09/02/2017

A representação do eu na vida cibernética - Jurema Chagas


Título: A representação do eu na vida cibernética            Editora: Penalux
Ano: 2013                                                                                                  Compre aqui: Loja Penalux
Páginas: 172                                                                                            Skoob
Autora: Jurema Chagas
Exemplar cedido pela editora.


Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer uma resenha do livro que recebi em parceria com a Editora Penalux como renovação da parceria para 2017, fiquei surpresa e muito contente em receber um livro desses, encontra-se nos acadêmicos da loja.

Esse é um livro bem diferente que costumo trazer aqui no blog para a resenha, por isso fiquei surpreendida e feliz em poder ler algo assim e ter na minha estante, alguns momentos tive certas dificuldades que irei falar durante a resenha.


A Representação do eu na vida cibernética traz a realidade que enfrentamos em todos os momentos, o abandono de escrever em cadernos, de ler livros e apenas se focar na tecnologia, de expor seu mundo para outras pessoas, expor seu cotidiano de forma aberta para que até os desconhecidos possam ler e te acompanhar, mesmo sem lhe conhecer.

"Assim sendo, escrever sobre si mesmo revelou-se uma prática bastante antiga e repousada diretamente na concepção de um cuidado para consigo mesmo." Pág. 27

Diante disso podemos perceber como os filósofos de antigamente trouxeram uma grande influência para nós, falavam e acreditavam que chegaria a uma época que as pessoas deixariam as outras de lado para simplesmente vivenciar a tecnologia, transformar em como obsessão, esquecer que existe um mundo real para se viver e aproveitar, viajar.


Deixar tudo de lado e abandonar a sua privacidade é isso do que se trata o livro, trazer ao mundo todas as suas vontade e sonhos e quando alguém interfere ou demonstra sua opinião, causa certo desconforto de quem postou e as intrigas começam a surgir sem certos consentimentos e causas.

"A construção de sentidos num blog passa também pela identidade projetada pelo sujeito no momento da produção textual." Pág. 148

Jurema traz um tema importante e vivido por todos e o certo probleminha que tive na leitura, foi ver que em alguns momentos, na maioria, a autora utilizou frases de nomes renomados. Por mais que tenha sido um livro acadêmico, isso dificultou em alguns momentos o meu entendimento, eram frases e frases e poucas palavras de quem escreveu o livro, sei que é para ajudar e mostrar de onde foi o local que obteve os dados e não causar plágio, mas senti falta um pouco da autora na obra.



A edição do livro está impecável, a editora Penalux novamente se superou e me surpreendeu diante de tanta beleza, as folhas são grossas e amareladas. Sem deixar de lado os desenhos grandes quando o livro se inicia. As letras se encontram numa maneira legível, prendendo o leitor em cada momento.

A autora escreve de uma maneira incrível apesar daquele probleminha, ela sabe se expressar e tem uma opinião válida para o mundo atual, escrever um livro destes, creio que não seja realmente fácil. Espero que ela escreva mais livros e que eu possa ler.

Sobre a autora:
Natural de Santo Ângelo, RS. Graduada em comunicação social – Jornalismo pela Unijuí (RS,2000), e Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, 2007). Em sua cidade natal e região trabalhou em jornais, revistas, rádio e agências de comunicação. Em 2003, transferiu-se para Brasília, onde trabalhou na Secretaria de Políticas para Mulheres, da Presidência da República.

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

43 comentários:

  1. Oi Morgana, sei lá, o livro não me chamou a atenção, como você falou, é bem diferente dos quais eu costumo ler. Mas que bom que gostou, quem sabe eu não amplio os meu horizontes e dou uma chance a esse livro no futuro? Bjokas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Morgs!
    Achei interessantíssimo o livro e super leria.
    Acho que essa é uma boa discussão: nosso eu na internet, a influência da tecnologia em nossas vidas, a invasão de uma privacidade que nós mesmos abrimos ao mundo.
    E o limite? Vamos perdendo né?
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Morgs, nossa é bom quando somos surpreendidas por uma leitura que não é do nosso cotidiano né?! Eu acho esses temas diferenciados, principalmente esse que é muito atual e real, desafiador. Fazer uma resenha boa como a sua de um livro com assuntos reais é um desafio e você se saiu muito bem.
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Nunca li um livro como esse também, e geralmente livros que trazem muitas referências e citações de outras obras acabam tornando a leitura mais lenta e densa. Mas pelo jeito valeu a pena já que você gostou dele.
    Thamires Vicente
    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá linda,

    Gostei muito da temática abordada nesse livro, porque sou estudante de Ciências Sociais e mudanças comportamentais que mudam a sociedade são minha especialidade e ler uma obra dessa enriqueceria muito minhas informações.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Bem interessante o livro, acho importante falar das coisa que não fazemos mais por causa da tecnologia que vem tomando conta do nosso dia, tudo porque tudo ficou muito corrido e o que vem para facilitar e adotado por nós. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Que capa linda! Que fotos lindas!!!
    Eu sempre gosto quando uma leitura foge daquilo que estou acostumada. As vezes a gente demora mais para digerir tudo mesmo... mas, geralmente vale a pena;
    Bjoo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Morgs
    É um livro bem diferente. Confesso que estou conhecendo ele agora.
    Acho que também sentiria falta da escrita da autora, caso ela usasse já muitas frases prontas. Mas só lendo para saber, né?
    Mesmo com suas ressalvas gostei da dica. Quem sabe eu leia um dia.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Morgs!
    Embora o assunto do livro seja interessante e retrate uma realidade bem forte nos dias de hoje, não o leria. Sabe quando o livro não ter conquista? Pois é.
    Mas quem sabe em outro momento, né não?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Amiga sua linda, que resenha linha. E suas fotos?? Minha nossa como você está tirando todas lindas??? Parabéns pela resenha está ótima.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Morgs, tudo bem?
    Menina que livro legal
    Tem uma premissa interessante e a história é bem chamativa. Vou dar mais uma pesquisada sobre o livro antes de decidir adquirir ou não. Amei a resenha. beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Morgs, tudo bem?
    Menina que livro legal, apesar de ter te deixado um tanto confusa as vezes é uma leitura que eu faria com certeaza.
    Tem uma premissa interessante e a história é bem chamativa. Vou dar mais uma pesquisada sobre o livro antes de decidir adquirir ou não. Amei a resenha. beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Nunca tinha visto esse livro, mas gostei muuuito da sua resenha, dica anotada!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  14. Oiii!!

    Eu também não tenho costume de ler livros nesse estilo, mas já fiquei animada ao saber que é uma obra bem escrita que mesmo com algumas falhas te conquistou.
    A resenha está bem escrita! E eu fiquei animada em.ter a obra aqui na estante.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Morgs, é muito bom quando saímos de nossa zona de conforto e nos deparamos com um leitura boa como parece ter sido o caso.
    Não conhecia o li, mas vou anotar sua dica
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  16. Morgs, pensei que seria um livro que trataria de robôs e já sabia que não iria curtir, como um título pode nos enganar, não é?
    Achei o livro super interessante e com certeza real.
    O fato de trata como as pessoas estão tecnológicos é incrível.
    Me interessou muito ler.

    ResponderExcluir
  17. Olá Morgs!
    Boa resenha.
    Infelizmente não faz meu estilo literário, então deixo a dica passar dessa vez. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie tudo bem?
    Primeiramente parabéns pela renovação da parceria!
    Infelizmente não sei se conseguiria ler esse livro, vai além da minha zona de conforto sabe.
    Que lindo o detalhe no lado da página <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Achei bem interessante essa sua resenha diversificada. Acredito que seja um pouco mais complicado falar de obras acadêmicas pelo fato de serem bem específicas e conter jargões, termos e até frases que dificultam realmente a leitura e entendimento e nos força a fazer algumas paradas para pesquisa.
    Achei interessante o tema abordado e tenho que concordar que cada vez mais estamos deixando de lado a realidade para vivermos em um mundo virtual regido pelas tecnologias.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  20. Mulher, eu acho que todos os livros que você costuma ler são diferentes, agradeço a Deusa cher por comentar aqui e não ser mais do mesmo, pois você traz livros diferentes, tem parcerias diferentes. Menina, eu curti a ideia do livro, me fez lembrar de sociedade do Cansaço

    ResponderExcluir
  21. A temática do livro é interessante. Acho que a tecnologia hoje complica um pouco nossa vida sim. Facilita, mas complica a interação humana.
    Não iria ler o licvro por ele ser meio acadêmico, a leitura não iria funcionar pra mim.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei bastante da premissa do livro. A gente vive hoje uma vida totalmente paralela da que nossos pais viviam, ou até eu mesma vivi 15 ou 20 anos atrás (é, já tô rodada hahahhaa). Tenho interesse em conhecer essa obra. E sou bem acostumada com leitura científica, pois é uma área que trabalho bastante. Acho que me daria bem com o estilo informativo da obra.
    Abraços e que legal essa oportunidade que você teve de nos mostrar um tema tão diferente das resenhas que vemos por aí.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Morgana!
    Provavelmente o livro foi a defesa de tese do mestrado dá autora ou algo relativo a isso, por isso as citações e não aparecer a opinião dá autora, o que na literarura acadêmica é proibido.
    A neuro ciência já provou que nosso cérebro mudou com o uso continuo dá tecnologia, só ainda debatem se isso é uma mudança boa ou ruim para para o homem.Gostei dá temática relevante do livro.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  24. Hum, apesar de não ser da minha área, confesso que fiquei curiosa pra fazer a leitura...
    aah, e quando se trata de textos acadêmicos, os autores realmente precisam referenciar os estudiosos de campo, bem como apontar as fontes...não se trata de achismos e opiniões pessoais, elas precisam ser embasadas por teóricos que trabalham naquela temática...
    li vários do tipo quando tava na faculdade, por isso não estranharia o livro...
    bjs...

    ResponderExcluir
  25. Olá, Morgana!
    Resenha interessantíssima. Pretendo fazer minha pós em psicologia e esse tema é fascinante.
    E acredito que mesmo faltando "mais conteúdo próprio da autora", acredito ser uma leitura relevante.

    Anotado. :)

    ResponderExcluir
  26. Olá morg, gostei bastante do livro, me lembrou muito uma disciplina que eu tinha na faculdade que se chamava tecnologia e sociedade, e eu gostava bastante, ela trabalhava com temas como esse, queria ter conhecido o livro antes para lê-lo nesse periodo

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Pela empolgação de sua resenha, sim, ficou nítido hahaa, é notável o quanto a leitura foi boa para você. Apesar disso, não curti muito a premissa do livro, acho que porque não é um gênero que costumo ler com frequência.

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá Morgs, tudo bem?

    Adorei essa capa, o livro tem uma premissa muito interessante. A tecnologia ao meu ver é um facilitador e complicador, pois é benéfica para pesquisar e contactar pessoas de outras países, porém por outro lado afasta as pessoas em um ciclo próximo. Esse livro tira da zona de conforto! Parabéns por renovar a parceria!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  29. Livro interessante e que eu ainda nao conhecia.
    Achei a premissa bem diferente e a capa está lindissima, adoro qdo a editora investe numa capa bonita.
    Achei legal a dica de leitura e vou tentar ler mais pra frente sim.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  30. Eu achei interessante, bacana e atual.
    em bastante gente estudando esses fenômenos de internet, e eu fiquei curiosa!
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Oi
    Achei o tema do livro bem diferente e interessante. Acho o assunto muito relevante e ler sobre ele sempre colabora com a nossa visão sobre o assunto. Um livro que eu leria sim, mas acho que em outro momento.
    bjus

    ResponderExcluir
  32. Olá Morgs, apesar da sua resenha e do livro tem uma capa e tema bacana eu não consegui ficar empolgada para pegar ele e ler, já tenho certa dificuldade de ler livros mais voltados para o mundo acadêmico e com esse probleminha da autora de usar de muitas citações tenho certeza que se tornaria uma leitura bem maçante para mim, mas para quem curte o gênero é uma ótima dica.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  33. O livro não me chamou muito a atenção para leitura. Talvez por ser acadêmico.
    O assunto tratado é bem interessante, mas acho que ficaria um pouco perdida como você.
    Mas a capa é muito bonita, e sua resenha foi muito boa.

    ResponderExcluir
  34. Oi, infelizmente o livro não me chamou atenção, apesar de alguns pontos positivos, mas não pretendo ler, mesmo assim obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  35. Oie amore,
    Que interessante esse livro, já quero ler.
    As dificuldades são feitas pra rompê-las, e fico feliz que tenha conseguido romper a dificuldade de entendimento.
    Dica anotada!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  36. Não é o tipo de livro que eu estou acostumada a ler, mas não posso negar que obra me deixou curiosa e gostei bastante da sua resenha, que trouxe muitas informações do livro e isso é bom.

    ResponderExcluir
  37. Olá, tudo bem? Nossa o livro é bem destoante com o que eu normalmente leio, por isso não sei se neste momento leria algo assim. Adorei as fotos e sua resenha está ótima!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Confesso que livros acadêmicos só leio mesmo aqueles voltados para a minha área. Acho que mesmo escrevendo um livro desse porte, é muito importante o autor escrever com suas próprias palavras.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. "pessoas deixariam as outras de lado para simplesmente vivenciar a tecnologia" é exatamente isso que vejo por ai, mas o problema não é a tecnologia e sim o ser humano, infelizmente =/

    ResponderExcluir
  40. Oii, tudo bem?
    Esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, Mas gostei bastante da sua resenha e as fotos ficaram lindas. Acho que eu acabaria não lendo por realmente não me interessar por esse tipo de livro.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  41. Oi Morgana!
    Gostei de saber sobre o livro que tem tudo a ver com a atualidade, pessoas expõem suas vidas tão facilmente e depois elas mesmo reclamam de fofocas, vai entender rs'
    mas gostei de conhecer o livro e espero poder conferie

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi Morgs, sua linda, tudo bem?
    Acho que o tema que a autora escolheu é super atual e importante. E perigoso também. As pessoas estão na internet expondo suas vidas e às vezes para estranhos. E quem nos garante a privacidade??? Acho um bom assunto para discutir em escolas e faculdades e com nossos amigos e familiares. Mas confesso que o livro em si eu não leria. Me pareceu muito técnico e por ter mais citações do que a opinião dela, também é um fator que me afasta. Mas para quem não se incomoda parece ser uma boa leitura. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oi Morgs! Obrigada pela resenha do livro, mas aproveito para esclarecer que, apesar da escrita fluida em prosa, trata-se de um livro academico, em que faco uma analise critico-literaria de alguns blogs escritos por homens e outros por mulheres, para uma analise da "evolucao" dos diversos formatos de escritas de si, desde as Confissoes de Santo Agostinho ate os blogs dos dias de hoje, alem de uma analise comparativa das escritas de acordo com o genero. Esse livro resultou de minha dissertacao de mestrado, por isso as diversas citacoes de autores e autoras. Bjos!!

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR