15/01/2019

Editora Penalux l O cio da salamandra não seduz camaleões



Em seu novo livro, escritor e professor da PUC questiona e aprofunda a estética da existência

A estética da existência, termo apontado por Michel Foucault no terceiro volume da obra História da Sexualidade – O cuidado de si, traz como reflexão a possibilidade de criação de outros estilos de vida em resposta à reprodução de padrões e valores de uma determinada sociedade, tendo em contraponto a transformação da existência humana em obra de arte. O escritor Edmilson Felipe parte deste pressuposto para desenvolver o enredo de seu novo livro, O cio da salamandra não seduz camaleões, romance que sai pela Editora Penalux e cujo lançamento ocorrerá no próximo sábado, na capital paulista.
Na história apresentada por Edmilson, um homem solitário carrega consigo o desejo de mudança. Apelidado de Zero, este personagem vivencia, tal como um camaleão, diversas situações pelas quais novos lugares e personagens passam a fazer parte de sua história, acentuando forte interação entre passado, presente e futuro.
Os outros personagens que surgem no romance assumem formas tentadoras diante de Zero, como as mulheres com as quais ele se relaciona sexualmente. São presenças decorrentes de seus relacionamentos antigos, namoros desmanchados. Essas relações fugazes traduzem a vida em seu estado mais passageiro. Aspecto que merece atenção especial, pois representa o ponto central do livro. Ante esta questão, o escritor aponta a rota filosófica do seu enredo: “Novas subjetivações, sociabilidades e encontros. Desejos incandescentes que promovam outros níveis de vínculo com a realidade. Um cotidiano pautado por encontros e desencontros; situações-limite que induzam ao questionamento da própria vida na sua dimensão efêmera, atemporal e sobretudo artística”.
Todavia, existe alguma autenticidade entre os personagens, mesmo inseridos neste contexto tão fugaz. Zero, o protagonista, alimenta em seu íntimo o desejo de mudança. Ele que vive uma vida de padrões, trabalho, sexo, está sempre com uma ânsia que o impele a mergulhar em um oceano de acontecimentos. Libertar-se de uma vida comum é a pulsão que move a engrenagem da narrativa em torno da vida de Zero: a procura de um estilo de vida diferente em meio à transitoriedade de sua existência.
“Acredito que o livro possa contribuir para uma reflexão mais aprofundada de como todos estamos estancados num estilo de vida tão retilíneo e uniforme que não dá mais conta de ser vivido”, diz Edmilson Felipe, justificando sua proposta ficcional. “O cenário contemporâneo requer um olhar para essas mudanças, tanto comportamentais, como situacionais, em que um melhor entendimento do real possa ser analisado e superado”, finaliza.
Celio Almeida de Carvalho, que assina o texto de orelha, assim resume o livro: “Histórias cruzadas num mosaico alucinante. Uma narrativa que ignora o tempo linear e busca na desordem a construção de histórias que se retroalimentam, num redemoinho de desejo, tensão e morte. Mas O cio da Salamandra Não Seduz Camaleões, de Edmilson Felipe, não se prende ao comum. Não se trata aqui de uma história carregada de erotismo e suspense, apenas. Trata-se de uma busca, de encontrar o caminho rumo ao Km Zero”.  
O lançamento do livro ocorrerá dia 25 de agosto, sábado, a partir das 19h, no Bar Canto Madalena (R. Medeiros de Albuquerque, 471 - Vila Madalena, São Paulo – SP)

SERVIÇO
O cio da salamandra não seduz camaleões, romance –Edmilson Felipe (Editora Penalux, 2018; 120 páginas).
Preço: R$ 36,00
Link para compra:
http://editorapenalux.com.br/loja/o-cio-da-salamandra-nao-seduz-camaleoes


Sobre o autor:
Edmilson Felipe é Doutor em Antropologia, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Participa do Núcleo de Estudos da Complexidade nas linhas de pesquisa: Itinerários Intelectuais e Dinâmicas Culturais Contemporâneas. Atua na área de Antropologia, com ênfase em Complexidade e Conhecimento, Indústria Cultural, Cinema, Arte e Tecnologia e literatura.

Psicanalista, escritor e poeta, participa de vários eventos literários na cidade. Produção Literária: O Susto do Sapiens: Ensaios antropoéticos – Poemas (2.000; 2014 - 2ª. edição) – Antes do Medo – Poemas (2005). Dias de Rock and Roll – Romance (2012). Self no Cadafalso – Poemas (2.015). Almanaque da Carne – Poemas (2.017).

Espero que tenham gostado dessa divulgação e até a próxima!

10 comentários:

  1. Caramba, que capa, hein, só isso é um chamamento legal para o livro. A editora cada vez se supera com títulos maravilhosos, mais um que vai para minha lista.

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS DO CÉU OLHA O TITULO DESSE LIVROOOOOO!!!

    Só pelo titulo eu sei que vou amar! Adorei o fato de ter sido um professor da PUC quem escreveu.
    Acho que precisamos de mais livros que discutam a existência, já quero muito! <3

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    EU nunca tinha ouvido falar deste livro ate agora, mas ainda bem que trouxeste a resenha! Enfim, que otimo que gostaste e encontraste tantos significados nele!

    Enfim, o titulo canalizou toda a minha atençao para essa resenha, mas a verdade e que o conteudo do livro nao pareceu ligar nada comigo!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Eu nunca tinha ouvido falar do livro ou do autor, mas achei bem interessante a proposta do livro. O titulo por si só já é bem chamativo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, Morgs! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e nem tinha ouvido falar sobre o autor, mas achei a premissa muito interessante e diferente de tudo que já li. Talvez eu me incomodaria um pouco com a falta de linearidade na história, mas parece que o livro traz reflexões tão interessantes que fiquei curiosa.
    Adorei a dica e vou adicionar na lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Morgana!
    Achei interessante a proposta do livro, fiquei curiosa para saber a resolução da trama. O autor é muito bem conceituado. o tema nos dá um bom debate, parabéns pela resenha, fiquei animada para ler, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Anotei na minha lista de desejados. Adorei a premissa deste livro, praticamente um resumo de como são os relacionamentos na atualidade. Para alguém como eu que é apaixonada por Bauman, o enredo já salta aos olhos!
    Valeu pela dica!

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  8. É a primeira vez que eu vejo falar desse livro, e achei a premissa bem diferente. Adoro leituras que me fazem refletir. Valeu pela dica, adorei saber sobressa obra!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Ainda não conhecia esse livro, mas aparentemente é muito interessante! Achei o título genial e a premissa é bem bacana, já vou anotar a dica, quem sabe não encaixo nas leituras do próximo mês ♥️

    ResponderExcluir
  10. Muitíssimo interessante este livro. Penso que a leitura me trarão muitas reflexões e gosto disso. Dica anotada, obrigada por me apresentar a este título e seu autor.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR