02/11/2017

Eu & Chico - Dirce Mello


Título: Eu & Chico                                                                  Editora: Autografia
Ano: 2017                                                                                  Compre aqui: Loja Editora Autografia
Páginas: 242                                                                             Skoob
Autora: Dirce Mello
Exemplar cedido pela editora.

Sinopse: Em sua primeira obra, a autora elege um de seus ídolos como interlocutor numa conversa absolutamente fictícia. Motivada por coincidências de vida (aniversariam no mesmo dia), dá vida a um papo amistoso em que se reconhecem e às vezes se estranham, todavia mantendo o tom coloquial e humorado. Tendo na música o principal ponto de encontro entre ambos, não só resgata passagens de suas vidas, como busca entretecê-las na rica conjuntura do tempo/espaço da vida carioca e transforma-o, no decorrer de alguns anos, em seu caro amigo confidente – sensível tentativa de aproximação entre sonho e desejo, onde não faltam fantasia e prazer, como em qualquer romance idealizado.

Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a Autografia, fiquei lisonjeada de poder algo relacionado ao Chico Buarque, no qual todos sabem que o admiro e sempre quando posso estou a escutar suas músicas.



Dirce nos leva a conhecer seu mundo, sua rotina, seu jeito de pensar e vivenciar a vida. Nos leva ao seu ambiente onde sua maior paixão é Chico Buarque, aquele cantor tão queridinho e com os olhos verdes que encanta qualquer fã de suas canções e com aquele seu jeito único no palco.

"O amadurecimento faz com que já não percamos tempo fazendo de conta que somos o que achamos que os outros querem que sejamos." Pág. 64

A autora conversa com Chico durante toda a sua trama, como se fosse um verdadeiro diário, mas sem as respostas do mesmo. Aquele tipo de escrita de indecisão, desabafo e até mesmo desespero de não saber o que fazer em certas situações, Dirce está sempre perguntando e se perguntando sobre as atitudes que vem tendo, mas que remetem em sua paixão de Chico.


São tantos meios de conhecer melhor a autora e ao Chico que ficamos fascinados em ver como a simplicidade das palavras se interligam, sem esquecer que durante todas as conversas há letras de músicas, não apenas de Chico, mas de Gal Costa, Caetano Veloso e outros queridos da nossa música.

"Meus eus se relacionam bem dentro de mim, minha parte desejante está viva, pulsante, permitindo que a força vital não deixe brecha nem recanto vazio, venha para fora, se esparrame, tome conta..." Pág. 161

Uma xícara de chá aqui e outro acolá, assim que nos conhecemos a vida de cada um, e a paixão que Dirce tem pelo Chico, de admirar seu trabalho e suas letras tão encantadoras e único desse compositor, cheio de amor, comoção e respeito, nos leva também a conhecer a realidade em que estamos vivenciando, como as pessoas estão se comportando e agindo.


Foi uma leitura um tanto prazerosa, em alguns momentos fiquei a pensar se Chico realmente leu esse livro ou sabia de sua existência, seria ótimo se ele tiver dado o devido valor, não é sempre que alguém escreve um livro desses, adorei ler e conhecer melhor a vida de Dirce junto com Chico, suas conversações sempre à procura de uma resposta do mesmo. Cada novo capítulo é como se fosse um diário, crônicas que devidamente são datados.

Como podem ver a edição está muito bonita e caprichada, a capa ficou encantadora como duas pessoas conversando e isso me atraiu. Por felicidade não encontrei nenhum erro na ortografia e isso eu sempre prezo na editora, pois é um detalhe que cuidam e muito.

Recomendo esse livro para quem gosta de um drama, romance e de Chico Buarque.

Sobre a autora:
A carioca Dirce Mello, nascida em 19/06/50 como Dirce de Melo Teixeira, trabalhou com educação, arte e Serviço Social, aposentando-se como professora doutora (PUC/SP e UAB/ES) do DSS/UFPB. Continuou formações voltadas ao autoconhecimento e expansão da consciência, sendo terapeuta pelos métodos do Pathwork. Constelações Familiares, Mãos de Luz e Florais de Bach. Estreia na literatura criando um “diálogo” intimista, em carioquês corrente, cheio de invenção, humor e musicalidade com o músico, dramaturgo e escritor Chico Buarque de Holanda – com quem “troca” histórias e casos numa narrativa leve e fluída como se estivesse sentados num jardim oh maninha coberto de flor. É mãe de três filhos e mora ao lado da restinga da Marambaia. Para contato, use o dircemelorj@gmail.com

Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

39 comentários:

  1. Oi Morgs,
    Tinha visto esse livro por ai, infelizmente ele não faz meu gênero e acho que não gostaria tanto assim de ler, mesmo assim fico feliz ao saber da sua existência e por retratar uma personalidade tão amada da nossa música brasileira.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Ultimamente wu tenho ficado bem longe de livros nessa pegada rsrs, acho que não é bem o meu forte, pois todos os que li achei meio nem lá e nem cá, sabe uma leitura neutra? Enfim, quem sabe lá na frente eu mude de idéia. Não conhecia a obra mas devo admitir que essa capa está show de bola. ate mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Heiii, tudo bem?
    Ainda nao conhecia o livro e achei até bacana a premissa da obra.
    Para os fãs fica ainda mais valioso poder ter um livro assim ne?
    Nao é mto o meu tipo de leitura, vou deixar a dica passar dessa vez.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bom?
    Não conhecia o livro e achei a premissa bem interessante e diferente. Não lembro de já ter lido algo assim, até porque não faz muito o meu tipo de leitura. Fiquei bem curioso em ler. Adorei o post.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  5. oi, Morgs... acredita que eu nao sou fã de Chico? hasuashuashuas falo tipo me empolgar com ele, mas sei da importância que ele tem na história da música e política brasileira... mas acho que leria essa obra pra saber mais sobre ele...
    bjs...

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Ainda não conhecia esse título, mas fiquei bem empolgada. Não é um genero que eu costume ler, mas sua resenha me deixou muito curiosa para conferir. Adorei muito essa sua dica de título.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Também li este livro, aliás foi resenhado lá no meu blog também, hehe. Adorei tua resenha, é uma obra muito bonita e cheia de sentimentos.

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Morgs!
    Eu não sabia da existência deste livro e embora goste muito do Chico, não tenho interesse em ler este.
    Parabéns pela resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Nunca li nada de Chico Buarte, mas imagino como deve ser algo maravilhoso para os fãs lerem esse livro, quanto mais se ele parece mesmo um diário. Como não conheço nada sobre o autor acho que para mim não teria tanta emoção, mas amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oiii Morgs

    Simpatizo com o Chico embora nunca tenha sido um artista que me apeteceu pesquisar à fundo. Acho ele um dos mais talentosos, até hoje, e realmente pra quem é fã deve ser uma leitura interessante esse retrato com jeito tão intimo e pessoal.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia este livro ainda, e mesmo não sendo fã do Chico, fiquei encantada pela premissa.
    Achei interesse a forma como a história foi escrita, o toque de diário dá uma proximidade com o personagem e isso me fascina.

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito das canções do Chico, mas nunca li nenhum livro dele ou sobre ele.
    Gostei muito da ideia do livro e pensei o mesmo que você, será que o Chico leu?!
    Dica anotada, quero muito ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Morgana, Chico Buarque é uma personalidade na música nacional, esse livro parece ser interessante, dica anotada.

    ResponderExcluir
  14. Oi Morgs tenho lido resenhas falando muito bem deste livro, fora que achei a ideia da trama diferente além de interessante. Fazer uma espécie de diário onde o ídolo é seu contato é sem dúvida algo que não vemos sempre. Gostei da ideia, e se tiver chance vou ler.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Cresci ouvindo as músicas do Chico, graças a minha mãe. Então, nem preciso dizer que fiquei interessada em sua resenha. A maneira de narrar o enredo me lembrou, um pouco, o filme Shirley Valantine.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  16. Olá Morgs! Legal a forma como ela escreveu toda a história, foi bem diferente. Torcendo de coração para que o Chico leia essa obra, já que foi inspirada nele. Amei as fotos e parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostei de conhecer esse livro e saber das suas sensações ao le, vou deixar a dica anotada para uma leitura no futuro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Olá, mesmo não sendo uma aficionada pelo cantor, achei bem interessante esse livro e, pelo que parece através da sua resenha, sua forma única e diferente de contar a história, através da conversa com o Chico.

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Não conhecia o livro, mas achei bem interessante.
    Gosto de livros que tratam de temas cotidianos e esse parece ser uma leitura bem gostosinha.
    Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Morgs! Eu não sou fã do Chico, mas achei bem interessante o modo da autora expressar a sua admiração pelo cantor através dessa obra, e fiquei bem curiosa para conferir a sua escrita. Sua resenha está incrível e a edição está realmente bonita. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  21. Ai, menina, esse livro parece ser um amorzinho. Fiquei super curiosa com ele desde que o vi pela primeira vez. Gostei bastante da sua resenha e de poder conhecer um pouco mais sobre essa obra.

    ResponderExcluir
  22. Li esse livro e por sinal também fiz resenha dele lá no blog, eu gostei bastante foi bem nostálgico pois li ele ouvindo as muscas do Chico. Adorei sua resenha.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Gente, isso é que é ser fã. Tenho que confessar que, a pesar de gostar muito das letras do Chico, esse livro não chamou minha atenção. pareceu muito diário de fã.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem? Nossa, parece ser um livro excepcional mesmo. E sendo fã de drama, romance e conhecedora de Chico Buarque, com certeza é uma obra que leria. Dica anotada <3 Adorei suas fotos!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Achei o livro bem delicado e bonito (fisicamente e em conteúdo também), mas não me atraio para fazer leitura porque, na verdade, não gosto muito do Chico. Não tenho nada contra ele, apenas não é muito o meu estilo. Mas achei bonita a homenagem que a autora fez.

    ;*

    ResponderExcluir
  26. Um conteúdo li do e poético, escrevo algo de Chico Buarque é um desafio, no qual autora explorou muito bem.. Espero que ele tenha lido a obra seria de tamanha importância

    ResponderExcluir
  27. Olá flor...que resenha mais linda, fiquei super curiosa para ler. Muito sentimento envolvido na leitura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  28. ola td bem? que bom q a leitura foi prazerosa pra vc, esse livro n faz mto meu estilo mas achei bem fofa a capa dele.
    bjss

    ResponderExcluir
  29. Cara eu adorei a ideia do livro, eu adorei o titulo, eu adorei a capa, mas se eu esbarrasse com ela na livraria acabaria não comprando por que a sinopse é um horror. Serio, não da pra ter ideia nenhuma do que o livro se trata, que é o objetivo da sinopse. Espero que a editora revise isso em uma próxima tiragem. Ainda bem que descobri ele por uma resenha.

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Adoro visitar seu blog, pois sempre fico por dentro da literatura nacional, infelizmente a obra não despertou meu interesse dessa vez, porém quem gosta desse estilo de livro com certeza aproveitará a dica

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Morgs! Eu gosto muito da ideia desse livro e acredito que deve ser uma leitura super interessante para quem também é fã do cantor e compositor.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  32. Oi, Morgs! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e não é o estilo que me atrairia a princípio. Porém, achei a premissa tão interessante que fiquei curiosa para ler.
    Confesso que não conheço muito sobre a vida do Chico e até mesmo meu contato com sua obra foi bastante superficial, conheço só algumas músicas mais conhecidas e li um livro dele para o vestibular. No entanto, esse livro me pareceu uma boa forma de conhecer um pouquinho mais sobre ele, mesmo que pelos olhos da autora.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Não seria o máximo se o Chico respondesse mostrando de alguma forma que leu o livro? *-* Adorei a proposta, sou louca pelas músicas dele e gostaria de conferir como a autora trabalhou essa relação com o Chico. Dica mais que anotada.

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?

    Confesso que a temática do livro não me agrada muito, também que não tinha visto nada sobre ele, até o momento. Mas é gostoso ler uma resenha e perceber que o leitor realmente gostou da leitura, que lhe foi prazerosa.
    Vou deixar a dica passar, mas adorei a sua paixão apresentada na resenha.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas achei bem interessante, porém não é algo que eu leria no momento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. [22:24, 26/11/2017] +55 22 99105-6608:
    [23:42, 26/11/2017] +55 22 99105-6608: Oiie
    Primeiro deixa eu dizer que seu capricho com as fotos me deixaram encantada. Muito lindas!
    Sobre o livro, já tinha dado uma olhada por alto e mesmo sabendo que a trama é bem emocionante. Não se trata de um livro que eu lerei. Dessa vez passo a dica.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Morgs, achei a ideia da história brilhante e também fiquei me perguntando se o Chico leu e se refletiu sobre o que responderia, acho que daria um outro livro desse ahuahau. Gosto muito do trabalho dele e com certeza seria uma leitura muito boa. Bja

    ResponderExcluir
  38. Olá!

    Que bom que gostou da leitura é ótimo quando um livro cumpre seu papel em nossa vida. Eu não sou fã desse tipo de leitura, nem gosto muito do Chico para ler o livro, mas achei a sua forma de resenhar incrível e o que eu queria era que ele lesse sua resenha e visse o quanto é talentosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oi

    Que leitura linda.
    Não tenho o costume de ler livros desse gênero, mas sua resenha ficou tão rica, que o livro me pareceu muito interessante, principalmente pelo fato de eu ser apaixonada pelo Chico.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR