20/11/2017

Evangelho dos peixes para a ceia de aquário - Luís Augusto Cassas


Título: Evangelho dos peixes para a ceia de aquário       
Ano: 2008                                                                                  Editora: Imago
Páginas: 116                                                                             Compre aqui: Americanas l Submarino
Autor: Luís Augusto Cassas                                            Skoob
Exemplar cedido pelo autor.

Sinopse: Esta obra poética de Luís Augusto Cassas é originalíssima! Fala do Evangelho como boa notícia, usando dois códigos só possíveis em nosso tempo: o código do inconsciente coletivo, onde vivem os grandes arquétipos que são os sonhos ancestrais da humanidade, e o código da astrologia, que fala das Eras de Peixes e de Aquário, este também um código dos grandes símbolos arquetípicos da humanidade. Quando se fala de peixes, não se pensa em peixes, mas no seu significado simbólico. Peixes está no lugar do espírito de doação irrestrita, do amor incondicional e da compaixão, espírito este que encontrou no Cristo da fé sua suprema expressão. Agora estamos deixando Peixes, sem perder nada de seu valor perene. Entramos em Aquário, o repositório de todas as águas, aquelas que tudo geraram e de onde veio também a vida. A vida quer mais vida. Por isso Aquário representa a solidariedade universal, caminho que leva à plena realização o processo da individualização humana. Unindo Peixes com Aquário, encontramos aquilo que Luís Augusto chama, com razão, de a revolução da compaixão. É o tempo a se inaugurar. Sua poesia e suas metáforas devem ser entendidas neste transfundo mítico-simbólico-arquetípico. A mensagem nasce da ecologia profunda e espiritual.: agora daí notícia ao povo / quem não assumir o lado peixe / não nascerá de novo. Num outro momento, interpela: lavai as águas humanos / santificai o profano / seremos o que sempre fomos / gotas do mesmo oceano. Ponto alto de sua produção poética é seguramente o Elogio da delicadeza: Onde encontrá-la? / Está não estando / - cuidando dos filhos / (...) com suas mãos de fada / jamais nos fascina: / alivia-nos a queda / reenvia-nos pra cima. O sonho final deste evangelho se traduz nesta conclamação: afogai em lágrimas / os sonhos de guerra / transmutando em água / o sangue da terra / desfraldai às eras / a terra prometida / com o sal da terra / e a água da vida. Seu discurso poético revelando universalidade, vem revestido com os peixes, as águas, os rios e o universo ecológico do Maranhão, conferindo especial singularidade ao seu texto, conjugando, com felicidade, o local com o global.

Oii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro recebido do querido autor Luis Augusto Cassas, recebi-o como um presente e ao abrir o pacote fiquei encantada pela lindeza que me esperava para a leitura.



Este autor tem um dom de palavras únicas, em todos os momentos senti-me encantada, não é sobre religião escancaradamente, não na maioria, é sobre querer escrever sobre a sua vida que teve, é querer se expressar de forma que ele é como um peixe a conhecer o ambiente que habita.

"Mas o amor só se concretiza quando a água atinge o sol." Pág. 23

Sobre o peixe ser um signo que combina com tantas outras coisas e sobre até mesmo planetas, o autor nos deixa animado a querer ler mais e mais e se encantar. Sua obra deixou-me extasiada e feliz de poder conhecer suas origens e seu modo maranhense de vivenciar e crer nas coisas. Como o peixe, é algo importante, tanto para a alimentação como para crença, um alimento único e importante que alimenta a todos.



Evangelho dos peixes para a ceia de aquário é aquele tipo de livro que nos deixa fascinado e querendo saber cada vez mais, cada poesia que ali se encontra é como se estivéssemos sendo presenteados, são palavras doces, realidades e nada vulgar.

Beleza é o que se encontra nessa obra, quanto interiormente com as mensagens que pretende transmitir, como em físico, possui ilustrações no seu interior, como se fossem simples desenhos feitos a mão e isso encanta, pela simplicidade exposta.

Sobre o autor:
Luís Augusto Cassas demonstra, neste aquário de preciosidades, ter atingido a maturidade literária, sem se deixar levar pelo formalismo em voga dos que nada têm a dizer e pensam que as palavras foram feitas para ter som e não sentido. “Evangelho” é o título apropriado para essa salmodia. Significa boa nova. Aqui, a novidade é ótima. E salutar.






Espero que tenham gostado dessa resenha e até a próxima.

22 comentários:

  1. Oi Morgana! Que bacana ter gostado tanto do livro.
    Pra falar a verdade, não me interessou, não sou fã desse estilo, mas vou indicar para amigos que gostam.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá Morgs!
    Que beleza de leitura hein!
    Além de levar a momentos de reflexão e ser edificante, a simplicidade da escrita parece que deixa a leitura leve e bem fluida.
    Adorei a dica!

    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou do livro. Não sou muito fã de livros metafóricos ou com grande poesia, mas essa é uma opinião pessoal. Se a leitura foi divertida e te envolveu é o que importa.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Morgana.
    O Luís Augusto Cassas é meu conterrâneo e eu ainda não o conhecia. Gostei dessa obra, começando pelo título que achei bem inteligente. Gostei também dessa analogia com os peixes. Deve ser uma leitura rica em significados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    não sou muito fã da pegada que o livro tem, mas adorei poder ler as suas considerações sobre a obra, achei bem legal. Gostei do posdt, mas a dica de hoje eu irei pular. Ate mais ve
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Morgs!
    Parece um livro bacana, mas não faz meu estilo.
    mas fico feliz por você ter gostado e apreciado a obra. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Morgs, pelo visto é mais uma ótima dica sua neste gênero de poesia Mas infelizmente desta vez não me interessei muito.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não é o tipo de livro que leio, logo não pretendo lê-lo, mas fico feliz que tenha gostado tanto da leitura, você tem a sensibilidade necessária para apreciar obras tão belas.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bom?
    Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas fiquei bem interessante, é legal quando encontramos um autor assim , que realmente possui um dom com as palavras.
    beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! Não sou grande fa de livros de poesias e assim...

    Mas acho ótimo que o autor mostre maturidade literária. E essas ilustrações tipo desenho à mão agradaram-me!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Morgs! Esse não é um tipo de livro que eu tenha o costume de ler e a premissa muito simbólica também não me interessou. Mas fico feliz que tenha sido uma boa leitura para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ola Morgs lindona não conhecia o livro, fico feliz que nãos eja totalmente voltado a religião e seja uma leitura que fluiu muito bem com lindas palavras. Dica anotada.
    beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  13. Morgs, achei bem diferente e original. Gostei muito do título do livro, realmente chama bastante a atenção, é muito criativo.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  14. Olá, não conhecia a obra e fiquei aqui morrendo de rir com esse título. Fiquei bem curiosa para ler, kkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. ah, esse livro é adorável, li ele e mais outro titulo do autor. ele escreve incrivelmente bem... :D
    fico feliz que vc tenha apreciado a leitura dele...
    bj, Morgs...

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Acho incrível quando encontramos um autor com uma narrativa que nos encanta, nao conhecia o livro, mas parece ser uma leitura que vele a pena!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Amo quando os autores são atenciosos e dão aquele autógrafo personalizado <3 pelo título imaginei que teria poemas bem voltados pra astrologia, mas pelo visto ele vai além disso, né? Bem sensível esse poema da foto :)

    ResponderExcluir
  18. Olá Morgs, apesar dos seus mega elogios esse não é o tipo de leitura que me agrada, assim vou deixar passar a sua dica =/

    ResponderExcluir
  19. Eu Peixinho e fiquei encantado com a resenha e mega interessado! Fiquei curioso, e eu amo signos e esse livro me deixou intrigado!

    Belo post!

    Lendo Ferozmente | Papo Inverso

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Que legal o autografo e a obra do autor, parece realmente ser bem interessante e diferente, gostei da ideia do livro e fiquei muito curiosa pela leitura

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? Podemos perceber o quanto você ficou encantada haha é um assunto único com certeza, pois nunca vi nada discutido parecido, e em forma de poesia bem escrita deve ser melhor ainda. Adorei e com certeza dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Morgs
    Que bom que gostou da leitura!!! É visível pelas suas palavras o quanto o livro te encantou e te tocou! Muito bacana

    Beijokas

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR