo é maravilhosa, já tive oportunidade de ler seu outro livro e conhecer seu jeito detalhista e sentimental na escrita descrição de cada personagem, e cada livro seu lido me apaixono mais e mais, Michele tem um dom de emocionar até aqueles que não se emocionam fácil.

Recomendaria esse livro para todas as pessoas, ele é pequeno e fácil de ler, é uma obra rara e colecionável, impossível não amar.


Sobre a autora:
Michele Pupo nasceu em Ponta Grossa, 1985. É professora e revisora de textos, graduada em Letras e especialista em Literatura. Autora dos livros Meus Devaneios (2012) e Vastas emoções, vagas promessas (2012).








Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

42 comentários:

  1. Caramba Morgs!
    Parecem ser daqueles livros que não se consegue para de ler também!
    Fiquei curiosa, inda mais com sua empolgação e por trazer tantos sentimentos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Morgana. Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada. Parece ser uma obra incrível. A sinopse já instiga e sua resenha, com certeza chama mais ainda atenção. Sem falar que apesar de uma história curta, ela emociona muito. Não tem como não querer ler né? hahahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Morgana!
    Não conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou muito interessada.

    Vou acompanhar o blog! Sucesso!
    Beijinhos
    Blog Dentro das Páginas

    ResponderExcluir
  4. Oi Morgana, parece ser um livro bem fofo!
    ainda estou bloqueada com romances mas quem sabe. bjos

    ResponderExcluir
  5. Oiii, gostei da premissa do livro, ele ter umas caracteristicas sombrias e logo me agradou. Pela sua resenha, vejo que irei me emocionar bastante e espero poder ler, pois fiquei bem curiosa. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nossa, logo de cara me apaixonei pelo titulo! Sua resenha ficou ótima e eu não conhecia o livro, mas confesso que fiquei apaixonada.

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Que resenha!!! Parabéns!
    Eu adoro leituras assim, gosto que mexa com minhas emoções e toque lá na alma e esse parece ser exatamente assim.
    Gostei demais saber que a cada capítulo tem um poema.
    A capa tá linda também!!
    Quero ler com certeza!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  8. Olá Morgs, tudo bem?
    Nossa fiquei muito encantada com sua resenha. A obra em si não tinha me chamado a atenção, mas a intensidade com a qual você descreve o livro e fascinante. Dica anotada, espero ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oláá flor! Não conhecia esse livro ainda mas já ameeei! É bem o estilo de livros que eu gosto. Parabéns pela sua resenha!! Gostei bastante.
    Bjs ;*

    http://garotasdevorandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Morgana!
    Sou muito emotiva e fiquei muito curiosa para acompanhar essa história sobre a jovem Beatriz e o homem que não sabia sorrir. Sugestão anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Aí que lindo amiga, não sei se eu leria o livro por agora mas eu quero ler em algum momento.
    Enfim encontrei um livro que me chamou a atenção heim kkkk.
    Parabéns está ótima a resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Eu já tinha visto a capa desse livro por aí mas não sabia nada sobre ele, gostei bastante de conhecê-lo melhor na sua resenha e fiquei curiosa para saber mais.

    ResponderExcluir
  13. Uau! Não conhecia esse livro e que capa linda!
    Gosto de histórias que fazem isso com a gente, que nos chacoalha e nos deixa boquiabertos... é incrível. Dica mais que anotada, amo livros assim e espero poder ler em breve.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não conhecia a autora e confesso que só pela história não esperaria uma história tão profunda e triste, que nos faz chorar várias vezes, quem diria! Adorei a sua resenha e acho que vou dar uma chance para ver se o livro me conquista também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser bem profundo. Fiquei curiosa com a escrita da autora ser detalhista e sentimental e o enredo me chamou muita atenção. Amei! Beijos

    ResponderExcluir
  16. A história pareceu super interessante.
    E saber que é nacional e tão bom me deixa muito feliz!
    Vou anotar a dica e tentar ler em breve!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  17. Oi Morgs, não conhecia o livro, e devo dizer que a sinopse já me deixou bem curiosa. A resenha está ótima e bem esclarecedora, me deixando curiosa por conhecer M e seus mistérios.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    EU ainda não conhecia esse livro, e fiquei bem curiosa para saber mais sobre ele.
    Já deu para notar que é ma leitura bem rápida, e que vou gostar do começo ao fim.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Fiquei encantada já pela sinopse, adorei sua resenha.

    Eu fiquei com muita vontade desse livro.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  20. Mais uma resenha linda! Não conhecia o livro e já fiquei mega interessada na leitura, Morgs! Conseguiu despertar meu interesse, principalmente quando citou o dom da autora de emocionar seus leitores. Dica anotada!!! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Morgs.
    ótima resenha.
    Eu não conhecia o livro, mas a história não me chama tanta atenção, não é bem meu estilo de leitura. Mas deu para ver que para você foi uma experiencia boa, então vou guardar a dica.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que delicadeza esse livro. Não conhecia, mas já fiquei muito interessada, parece um alinda história. Já anotei para ler futuramente. Linda resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  23. Oi Mogs!
    Gente, eu confesso que amei os quotes. Tão lindos
    Pela sua resenha já senti o ar de reflexão. Gosto muito de livro assim, e embora não momento não esteja buscando esse tipo de leitura, fiquei curioso. Vou atrás de mais informações sobre o livro.
    Amei todo esse misto de sentimento que ele desperta. Deve ser forte.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. deve ser uma leitura tocante,Morgs. Percebe-se isso pela tua resenha...
    nunca li nada da autora, apesar de já ter ouvido falar dela...
    se tiver oportunidade,lerei Cartas para M.
    bjs :D

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem? Nossa por tudo que você falou, esse livro é uma leitura que nos deixa paralisado. Não conhecia a autora, nem a a obra e de fato achei a capa linda. A edição pelo jeito também! Dica anotada (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Morganna, tudo bem? Nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro! Deve ser muito emocionante mesmo! Sua resenha ficou maravilhosa! Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  27. Esse livro parece ser realmente lindo em muitos sentidos. O Título agrada, a capa tá linda, pelas fotos da pra ver que a diagramação/arte também estão ok. Além disso, o enredo tá muito interessante. Curti a resenha e me fez querer o livro de imediato.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Oi, Morgs ^^
    Eba, mais um nacional aqui pelo Segredos Literários! *_*
    Desconhecia essa obra, assim como a editora. Logo, fiquei surpreso em saber que existe mais uma editora no mercado realizando o sonho de vários autores iniciantes ou não de ter seus bebês publicados.
    Pelo que percebi durante a sua resenha, o M me parece uma pessoa muito delicada, que deve ser tratado com cuidado pois corre o risco de fazer alguma merda contra si mesmo. Me colocando no lugar da Beatriz, dificilmente continuaria a vê-lo, a menos que a atração fosse sufocante.
    Mistério é o ingrediente dessa obra, ao que me parece, e eu amo isso!
    Obrigado por compartilhar as suas impressões de mais uma obra nacional. Sucesso sempre a você e o blog, Morgs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi, Morgs! Que trama curiosa! Do jeito que você contou parece um trabalho artesanal onde cada pedacinho é costurado para dar mais valor ao conjunto final. No momento, não é o que estou procurando, mas agradeço a indicação. Sempre bom saber que há algo sensível para ler.

    ResponderExcluir
  30. Olá.
    Não conheço a autora, mas a sua resenha me deixou extremamente curiosa para ler o livro, saber que esse é um livro que vc pretende reler também me deixou curiosa, pois isso significa que realmente a história é boa.
    A premissa é interessante e fiquei bem curiosa mesmo, espero ter oportunidade de ler. Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  31. Oie, tudo bem? Fiquei encantada só ao ler a resenha, vejo que o livro te tocou muito mesmo. Parece ótimo, suas palavras me deixaram curiosa.

    ResponderExcluir
  32. Oi. Parabéns pela resenha. Não conhecia esse livro, parece ser bem interessante. Pena que não me chamou muito a atenção. Não sei se leria ele por agora. Quem sabe mais pra frente.

    ResponderExcluir
  33. Gostei bastante da sua resenha e a premissa do livro me pareceu bem interessante. Acontece que por algum motivo - que não sei dizer direito qual - eu não me vi querendo ler o livro, sabe?
    Acho que é por não parecer muito o meu estilo, ou então por causa da pilha de livros atrasados que estou sendo meio criteriosa.... Quem sabe mais para frente, em algum outro momento eu dê uma chance. Por enquanto eu passo...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  34. Olá Morgs!

    A premissa do livro chamou bastante a minha atenção. Achei misterioso e envolvente.
    Conhecendo um pouco o enredo pelo seu ponto de vista percebe que seria uma leitura "interrogação" para mim. Não sei dizer se gostaria do livro ou não, porém como disse, despertou meu interesse e vou querer ler para tirar a prova.
    Ainda não conhecia a autora e saber que a escrita dela é fluida, envolvente e ainda detalhista fez com que me interessasse mais pelas suas obras. Vou dar uma pesquisa no skoob.

    Adorei a resenha.

    beijos
    Bella Martins
    The House of Stories

    ResponderExcluir
  35. Olá,

    É nítido o quanto gostou do livro, e é tão legal quando um livro consegue nos arrebatar né. Achei a edição dele muito bonita, mas apesar de seus elogios, não consegui me sentir atraída por esta história. Sua resenha está muito bacana, mas, no momento, deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oie,
    Adorei sua resenha. Achei a obra interessante mas não sei se me cativaria muito. De qualquer forma desejo que o livro seja um sucesso! Indicarei para as amigas que, na minha opinião, gostam do gênero.
    Beijinhox

    ResponderExcluir
  37. Parece uma história bem forte, achei o enredo diferente... Não conhecia o livro, mas ele me chamou muita atenção, vou tentar ler em breve.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  38. Queria primeiramente elogiar tuas fotos. Ameeeeei. E segundo, que essa resenha me motivou a buscar essa obra. Não sei se irei ler nos próximos meses mas voltarei para deixar minha opiniao aqui.

    ResponderExcluir
  39. Olá Morgana,
    O livro da autora me chama atenção justamente por todo esse viés dramático, emocionante e com momentos que nos fazem chorar. A diagramação é uma beleza a parte, sendo que as ilustrações consegue nos fazer viajar ao universo do enredo, vou anotar a dica sim.

    ResponderExcluir
  40. Oi Morgs,
    Eu ainda não conhecia essa obra e já me apeguei. Sou uma manteiga derretida e não preciso de muito para me emocionar então, irei me emocionar fácil com a história, com certeza. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  41. Nossa, que resenha deliciosa. O livro foi muito bem retratado e eu já preciso ler. Adorei o fato de ser nacional e um livro tão bom, não conhecia o autor e nem a obra. Mas já pretendo comprar. Obrigada pela resenha

    ResponderExcluir
  42. Oie, Morgs!
    Nossa, eu amei demais a sua resenha!
    A princípio, o título e a capa já tinham me chamado a atenção, mas curti saber o quanto ele te prende e desperta tantos sentimentos (pra mim, esses são os melhores livros! <3).
    Gostei da ideia do enredo e fiquei curiosa pra saber o mistério ao redor da vida de M. Vou adicionar aos desejados! :D
    Ah, suas fotos estão lindas!
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR