22/05/2017

Desafio do Dunga - Marco Costa


Título: Desafio do Dunga                                                                    Editora: 4Letras
Ano: 2016                                                                                                    Compre aqui: Loja 4Letras
Páginas: 184                                                                                               Skoob
Autor: Marco Costa
Exemplar cedido pela editora.

Sinopse: Após passar por um problema pessoal, o autor, que é graduado em Educação Física e corredor, utilizou a prática e as provas de corrida de rua como estratégia de superação. Dentre estas provas, foi escolhida a Maratona da Disney de 2015, mas, pelo encerramento das inscrições desta prova, ele foi inscrito no “Desafio do Dunga”, que percorria 78 km em quatro dias consecutivos pelas ruas e parques do complexo Disney. Um acaso que trouxe significativa mudança para o atleta e sua vida.
Nesta obra, foram descritas as etapas de preparação para este árdua desafio, assim como algumas informações técnicas, estratégias e cada detalhe dos quatro dias de prova, que fizeram o autor retomar a autoconfiança, aprender algumas lições com treinamentos e com as provas, além de voltar no ano de 2016, para refazer o “Desafio do Dunga”, com o objetivo de melhorar as marcas obtidas em 2015.


Oiii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do livro que recebi em parceria com a Editora 4Letras, estava ansiosa demais para realizar a leitura dessa obra e então o coloquei numa maratona que faço todas as quintas-feiras, e não tive dúvida que foi incrível a leitura.

É um livro com uma biografia de encher os olhos e com a superação de alguém que queria conquistar algo e conseguiu.


Marco Costa traz a sua história em querer alcançar a sua meta de corrida, ao longo dos capítulos podemos perceber a valorização que traz a sua saúde mental e quanto a física, é necessário que as duas andem no mesmo patamar, senão as coisas dão errado e não começam a funcionar da devida maneira e foi assim que decidiu que seria o momento de contar a todos e até mesmo incentivar.

"Por ser uma corrida com 30 mil inscritos, que era percorrida em ruas estreitas do centro de São Paulo, a São Silvestre é considerada uma prova para "brincar" e para não pensar em desespero, além de comemorar o último dia do ano de maneira saudável: correndo." Pág. 53

Devido a alguns fatos que ocorreram na vida de Marco, resolvera que seria melhor continuar a investigar em si mesmo, queria voltar a ser alguém com porte atlético que tivesse uma realização pessoal e desde então não teve outra ideia a não ser voltar a correr, receber o vento no rosto e até mesmo sentir o gostinho de vitória quando gritavam seu nome, era o que mais gostava de  todos os momentos e assim começou a receber apoios.



Marco queria começar a competir diversas vezes, mas não se sentia preparado, foi a uma nutricionista no qual lhe passou uma dieta regulada e que faria tamanha efeito em seu corpo lhe causando mais conforto e saúde na hora que fosse participar das atividades, começou a fazer atividades físicas, frequentava academia e tudo mais para que quando se sentisse pronto, seria o momento de arriscar e de voltar a competir.

"A medida que o ônibus se aproximava da largada, a ansiedade que era "ótima" subia a cada instante." Pág. 116

Lutou e conseguiu o que queria, seria o momento de se inscrever em algumas corridas e arriscar a sorte, por mais que se tenha conseguido lutar e crer, a sorte vai e dá um empurrãozinho para que se saia vitorioso também, em algumas inscrições acabou perdendo a data e a tristeza começou a lhe dominar novamente, o que não esperava era que uma surpresa estava para prestes a acontecer e por isso deixarei vocês com vontade de saber tudinho como aconteceu e qual foi a sua colocação.


Desafio de Dunga foi uma leitura prazerosa que tive, em alguns momentos me senti tão encantada pela maneira de escrever de Marco que nem vi as horas passarem, é uma escrita prazerosa e até mesmo divertida, diante das ironias que procurou trazer e nos alegrar.

Algumas questões são debatidas durante a história, como a saúde faz bem, atividades físicas e até mesmo fazer o que se gosta, trazendo uma grande influencia para a vda de todos, principalmente para quem pratica.

A edição está bonita e caprichada, as letras estão em um tamanho adequado e as folhas são amareladas, espero que faça sucesso, nem sempre temos a sorte de ter um livro desses na nossa estante.


Sobre o autor:
Marco Costa é graduado em Educação Física pela UniFMU, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo (Universidade Gama Filho), Fisiologia do Exercício (UNIFESP, EPM) e treinamento Desportivo. Corredor de 9 maratonas (42,195 km), 30 Meias Maratonas (21,097), e 9 Corridas de São Silvestre, diversas provas de 10 km e 2 Desafios de Dunga.

Espero que tenham gostado dessa indicação e até a próxima.

32 comentários:

  1. Por mais que livros biograficos sejam ótimos e na maioria das vezes tragam lições de vida, como é o caso desse, eu não gosto muito de livros assim :/
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia esse livro, honestamente. Mas apesar de parecer ser um bom livro, não é muito uma leitura que eu faria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Morgs,
    Me surpreendo a cada dia com a variabilidade de livros que você lê. Não gosto de livros de biografia, mas com certeza esse livro conta uma história de superação. Isso é importante para compreender que nunca devemos desistir dos nossos sonhos!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar dessa maratona, legal que o autor colocou ela como meta!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, assim como o autor. Não sou a maior fã de livros biográficos, mas reconheço sua importância e acredito que muitas vezes eles são inspiradores como esse que você resenhou parece ser.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Nossa parece ser uma biografia inspiradora, mas confesso que não gosto muito do gênero. São ótimos escapes para outras pessoas, mas nunca funcionou comigo. Que bom que você gostou. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Haja foco, força e fé, hein? Muito legal que ele conseguiu mudar de vida e alcançar seu sonho. Queria muito ter essa disciplina toda!
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
  8. Olá!!! Gosto muito de autobiografias porque nelas podemos nos reconhecer e nos inspirar. Que jornada a do Marco hein? Parabéns a ele por ter se dedicado tanto a cuidar de si, algo que a maioria das pessoas não faz, e a você por nos instigar com a resenha! Bjoooo

    www.blogpapelpapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Morgs! É muito bom quando uma história real de superação enche nossos olhos de inspiração. Realmente a saúde metal e física tem que andar juntas. Acredito que difícil é a pessoa que conquista algo sem lutar e persistir. Acho bacana biografia, sempre falo que vou ler, mas vou deixando para depois. Dica anota. Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Não conhecia o livro, e acaba não entrando para o meu gosto, mas sei que meu Noivo adoraria a leitura. Dica anotada para ele.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Morgs, não tenho lido muitas biografias ultimamente, na verdade ando fugindo um pouco, apesar de que muitas delas trazem ótimos ensinamentos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Oi Morg,
    Não gosto muito de biografias e livros de autoajuda. Pela história, acho que o livro permeia entre esses dois gêneros, por isso, vou deixar a dica passar.
    Beijos
    André || Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  13. Oi Morgana! Tudo bem?
    Gosto de biografias, mas este não me chamou a atenção, por mais interessante que a sinopse seja interessante e sua resenha super positiva, passo a dica! Parabéns pela resenha, ficou ótima e amei as fotos de ilustração!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu raramente leio biografias, mas acho que sempre podemos tirar grandes aprendizados sobre a luta de vida de cada um.
    Adorei a dica de leitura e a forma como trouxe de forma leve pra nós leitores aqui no seu blog.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  15. Oi Morgs, eu gosto de ler biografias, especialmente de pessoas assim, que poderia ser alguém comum, mas que acaba se destacando e tornando sua vida um exemplo, uma inspiração. Adorei conhecer a obra. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Morgs!
    Que bom que foi uma leitura interessante para você e adorei as fotos que você fez do livro mas não é o tipo de leitura que gosto de realizar pois não gosto muito de biografias e, embora seja um ótimo exemplo de superação a forma como ele superou as suas limitações, eu não leria porque não faz meu gênero, mas fico imensamente feliz que tenha gostado.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oieee
    Adorei suas fotos, porém não gosto muito de biografias.
    Porem que bom que adorou a leitura

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Morgs, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o autor, mas fiquei bastante curiosa para ler o livro.
    Apesar de não ter o hábito de ler biografias, a história do Marcus me deixou curiosa por se tratar de um exemplo de superação. É tão bom ver uma pessoa lutando pelo que quer e vencendo os obstáculos. Deve ser uma leitura muito inspiradora.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá Morgs, tudo bem?

    Por mais que o livro seja sobre superação, ultimamente não tenho lido livros autobiográficos , todavia parece ser uma leitura interessante por ter um exemplo de superação. Vou anotar a sua dica, quem sabe no futuro eu leia?
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, acho super interessante obras desse tipo, mesmo não tendo o costume de ler. é muito importante temos literatura de motivação e superação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Oii amiga, infelizmente como você sabe não é o tipo de leitura que me chame a atenção, mas fico feliz de acompanhar sua diversidade e suas resenhas ótimas é claro.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Não é um livro que eu leria normalmente, mas como fã do universo Disney e conhecedora desta prova (tenho alguns amigos que correm) fiquei curiosa em saber como ele lidou com isso. O ritmo é puxado e em um momento difícil é mais complicado a superação.
    Dica anotada
    Beijos
    Meus livros a Venda

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de histórias de superação, elas nos motivam a ir em busca do que queremos pra nossa vida.
    Achei bem bacana a história do Marco e a forma certa dele voltar a competir, procurando uma nutricionista para tentar combinar alimentação saudável com a prática de exercícios físicos.
    Isso é imprescindível!
    Também achei bem interessante você ter ressaltado que ele valorizou também sua saúde mental tanto quanto a física, para que ambas estivessem no mesmo patamar.
    A psicologia é uma ciência que atua em diversas áreas, no entanto, a psicologia do esporte é uma das atuações menos frequentes, porque as pessoas até entendem que o emocional atrapalha ou ajuda o atleta em seu rendimento, mas poucas pessoas sabem que o psicólogo do esporte pode ajudar o atleta a trabalhar suas emoções de forma mais efetiva e completa para que ele possa potencializar suas capacidades e melhorar os resultados.
    Enfim, adorei a dica!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  24. Olá! É tão bom conhecermos sobre histórias de superação que deixam registrados seus pensamentos, experiências. Ótima indicação. Muito bom poder compartilhar. Tendo oportunidade, estarei lendo, bjooooo

    ResponderExcluir
  25. Oie
    bem legal sua resenha mas esse é um daqueles livros que não leria já qu3e foge muito do que procuro num livro

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá, achei interessante a ideia do livro, mas não costumo ler esse estilo de leitura, mesmo assim obrigada pela dica e por partilhar sua opinião!

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Não leria porque não me interessei muito, mas é uma superação e acho super válido livros com histórias como essa. Por um momento achei que seria um livro sobre i técnico Dunga haha. Suas fotos ficaram ótimas.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  28. Oii!
    Não conhecia sobre o livro, achei bem interessante a biografia, mas não sei se eu leria, não curto muito biografias.

    ResponderExcluir
  29. Oi Morgs, sua linda, tudo bem?
    Não é o meu tipo de livro, gosto mais de ler livros de ficção. Mas gosto de ler matérias sobre saúde, qualidade de vida, sempre tem uma dica importante. Por isso esse é o tipo de livro que eu leria por causa do exemplo dele, mas não compraria, risos.. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oieee tudo bem?
    Bom, esse não é meu tipo de leitura, acho que biografias as vezes conseguem ser chatas... Mas adorei sua resenha e pelo que disse deve ser uma leitura bem divertida!!! Vou anotar a dica para quando eu resolver encarar biografias kkkk

    Ótima resenha ♥

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Infelizmente esse livro não me chamou a atenção porque além de ser uma biografia, a história de vida do rapaz não é um assunto que me chame a atenção, então vou deixar essa sua dica de lado. Mas adorei poder conferir a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Olá Morgs,

    Infelizmente esse não é o tipo de leitura que eu costumo apreciar, pois não leio muito biografias. Mas achei bem interessante a sua resenha.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir

Nome do blog | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016 | POR:
NOS VISITEVIRANDO AMOR